Xeno sapiens

Xeno sapiens Rogério Pietro

Resenhas - Xeno sapiens

rookvalente 08/02/2024

Com os melhores toques de realidade!
Algo entre A CHEGADA, STAR TREK e ENCONTRO COM RANMA! O que temos a oferecer a uma civilização que nos alcance, além de nossas misérias e conflitos?

Talvez nossos ouvidos?

Henrique Sanches 07/01/2024minha estante
Adoro esse livro...

Helo 22/10/2023

A Chegada Tupiniquim
Não consigo desvincular referência do filme "A Chegada". Apesar disso, não falo como um pouco negativo, pelo contrário, atestou como algo bom. O filme é ótimo e independente se houve ou não inspiração nele, este livro fala sobre muito mais.

Um livro sobre um momento que a humanidade vive. Literalmente um recorte temporal de dias, talvez um mês, com relação há um fato extraterreno.

Qual a razão de ser? Posso estar enganada, mas aparentemente o autor queria fazer com que o leitor refletisse sobre o papel da humanidade. Como estamos tão corrompidos, como perdemos o prumo para uma ignorância que independe do nosso conhecimento das coisas ou pessoas; é uma ignorância que anda de mãos dadas com o egoísmo pelas formas do tempo.

Escrita limpa, narrativa digna, diagramação boa o suficiente para não incomodar. Ótimo para ler em uma tarde de domingo ou num café depois do serviço durante a semana.

Andre Nast 01/10/2023

Leitura interessante
Esta pequena história é cativante e nos faz pensar na sociedade em que vivemos e em como deveríamos evoluir como um todo. Gostei muito da leitura, e recomendo para todos, tirar 1 dia para lê-la.

Cris.Aguiar 14/09/2023

Presente excelente
O skoob me proporcionou um amigo literato e com ele um presente muuuuuito bom de se ler.

Xeno Sapiens (estrangeiro sábio) é um conto muito bem recortado da atitude humana frente a um contato de grande inteligência alienígena.
Uma maneira bacana para um puxão de orelha para várias áreas e ainda um holofote sobre a inteligência in natura.

Obrigada Henrique pelo presente.

RECOMENDADISSIMO! (tem no kindle unlimited)
Henrique Sanches 14/09/2023minha estante
Tmj!!! Boas leituras pra gente...

Sira Borges 24/08/2023

Xeno Sapiens
Tenho pouquíssima intimidade com ficção científica, mas é um gênero que gosto bastante. Esse livro foi uma experiência impressionante!!! E se povos de outros planetas viessem nos visitar e nos oferecessem a oportunidade de evoluir em uma escala astronômica, literalmente?? Qual seria nossa reação, como planeta? É sobre isso que esse livro genial trata! O único defeito é que ele acaba...
Henrique Sanches 24/08/2023minha estante
Que maravilha minha amiga. Eu sabia, lá no fundo que você ia gostar!!!

Henrique Sanches 24/08/2023minha estante
Concordo com você... pena que ele acaba!!!

Sira Borges 24/08/2023minha estante
Qual é o próximo??

Rogério Pietro 27/08/2023minha estante
Sira, muito obrigado por ler e prestigiar. A ficção científica nacional fica maior quando pessoas como você nos leem.

GoomesH 22/08/2023

Fascinante
Um objeto incrivelmente massivo se aproxima da terra em velocidade incrível, e logo, as principais potências resolvem tomar a frente da situação. Retrato realista do que seria o primeiro encontro com vidas inteligentes extraterrestres. A ganância e poder colocando a evolução em risco. A obra nos coloca para refletir sobre a humanidade após a leitura.

GG 19/07/2023

Eles estão aqui
Finalmente os extraterrestres chegaram à Terra. Mas o que isso significa para nós? O que eles querem? O que buscam?

Entre chefes de Estado, cientistas cujos Lattes devem ser quilométricos e pessoas em tese mais "apropriadas" para tratar quaisquer assuntos com os visitantes, eles fazem uma escolha inusitada de quem eles desejam que seja o representante da Terra junto a eles.

