Queenie

Queenie Candice Carty-Williams

Resenhas - Queenie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

AAnacruz 14/03/2024

Três estrelas, mas com ressalvas...
Como Jack vamos por partes:
1. Em nenhum momento passo pano pras atitudes da Queenie, ela cometeu erros e tomou decisões equivocadas e quando namorava não foi uma boa parceira sendo fechada demais e afastando seu namorado.
2. Definitivamente não é um livro engraçado. A autora quer passar uma imagem que as "trapalhadas" da Queenie são cômicas, mas tudo que acontece com ela é muito triste na vdd. E a própria personagem não é nem um pouco engraçada. Ela é uma mulher que já passou e está passando por muita coisa, tem sérios problemas emocionais (que graças a Deus começam a ser tratados) e que não lida bem com nada em sua vida principalmente com o fim do seu relacionamento.
3. Talvez o principal problema seja que a autora não desenvolve bem nada ali. Ela vai jogando várias situações que ou não são bem desenvolvidas ou fica pela metade.
A questão do aborto, ela querer passar a imagem que a Queenie é uma mulher engajada e jogava do nada tantas pessoas foram mortas nos EUA e depois esquecia o assunto e voltada a Queenie atrás de um cara qualquer ou pensando no namorado, o relacionamento dela com a mãe, o assédio sexual no trabalho, toda terapia e por aí vai.

No fim não é um livro divertido e nem bem escrito kkkk, mas de alguma forma ele conseguiu me prender e se ignorar todos os defeitos consigo gostar da história.

Luciana 11/03/2024

Um livro que traz vários assuntos importantes e pertinentes, o problema é que foram mal desenvolvidos, ficando algo meio raso, e deixando o livro apenas razoável.

Aline221 10/03/2024

Era o new adult que eu tava precisando! Pensei que fosse me identificar bastante com Queenie por também ser jornalista e estar nos meus 25 anos, mas acabei discordando bastante da personagem ao longo do livro todo rs
Pra quem já assistiu a série Insecure, o livro me lembrou bastante (inclusive faz referência à série). E descobri q vai virar série tb esse ano!

Ana Caroline 09/03/2024

Esse livro me deu ranço. A queenie não é engraçada, nem carismática. Ela é uma pessoa bem reativa e que fica caçando problemas. Totalmente irresponsável e carente. Não gostei da personagem. Mais para o final ela resolve enfrentar seus problemas mas aí já era tarde demais, o ranço já tinha se instalado. A história é rasa e não traz nada de significativo.
AAnacruz 10/03/2024minha estante
Kkkkkkkkk

Dani Teodoro 27/01/2024

Amei
Esse livro aborda a questão da saúde mental, a hipersexualização da mulher negra, racismo e xenofobia. Ao longo da história, perpassamos pelas microagressões, e pelas agressões mais flagrantes, sofridas pela Queenie. A partir disso, é possível compreender por que ela desenvolve esse nível dependência em relação ao ex-namorado e se sujeita a relações casuais tóxicas.

amandocas 17/01/2024

Mix de sentimentos
Eu simplesmente amei o livro. Durante a leitura, eu tinha um mix de sentimentos em relação a Queenie e seus relacionamentos (seja ele familiar, amizade ou amoroso). Esse livro mostra a realidade de muitas mulheres negras na sociedade. Achei emocionante acompanhar as fases da Queenie e tudo o que ela enfrentou para buscar sua melhor versão. Amei o fato de o livro ter uma linguagem tão cotidiana e familiar a ponto de você se sentir próximo dos personagens. A cada capítulo que eu lia, queria dar um conselho de amiga para Queenie kkkk? Recomendo!

Tati.Tatiana 27/11/2023

A vida não é uma novela
Acabei agora esse livro e ainda estou processando a leitura.
Queenie e uma jovem, jornalista, 25 anos e de descendência jamaicana.
Através das páginas desse livro vamos acompanhar a difícil vida de uma mulher negra, q vive em Londre.
Ela está "dando um tempo" no namoro de 3 anos q tem com o Tom.
No início a autora alterna entre presente e passado (sem nos avisar!) E vamos percebendo o quanto o Tom não era assim, um bom namorado.
Queenie tem problemas de baixa auto estima e isso se reflete nas escolhas q ela faz.

Livro tem final feliz ? Depende
Ela evoluiu, ela se aceitou e mudou. Mas precisa de um homem pra ser feliz? Não
Esse livro é muito mais sobre a evolução pessoal, sobre encarrar seus demônios e mudar.

anne (: 05/11/2023

Pra mim, a experiência de conhecer Queenie foi bem? agridoce?! Eu ainda não sei dizer tão bem, talvez aflitiva? passei grande parte do livro extremamente tensa pelas situações que a própria vivenciava, sofri muito junto, pensando no quanto ela podia viver melhor, me identificando com a parte de se colocar em situações de autossabotagem, querendo dar um peteleco nela pra ver se ela percebia o quanto ela mesma estava se arrastando pra baixo. Por outro lado, é bom ler um livro em que há tridimensionalidade, e não uma mulher negra absolutamente infalível, em que existe um processo mesmo a enfrentar e as coisas não ficam magicamente bem do dia pra noite. Fiquei querendo ler um epílogo ou algo do gênero, pra ver o depois mesmo, mas sei que isso é o hábito de sempre ler e assistir histórias com ?felizes para sempre?, que nos sabemos que não existe. A verdade é que criar uma vida conscientemente boa, com momentos felizes, dá uma trabalheira danada, e nessa busca eu e Queenie seguimos de bracinhos dados.

