Tarde

Tarde Olavo Bilac

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Paty 01/11/2022

Deixei por último esse livro da leitura obrigatória da unicamp e me surpreendi bastante. A leitura não é fácil mas também não é um bicho de 7 cabeças. Não foi feito pra ser lido com pressa mas com calma e análise (e um dicionário do lado pode ajudar), por esse motivo crítico um pouco esse tipo de leitura para o vestibular já que são mais de 20 livros se vc considerar unicamp e fuvest.

cabral.beber 06/11/2022

n sou mt fã de poemas, entretanto esse livro me tocou mt e me fez observar diversas coisas cm outros olhos e me emocionar com coisas até banais

Juliane 27/06/2023

Não sei o que pensar
Achei bem difícil de ler. Achei tudo muito abstrato e complexo. Talvez eu dê outra chance para ele no futuro.

Daniel4 21/11/2022

Tarde
O livro Tarde, publicado postumamente em 1919, reúne diversos sonetos em tom crepuscular, reflexivo e nostálgico, de um eu lírico que está frente a velhice.

Olavo Bilac é o maior nome do parnasianismo no Brasil e, pertencendo ao movimento, traz em suas obras as características dele.

Essa obra é sem dúvida o filé do parnasianismo brasileiro e da produção de Bilac, unindo poesia e a poética métrica típica do movimento a uma reflexão profundamente produtiva.

Beatriz3345 27/04/2023

Eu realmente não levo jeito para poemas!
São poucos os clássicos que realmente me prenderam e esse não foi um deles. Me senti completamente perdida do início ao fim e tive que pedir ajuda ao google para entender certas coisas.

Pelo pouco que entendi, são poemas independente onde cada se trata de uma assunto, poemas na qual admito ter dormido lendo.

Apesar disso não culpo o livro pela a minha falta de interesse e sim por que eu não me adequo a esse tipo de leitura.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 25/04/2023

Queria ler muito mais de Tarde - Olavo Bilac
Livro de poemas muito bom!
A edição do livro é muito boa e embora simples, não interfere no conteúdo do livro. Inclusive seria ótimo se o livro tivesse mais páginas, pois é bem gostosinho de ler

site: https://www.instagram.com/p/Cmg9yMYLIlN/

cecil :) 22/04/2023

Poemas são difíceis pra mim ou entendo e acho lindo, ou eu não entendo nada e me sinto uma porta. De qualquer forma, os que eu entendi realmente me impactaram.

Livia609 06/02/2023

Bonito, mas não é meu estilo
Definitivamente não sou uma grande fã de poesia, porém tenho profundo respeito por esse autor desde antes de ler uma obra. Após essa coletânea, deu para notar nitidamente os motivos para Olavo Bilac ser um dos maiores nomes da literatura brasileira.
As poesias são lindas, muito bem pensadas. E por isso acho que devem ser admiradas por quem realmente gosta desse nicho. Realmente devo tirar o chapéu.

juli4_daf 20/02/2023

Durante a leitura senti que não tinha bagagem o suficiente para entender o que estava escrito, as características da escrita parnasiana se sobressaem e se eu não soubesse as intenções de Bilac ao escrever a coletânea (intenções essas que foram destrinchadas por críticos de suas obras), não adivinharia que o livro fala sobre o final da vida.
Apesar disso, alguns poemas como ?O prometeu? e ?Eutanásia? merecem atenção. No mais, é uma leitura, de fato, obrigatória e interessante para aqueles que querem conhecer mais sobre a trajetória da literatura lusitana.

1 | 2 | 3 | 4