1997

1997 Juliana Giacobelli

Resenhas - 1997: O que você faria se pudesse mudar o passado?

Mikih Mills 20/02/2024

Que livro bom...
Sabe aqueles livros que te deixam conectadas logo no início? Que você quer desvendar o mistério a cada página? Pois esse livro me deixou assim, querendo mais e mais. História surpreendente, com uma escrita boa demais, referências que me pegaram na nostalgia e personagens cativantes.

Cayo.Lima 25/01/2024

Não tem mais cadeiras vazias
Que livro!!!!

Primeiro vc não entende muita coisa, a dinâmica dele no início é bem confusa, porém conforme você vai lendo e entendendo a história vai de fato ficando muito boa sabe?

Por exemplo, no início você pensa que o Adriano é apenas um adulto complexado, cheio de BOs e quando ele volta pra versão criança dele, uma criança bem chatinha!

Mas ele é um personagem bem profundo e muito gente como a gente!

Ao tratar de laços paternos e divórcio a autora consegue expressar bem e de uma forma que quem passou pelo mesmo consiga se identificar.

Com relação a personagem Helena, tadinha, sofre tanto e dá uma vontade de protejer ela e claro orirentar também, afinal o que ela passa não é certo, dá muita agonia de ver tanta gente simplesmente colocando uma venda aos problemas dela, mesmo ela dando um farol de sinal de que não tá bem!

Já o Hiro ele é o alívio cômico e não tão cômico assim, é uma pessoa incrível e fácil de gostar!!

A história é contada como em efeito borboleta mas confesso que mesmo imaginando o final, eu dei uma errada! Kkkkk

Lari 18/09/2023

Divertido e emocionante?
?Mais um livro maravilhoso que leio da Ju? eu já to apaixonada pelos enredos criativos dela, sempre colocando um toque de humor e aconchego, o personagem do Adriano de primeira pode deixar a gente meio com um pé atrás, mas a evolução dele é linda??

?Eu me diverti demais com essa história, a Ju sempre coloca cenas divertidas que nos fazem rir! E eu torci muito pro Adriano fazer dar certo essa volta pro passado.

?E o final pra mim foi muito emocionante, algo que a Ju escreve muito bem? indico demais, eu não conseguia parar de ler de tão bom??

ailu 07/09/2023

Adicione agora este livro na sua lista de leitura!!!
Gente!!!! que livro bom de ler!!!
ele é todo conectadinho, o que é bem difícil em livro de viagem no tempo. nenhum fato é esquecido, tudo se liga do início ao fim.
a escrita é muito boa e gostosa de se ler, você lê 100 páginas tão rapidinho que nem percebe.
a história te prende, os personagens te prendem, tudo tudo tudo muito bom.
e o fato dele ser uma leitura nacional, torna ele de certa forma ainda melhor! com certeza virou minha maior indicação de leitura nacional pra qualquer pessoa que perguntar. um plot tão interessante e tão legal de se ler, eu amei todos os detalhes.
eu só não sei 5 estrelas por questões pessoais. teve algumas partes que >eu< não
gostei, apesar de serem cômicas e também fazerem sentido dentro da história, então não tiraria elas não. mas o livro merece toda a atenção do mundo e que muitas muitas pessoas possam lê-lo e conhecê-lo.

Cami.BriAo 15/08/2023

Eu não tenho palavras para mensurar o quanto essa leitura foi incrível!
Do início ao fim o livro não deixou nenhuma ponta solta mal contada
Admito que queria saber no que ou em que a bala acertou, mas creio que foi no pai da Helena
Esse livro me deixou com um sentido de calor no peito, no coração
Perfeito, é isso

_lgusmao_ 12/08/2023

Surpreendente.
Sem palavras pra esse livro, de verdade.
Pra começar, foi até agora o único (de poucos, sinto dizer) livro nacional que de fato parece nacional, referências brasileiras, expressões brasileiras, NOMES BRASILEIROS, só por isso já merecia ser aclamado.
Todos os personagens são incrivelmente explorados, até os que aparecem menos na história tem sua devida importância, e todos eles tiveram uma evolução incrível de ver (menos o Hiro, que é perfeito desde o início).

É um livro que acaba surpreendendo (negativamente talvez) quem espera algo doce e fantasioso, porque acaba tratando de temas não tão leves assim, além de que em alguns momentos a leitura fica densa, parecendo que você não consegue sair do lugar e nos deixa com algumas pequenas dúvidas; pontos que quase me fizerem diminuir 1 estrela, mas que seria injusto com a impecabilidade desse livro, que consegue cativar o leitor com tanta nostalgia e emoções (inclusive conseguiu o feito raro de me fazer chorar).
Amei de verdade acompanhar o desenvolvimento do protagonista e dos demais personagens.

