Tarde

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

GiSB 04/03/2024

Poesia difícil
Poesia difícil. Autor do Parnasianismo. Poemas com palavras de significado rebuscado. Li com o dicionário a tiracolo o tempo todo. Leitura não fluía. Ainda bem que terminei. Ufa.

kamillyoliveira 06/02/2024

Tarde
Nunca tinha lido nada desse autor e eu gostei muito! Recomendo pra quem gosta de poemas, principalmente brasileiros.

Brenda872 28/01/2024

Um clássico que nunca esquecerei
Devo ser sincera. Não sou a maior fã de livros clássicos.
Mas pela primeira vez, olhar para as páginas que restam não torna o livro cansativo. E mais do que isto, não me desperta ansiedade e agonia. As palavras não me trazem imagens, elas apenas acordam em mim sentimentos e lembranças incertas.
Esse livro não tem uma linguagem clara e explícita em seu significado, mas quando se entende o conteúdo de cada poema escrito, finalmente é possível sentir e entender o que Olavo Bilac queria nos mostrar.
Por fim, pela primeira vez em minha vida, eu gostei de um livro clássico.

Elli067 23/01/2024

Poemas curtos e para ler todo dia
Inicialmente li por recomendação da minha escola mas depois, sem a pressão de alguém te forçando a ler, prendi meu interesse no livro.

São páginas repletas de poemas com linguagem muito formal (devido a época em que foram escritos) e na maioria das vezes difíceis de se compreender o verdadeiro significado.

Mesmo assim, é intrigante como o autor brincou com temas variando de estrelas a Esfinge ou até do Natal ao diálogo

ana 30/12/2023

Tive que ler o livro para a escola e sendo sincera, não foi um livro que me agradou. A escrita parnasiana e sua estética não é fácil compreender, mas os poemas são muito bem escritos.

Igaço 29/12/2023

Um parnasiano com um pouco de engajamento
Não vou falar que é ruim só porque ele é parnasiano. Ele escreve muito bem, os poemas são bons e alguns tem até certa crítica social. Porém, por sua forma estética, linguagem rebuscada e formalidade técnica, não me agrada tanto.

Iago 24/11/2023

Nunca é tarde para começar a ler ele...
Li esse livro no começo do ano e esqueci a resenha, mas o que ainda tenho de recente em minha mente era como o livro tratava a nostalgia e a evolução entre todos os sonetos, foi um dos meus primeiros livros de vestibular que li e lembro que a leitura fluiu com tranquilidade. Esse livro em específico necessita de um conhecimento prévio para alguns de seus textos como "Dante no Paraíso", "Beethoven Surdo", "Jesus (trilogia)" e demais. Um bom livro e de riquíssimo conteúdo até mesmo para um leitor recém chegado.

ikixyz 11/11/2023

Extraindo o melhor de Tarde
Diante de tanta descrição chata e referências gregas que eu não me importo, houveram também muitos poemas legais, tristes e divertidos.

Poemas favoritos:

? Sonho
? Estuário
? Consolação

lucaismaia 05/11/2023

Nada de muito extraordinário na poesia parnasiana, muito rebuscada e cansativa até. mas até tem umas partes lindas, intensas, reflexivas...

Defesa
"Cada alma é um mundo à parte em cada peito..."

Resposta na sombra
"[...]
Que fazer, para ser como os felizes?
- Ama!

[...]
Que fazer, para ser bom?
- Perdoa!

[...]
Que fazer, para o consolo?
- Esquece!

[...]
Que fazer, para a vingança?
- Morre!"

Gabi.Neman 31/10/2023

Chatinho
Alguns poemas são muito lindos, mas não me prende tanto. Talvez seja meu mesmo, não gosto tanto assim de poemas mesmo.

Yve 12/10/2023

O poder é uma ilusão da sorte
Devorei o livro, foi uma leitura alucinante de satisfatória, o autor menciona com maestria a natureza, as relações ecológicas, a filosofia, a religiosidade e os medos e anseios da humanidade. Foi uma surpresa muitíssimo agradável que a Unicamp me proporcionou!

lari 27/09/2023

Ler poemas parnasianos é uma das coisas mais torturantes para o meu cérebro até que eu comecei a imaginar cada página no cenário de The Good Omens, com o Aziraphele lendo os poeminhos para o Crowley na biblioteca deles e aí acabei rapidinho.

Highlight:

No último canto, no supremo brado, // pelo ódio das mulheres trucidado // chorando o amor de uma mulher, morreu...

Laurinha. 26/09/2023

Perdida. Todos de poema e poesia me senti assim, nao é um genero que me agrade apesar de ainda sim tentar ler.

Jessica1248 20/09/2023

É uma leitura rápida, mas poema talvez não seja pra mim? acho que por ter sido escrito há muito tempo, não tem uma escrita que é fácil de se conectar.

Duda 20/09/2023

Não sou de poemas, sou de romances.
Eu realmente não gosto de poesia. Eu amo música, mas parar para ler poesia em um livro, eu não consigo. Li porque era leitura de vestibular e busquei conhecer mais sobre um dos autores do nosso Hino a Bandeira, não foi uma experiência legal. Não gosto de sonetos também, acho eles meio sem sentido, com todas as regras não passam algo verdadeiro e simbólico.

Enfim, chatinho como eu já esperava.

1 | 2 | 3 | 4