Sardas

Sardas Cecelia Ahern

Resenhas - Sardas

tainabooks 11/01/2022

Bom, mas tem fala gordofóbica
O livro é interessante, entretanto tirei umas estrelas em razão de uma passagem gordofóbica que afetou muito minha experiência com a leitura. Temos uma personagem principal que notadamente não está bem psicologicamente, foi abandonada pela mãe e busca sua atenção e carinho. Nessa jornada ela conhece pessoas novas, mas acima de tudo conhece a si mesma. No final temos uma reflexão sobre como é importante reconhecer quem está ao nosso lado e agradecer por pessoas que estão conosco e nos fazem crescer. Reitero que esse livro tem uma passagem GORDOFÓBICA que não deve ser ignorada!
Bru 11/01/2022minha estante
percebi isso também, me deixou incomodada

day 18/01/2022minha estante
Nossa bom saber ! Eu fui gorda a vida toda , a 2 anos fiz uma bariátrica pq eu estava morrendo com comorbidades,mas ? enfim eu odeio gordofobia sofri minha vida toda com isso até hoje me deixou marcas profundas .

Nicoly Mafra 24/01/2022minha estante
Nossa, encontrei umas três passagens gordofóbicas, incomodou demais!

Cecilia Morato 17/08/2022minha estante
Qual parte? Não lembro de ter visto

Sil 27/08/2022

Faz tempo que não lia um livro assim.
Que final lindo, Que pessoas maravilhosas!! Não deu pra segurar as lágrimas...
Amei!
27/08/2022minha estante
Muito bom! ?

Sil 29/08/2022minha estante
??

Joyce 30/07/2022

Muito lindinho esse livro, fiquei apaixonada, surpreendente a cada momento, só tive um mini infarto no final achando que Allegra ficaria sozinha e nada daria certo, mas o importante é que ela conseguiu juntar suas cinco pessoas e agora fico analisando quem são as minhas!

Rafa 06/09/2022

Um livro demorou a me prender... De início não simpatizei com Allegra. Uma personagem estranha, com reações atípicas, pouca empatia e decisões esdrúxulas. Talvez uma personagem dentro do espectro autista, mas isso nunca é mencionado no livro.
Mas da metade do livro para o fim, comecei a gostar um pouco dela, ainda sentindo uma certa vergonha alheia, mas acho q a compreendi melhor... No final nem é bom, mas também não é ruim kkk... É isso kkk

Evaldo7 21/03/2023

Um livro que fala sobre conexão humana
Um romance contemporâneo da escritora irlandesa Cecelia Ahern, que conta a história de Allegra Bird, uma jovem com muitas sardas e que nunca se sentiu completamente à vontade consigo mesma. Quando um estranho lhe diz que as pessoas são a média das cinco pessoas com quem mais convivem, ela decide se mudar para Dublin em busca dessas cinco pessoas que definiriam sua personalidade.

O livro é uma jornada de autodescoberta de Allegra, que encontra amizade, amor e aprende muito sobre si mesma ao conhecer essas cinco pessoas que a ajudam a entender quem ela é. A escrita de Ahern é delicada e sensível, e a história trata de temas importantes como autoaceitação, amizade e conexões humanas.

Com personagens cativantes e uma trama envolvente, "Sardas" é uma leitura encantadora e inspiradora, perfeita para quem busca uma história emocionante e bem escrita.

Karina :) 17/01/2022

* Sardas *
Gostei da história da Allegra Bird, apelido Sardas. Mostra sua busca por novas conexões, em vários momentos desastrada, após ouvir que somos a média das cinco pessoas com as quais mais convivemos.

Entre novas amizades, desapontamentos e momentos tocantes, ela acaba percebendo que não precisava ir tão longe para encontrar pessoas inspiradoras. As suas pessoas.

" ... Todo mundo está só tentando e todo mundo erra às vezes. Não sou só eu. Quando terminamos, só o que sinto é alívio porque nem todos os humanos são espécimes horríveis que entendem tudo errado e culpam e distorcem e mentem e magoam os outros só para se sentirem melhor. Algumas pessoas são gentis."

lucianem 25/02/2022

Sardas
"Dizem que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos."
Ao ouvir essa frase de um desconhecido, Allegra passa a refletir sobre ela e a tentar definir quem seriam as suas cinco pessoas.
Essa reflexão a leva a questionar suas relações pessoais, enquanto busca alcançar seu objetivo ao deixar sua cidade natal e ir morar em Dublin.
Não dá pra não refletir sobre essa afirmação...

Mariana_ 20/04/2022

Mediano
Fazia tempo que não lia Cecelia. Com ela é 8 ou 80. O livro tem bons pontos mas tem alguns palavrões. A premissa me lembrou A Lista que li há uns anos. Gostaria de ler mais da autora...

Mi 23/01/2022

5/5 ??
Allegra é criada pelo pai musicista em uma ilha na Irlanda. Quando conclui os estudos decide ir morar em outra cidade com o objetivo de se aproximar de sua mãe biológica. Nessa busca ela deixa pessoas importantes para trás, inclusive seu pai. O sonho dela era ser detetive na Gardaí, não consegue e acaba trabalhando como guarda de estacionamento e morando de aluguel nos fundos da casa de uma família rica. Um dia, durante seu expediente, aparece Tristan, irado por receber mais uma multa e descarrega sua tensão em Allegra e uma das coisas que ele disse e que fez ela ficar remoendo na cabeça por dias foi: ?Você é a soma das 5 pessoas que mais convive.?
Depois disso ela passa a refletir em quem ela é, quais são as suas 5 pessoas e quais influências tem na sua vida, mas ela percebe que ao se mudar, ela se afastou de parte dessas pessoas. Numa busca de tentar se entender e ir atrás do que importa pra ela, ela percebe que em vários momentos de nossas vidas essas 5 pessoas vão variando, além disso, descobre, a duras penas, que esse processo é natural. Que existem pessoas que não fazem questão de estar em nosso ciclo e que não nos fazem falta. Que independente de tempo e de distância, devemos nos fazer presente na vida das pessoas que são especiais pra gente. E nessa busca e momento de autoconhecimento, ela percebe que as 5 pessoas estão ali, cada uma com características distintas, presente na vida dela, com maior ou menor grau de intimidade.
Se você procura romance, este não é o livro. Basicamente fala de autoconhecimento, solidão, amizades.
Eu ri, chorei, passei raiva e AMEI.

