A máfia dos bombardeiros

A máfia dos bombardeiros Malcolm Gladwell

Resenhas - A máfia dos bombardeiros

Max 15/04/2024

Recomendo
Com uma narrativa instigante o autor passa por questões diversas envolvendo história de alguns aspectos de tática e estratégia de bombardeio, questões morais e éticas e pinceladas da biografia de alguns personagens relevantes da Segunda Guerra Mundial.
Só acho que o autor passa um pouco longe das evidências históricas do impacto que o prospecto da invasão por soviéticos teve na decisão de rendição pelo governo japonês.

Vanessa 02/04/2024

Trechos: A Máfia dos Bombardeiros
"Bem, ele diria que apenas Deus inventa; o ser humano descobre. Então, para Norden, aquilo não era uma questão de ser "genial". Ele se recusaria a aceitar esse termo. Não gostaria, não permitiria que o chamassem de gênio. Ele defenderia que era apenas uma pessoa que descobria a grandeza de Deus, as criações de Deus. Que Deus faz revelações por meio daqueles dispostos a trabalhar duro e usar a própria mente para descobrir as verdades divinas."

"Um dos biógrafos de Lindemann escreveu: "Ele não pensava duas vezes antes de usar argumentos que sabia serem inválidos para vencer oponentes profissionais." E isto foi o que um amigo disse sobre o físico: "De fato, faltava a ele a conexão da solidariedade humana pelas pessoas aleatórias com quem não tinha um relacionamento próximo." Certa vez, perguntaram a Lindemann qual era sua definição de moralidade, e ele respondeu: "Para mim, uma ação moral é aquela que traz vantagens aos meus amigos."

"Toda guerra é absurda. Há milhares de anos, os seres humanos vêm resolvendo suas diferenças eliminando uns aos outros. E quando não estamos eliminando uns aos outros, dedicamos um tempo enorme e uma quantidade imensa de atenção elaborando formas melhores de eliminar uns aos outros na próxima vez. É um pouco estranho, se você parar para pensar."

Acácio 03/12/2023

Impressionante e altamente reflexivo
Gladwell é um super contador de histórias, capaz de transformar uma aula de história dos bombardeiros aéreos em algo empolgante e envolvente.
A leitura do livro é rápida e agradável, mas sem deixar de lado a profundidade das reflexões éticas que envolveram as tomadas de decisões acerca do uso de bombardeios de área, armas incendiárias e bombas atômicas.
O livro explora a filosofia da máfia dos bombardeiros, suas implicações tecnológicas, cultura, heróis e principais contribuições.

LeandroBKJ 27/10/2023

Outro Olhar!
Esse livro é uma das demonstrações de que a verdade dos fatos que muitas vezes são omitidos pela história devem ser sempre buscadas. Para cada batalha épica das guerras, muito se omite para não trazer um debate moral das ações acometidas pelos envolvidos. Esse livro conta uma dessas histórias!

Alexandre.Sattler 10/10/2023

Biografia histórica sobre a participação da aviação e sua importância para a segunda guerra. Inovação tecnológica, tática e o uso de atos não convencionais e de ética questionável.

Pucca.Farion 09/11/2022

"Antes da Segunda Guerra Mundial, muitos militares não acreditavam que o avião pudesse mudar os rumos de um conflito.
Mas uma turma de aviadores idealistas, a Máfia dos Bombardeiros, levantou a questão: “E se o bombardeio de precisão destruísse pontos vitais na posição do inimigo e ainda tornasse a guerra menos letal?”
Quando essa nova crença no poder aéreo é posta à prova, os resultados são muito diferentes do esperado. Mas a Máfia mantém sua convicção e a leva às últimas consequências na guerra no Pacífico.
O general Haywood Hansell insiste na estratégia do bombardeio de precisão em seus ataques ao Japão, mas uma série de contratempos leva o alto comando a substituí-lo pelo general Curtis LeMay.
De um pragmatismo brutal e avesso a idealismos, ele ordena o cancelamento do plano de lançar bombas certeiras. Da mente de LeMay nasce o ataque que custou a vida de mais de 100 mil civis japoneses.
O bombardeio incendiário arrasou Tóquio, mas acelerou a rendição do Japão e talvez tenha poupado centenas de milhares de vidas ao evitar a invasão do país pelos americanos. Será mesmo que valeu a pena?"