Apesar de se passar aparentemente no presente, mantém uma vibe do passado, com clima de Guerra Fria (ou Será que é como Gorbachev previu ao afirmar que o mundo estava à beira de uma nova Guerra Fria?). É possível sentir esse paralelo entre modernidade e passado, o que também pode ser uma metáfora para nosso desenvolvimento tecnológico e humano. Aquele avançou, mas este último nem tanto.

O conto é inteligente, tem escrita bem fluida e é uma alegoria para tratar da empáfia humana. Os debates poderiam ter sido um pouco mais aprofundados? Sim, porém é uma leitura satisfatória e ela oferece aquilo a que se propõe: uma reflexão sobre nós mesmos e nossa evolução enquanto raça inteligente.

O desfecho foi a melhor parte.

David 30/06/2023

Como seria a nossa reação diante da chegada de uma civilização alienígena em busca de contato?

Essa história confronta nossas vaidades, crenças e nossas dificuldades em inferir a realidade, ao mesmo tempo que responde a essa pergunta. Mas tudo isso é apresentado em uma narrativa simples e direta, com bom humor na medida certa e algumas doses de reflexão.

Então, temos aqui uma leitura despretensiosa e divertida, perfeita para quem busca uma história curta para relaxar e se entreter com qualidade.

Boas-vindas aos "homi da lua"!

100sunga 29/05/2023

A história é bem curta, bem interessante e com certeza a humanidade se comportaria da mesma maneira que é representada no livro.

Leonardo.Goulart 14/03/2023

É um conto bem rápido de ler. Gostei de muitas ideias, mas não chega a desenvolver. Ponto positivo pra comunicação inicial.

Lucas de Castro 13/02/2023

Uma faca de dois gumes
Conto leve e rápido que nos faz questionar sobre o comportamento humano e pensar se somos tão evoluídos assim... Fiquei com vontade de ler mais histórias feitas pelo autor.

carmen.fogaca 13/02/2023

Contato, sem grau
Realmente quando li alguns comentários, todos falavam que era um livro para pensar , curto mas intenso. O que nos faríamos se uma nova nos dissesse que não estamos sós. Hoje quando leio este livros há boatos lá fora de OVNI's abatidos nos EUA e na China. Mas será que são eles nos observando ou somos nós projetando?
Indico a leitura.

livrosepixels 23/01/2023

"oi, sumidos...", disse o extraterrestre...
O ser humano sempre sonha como será o primeiro contato com nossos irmãos (ou inimigos) galáticos. Seja eles hostis (como o frenético Independence Day) ou benevolentes (como o maravilhoso The Arrival), a verdade é que não temos a mínima ideia.

Neste conto, que lembra bastante o começo de O dia em que a Terra Parou ou até mesmo Encontro com Rama, vemos o alvoroço que acomete o mundo ao saber que não estamos mais sozinhos, e que os seres das estrelas estão vindo ao nosso encontro.

O bacana é que assim como não sabemos nos comunicar com uma cultura totalmente diferente, os aliens também não fazem um contato direto; primeiramente eles ficam ali quietos, observadores, pairando perto da Lua. Leva um tempo para alguns cientistas identificarem o porque e começarem a entender a sua forma de agir.

Depois disso é que um primeiro contato "verbal" é estabelecido, já que agora que não houve ataque, mostrou-se mais seguro fazer a abordagem. A narrativa então discute e analisa os pontos fortes e fracos da nossa sociedade perante o desconhecido, e como tendemos a "partir pro ataque" quando desconhecemos algo e interpretamos isso como ameaça.

Mas o final, devo dizer, me decepcionou um pouco. Não creio que seres tão avançados em termos de cultura, mente e tecnologia fariam uma viagem longa pelo cosmos só para vir até nós por conta do motivo apresentado na trama, que se "resolve" de forma abrupta.

Talvez se fosse um pouco mais ousado o final, teria engrandecido ainda mais a narrativa.
Mas fora essa peculiaridade, é um ótimo conto e fica aqui minha recomendação.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/