A dama das camélias

A dama das camélias Alexandre Dumas Filho

Resenhas - A dama das camélias

Eduardo 09/07/2022

Pra sempre o meu favorito
"Como a visão da vida e da felicidade dos outros faz desejar viver àqueles que na véspera, na solidão de suas almas e na sombra de seus quartos de doente, desejavam morrer depressa."

Você consegue transitar pelos sentimentos de Marguerite e de Armand o tempo todo, mesmo Armand expressando-os muitas vezes de forma indevida. É triste pensar no que poderia ter acontecido se os rumos fossem diferente, especialmente sabendo que isso de fato aconteceu.

"Enfim, seja feliz, você, a quem devo os únicos momentos de alegria da minha vida"

Foi ótimo poder reler o meu livro favorito.

edzlke 18/06/2022

Amei
Olha, eu poderia criticar muita coisa, mas eu escolhi amar esse livro apesar de:
1- quase não tem camélias; só aparecem em dois momentos e se você não adivinhar o significado das cores, você fica sem saber, porque o livro não explica ? seja sagaz;
2- atribuem características virginais pra Marguerite pro leitor poder simpatizar com ela e não enxergar ela como uma cortesã, ou seja, denota-se que se ela tivesse características ?comuns? as outras cortesãs, ela não seria digna de compaixão.
Mas esse segundo ponto é coisa de período romântico da literatura, não tem o que fazer: o padrão era ser pálida, mortal, magrinha, virginal, apesar de não ser.
Apesar disso, é uma história incrível, impossível de largar, mesmo que desde o começo a gente saiba que não acaba bem. A crítica social também é incrível e acho que o sentimentalismo exacerbado dos personagens serve justamente pra chocar e despertar os sentidos da época a respeito do que estava errado e demonstrar a humanidade de pessoas que elas julgavam insensíveis e devassas, apenas por sua condição de prostituição, inescapável a - e não escolhida por - muitas mulheres da época que, sem acesso ao estudo e ao mercado de trabalho, viveriam na miséria.

Luliane.Machado 27/04/2023

Que linda história.
Deveras triste, porém simples e palpável.
Segunda obra de família Dumas que leio e me encanto. Já quero ler outras obras mais.

Que triste fim o de Marguerite e seu eterno apaixonado... e que linda prova de amor dela por ele.

Imaginei mesmo que o pai de Armand estive envolvido, mas não imaginei que ele agiria como agiu!

Lindo.
Gostei muito.
Que venha mais Dumas!!!

Leiam. Não sou do romance, mas recomendo demais!!!
Linda história de amor!

Lari 04/04/2022

Incrível!
Muito a frente do seu tempo sem dúvidas! Uma história com uma quebra de preconceitos tão atuais e uma delicadeza sublime. Tendo sido baseada em uma história real é de tirar o fôlego de quão fantástica ela é.
Marguerite é uma protagonista única. Ela é forte, altruísta, imperfeita e tudo que se pode esperar de uma protagonista.
Armand, entretanto, por vezes me lembra uma criança mimada e considera a si mesmo dessa forma. Pode ser que por ter sido inspirada na vida do autor e esse protagonista teoricamente representá-lo, ele tenda a vê-lo com mais defeitos do que eram reais. No entanto, os defeitos de Armand são abundantes e suas qualidades importantes,mas poucas e só até onde ele não é contrariado.
De toda forma, amei profundamente o livro e o recomendo muito.

Guilherme Dehon 15/06/2022

Tristemente Belo...
A Dama das Camélias é uma obra que possui uma grandeza tão profunda e uma simplicidade tocante...

Armand e Marguerite são personagens tão marcantes, de uma vivacidade tão marcantes que nos transportam para suas vidas como se dela fizéssemos parte...

Tocante, angustiante, emocionante, trágico, maravilhosamente envolvente é está singela e Tristemente bela, obra da literatura mundial...

Até a mais dura das cascas, se não quebrar, com certeza apresentará trincas em sua estrutura ao final de tal obra... E lágrimas, por mais contidas, represadas, insistiram em cair durante e após o final de tal jornada. (GDGS)

Leiam!

Monick.Markic 30/04/2023

Obra linda e triste
Incrível como Alexandre Dumas Filho consegue nos prender na história, mesmo o final dela tendo sido nos apresentado no início da leitura.
Ele, apesar de não ter sido reconhecido como filho pelo seu talentoso pai, possui uma escrita muito semelhante a de Alexandre Dumas: cheia de riqueza de detalhes, intensidade e exposição da desigualdade social de sua época.

Uma obra linda que nos faz sofrer junto com seus protagonistas Marguerite e Armand, ainda mais sabendo que foi inspirada na vida real do autor, que também amou uma cortesã levada pela tuberculose.
Luliane.Machado 01/05/2023minha estante
Sensacional sua resenha.