O Receptáculo

O Receptáculo Larissa Prado

Resenhas - O Receptáculo

Irka Barrios 13/02/2024

Clube de Leitura Escuro Medo
Romance surpreendente e arrebatador de Larissa Prado. Eu o reli para o Clube de Leitura Escuro Medo (em setembro de 2023) e foi uma experiência ainda mais interessante. A autora trabalha muito bem as imagens e prepara um final de tirar o fôlego. Qualquer informação a mais que eu falar pode trazer spoiler, então simplesmente leia.

Ismael.Chaves 17/10/2023

O horror psicológico e perturbador de Larissa Prado
Larissa Prado é aquele tipo de autora que te pega pela mão e te conduz a um labirinto psicológico, cheio de estranhezas e armadilhas e, quando você atinge o pior momento desse pesadelo… ela solta sua mão!

Sem dúvida é uma das minhas autoras preferidas e não é nenhum exagero afirmar que é uma das melhores no Brasil.

É muito difícil apontar o melhor trabalho já escrito pela Larissa, já que todos os seus romances e contos são excelentes e deixam uma marca no leitor. Mas, O Receptáculo é, até o momento, meu livro favorito. Tem tudo que eu gosto numa boa história de terror.

Acompanhamos a história de Rebeca, que vive com seu filho mudo em um condomínio fechado, cercada de vizinhos estranhos que parecem saber mais coisas sobre ela do que ela mesma.

Desde o início, o leitor percebe que há algo errado nesse lugar, mas a medida que rolam as páginas, a atmosfera de mistério e inquietação vai aumentando gradativamente, até você não saber se pode confiar no que está lendo. E quando a história atinge seu clímax e se entende o que, de fato, significa tudo isso, já é tarde demais e você não sabe o que lhe atingiu. Ou melhor, você saberá…mas vai preferir fingir que não sabe!

Falar mais do que isso é incorrer no risco de dar spoilers, portanto só vou dizer isso, em letras garrafais: LEIAM “O RECEPTÁCULO”!!!

A autora constrói muito bem esse pequeno universo, costurando segredos familiares, paranóia e cenas de total pesadelo, com uma brutalidade física e emocional que fará o leitor arregalar os olhos. Um verdadeiro banquete pagão para os amantes das Trevas e da boa Literatura!

O Receptáculo faz parte da Coleção Dragão Negro, da Editora Draco, que também conta com os romances Carniça (Paula Febbe), Claroscuro (Oscar Nestarez), O que se esconde nas estrelas (Marcelo A. Galvão), O dedo da santa (Jaime Azevedo) e Estação das moscas (Cirilo S. Lemos).

Ariadne 16/08/2023

Não é segredo aqui nesse perfil que eu rasgo uma seda absurda para a Larissa Prado. Meu amor pela sua escrita foi instantâneo, e qualquer obra que a autora lance, lá estou eu adquirindo. Ela sabe muito bem como criar uma atmosfera angustiante, e esse livro aqui trabalha muito bem isso do início ao fim.

Nessa história, acompanhamos Rebeca, uma jovem que vive isolada de sua família em um condomínio de luxo com seu filho. Todo dia, ela espera pela visita do pai dele, o seu ex-chefe com quem ela teve um caso e resultou no nascimento do menino.

Essa espera é angustiante (olha aí), tanto para Rebeca quanto para o leitor, que percebe que ela é cercada de vizinhos super estranhos e bem intrometidos, que parecem saber muito sobre ela, sendo que ela é extremamente reclusa e não se abre para ninguém 👀

Os dias são todos iguais, e para piorar, ela não pode sair do condomínio. O porteiro a impede de maneira bem rude, e os vizinhos sempre tentam fazer com que ela decline da ideia de sair dali.

Sabe aquele filme que você não sabe muito bem o que está acontecendo, e entra em paranoia junto com o protagonista, pois tem a certeza de que as pessoas ao redor sabem de algo muito ruim, mas está escondendo? Pois bem, é exatamente essa a vibe de O Receptáculo!

E realmente, nem tudo é o que parece aqui! A atmosfera de mistério e angústia aumenta gradativamente até a revelação, que me deixou de queixo caído! Eu jamais imaginaria esse final. Fui pega completamente de surpresa!

Eu não vou falar mais da história, porque eu vou acabar soltando muito spoiler, e o interessante mesmo é pegar esse livro sem saber de muita coisa. Mas se você é fã desse tipo de história, não hesite em adquirir esse livro para ontem. Você não vai se arrenpender!

site: https://www.instagram.com/p/CuKAPiKrSXF/?next=%2F

André 09/05/2023

Esse aqui foi uma montanha-russa.

"O Receptáculo" é um livro em que nada é o que parece e onde mesmo as revelações mais surpreendentes acabam gerando mais dúvidas do que certezas.

Larissa Prado cria uma atmosfera angustiante que permeia todas as 107 páginas do livro e que não descansa até seus momentos finais. Lembrou-me muito do cinema dessa chamada "nova geração do horror", de diretores como Ari Aster, Jordan Peele e Robert Eggers. A sensação que tive ao ler o livro foi a mesma que tive ao assistir os filmes (dos quais, aliás, sou grande fã): aquele clima de incerteza, a constante tensão que não nos abandona (nem mesmo nos momentos "calmos") e a terrível ideia de que algo terrível acontece bem debaixo dos nossos narizes. Estes são os sentimentos que nos acompanham até a última reviravolta da narrativa, e engana-se quem acha que terminará o livro pensando "ufa, ainda bem". Muito pelo contrário.

O conto extra, "Carne Viva", retifica a capacidade da autora de chocar, incomodar e, paradoxalmente, fascinar.

Pra quem é fã do gênero, não há dúvida: procure. Não só esse mas também os outros (muitos) livros de terror nacional. Estamos num ótimo momento para o gênero em nosso país, grandes obras estão sendo lançadas. ?

V_______ 24/04/2022

O Receptáculo
O Receptáculo é o quarto livro da Coleção Dragão Negro, é de autoria da goiana Larissa Prado.
O livro conta a história de Rebeca, uma jovem mãe que vai morar em um condomínio fechado com o filho enquanto espera o pai do garoto resolver as questões do divórcio com a ex-esposa para ir viver com eles. Mas coisas estranhas acontecem na vizinhança, e quanto mais Rebeca se envolve com o que a cerca mais estranho fica.
Adorei essa leitura, o livro é surpreendente e angustiante, quando parece que as coisas vão se revelar tudo é posto de ponta cabeça. Já quero ler mais de Larissa Prado. Estou gostando bastante dos livros dessa coleção, espero que haja novas temporadas.

Lysiane 27/12/2021

Terminei o livro com a sensação de que eu deveria ter demorado mais pra ler. Mas ao mesmo tempo, não consegui parar depois de um certo ponto.

Esse é o quarto livro da Coleção Dragão Negro e também é o meu favorito até o momento. A narrativa de Rebeca vai da falta de lucidez, ao onírico, ao sobrenatural em questão de parágrafos. Essa novela me causou uma claustrofobia mental absurda e ao chegar nos últimos capítulos me vi com medo do desenrolar dos fatos.

A Larissa consegue fazer isso muito bem: me deixar genuinamente com medo. Como se fosse um filme (com jumpscare e tudo mais).

Creio que essa será minha última leitura finalizada em 2021. Ano fechado com chave de ouro! Anestesiada ainda. Já quero reler.