Gabriela 07/06/2023

Um livro que me surpreendeu no final
Bom, para começar o que eu posso dizer é que inicialmente o livro não havia me prendido tanto. Adriano não parecia um personagem tão cativante, a história estava meio parada e eu simplesmente não conseguia parar para sentar e ler.

Mas quando você consegue vencer essas primeiras páginas, o livro simplesmente fica viciante. Você começa a torcer pelo Adriano, ele começa a virar gente e as coisas parecem começar a dar mais certo e a história a ficar muito boa. Tão boa a ponto de eu ignorar que tinha trabalho no dia seguinte e seguir lendo noite a dentro.

Resumindo: um livro que realmente me surpreendeu e que vale a pena ler e insistir um pouco se o começo não te agradar.

uu 01/06/2023

Eu amei esse livro! Gostei muito, amei os personagens, estou sentindo um amor muito grande por esse livro. Esse livro se tornou um dos meus favoritos. Hiro te amo!!!!

Alana.Gomes 19/04/2023

LINDO LINDO LINDO
Que livro bom véi, me prendeu do início ao fim, (e me fez chorar do início ao fim inclusive) MUITO BOM, com certeza vai pros meus favoritados. Incrível ver as decisões e o crescimento do personagem.

Lucas Fernando 02/12/2022

Livro Sensacional!!
Realmente esse livro foi um achado, fazia muito tempo que não sofria, ficava bravo, alegre ou emocionado com um único livro.

De fato é uma obra muito bem escrita e atual, que nos remete a refletir sobre questões sobre cada ação existe uma consequência e que de fato o nosso hoje foi modelado e modificado com o nosso eu do passado.

Desta forma, recomendo a todos a entrarem nesse barco que levará ao alto mar.

Simples top!!!

hey_fireheart 19/11/2022

1997
Sendo bem sincera eu não tinha muita expectativa pra esse daqui, e no início eu realmente achei que não ia rolar pra mim porque não é o tipo de livro que eu gosto e a leitura foi bastante arrastada até eu me acostumar. Depois de um certo tempo eu não larguei mais e li tudo em um único dia.

A escrita é muito boa, me tirou risadas várias vezes. As referências também foram maravilhosas.

O desenvolvimento dos personagens foi incrível, do jeitinho que tinha que ser, e fiquei muito feliz com o final, chorei horrores ?

Recomendo bastante!

eloo 16/10/2022

" Plift, ploft, still, a porta se abriu."
Esse livro simplesmente é perfeito.
A escrita da autora é incrível e envolvente, não enjoei dele em um instante sequer,tudo muito bem pensado e retratado com a espontaneidade dos personagens.
Dei risadas gostosas a cada ref brasileira que via, simplesmente impecável

Apenas leiam.

*spolier na resenha*

"E daquela vez, quando olho para todos aqueles rostos sorrindo de volta para mim, nenhuma cadeira está vazia."

Gabriel.Sales 10/07/2022

Criativo e sentimental
Confesso que li o livro apenas pelo plot de viagem no tempo e não fui atrás de mais nada - e essa foi uma decisão acertadíssima! Agora que cheguei ao fim, posso dizer que foi uma experiência muito boa e transformadora pra mim, a escrita é muito boa, tridimensional e cuidadosa, absolutamente todo detalhe não é em vão e vai ter alguma importância mais para frente.

Os personagens são encantadores, nem sempre pelo caráter ou atitudes, mas pelas camadas que a autora conseguiu transmitir nas páginas, por mais pequenos que alguns deles fossem.

O protagonista é muito humano e toda a sua jornada de enfrentar não apenas a chance de mudar suas tragédias pessoais e dos envolvidos nelas, mas de encarar de frente todas as cadeiras vazias foi muito lindo e tocou bem fundo em mim, consegui sentir todas as palavras e sentimentos que ele guardou durante todos os anos nas interações com o pai.

Sobre a viagem no tempo, achei muito legal como o conceito simples foi muito bem explicado e as perguntas principais sobre as consequências que poderiam surgir foram muito bem respondidas, em especial ao final no que diz respeito às memórias dos 22 anos que o Dri viajante não viveu diretamente. Simples e eficaz!

No mais, foi um livro muito bom de verdade, senti muito uma vibe audiovisual na narrativa e fiquei feliz com todos os caminhos escolhidos para as tramas, nenhuma deixou a desejar para mim. Sensacional e com certeza virou um favorito da vida que deve ser lido por mais e mais pessoas!