Cuidar uns dos outros

Cuidar uns dos outros Minouche Shafik

Resenhas - Cuidar Uns Dos Outros

Marina 16/02/2024

Um novo projeto de sociedade
?Às vezes, tornar o problema maior torna-o mais fácil de ser resolvido.

Incluir mais questões na discussão permite que você troque custos benefícios e construa coalizões para promover a mudança.?

Recomendo o livro:

As soluções propostas são razoáveis e algumas possíveis em curto prazo. As consequências da não adaptação são graves. A escrita é direta e acessível, dá para ler só sobre os temas que mais te interessem.

Críticas:

Ele é propositalmente raso em alguns aspectos - a autora evita entrar em reflexões sobre disputas geopolíticas e de interesses, mas pragmaticamente, não acho que eles contribuiriam para o propósito do livro: vender a ideia de um novo projeto de sociedade.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

Um desastre de futilidade elitista e colonial em livro.
Peço licença aqui para realizar minha primeira avaliação negativa de todas, mas que preciso fazer...

Que decepção esse livro. A pior decepção literária do 2023. Um livro sobre contratos sociais a partir do ponto de vista de uma economista mundialmente famosa se transformou num show de ingenuidade sem igual. Minha revolta com esse livro que prometia tanto é tamanha que escrevi um trecho inteiro de um artigo na revista de antropologia social ACENO sobre etnopolíticas sobre minhas críticas severas as ideias apresentadas nessa gororoba argumentativa e econômica.

Análises mais do que superficiais sobre as relações geopolíticas, nenhuma única menção a situações de dependências econômica predatórias e parasíticas de países imperialistas, nenhuma real relevância a herança colonial deixada em países do Sul Global, nenhuma crítica a ideia INSUSTENTAVEL que tem regido a economia de desenvolvimento que vai ao certo levar o planeta e aos proletários a um nível de completa destruição.

Um livro impressionantemente raso e sem noção. Perdão minhas opiniões fortes sobre essa obra, mas ela beira a maldade.

andrealog 22/10/2023

Um novo contrato social e possível?
Nesse livro instigante a autora nos demonstra como é possível construir um
Novo contrato social, combatendo as desigualdade, promovendo a melhoria da qualidade de vida para todos, construindo, assim, um mundo melhor e de maior vó-responsabilidade!

Andrea 09/05/2023

Boas propostas
Eu demorei bastante a ler este livro, não por ser de difícil leitura, ao contrário, a autora se faz entender, escreve de uma forma que pessoas leigas compreendem bem. Porém, ela traz muitas informações e dados, então achei interessante ler com calma e pensar com carinho sobre as propostas dela. Outro ponto que me ajudou, pois não é o tipo de livro que eu costume ler, foi ter feito uma leitura coletiva. As discussões me ajudaram a compreender melhor as críticas e propostas da autora.
Cabe ponderar que ela se inspira em outras culturas para suas análises, então tem coisas que não parecem fazer tanto sentido para o Brasil no contexto atual.

Daniela200 27/03/2023

O título por si só já chama a atenção.
Fruto de muito estudo, repleto de fontes, análises cuidadosas e muitas alternativas para problemas reais.
Nos faz ter esperança de que é possível pensar num futuro melhor desde já.

Fernando.Vieira 12/03/2023

Um livro necessário
Um livro necessário, principalmente para os vestibulandos, para entender sobre atualidades com cargas do passado.

uma dica que eu recomendo é ler esse livro aos poucos, li de uma vez e é muito informação.

Uma escrita fácil de compreender, muitas informações, gráficos e tabelas ajudam o leitor a como entender um pouco para quem ainda é novo no assunto.
Geovanna382 26/06/2023minha estante
Exatamente, comecei a ler pensando em enriquecer minha criticidade e acabei achando uma pérola de livro. Também sou vestibulanda. Apenas LEIAM!