Vampiro: A Máscara

Vampiro: A Máscara Justin Achilli...

Resenhas - Vampiro A Máscara

Julião 10/02/2024

Revivendo minha paixão por 'Vampiro: A Máscara'
Revivendo minha paixão por Vampiro: A Máscara com a quinta edição foi uma jornada nostálgica e surpreendente. Minha aventura com este icônico RPG começou na segunda edição e logo após fui para a terceira. Por um tempo, pensei que tinha deixado esse mundo sombrio para trás, mas este ano, decidi mergulhar no V5, e foi como redescobrir um antigo amor sob uma nova luz.

A quinta edição é uma obra-prima de reinvenção e refinamento. O sistema foi simplificado, tornando-o mais acessível, sem perder a essência e a complexidade que definem 'Vampiro: A Máscara'. A realidade e a profundidade que esta nova edição traz para a mesa são impressionantes. Devorei o livro de capa a capa de uma só vez, adquiri os suplementos e já estou tecendo tramas com amigos, ansioso para mergulhar nesse mundo uma vez mais.

O V5 não apenas corrigiu falhas das edições anteriores, mas também se estabeleceu como uma versão distinta, provocando uma divisão clara com seu passado e pavimentando o caminho para uma nova era de histórias de vampiros. É tão envolvente e renovado que me vejo relutante em voltar para as versões anteriores.

Em resumo, a quinta edição de Vampiro: A Máscara é uma revelação e uma evolução do gênero RPG. Se você, como eu, tem um lugar especial no coração para este mundo, a quinta edição vai reacender sua paixão de formas que você não pode imaginar. ??

PedroTOS Ribeiro 03/02/2024

Não é uma continuação
Mas pode ser! V5 evolui as regras do mundos das trevas a outro nível! Deixou tudo mais simples mesmo se usando com dinâmicas mais complexas com dados diferentes. Já na questão narrativa dos clãs e seitas, a ideia de continuação é perene no entanto a inspiração na terceira, segunda e primeira edição. V5 consegue reescrever todos os elementos dos anteriores e atualiza-los na possibilidade de narrativas tenebrosas e maravilhosas! Uma continuação que faz jus à tudo que foi feito em vampiro a máscara.

Fran289 21/11/2023

Um universo novo pra mim - e incrível!
Eu cresci ouvindo falar de Vampiro: A Máscara e usava muito o livro para criar personagens de roleplay online, mas nessa mesma época eu nem sabia o que era RPG de mesa, o que é até uma ironia.
Em 2012 comecei a jogar com os amigos, e sigo até o momento, mas sempre jogávamos aventuras medievais, ou ordem paranormal.
Conhecer o universo de Vampiro me deixou encantada. Com uma narrativa mais forte, mais cheia de estratégias e política, eu amei criar personagens, explorar suas vulnerabilidades e adorei que o livro seja extremamente completo.
Claro que pra ganharem mais dinheiro os caras tiraram algumas coisas essenciais pra colocar em outros livros, mas pra quem está conhecendo, esse aqui é um prato cheio.

Sr. Quadros 17/04/2023

Renovado mas com a qualidade de sempre
Título: A Quinta Edição de Vampiro: A Máscara - Uma Jornada Empolgante no Mundo das Trevas!

Vampiro: A Máscara é um clássico do mundo dos jogos de RPG e, com a quinta edição, a experiência de jogo se tornou ainda mais emocionante. Como fã de longa data da franquia, posso dizer que essa edição não decepcionou, e traz novidades incríveis que revitalizam o universo das trevas dos vampiros.

Uma das coisas que mais me impressionou na quinta edição foi a riqueza dos detalhes do mundo do jogo. Os cenários e ambientes são ricamente descritos, permitindo que os jogadores mergulhem profundamente na atmosfera gótica e sombria do Mundo das Trevas. Os detalhes sobre as diferentes facções de vampiros, suas intrigas políticas, sociedades secretas e os desafios enfrentados na sociedade humana moderna são cuidadosamente elaborados, o que adiciona uma camada profunda de imersão à narrativa.

