Dentes Brancos

Dentes Brancos Zadie Smith

Resenhas - Dentes Brancos

Lucy 10/10/2022

Começo minha análise pensando que livros com mais de 500 págs precisam ter realmente o que dizer, caso contrário é perda de tempo.
Este livro pra mim foi uma senoide, teve bons e maus momentos. Digno de 3.5.
De todo modo ainda estou refletindo sobre ele.

arthur_arrais 28/10/2022

Multiculturalismo londrino abordado com muito bom humor
Livro muito bom! Zadie Smith, com apenas 24 anos, foi capaz de escrever uma crônica que atravessa gerações de duas famílias cativantes, com todos os seus dilemas e anseios, com uma escrita muito peculiar e com doses excelentes de ironia. Nos vemos refletindo sobre todas as questões que permeiam os Jones (Archibald, Clara e Irie), os Iqbal (Samad, Alsana e os gêmeos Magid e Millat) e, complementarmente, os Chalfen (Joyce, Marcus, Joshua e os demais irmãos) e suas existências ao longo das décadas do século XX. Imigração, radicalismo religioso, imputação das expectativas dos pais em seus filhos, a descoberta da própria identidade na adolescência e os conflitos decorrentes de uma Londres multicultural são alguns dos pontos trazidos por Zadie. Sem sombra de dúvidas, um livro que merece ser lido (embora, talvez, pudesse ser pouco menor ???).

Andrelisa 29/10/2022

Uma história instigante. Acompanhamos ao longo dos anos e de gerações a amizade de dois veteranos. O que move cada um, seus desejos. A formação de suas famílias. O crescimento dos filhos. Há tantos conflitos, diferenças de crenças, de gerações. Com certeza vale a pena conhecer a família Jones e Iqbal. Sem falar de toda ironia que a autora traz de maneira sutil no seu texto. Brilhante

J^! 25/01/2023

A última cena
Curioso o percurso de quase 600 páginas pra só então assistirmos a última cena. As vezes cansativo e tortuoso. São muitas histórias e elas ora se encontram na nossa frente, ora se encontram em esquinas que não vimos.

Sandro 05/05/2023

Sofrível
Foi um dos livros mais difíceis que eu li. Li para desenhado de consciência, mas não gostei. Não gostei do início, não gostei do meio. O fim melhorou, más não me fisgou. Lamento por isso. Amei os demais livros da coleção Vozes Negras, da TAG, mas este não.

Jose 22/10/2023

Dentes Brancos!?
Um livro com uma boa história, rica em detalhes.

Ele conta a história de dois homens que se conhecem durante a segunda guerra mundial, um inglês branco e um negro mulçumano, e se tornam grandes amigos. Depois da guerra eles resolvem morar na Inglaterra, próximos um do outro, e a partir daí o livro vai desenvolvendo a história da vida desses homens, como também de suas respectivas famílias, e como o passar do tempo, as pessoas e a época influência a vida das pessoas!

Apesar da minha nota de 3.5, o livro é muito bom, um pouquinho arrastado, devido aos detalhes, mas ainda sim incrível!

Livia M. 12/11/2023

A luta continua
Denso, tenso e intenso
Um olho na escrita, outro no Google
Imprescindível para acompanhar esse calhamaço de referências
Perceber o passado para melhor entender o presente e repensar o futuro

#vozesnegras
6/7

Andrea Janaina 25/01/2024

Bem detalhado
Se não gosta de autores que detalham demais, este livro talvez não seja pra vc.

A autora detalha cada personagem, local e situação, algumas nem tem muito envolvimento com o enredo, mas é o estilo.

O que achei interessante que ela é bem crítica em relação a fanatismo religioso. E divide os personagens em ?aqueles que só vivem de passado? e ?aqueles que nem sabem que o fazer no presente?. O futuro só para classe média inglesa.

Mas acima de tudo é a história de dois amigos que serviram na guerra e todo o enredo é sobre isso.