Tarde

Tarde Olavo Bilac

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

joaoggur 22/07/2023

Há relógio biológico para a arte?
Olhem só. Eu não desprezo, diminuo ou sequer esqueço da influência de Olavo Bilac para a literatura brasileira. Fundara à Academia Brasileira de Letras junto a Machado de Assis (instituição que, mesmo sendo difícil de acreditar!, já foi digna de respeito), tal como fora o autor do Hino da Bandeira.

Em contrapartida, falar que estes poemas envelheceram bem é um ultraje. É inegável que dado a inúmeros fatores, - estilo parnasiano e extremamente formal, etc -, sua influência não perdurara com o tempo. Isto não significa que sejam ruins; são reflexos de um tempo e de um pensamento. Mas aproveita-los nos dias atuais, infelizmente, torna-se um pouco difícil.

Marcia 01/08/2023

Poesias lindas. Nao conhecia nada da escrita de Olavo Bilac e fiquei muito feliz em ter lido esse livro. Eu li no Kindle e destaquei várias que irei reler.
Tambem destaco o ponto que precisei de buscar o dicionário em alguns momentos. Como o livro é antigo, encontrei palavras que eu desconhecia que eram usadas na época. Gostei bastante e pretendo ler outros livros dele.
Valeu!

joana 06/03/2023

A culpa é minha
Só tô dando 3.5 porque eu só entendi 1/3 dos poemas.
a culpa é do livro? não. de Olavo? obviamente que não.
não consegui achar o ritmo de todos os poemas e não entendi.
porém, os que eu entendi MEU AMOR MUITO BOM.
Amei. marquei alguns e lacrimejei em outros.
talvez eu devesse dar 4.5 ??

Thay 05/06/2023

Minha opinião
É uma coletânea de poemas e foi indicado p lermos no clube que eu participo. Não gostei e não indico mas essa é minha opinião.

Leila 28/06/2023

Tarde
O livro "Tarde" possue os melhores poemas de Olavo Bilac, sua leitura discorre de forma fluída e rápida, indico a todos que queiram conhecer os poemas desse grande escritor.

Vinícius 15/11/2021

O Parnasiano
Olavo Bilac foi um dos ícones da poesia parnasiana do século XIX. A Tarde trás sonetos que fizeram do autor uma dos maiores no gênero em nosso país.

Duda 19/05/2022

Não é pra mim
Pontos positivos:

- alguns poemas são bonitinhos

Pontos negativos:

- mto chato
- linguagem
- repetitivo

Elora4 21/08/2023

Li apenas por ser o livro paradidático da escola, mas me impressionei muito com o que li. Não curto muito poemas, muito menos livro de poemas, mas esse específico curti bastante, facinho de ler, apesar das palavras difíceis, curto e relaxante. Aprovado e recomendado?

luiza 16/03/2022

t amo olavo bilac
+ uma leiturinha de vestibular pra conta ?

não dava absolutamente nada pros poemas do olavo bilac até porque o parnasianismo é sim a escola literária mais xoxa e superficial de todas

mas MEU DEUS

não entendo esses parnasianos jurando que não tem sentimentalismo em suas obras, mas a gnt da um desconto pq o olavo era do povo ent tinha sim uns sentimentos aí

tem poemas MARAVILHOSOS (inclusive aconselho a leitura aleatória deles pq nenhum se completa, ent se divirta lendo aleatoriamente)

segue aqui a lista dos meus poemas favoritos:
? ciclo
? dualismo
? a um triste
? remorso
? assombração
? palavras

Lorrany 01/05/2023

O Olavo continua sendo um dos meus poetas preferidos e esse livro só serviu pra me relembrar o quanto gosto dele?

Marcella.Audrea 14/08/2022

Poemas gostosos
São poemas de leitura fácil, o grande problema pra mim foram os de pegada bem parnasiana, eu não tenho muito interesse nesse tipo e nem paciência. Mas os poemas de amor são lindos, mais pro final do livro. Saldo positivo porque eu não sou muito de ler poesia e pra mim foi até que gostosinho tirar um dia pra ler.

lari 27/09/2023

Ler poemas parnasianos é uma das coisas mais torturantes para o meu cérebro até que eu comecei a imaginar cada página no cenário de The Good Omens, com o Aziraphele lendo os poeminhos para o Crowley na biblioteca deles e aí acabei rapidinho.

Highlight:

No último canto, no supremo brado, // pelo ódio das mulheres trucidado // chorando o amor de uma mulher, morreu...

Amanda513 30/04/2023

Me senti burra
Os poemas são lindos, o problema é que eu não entendi praticamente nada deles kakakakka.
Eu li pra Unicamp, mas sinceramente, acho que não fez diferença nenhuma eu ter lido.
R. K. 30/04/2023minha estante
Poesia requer um outro modo de leitura. Tenho dificuldade também. Ouvir me ajuda a entender. Tenta audiobook ou ler em voz alta, declamando.

Deise.Maria 30/04/2023minha estante
É bem complicado mesmo mas isso não te faz burra , só tem obras que não se encaixa mesmo acabei de ler um box de Fernando

Deise.Maria 30/04/2023minha estante
Continuando..... kkk acabei de ler um box de Fernando Pessoa e cara tinha poemas que ao meu ver não dizia coisa com coisa sem nexo mas como tô na vibe de incorporar mais clássicos as minhas leituras embarquei de pesquisar mais sobre as obras dele para poder ter maior compreensão

Amanda513 01/05/2023minha estante
ler em voz alta me ajuda, vou tentar audiobook tbm obggg pelas dicas

Amanda513 01/05/2023minha estante
nossa Fernando Pessoa é muito difícil também, li Mensagem e eu não faço ideia qual foi a mensagem kakakkakakkaka

Deise.Maria 01/05/2023minha estante
Kkkkkkkkk entendo vc kk

Duda Dimitruk 09/04/2023

O livro é composto por vários poemas, alguns são bem marcantes, outros são um pouco "confusos" de se entender, mas são maravilhosos. Meu primeiro livro composto só de poemas.

1 | 2 | 3 | 4