Outro aspecto que me cativou foi a mecânica de jogo renovada. As regras foram aprimoradas para tornar o jogo mais fluido, dinâmico e intuitivo. A criação de personagens ficou mais flexível, permitindo uma maior customização dos vampiros, tornando cada personagem único e cheio de possibilidades. Além disso, o sistema de combate foi aprimorado, proporcionando uma experiência mais emocionante e estratégica durante os confrontos.

Os elementos narrativos e a construção de histórias também são pontos fortes da quinta edição. A trama principal do jogo é envolvente e intrigante, e as possibilidades de histórias secundárias são vastas, permitindo que os jogadores criem suas próprias crônicas pessoais. A inclusão de temas contemporâneos relevantes, como política, tecnologia e questões sociais, acrescenta uma camada de realismo e profundidade à narrativa, tornando-a ainda mais interessante e envolvente.

Outro destaque é a qualidade dos materiais físicos do jogo. O livro do jogador é bem organizado, com ilustrações deslumbrantes, informações detalhadas e um design elegante. É visível o cuidado e a atenção aos detalhes na produção do livro, o que torna a experiência de leitura e uso uma verdadeira obra de arte.

Por fim, a quinta edição de Vampiro: A Máscara é uma obra-prima do mundo dos RPGs. Ela honra a tradição da franquia, trazendo elementos clássicos, ao mesmo tempo em que inova e revitaliza a experiência de jogo. Com uma narrativa envolvente, mecânica de jogo aprimorada, e materiais de alta qualidade, é uma adição imperdível para qualquer fã do gênero. Prepare-se para se aventurar em um mundo sombrio e cheio de intrigas, onde a máscara esconde segredos profundos e a imortalidade tem um preço alto. Recomendo fortemente a quinta edição de Vampiro: A Máscara para todos os amantes de RPG e de histórias de vampiros!

Senna Glasc 24/03/2023

Bem vindo ao mundo das sombras
O livro trás as regras básicas para o RPG vampiro a máscara, no entanto o que chama mais a atenção é a construção de cenário realizada para o jogo. A história de uma sociedade paralela a nossa é uma premissa interessante e bem abordada no livro. Além da história as artes no livro e a diagramação são elementos impecáveis que fazendo do livro uma belíssima obra literaria

Max 14/06/2022

Muita coisa mudou mesmo. Eu gostei da mudança melhorou bem a jogatina. Juntaram o melhorar de todos os livros e suplementos

Cleber.Laia 25/05/2022

Fantástico
Falta adjetivos para falar desta obra, como sempre o trabalho visual e qualidade de conteúdo supera qualquer espectativa.
Dá vontade de montar milhares de aventuras, simplesmente incrível!

Sâmya Mesquita 09/02/2022

Muitas mudanças em relação à edição anterior
Precisarei reler mais algumas vezes antes de mestrar, mas já notei que precisarei reler umas três vezes.
O universo ficou mais atrativo e complexo, e isso exige maior entendimento da abrangência das regras - embora o sistema não se feche em si.
Estou ansiosa para narrar!

Myke 31/12/2021

Talvez o melhor RPG da atualidade.
Jogo Vampire desde da 2° Edição, aproveitei muito a 2° e 3° Edição, mas ficou no passado, porém esta 5° Edição está muito atualizada e conversa diretamente conosco, com o clima de horror se adaptando a mecânica que faz o sistema fluir de uma maneira muito mais dinâmica.

Neste livro está presente todo o Sistema de regras e conteúdos para criação de aventuras e campanhas para este RPG.

Recomendo muito.

Thales 10/11/2021

Gehena veio e se foi
Sou fã do gênero, e essa edição acredito que consertou e manteve o roleplay mais dinâmico e intuitivo.

LeoFylin 09/11/2021

Novos tempos
Esqueça muito do que você já leu na Segunda, Terceira e de 20 anos do Vampiro A Máscara. Esta Quinta Edição é um jogo praticamente novo. Mais perigoso onde os vampiros não são tão poderosos como nas edições passadas. Seja bem vindo do novo Mundo das Trevas.

