A Morte no Nilo

A Morte no Nilo Agatha Christie...

Resenhas - A Morte no Nilo

Azrael 30/03/2021

Nilo francês
De início, quis lê-lo pela temática do Nilo. Apaixonado pela cultura egípcia como sou, foi um atrativo e tanto. Embora a história se passe no referido lugar, achei poucas as cenas em que que foram descritas as maravilhas das quais tanto gosto.

Entretanto, os pontos que mais me incomodaram foram o grande número de personagens, o final e o excesso de frases em francês. Pra quem gosta, é um prato cheio kkk. Esperava algo mais surpreendente. A ação mesmo só começa após umas 100 páginas lidas, então, paciência...

Ainda assim, considero o livro bom. Uma trama legal. Alguns personagens bem caracterizados. Consegui acertar "o vilão" e me surpreendi com o final.

Nada mal para o primeiro livro da AC que leio. :)
Teca 31/03/2021minha estante
Eu já li alguns livros dela, uns 7 eu acho, e o melhor de todos até agora foi ?O convite para o homicídio? super recomendo ;)

Teca 31/03/2021minha estante
A detetive desse livro é a Miss marple, então não tem frases em francês kkkkkk que eu me lembre

Azrael 31/03/2021minha estante
Vou pesquisar sobre esse, ver uma resenha:)
Nada contra o francês, mas a cada diálogo tinha uma frase, guento não kkk

Erica 30/03/2021

Muito interessante
Agatha Christie manteve fixo o meu interesse durante todo o livro; é uma leitura rápida e direta, ótima escrita, sem enrolação.

Esdras.Nascimento 29/03/2021

No começo fica um pouco confuso, devido muitos personagens apresentados. Mas como se tratando de Agatha Christie, tudo vai fazendo sentido. Uma história de amores, assassinatos e muita investigação.

Cora 29/03/2021

Morte no Nilo
Esse livro definitivamente teve uma trama mais elaborada (ao meu ver) que os outros três livros da Agatha Christie que eu havia lido. Inclusive, gostei bastante da conclusão. Eu poderia até mesmo favoritar esse livro.

Se não fosse por algumas coisas que me incomodaram bastante. Alguns comentários nojentos que eu já espero ler em clássicos, mas que me causam desconforto mesmo assim. Já tinha lido uma coisa dessas em outro livro da Agatha, mas foi um comentário mais leve e foi somente uma vez, nesse livro tiveram várias frases. Ainda lerei os outros livros dela, porque afinal, são clássicos, é de se esperar essas coisas. Só não posso dizer que não fiquei incomodada, é mais um sentimento pessoal mesmo.

Mas enfim. Não achei o começo cansativo como outras pessoas falaram, demorou para acontecer o assassinato, mas, pessoalmente, não tive problemas com isso, foi uma experiência legal.

E a escrita da autora estava bem diferente (para melhor) dos outros livros que eu já havia lido, não sei dizer se foi a tradução ou se foi só uma mudança de escrita, o que pode ser, já que esse tipo de coisa evolui conforme o tempo.
manuella.rosasilva 29/03/2021minha estante
Fiquei curiosa com duas coisas: sobre o livro, afinal o que poderia ser mais elaborado que Um Corpo na Biblioteca? E dois: sobre os comentários... Pode me dar um exemplo?

Cora 29/03/2021minha estante
Sobre a questão da trama, como eu disse, ao meu ver, é somente minha opinião, já que eu não tenho muita bagagem literária (li poucos livros), principalmente com o gênero de mistério e investigação. Talvez a minha opinião se baseie na escrita da autora, que pareceu mais evoluída.

Sobre os comentários, um que me deixou bastante incomodada, foi sobre o Tim. Ele disse algo como:
Uma mulher obesa não deveria ir a praia vestida de maiô.
Teve novamente um personagem considerando uma pessoa ser assassina por ser latina.
E essa frase:
? Não. Isso é bom. A instrução desvitalizou a raça branca. Veja a América, imersa numa orgia cultural. Uma coisa nojenta.

Embora, eu possa estar errada nessa última frase, já que o personagem que disse isso é visto como insensível.

Mas ao todo foram coisas que me incomodaram, justamente porque eu ainda não consigo separar uma obra da sua época. Sei que devo, mas é difícil, essas frases me incomodam bastante.

manuella.rosasilva 30/03/2021minha estante
Ah, sim. Entendi! É porque, por exemplo, tem livros onde dá pra perceber quando o AUTOR foi preconceituoso ou quando foi apenas o PERSONAGEM e ponto. Será que foi esse o caso? Quando li outro livro da Agatha, os suspeitos amavam dizer que tinha chance de ter sido a empregada imigrante, pelo fato de ela ter vindo de um lugar violento, entende?

Cora 30/03/2021minha estante
Sim sim, entendo. Porém o comentário do Tim foi muito desnecessário, não fez diferença nenhuma para a história. Na verdade eu achei bem estranho quando ele disse aquilo.

Mas enfim, nem tem o porquê de eu ficar reclamando, esse livro foi escrito faz tempo.

Sandra 29/03/2021

Surpresa
O início é um pouco lento, mas depois que ocorre o assassinato é quase impossível largar a leitura. Sobre o assassino eu errei feio. Recomendo a leitura.
Luzia.Monteiro 02/04/2021minha estante
Suspeitei desde o princípio quem era o culpado. Mas no meio da leitura fiquei com um pouco de dúvida.

