Sardas

Resenhas - Sardas

nomundodesalem 22/03/2024

Sardas // Cecelia Ahern // Editora: HarperCollins Brasil // 4,0 ⭐️

🚫

A história começa com uma revelação impactante: somos a média das cinco pessoas mais próximas a nós.

Essa constatação leva Allegra Bird, carinhosamente chamada de Sardas devido às manchas em seus braços, a embarcar em uma jornada de autodescoberta que transformará sua vida de maneiras inesperadas.

Ao longo da história, Allegra encontra as cinco pessoas que, de acordo com a teoria apresentada, têm o poder de definir quem ela é e moldar seu destino.

Cada encontro é uma peça crucial no quebra-cabeça de sua identidade, proporcionando não apenas revelações sobre si mesma, mas também sobre as complexidades das relações humanas.

A autora habilmente explora as relações humanas, amizade e a jornada de descobrir a si mesmo.

🚫

No início a leitura começou um pouco lenta, mas aos poucos, cada personagem ganhou profundidade e o enredo, que inicialmente parecia tranquilo, se transformou em um turbilhão de emoções.

A protagonista, que inicialmente deixou uma impressão morna, no entanto no decorrer da leitura, comecei a ficar mais envolvida com os personagens, mas confesso que de início achei a Allegra um pé no saco.

Mas o ritmo da leitura se tornou mais fluido à medida que eu me envolvia nas interações, nos conflitos e nas descobertas que marcavam o percurso de Allegra.

No final essa leitura se transformou em uma experiência envolvente e memorável.

Uma ótima leitura, Salem 🧙🏻‍♀️

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Mia Fernandes 16/03/2024

Somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos
Eita que a leitura demorou pra engrenar. A sinopse que diz que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos, foi o que não desistir da história.

Allegra Bird, que atende pelo apelido de Sardas, viveu sua vida com o pai, um professor excêntrico, numa ilha a vida toda. Até que decidiu ir pra Londres, em busca do seu sonho: ser detetive da Grandia. Óbvio, que ela não passou e se tornou, guarda de multa de carros. Vemos assim, uma jovem com fobia social, poucos amigos, que segue uma rotina rígida.

Está rotina é quebrada quando ela confronta o dono da Ferrari (que ela está multando a 2 semanas) e ele fala da teoria das 5 pessoas. A partir daí, vemos Sardas, além dos seus hábitos. Descobrimos que existe outro motivo pra ela ainda está em Londres. Acompanhamos a sua tentativas de ir atrás das suas quatro pessoas (seu pai, era uma delas).

"Complicada. Perturbada. Confusa. Errática. Não fala inglês. Mô escrota. Dramática. Ela era minha mãe."

A habilidade de Sardas em se comunicar e fazer amigos é colocada em prática e em situações cômicas, estranhas e tristes. É um livro sobre o autoconhecimento, amizade.

Xoxo
Mia Fernandes

Carolina2809 12/03/2024

Incompleto
A história gira em torno da ideia de que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos e sobre as reflexões de Allegra Bird, personagem principal, sobre as cinco pessoas de sua vida.
Embora a forma como a ideia surgiu não se encaixe tão bem, o começo da história é interessante.
No entanto, o final deixa algumas brechas, como se a autora tivesse se apressado pra terminar o livro.
Apesar de tudo, eu gostei da leitura, só não estará na minha lista de favoritos!

cinefilageek 06/03/2024

Amei!
Refleti muito sobre esse livro e como as minhas 5 pessoas me afetam profundamente. Recomendo a leitura

Bianca537 03/01/2024

É um livro que no início não entendemos muito bem
Qual o seu objetivo.No decorrer na história começamos a entender mais sobre do que o livro se trata.Algumas vezes me fiz perguntas que a personagem fez a si própria em muitas ocasiões.É um livro que nos ensina que podemos ser o que quisermos com força de vontade e descobrir quem somos.

Saindo da resenha do livro aqui,tem muitos livros que eu tô postando que já li mas não tô fazendo resenhas porque não consigo ter uma opinião TAO formada assim pra escrever uma resenha,só uma palavra,e não é o que o app pede.Tô relendo e depois vou reler outros livros porque preciso.Alguns já esqueci a maioria das coisas.kkkk?????

Atenasis 30/10/2023

?acho que sempre soube que só me viam como pele.?
Livro muito bom. Devo dizer que o comprei na bienal do livro, só por que achei que comprando um livro de 15 reais ganhava uma ecobag (ele foi 25 e na verdade a ecobag era a partir de 150).

Embora tenha sido o livro mais caro que comprei na bienal grande parte pela ecobag (kkkkk) não me arrependo. A leitura foi super fluida e a história me prendeu muito.

Fato, a principal é meio chatinha kkk uma verdadeira ?pé no saco?, mas isso que faz a leitura mais interessante. Nos identificamos com algumas atitudes desagradáveis que ela faz e também com as ações de algumas pessoas ao seu redor para se afastar dela.

Toda a ideia da média de 5 pessoas realmente nos faz refletir e também quero parar para descobrir as minhas, só preciso achar tempo.