Muitas pessoas gostam de livros que se passam durante a 2ª Guerra, mas eu prefiro os livros que contas as histórias de antes ( o que levou a isso) e do depois (qual foi o resultado).

Me surpreendi positivamente com o livro. mesmo com as centenas de filme que já vi sobre a 2ª guerra, não lembro de nenhum que tenha destacado a criação da força aérea. Também já ouvi dezenas de vezes sobre as bombas nucleares, mas nunca tinha ouvido nada sobre a bomba incendiária.

O autor faz uma ótima construção ao nos mostrar com o grupo de pessoas pensou que a aviação poderia mudar os rumos da guerra, as dificuldades que elas enfrentaram e, por fim, os dilemas morais que enfrentaram.
Eu, particularmente, gostei da parte final do livro, em que o autor mostrou o posicionamento diferentes dos generais ( eu sou time Haywood Hansell). É impossível não terminar o livro e se perguntar o que você sacrificaria por seus ideias.

para quem gosta da temática de 2ª guerra, vai amar esse livro. E para aqueles que só querem entretenimento de qualidade, também vão gostar muito do livro.

LPR 16/09/2022

Gladwell em sua característica escrita revela como desajustados em um novo meio militar conseguiram criar um dos mais importantes braços das forças armadas atuais. Esse livro tem uma leitura rápida, fluida e capítulos rápidos.

Bem que eu queira ter lido esse livro em 2020, na aula de Estudos Estratégicos, na aula de teoria do poder aéreo, nas guerras geopolíticas, e Gladwell traz como os aviões se tornaram imprescindíveis na Segunda Guerra Mundial, e como os líderes da aeronáutica eram inovadores nas questões estratégicas pois não tinham o que estudar de guerras passadas.

Elaine.Paula 12/05/2022

Envolvente
Ao ler os últimos momentos do livro, lembrei-me de uma frase famosa "Se quer descobrir a verdadeira natureza de um homem, dê-lhe poder" É assim que define esse livro!
Além de trazer muitas curiosidades interessantes sobre a Força Aérea Americana e seus poderosos B-29 com suas super bombas no período tenebroso da Segunda Guerra Mundial, específicamente falando da Guerra do Pacifico, o livro vem nos contar sobre duas figuras importantes nesse processo histórico, cuja missão era somente uma: derrotar o Japão!
De um lado um homem visionário, o general Haywood Hansell, que mostrou seu lado humano ao se recusar atacar um cidade lotada de civis, apenas para passar medo no grande império japonês.
Do outro lado, o general Curtis Le May, que a única preocupação era cumprir a missão fracassada de seu antecessor independente das consequências! (Fica fácil dizer a quem a frase se refere né?)
E tudo isso, todos esses acontecimentos aconteceram, sejam a vitória, derrota e morte de inocentes, em paralelo ao sonho de alguns aviadores rebeldes às normas de seu país, que acreditavam que eles seriam a solução para o fim de qualquer guerra, pois o céu era sua arma secreta!
O livro escrito pelo jornalista Malcom Gladwell, não decepciona! Com uma escrita leve e envolvente é um prato cheio para quem ama o tema, ou para quem apenas é curioso!

Edgard7 25/01/2022

Confesso que, não fosse o autor Malcolm Gladwel, talvez eu nunca me daria ao trabalho de ler um livro com a temática da 2a Guerra Mundial.
Mas após ter lido todos os seus livros, apostar na qualidade de "A Máfia dos Bombardeiros" não parecia tão arriscado.
De fato, Gladwel tem uma escrita fascinante, que entretém da primeira à última página. Suas histórias e personagens, todos reais, sempre ganham um "tom" de ficção, de tão interessantes.

Edi Marcus 22/01/2022

Uma resenha fascinante dos bastidores da Segunda Guerra, seus principais atores e os desafios enfrentados.