Ikken Hissatsu

Ikken Hissatsu Eros José Sanches

Resenhas - Ikken Hissatsu

Eros 10/10/2021

A História Cientificamente Apresentada.
"Ikken Hissatsu, As Origens do Karate-Dô" é um livro de história, uma história que precisava ser sistematizada como um todo, abrangendo o Karate não somente sob a ótica de um único estilo. Em dez capítulos, a obra discorre por toda a evolução da arte em Uchinâ (nome antigo de Okinawa), iniciando no Século XIV até nossos dias. Em suas 676 páginas encontramos as biografias dos mais destacados mestres e a evolução moderna da "arte das mãos vazias" após a Restauração Meiji e a Segunda Guerra Mundial. A saga de nomes como Kenwa Mabuni, Kanbun Uechi, Choshin Chibana. Juhatsu Kyoda, Chojun Miyagi e Gichin Funakoshi, que foram os arquitetos modernos do Karate, é concomitantemente descrita, de forma que o leitor permanece contextualizado à época de suas atuações. No capítulo da história do Karate no Brasil o autor pesquisou na documentação imigratória dos mestres japoneses, relacionando 71 deles, além de ter obtido depoimento de parentes e ex-alunos. É a primeira vez que a história do Karate no Brasil é descrita de forma tão completa! Ainda há um capítulo com a história do Ryukyu Kobudô, as armas do Karate. Um livro abrangente e necessário a qualquer professor ou praticante que se interesse em aprofundar-se na origem de sua arte marcial.