Sandra 08/04/2021minha estante
Eu errei, kkk

Ana 29/03/2021

ATÉ ONDE VOCÊ IRIA POR AMOR?
No livro temos como o Hercule Poirot, o romance se passa em um cruzeiro no rio Nilo e ocorre um assassinato, no entanto nesse local estão presentes várias pessoas suspeitas, que podem ou não serem cúmplices do ocorrido

Júlia 28/03/2021

Publicado pela primeira vez em 1937, Morte no Nilo é um dos livros mais famosos de Agatha Christie, a grande autora de histórias investigativas de todos os tempos. Na trama, quando o espetacular detetive Hercule Poirot sai de férias para o Egito, ele acaba tendo que lidar com um misterioso assassinato envolvendo Linnet Ridgeway, uma das mulheres mais ricas da Inglaterra. Nesse contexto, a narrativa fica realmente complicada pelo fato de Linnet ter acabado de se casar com Simon, ex-noivo de sua melhor amiga, Jackeline, que também estava em viagem ao Egito.
A princípio, com uma escrita fluida e leve, característica das famosas narrativas de Agatha Christie, o livro se dá muito bem em aprofundar a trama sobre o triângulo amoroso, os outros passageiros e as várias motivações para um possível assassinato. Nesse sentido, apesar de o crime ocorrer apenas em um estágio mais avançado, temos a boa sensação de estarmos cientes e imersos na história. Como consequência do referido elemento de contextualização, verifica-se, igualmente, o bom desenvolvimento das personagens e das suas personalidades, fato que ajuda tanto no aumento da diversão da história, como na dimensão do mistério em torno do ato hediondo . Apesar disso, vale ressaltar que é “mais um” entre tantos outros livros de pesquisa, que, embora seja muito bom, é facilmente esquecível e, de certa forma, com o mesmo molde dos contos do mesmo gênero. Isso, é claro, não diminui a leitura agradável proporcionada pela obra.
Com uma narrativa fluida, um bom mistério e personagens carismáticos, Agatha Christie consegue encantar, novamente, os amantes do subgênero investigativo.

Karol 28/03/2021

Viciante!!
O que dizer deste livro de Agatha Christie... essa mulher sabe escrever bons suspenses. Mesmo já desconfiando (e acertei haha) de quem era o assassino e eu ainda me supreendi com todo o processo, além do final que eu não esperava por aquilo!? ?
Não consegui largar o livro por um minuto de quanto estava envolvida na trama com tantas reviravoltas e personagens não-confiáveis, pois qualquer um desses era capaz de ter cometido o assassinato, sendo assim acredito que a escritora conduziu muito bem a história já que mesmo tendo descobrido o assassino antes de ser revelado no livro ela ainda conseguiu me supreender!!

Ken 28/03/2021

Perfeito sem defeitos
Leitura gostosa com o início um pouco lento, porém intrigante o que te faz ficar curioso pra saber sobre o resto da história e ansioso pra saber quem será a vitima do crime. Após descobrimos, a saga é pra saber quem é o criminoso. Tudo isso com uma narrativa objetiva e que te prende deixando intrigado pra ler cada vez mais.

Geci 27/03/2021

Quando a gente acha que tá indo, tá voltando
Mais um da linha investigativa que amo. Esse livro me deixou ansiosa demais pra descobrir o (a) culpado (a). O começo pode ser considerado um pouco arrastado, por conta da apresentação dos personagens, mas, é muito necessário pra linkar com os fatos lá na frente. Agatha faz a gente desconfiar de todos, sem exceção.

Jonas.Cavalcante 27/03/2021

intrigante, frustante, e surpresas.
Até metado do livro estava com uma preguiça da leitura, logo após fiquei muito intrigado e interessado pelos acontecimentos, e no final com algumas revelacoes me frustei novamente, porem duas paginas depois fui surpreendido novamente

Julia Nunes 27/03/2021

minha primeira experiência com Agatha
Olha só decepção, não gostei do livro, tem muitos personagens, todos irritantes, a história não me prendeu, a trama bem vazia, o plot nem foi tudo isso, eu pelo menos adivinhei em parte.
Kátia.Sabino 27/03/2021minha estante
Gosto muito dos livros da Agatha, leia: O assassinato de Roger Ackroyd.

Kátia.Sabino 27/03/2021minha estante
Comecei lendo "E não sobrou nenhum", achei fantástico. Acho que vale a pena uma nova chance para a Agatha. :)

Julia Nunes 27/03/2021minha estante
Oi, quem sabe futuramente eu dê uma chance dnv!

Jeu | @jeumendess 28/03/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK eu fiquei bem assim com o livro dela que eu li, nossa tava contando com você falar que esse era legalzinho. Porque vai lançar o filme e eu queria ler antes.

Julia Nunes 28/03/2021minha estante
Não sabia que ia lançar filme, quem sabe a adaptação seja melhor, raramente, mas as vezes acontece hahaha!??

Matilda¡ 31/03/2021minha estante
Também comecei com e "não sobrou nenhum" é fantástico, leia

Julia Nunes 31/03/2021minha estante
Obrigada pela indicação!

Bárbara 27/03/2021

Imperdível
Não sei como a Agatha consegue, mas cada livro é melhor que o outro.

Cada um dos personagens poderia ser um suspeito, cada um tem segredos que vão sendo revelados aos poucos e surgem novos a cada capítulo.

Nunca consigo desvendar o crime, mas é fascinante acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, reviravoltas, personagens novos, personagens mortos e tudo. O ritmo é ótimo e era tudo que eu precisava no momento, li em dois dias.

Lari 26/03/2021

Agatha mais uma vez não me decepcionando. A forma que o mistério sobre o assassinato vai se desmanchando é muito instigante. O final é satisfatório, é bem fechado com tudo muito bem explicado.