O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas - O Avesso da Pele

Amanda 05/02/2022

O livro que te vira do avesso
Esse livro faz jus a todas as avaliações positivas que tem recebido. Numa escrita pungente, realista e sem papas na língua, "O avesso da pele" fala sobre racismo de uma maneira tão certeira que é impossível não movimentar suas estruturas.
Perfeito!

Abordagem desastrosa uma ova
RA CIS MO!
Repitam comigo:
RA CIS MO!
O Brasil é um país racista
Se aqui na Bahia, o Estado mais negro do país existe racismo, avalie no sul.

#vozesnegras
7/7

Matheus 16/01/2022

O MELHOR LIVRO QUE EU JA LI
Escrevo essa resenha aos prantos, sem saber escolher quais palavras usar para descrever todos os sentimento encontrados nesse livro.

A única coisa que posso dizer é que mesmo lendo em Janeiro. Esse já é o melhor livro de 2022 para mim.

Todas as pessoas devem ler, principalmente as pessoas racionalizadas.

Aylane Nunes 10/03/2024

Um livro necessário
A narrativa do autor se aplica à realidade que algumas pessoas passam por conta da pele.
É triste ver o quanto isso permanece enraizado desde os tempos da escravidão e em pleno século 21, o racismo continuar em evidência na sociedade.
Entendo a extrema importância desta obra ser disponibilizada nas escolas porque os jovens precisam se deparar com a gravidade da prática do racismo.
A empatia muda a atitude das pessoas.
Uma obra que deveria ser cada vez mais valorizada.
É nacional, contemporâneo e que levanta discussões sobre o racismo no seio da família e fora dela.

Grecia.Regis 21/04/2022

Impactante
Que leitura boa! A história é triste, eu mulher preta precisei parar várias vezes pois me dava uma angústia sem fim. E é aí que está a beleza! Jeferson Tenório fez um trabalho impecável capaz de nos transportar para a narrativa do Pedro em busca de memórias do seu pai. Super recomendo!

Andrelisa 20/12/2022

Um texto difícil de digerir. Pois trás uma realidade cruel e verdadeira. Um relato, que apesar de fictício, é muito próximo da realidade de negros no Brasil. Uma leitura necessária

Bia 09/01/2022

Revirado do avesso
Um protagonista que tenta dar sentido à existência continuamente abatida por uma macroestrutura racista e precária, que se infiltra nos afetos e impregna feridas novas, feridas ancestrais, feridas fundas. Um lampejo, um desabafo, verdades sufocadas ou mal compreendidas emergindo; tudo amarrado por uma escrita visceral. Sem exageros: uma obra-prima.

Cina 31/03/2023

"Eu queria ter morado num pensamento teu. Como uma forma de amor. Um amor entre pais e filhos. Um amor intelectual, silencioso e delicado. Mas eu tenho a morte de um pai ainda muito próxima. Acho que inventei uma memória sobre você sem a distância e a maturidade necessária. Sei disso, mas a minha ingenuidade é tudo que eu tenho. Está história é ainda a história de uma ferida aberta. É uma história para me curar da falta daquilo que você é, repentinamente, deixou de ser."

arthur_arrais 26/11/2022

Um ode de um filho a um pai vítima da violência policial
Um livro de leitura extremamente fluida. Entretanto, isso não quer dizer que ele seja fácil de digerir; pelo contrário. Nele, acompanhamos a reconstrução da história de um pai inspirador pelo seu filho, Pedro, em uma tentativa de registro da memória, de resgate dos afetos e de superação da perda. Com vários atravessamentos (perda, luto, racismo, violência, precariedade), Jeferson Tenório nos faz refletir ao provocar a discussão: o que há no avesso da pele? Nele lugar tão caro, onde se depositam os afetos? Com certeza todas essas ponderações permanecerão no meu imaginário, assim como as aulas de Henrique sobre Dostoiévski permaneceram no de seus alunos.

Jess 03/09/2022

Fenomenal!
Realmente, merece todos os prêmios! Uma obra prima nacional. Assuntos latentes e revoltantes trazidos de forma direta e irretocável - a realidade da nossa sociedade racista, elitista ? escancarada!

?Quando você morre, quando o seu coração para, não importa o que você fez com sua vida, não importa quantos planos você deixou para trás, quantas pessoas magoou, quantos te magoaram, quantas vezes você perdeu ou ganhou. Importa apenas o que você estava fazendo no momento da sua morte?.

Super recomendo!
??????????

Iza Santos 09/01/2022

Que livro!! Que história que infelizmente retrata muito nossa realidade.
Ser negro nesse país é osso.
Temos que manter a esperança de uma nova realidade em que o racismo não perdure.

Délio Borges 22/01/2022

Tapa na cara!
Esse livro sem dúvidas é uma das minhas melhores leituras da vida! Um tapa na cara da sociedade em que vivemos e acredita que não existe racismo! Uma história comovente e atual sobre a realidade nua e crua! Uma escrita impecável!

Bê. 05/07/2022

A revolução começa pelas dores e os afetos.
Quem vê as poucas páginas desse livro não imagina a potência que ele contém.
Aqui, Jeferson Tenório nos conta uma história sobre racismo, dor, desenvolvimento e luto que todos nós já ouvimos se repetir com tantas vidas negras.
A partir da morte do pai, o narrador percorre uma trajetória de resgate de memória, identidade racial e afetos, a princípio como uma forma de lidar com o luto, mas acaba percebendo o peso que sua pele carrega e encontrando o combustível para se tornar parte ativa na resistência/revolução de cada dia - afinal, Ogum é o orixá da batalha.
Extremamente comovente, é impossível não sair tocado, transformado pela potência dessa história.
Uma das melhores obras da literatura brasileira contemporânea.

Annie Bitencourt 16/03/2024

Deixa um buraco
Eu sou a pessoa que não é muito de chorar com leitura (só as que envolvem bichinhos) e o Avesso da Pele me abriu um buraco no peito. Tiveram algumas partes que me incomodaram (mas pura frescura minha e me incomoda desde adolescente) não vou esconder isso, só que o livro é tão direto, ele arde tanto na gente, cutuca tanto que outras bobagens (como palavras de baixo calão e cenas de sexo) ficam em décimo plano.
Também confesso que me perdia muitas vezes na leitura, não sabia de quem se tratava alguns parágrafos e precisava reler algumas vezes até entender o que estava acontecendo.
Minha ferida aberta após esse livro não envolve racismo, mas sim conflitos familiares e cada capítulo dos sentimentos e tensões de Martha e Henrique doíam muito em mim.
O livro tem tantas camadas, e possibilidades de conversa e encaixes que não cabem aqui numa simples resenha de rede social.
APENAS LEIAM ESSE LIVRO!

Greyce.Meyer 31/05/2023

Uma leitura necessária!
Eu não tenho nem palavras pra descrever os lugares em que a escrita do Jeferson Tenório me tocou com esse livro, é de uma genialidade e sensibilidade surreal, ao mesmo tempo que é simples e sem rodeios.
Em O avesso da pele a gente acompanha a história de um rapaz negro que perdeu seu pai assassinado em uma abordagem policial, mas a história de vida contada não é somente a deles, ele mergulha ainda mais a fundo, gerações de pessoas pretas que, cada uma do seu jeito e na sua época e realidade, vivenciam a exata mesma coisa: a experiência de viver em um mundo que é muito, mas muito racista!

Se você é uma pessoa preta, você precisa ler esse livro. Se você é uma pessoa branca, eu imploro, LEIA ESSE LIVRO!
bellaswifee 29/06/2023minha estante
Esse livro é sensacional ??