A narrativa é muito bem desenvolvida, frustrante muitas vezes e incomoda, tal como a vida. Quase chorei em vários momentos e conseguia sentir os sentimentos da personagem junto com ela.

Infelizmente não dei 5 estrelas, pois no final aconteceu aquilo que eu tinha medo que acontecesse, a autora recorre a utopia. Sim, o livro inteiro é baseado na realidade com uma de suas piores feições, mas acho que todo esse brilho se perdeu levemente no final.

Mesmo assim pelo desenvolvimento e escrita boa, eu recomendo altamente, ainda mais nos momentos de solidão, quando você pensa que não tem mais ninguém, mas descobre que basta se contentar com você mesmo e, muitas vezes, sua família.

Charlss 29/09/2023

Mudando um pouco
Eu li esse livro no final do ano passado e me apaixonei pela história e sua humanidade, mas com o passar dos dias, repensando mais sobre o livro, minha opinião sobre mudou um pouco. A parte final até que é bem ruinzinha. Aquela parte do jogo é bem vergonhosa e mais pra frente tbm.
Pelo menos do começo até lá o livro continua muito bom e eu amei

Annalisa 05/07/2023

Sardas

"Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive. [...] as pessoas com quem você normalmente se associa determinam até 95% do sucesso ou fracasso da sua vida. Elas determinam as conversas que você tem. Afetam as atitudes e os comportamentos aos quais você é exposto regularmente. Em algum momento você começa a pensar como elas pensam e a se comportar como elas se comportam." - Página 69.

Sardas de Cecelia Ahern prometeu nada e entregou tudo. É um livro sobre decisões, caminhos, escolhas e principalmente autodescoberta. Quem você quer ser? Quem são suas cinco pessoas? Não é algo inevitável, não são pessoas ao acaso ou que o destino colocou em seu caminho. Há o poder de escolha, sua escolha. Quem escolher?

Se você pretende formar o melhor time de futebol do mundo irá atrás do melhor goleiro, melhor atacante, melhor zagueiro... Quem você escolheria para formar a melhor versão de si mesmo? Lembrando que deve haver uma relação de convivência e um relacionamento entre você e suas cinco pessoas. Não vale escolher Albert Einstein ou Charles Darwin para formação da sua área de pesquisa e inovação.

E Sardas caminha em uma linha fina entre o poder da escolha e o da procura. Allegra queria que pessoas famosas, reconhecidas e bem sucedidas fizessem parte das suas cinco, e ela buscou o contato com estas, porém ela esqueceu simplesmente de olhar ao redor e perceber aqueles que já realizavam suas influências em sua vida. Allegra chegou a acreditar que possuía apenas o pai como um dos cinco, e ao fim descobriu que sua vida já estava completa e não faltava ninguém.

"Cinco o número do ser humano. Quatro membros e a cabeça que os controla. Cinco dígitos numa das mãos, cinco dedos num pé. Cinco, cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Cinco, o número, do Mercúrio. Leão é o quinto signo do zodíaco. Cinco vogais no alfabeto inglês. Cinco versos num limerique, cinco braços numa estrela-do-mar, e uma minhoca-da-terra tem cinco corações. Cinco jogadores num time de basquete, cinco músicos num quinteto, cinco anéis olímpicos simbolizando os cinco continentes..." - Página 111

Carol L. 04/07/2023

Eu demorei um pouco para engrenar na leitura porque comecei esse livro em um momento que não estava na vibe desse gênero de leitura. Mas eu gostei bastante. Tive vários gatilhos acionados, principalmente a solidão.

Emanuelle 09/05/2023

Que livro incrível!
Real, triste, imperfeito, inspirador!
Temos umas protagonista a quem queremos salvar, mas que, no seu tempo e ritmo, descobre seu próprio caminho.
Não pude deixar de me questionar se Allegra faz parte do espectro autista, mas essa é uma informação que a autora faz questão de deixar de fora. Aliás, a autora faz questão de não "rotular" seus personagens, mas acolhê-los em suas singularidade.

gleice 11/04/2023

Sardas é uma leitura que desenrola devagarinho. As coisas não acontecem de uma maneira rápida. Demorei para entender sobre a personalidade da personagem e até mesmo entender sobre seus conflitos e dilemas internos.

Lari 01/04/2023

Ecantador
A história de Allegra não me prendeu de imediato, achei a leitura um pouco arrastada.
Quando os pontos da história foram se conectando achei o livro incrível.
Sardas é uma jovem mulher forte e muito persistente.
Seu defeito é presumir que todas as pessoas possuem um coração bom e generoso como o seu.
No desenrolar do livro nos deparamos com questões importantes e a lição extraída dela é muito valiosa.
Qual o poder de influência que a impressão de uma pessoa desconhecida tem sobre você?
O livro passa a girar nesse ponto e daí surgem redescobertas pessoais maravilhosas.
E o ponto principal, que, inclusive, me fez ir as lágrimas, é o quanto podemos estar "cegos" em busca daquilo que achamos ser necessário e importante para nossas vidas, quando, na verdade, tudo que nós precisamos está bem ao nosso lado.