Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas -

Lena 29/12/2023

Quase tudo sobre os amores e o desamor
Posterguei meses para terminar esse livro e me arrependo por ter demorado tanto tempo para lê-lo!
Enquanto jovem e mulher, fazer essa leitura me serviu como um abraço. É fato que a bell escreve de forma muito pessoal, mas suas experiências são comuns para a maioria das mulheres e para qualquer pessoa que tenha se desenvolvido em um ambiente carente de amor.
Ah, e, ao tratar do amor, a autora não aborda apenas o amor romântico, mas qualquer manifestação amorosa. Tive, inclusive, a confirmação de que a amizade é a mais nobre expressão do amor.
A obra foi um auxílio na descoberta da minha capacidade de amar e de reconhecer situações em que estou ou estive experienciando o desamor. É uma aula e um aconchego em tempos em que somos bombardeados por interpretações equivocadas a respeito do amor e de suas variações.

Caique91 17/08/2023

Primeiro livro que li da bell e gostei bastante.

Durante a leitura, a voz feminina dela grita. É o lugar de fala dela: lugar de mulher, feminista, fruto de uma família disfuncional que foi para além disso, negra, ativista e muito mais.

Este livro é uma aula sobre o amor e a forma deturpada que vemos ele. Para mim, sua principal mensagem é: encontre sua própria definição de amor. Seja na literatura ou na vida. Não ame sem saber o que este verbo quer dizer. Não se envolva em um relacionamento sem antes delimitar o que é e o que não é o amor.

Quando não sabemos o que queremos, qualquer coisa serve.

ceci 09/08/2023

Potente!
Creio ser tarefa impossível falar deste livro em poucas palavras, com um número limitado de caracteres. a potência que as palavras contidas nessa obra têm vão ecoar por muito tempo na nossa história. assim espero.
utilizando uma linguagem simples, de fácil entendimento, bell hooks nos presenteou com uma obra sensível, profunda, estarrecedora e capaz de acalentar o espírito daqueles que toparem entrar na aventura de ler "tudo sobre o amor: novas perspectivas". impossível dizer qual o meu capítulo favorito, pois todos conversaram comigo de modo particular; certamente, trata-se de um livro para ser revisitado incontáveis vezes. bell hooks, como de costume, conseguiu alterar minha visão do mundo com as suas palavras, fortalecer alguns de meus valores e fazer meu coração ser tomado pela esperança de viver dias melhores. se todos pudessem, ao menos uma vez, ter contato com estas ideias, viver sob as práticas de uma ética amorosa, seríamos mais felizes enquanto comunidade. meu desejo, como dito, é o de que estas palavras ecoem entre nós ao longo do tempo. que felicidade é ter vivido na mesma época que bell hooks.

"o paraíso terreno é o nosso lar, e o amor, nosso verdadeiro destino" ??

art3misbarb 22/05/2023

Foram meses de luta, mas terminei!
Ignorem a avaliação, é meio paia avaliar um livro acadêmico pelo que é subjetivo né?

O livro de bell traz reflexões importantes sobre o que é o amor, tão importantes que mudam sua forma de encarar a vida e os relacionamentos que passam por ela. Uma coisa que ficou guardada pra mim é a definição dela de amor: amor é ação, é união em prol de fazer a vida do outro melhor, ajudar na evolução pessoal dele. Se ama amando.

Em alguns momentos, empurrei a leitura com a barriga, porque não me interessavam muito os temas de teor ?divino?, o que, eu não esperava, apareceu muitas vezes. Mas é um livro de uma escrita fluída e simples de ler, a marca registrada de hooks, que buscava a compreensão de todos, não apenas dos frequentadores da academia.

camila. 24/02/2023

Pra vida, pra hoje, pra sempre. Todos os caminhos são incertos, nada é garantido, mas o amor é e sempre será a bússola.

Gus 28/03/2022

Foi minha primeira vez lendo a Bell e posso afirmar que todas as expectativas foram sanadas. Consegui relacionar vários momentos do livro com a minha vida, porém fiquei me sentindo limitado pelo conceito cristão aplicado. Esperei um final diferente mas pretendo ler outros dela.

miguelogin 10/10/2021

Boa abordagem e escrita
A autora parte principalmente de sua experiência subjetiva, mas sistematiza e engloba outros campos da cultura, como também das ciências. Seu sincretismo religioso é algo interessante, a permite elaborar alegorias úteis e universais. Não sei ao certo quando o livro foi escrito, mas Bell acerta em cheio ao apontar o núcleo familiar como raiz de muitas das interpretações equivocadas a respeito do tema, exceto talvez, que as vezes acaba edipienizando o restante da vida adulta. Cabe repensar.