andrealog 28/02/2022

A vida nem sempre é o que pensamos
A protagonista, conhecida por Sardas, enfrenta todos os seus dilemas pessoais ao se ver confrontada com uma história do passado mal resolvida e as escolhas que faz na vida, nem sempre as melhores. Sobre as escolhas e quem trouxemos para nossa vida todos os dias

Roberta.Rozin 25/06/2022

Lindo
Mais um romance fora da caixinha da maravilhosa Cecilia Ahern.
Lindo, comovente e inspirador.
Allegra me deixou nervosa e apreensiva. Uma mulher em busca de si mesma e de uma chance de conhecer a mulher quer-lhe deu à luz.
Corajosa, larga sua vida milimetricamente organizada, para ir atrás de um sonho, Allegra gosta da rotina e não se vê com clareza, mas na sua jornada tudo vai se encaixar.
Uma personagem real, imperfeita e que depois de ouvir um desaforo de um desconhecido, ela começa sua trajetória de auto conhecimento.
Uma leitura inspiradora.
Chorei nos capítulos finais.
Quem te inspira na sua vida? Como reconhecer os bons amigos? Como saber o quanto somos afetados pelas pessoas a nossa volta?
Perguntas pertinentes que serão respondidas neste lindo romance.
Leia e se emocione.
Favoritei.

Alessandra @talvez1livro 05/09/2022

Allegra Bird largou tudo que conhecia há 5 meses e foi morar em Dublin para recomeçar, seu sonho sempre foi ser da polícia, porém isso não saiu bem como o planejado, então Allegra trabalha como guarda de transito.

Desde os 5 anos morou em um Internato e lá foi apelidada de Sardas, uma característica física que ela herdou de seu pai, um cara incrível e excêntrico que a criou sozinho desde sempre.

Em um dia, um homem que estava recebendo uma multa, exaltado, xingou Allegra e disse que ela era a média das 5 pessoas que convive. Essa frase ficou marcada para Allegra, que começou a repensar quem ela é e quem são as pessoas ao seu redor.

No começo eu demorei pra pegar o ritmo da leitura (não sei se fui eu ou o livro), mas depois que empolguei, não consegui mais largar! Que história incrível, realmente nos faz refletir sobre a vida e tem um final de aquecer o coração!

Letícia Santos 10/10/2022

Número um!
Sardas conta a história de Allegra Birds, ou mesmo sardas, para alguns. Ela que deixa a sua cidade no interior da Irlanda para viver em Dublin porque tem uma missão de vida, mas ao chegar lá é surpreendida por uma frase que mexe com a sua vida e a faz ir em busca de algo além da sua missão.
"Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive" é essa a frase que faz Sardas, repensar toda a sua vida, o seu ciclo, ela só tem uma certeza, que é o seu pai, mas a todo momento passa a se questionar cadê as outras quatro pessoas? Quem são? O que ela quer deles? São essas as perguntas que ela se faz a todo instante e a fazem partir em uma outra missão.
Esse é mais um livro da Cecelia que eu termino querendo ser amiga dos personagens! Sardas é brutalmente sincera, às vezes até grossa, mas tudo isso porque ela tem uma percepção bem direta do mundo seja por ter tido uma criação diferente, seja por sempre ter sabido quem era o seu número 1. Amei os outros personagens, odeie alguns com muita força, confesso que não esperava algumas coisas e quando elas aconteceram eu fiquei arrasada! Mas ainda assim é uma leitura que me fez pensar muito nessa frase, mas também quem eu sou para as outras pessoas?
É um livro sobre amor, perdão, aceitação, reconhecimento e pertencimento. Recomendo demais a leitura!

Ana Claudia 06/11/2022

Allegra Bird foi criada por seu pai desde o nascimento quando sua mãe a abandonou ao nascer. Ela tem sardas no rosto e braços e, na época de escola, recebeu o apelido de Sardas. Ela não gostava delas pq os colegas faziam bullying com ela. Por isso, ela arranhava suas sardas unindo uma a uma formando constelações e nomeava cada uma. Alguns arranhões ela fazia com gilete o que acarretou cicatrizes em seus braços.

Allegra sempre quis entender o porquê de sua mãe a ter abandonado e não ter procurado por ela ou ido atrás de informações sobre ela. Quando saiu da escola, quis ser vigia de estacionamento Dublin.

Trabalhando há seis meses lá, ela sabe que sua mãe mora na cidade e que sua intenção é criar coragem para se aproximar dela. Criar conexão familiar. Em um dia de trabalho, ela conhece Tristan, um rapaz dono de uma Ferrari amarela que sempre deixa seu carro estacionado errado e Allegra o multa. Ao conversarem, Tristan diz que todo mundo é uma média das cinco pessoas com quem mais convive. Ela fica intrigada com essa frase e resolve ir atrás dessas cinco pessoas

A medida em que ela vai tentando eleger suas cinco pessoas, Allegra vai descobrindo e reencontrando pessoas de seu passado. E, ao mesmo, tempo se aproximando pouco a pouco de sua mãe e descobrindo quem é de verdade e como vive sua mãe hoje.