?Acho que todos nós precisamos afastar essa ideia de que a normalidade é algo que devemos buscar. Eu mesma não consigo apontar ou descrever o que é ser normal ? Janet explicou. ? Acho que é muita pressão para colocar sobre si mesma.?

(essa também foi pra mim Queenie?)

Romeu Felix 19/10/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Queenie", escrito por Candice Carty-Williams e publicado em 2021, é um romance contemporâneo que mergulha profundamente na vida de sua protagonista homônima, Queenie, enquanto ela enfrenta os desafios da vida em Londres, suas experiências como mulher negra, seus relacionamentos e sua busca por identidade.

A trama acompanha Queenie, uma jovem caribenha que trabalha em um jornal local e que está passando por um momento turbulento em sua vida. Após o término de um relacionamento, ela se vê navegando em um mar de inseguranças, problemas de saúde mental e situações de discriminação racial. Ela busca validação e pertencimento em diversos relacionamentos, incluindo com amigos, familiares e parceiros românticos, mas suas decisões frequentemente a levam a lugares de desconforto e autodescoberta.

O livro é uma exploração sensível e autêntica das questões raciais, sociais e de saúde mental que muitas mulheres enfrentam. Queenie é uma personagem complexa que desafia estereótipos e preconceitos, e a autora oferece uma narrativa envolvente e, por vezes, humorística, que permite ao leitor se identificar e se conectar com as experiências da protagonista.

A escrita de Candice Carty-Williams é ágil e contemporânea, tornando a leitura de "Queenie" acessível e envolvente. O livro aborda temas pertinentes à sociedade atual, como discriminação racial, empoderamento feminino, saúde mental e relacionamentos, em uma narrativa que equilibra momentos emotivos e de autorreflexão com passagens de leveza e humor.

"Queenie" é uma obra que oferece uma voz forte e necessária no mundo da literatura contemporânea, ao destacar as complexidades da vida de uma mulher negra em uma cidade multicultural. Com suas 352 páginas, o livro convida os leitores a refletirem sobre questões de identidade, pertencimento e autorrespeito, enquanto acompanham a jornada de uma personagem carismática e repleta de humanidade. Uma leitura cativante que proporciona um vislumbre valioso e autêntico das lutas e triunfos de Queenie em sua busca por autoaceitação e realização pessoal.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

site: https://www.instagram.com/reflexoes.paginasadentro/
JurúMontalvao 24/10/2023minha estante
??
Vou add à minha lista

Bruna3303 12/10/2023

Um abraço de livro
Eu não esperava que essa leitura fosse me cativar tanto, mas Queenie com sua história um tanto confusa e instável, me fez rir e sentir outras várias emoções. O pontapé de tudo foi o término com o namorado, que descarrilhou vários acontecimentos.

Como mulher preta, me identifiquei em várias partes e me conectei de forma genuína com a protagonista. Recomendo muito a leitura para as pessoas pretas (e também para as que não são).

A leitura é fácil, um livro bem escrito e estruturado.
Lima O Limão 12/10/2023minha estante
Um dos pontos bons desse livro é nao romantizar. Deixar acontecer naturalmente, sem querer da um final feliz, por que nem sempre tem, é acabar de ler e saber que o personagem vai começar a construir sua "história" e seus finais felizes.

Fabiana551 03/10/2023

Gostei bastante, a leitura dele é muito fácil, aborda questões interessantes sobre inseguranças, ansiedade e racismo.
A protagonista é divertida de acompanhar embora esteja passando por fases difíceis ela leva a vida de uma maneira leve.
Eu ri e chorei com esse livro.

Brenebrary 06/09/2023

Já se sentiu perdida e sem rumo?
M Queenie, acompanhamos uma mulher que passa por todas as dificuldades do início da vida adulta, lidando com um término de relacionamento e tentando se encaixar profissionalmente em um ambiente em que é minoria. Não é uma escrita leve sobre o conquistar seu lugar no mundo, é sobre lutar por si mesma e suas vontades. Além de abordar temas importantíssimos como saúde mental, movimento BLM, relacionamento tóxico, mas também a solidão da mulher negra e como estas são vistas por homens, principalmente, homens brancos.

🚨 Por isso, coloco aqui um aviso de gatilho (depressão, racismo e violência sexual) 🚨

Queenie é um livro que pesquisei por meses e está na minha lista de leituras há bastante tempo, e durante essas pesquisas várias críticas negativas quanto ao rumo da narrativa e comentários do tipo "Queenie é chata", enquanto lia compreendi os porquês desses comentários. Muitos leitores não estão acostumados com personagens que não são perfeitos e irrealistas, Queenie é indecisa e toma as piores decisões, assim como muitos de nós, o que nos deixa desconfortáveis.

O modo como a autora tratou a depressão e a busca por ajuda, foi uma das coisas que mais me marcou na leitura. É leitura muito intensa, quase sem pausas, apesar dos capítulos serem mais longos, a escrita é fluída. Ainda assim, você vai precisar fazer algumas pausas ou intercalar com uma leitura mais leve.

O grupo de amigas de Queenie é diverso e tem alguns momentos divertidos e com encontros de pessoas completamente diferentes, mas que funcionam muito bem.

site: https://www.instagram.com/p/CwyMIOTvoOE/

Carol 28/08/2023

Muito bom!
A história me surpreendeu bastante por não ser nada do que eu esperava pela sinopse.

A personagem da Queenie é bem tridimensional e me fez questionar muito todas suas atitudes, mas enquanto uma mulher negra eu entendia e sentia muita empatia pela dor dela.

Apesar de um ponto crucial da história não ser 100% esclarecida e resolvida no final, a relação entre homens brancos e mulheres negras, acredito que trás reflexões suficientes pro leitor refletir sobre esse problema da nossa sociedade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5