Samuel Stern Vol. 2

Samuel Stern Vol. 2 Gianmarco Fumasoli...

Resenhas - Samuel Stern Vol. 2

Claudinei 16/10/2021

Os "Fumetti" Italianos são o que há de melhor nos quadrinhos
Samuel Stern volume 2 - O mausoléu negro - Editora Graphite 2021.
Já havia gostado muito do que li no primeiro volume de Samuel Stern, realmente os Fumetti Italianos estão em um nível acima dos tradicionais comics americanos na minha opinião. Nessa edição, que conta com uma belíssima introdução sobre o que é o Mausoléu negro, sobre sua história e de como atrai turistas até hoje em Edimburgo, já ambienta o leitor com certa expectativa sobre o que vai encontrar nas páginas a seguir. A guerra sem dúvida alguma é o que há de pior na natureza humana, responsável por gerar muitos "demônios" nas pessoas , ou como o protagonista descreve, sombras, que trazem a tona o que há de pior no intrínseco de cada um.
Após um "Ghost Tour" no cemitério onde se encontra o mausoléu , algumas pessoas acreditam que libertaram o fantasma de um homem terrível, algoz de muitas vítimas em uma guerra religiosa de séculos atrás , e que esse espírito está se apossando das pessoas comuns, gerando uma atmosfera de ódio que pode trazer o caos a cidade de Edimburgo, claro que o Padre Duncan pede ajuda a seu amigo Samuel Stern para investigar e exorcizar esse suposto demônio , e ao adentrar na obscura aventura, Stern vai perceber que precisa lidar com os fantasmas dessa guerra mais antiga como também com uma mais recente que aconteceu na antiga Iugoslavia, poderá ele lidar com os sentimentos mais negativos dos homens como ódio e rancor? Mais uma incrível história trazida até nos nessa belíssima edição da Graphite. Vale muito a pena conferir se você é fã de aventuras sobrenaturais.
Ao final da edição temos ainda uma entrevista com Massimiliano Filadoro, criador do personagem nos contando mais sobre sua trajetória nesse mercado de quadrinhos e suas referências para criação de Samuel Stern.