site: https://www.instagram.com/leofylin/

Reinaldo.Vinicius 20/10/2021

A jogo tomou um novo rumo.
A Gehenna, o evento que marca o fim da existência dos vampiros, quase aconteceu. Os Antediluvianos, vampiro milenares que deram origem aos clãs e estavam adormecidos por séculos, despertaram. Alguns mantiveram suas crias unidas, outros, em sua sede de sangue, alimentaram-se de seus descendentes até levar o clã a sua quase extinção. E a reverberação de suas ações mudou o Mundo das Trevas para sempre. A presença desses seres poderosos não afetou somente o mundo dos vampiros, mas os humanos também sentiram o impacto. Ao contrário da Camarilla, a seita que mantém os vampiros sob a "Máscara", o Sabá, a seita que expressa o lado predador dos não vivos, foi praticamente dizimado pelos humanos através daquilo que os cainitas passaram a chamar de Segunda Inquisição, um esforço conjunto de grupos militares e civis dedicados a erradicar a praga vampírica. Meios de comunicação são vigiados, banco de dados são hackeados e perfis em redes sociais são vasculhados, fazendo com que os vampiros voltem a se comunicar como era feito décadas atrás. Isso fez com que os Antediluvianos se direcionassem rumo ao Oriente Médio, o berço da civilização, levando consigo seus ecos de rancor e melancolia. Eles sabem que um bando de leões não fazem frente a uma manada de gnus. Esses eventos fizeram a paranoia se instalar entre os cainitas. Os Antediluvianos realmente despertaram ou tudo foi consequência das ações dos vampiros durante séculos? Eles voltarão? A Camarilla conseguirá se manter no poder depois desses eventos? Com isso o Movimento Anarquista obterá mais poder? O Sabá realmente foi dizimado ou está se reagrupando e juntando forças para aproveitar o caos causado? O tabuleiro do jogo de poder vampírico foi virado do avesso e um novo status quo está se formando.

"Vampiro - A Máscara" passou por uma revisão mais do que completa. Além de evoluir sua mitologia, dando um passo importante em eventos que eram esperados por 30 anos, o sistema de regras também evoluiu. O sistema de "10 D10" continua, mas temos o acréscimo de dados de fome. Aparentemente a sede por sangue é o que domina a temática dessa versão. Os vampiros fazem o que fazem por causa do sangue. Se manter não-vivo requer sangue: fingir respirar, piscar os olhos, deixar a pele com um tom não cadavérico, beber socialmente e até acordar gera gasto de sangue e consequentemente fome. Toda vez que o vampiro acorda é necessário checar se ele está sedento ou não. No que isso implica? Sabe aquela tarefa urgente que o Príncipe da cidade lhe mandou fazer sob pena de morte? Então, ela vai demorar um pouco mais porque você despertou sedento e precisa se alimentar, caso contrário você não conseguirá se controlar e ou sucumbirá ao seu lado mais monstruoso, se tornando uma besta sedenta, ou não cumprirá sua tarefa satisfatoreamente. Na criação de personagens não temos mais os 13 clãs (ainda não). No livro base temos apenas 7 clãs: Brujah, Nosferatu, Tremere, Malkaviano, Toreador, Gangrel e Ventrue. Os demais são citados em algumas passagens e provavelmente aparecerão em suplementos, como "Anarch", "Camarilla" e prováveis romances e livros de clãs (lembrando que Tzimisce, Salubri e Ravnos já estão disponíveis no "Companion"). Entretanto, Caitiff (os vampiros sem clã) e os Sague-Ralos (vampiros fracos demais ou humanos fortes demais) estão oficializados como opção básica. Houve alterações em algumas mecânicas dos clãs. Os Nosferatu deixaram de ser seres de um horror sobrenatural para serem pessoas com deformidades perturbadoras, mas mesmo assim humanas, o que é um ponto positivo para os jogadores. Os Tremere não possuem mais a obrigação do laço de sangue com seus senhores (ótimo!), mas isso fez com que seu sangue fique muito mais fraco caso tenham que criar laços de sangue com alguém (droga!). Dentre os pontos inéditos, um dos mais interessantes são os Pilares, pessoas que possuem alguma relação com algo que o vampiro valorizava em vida. O Pilar é o elo do resquício de humanidade que o vampiro mantém com a sociedade mortal. E o bem estar do Pilar tem reflexos diretos nas convicções do vampiro. Aparentemente não houve alterações significativas, mas acréscimo que oficializam aquilo que muitos já usavam como "regras da casa".

Em relação a edição e arte, o livro está muito bonito. Sai a estética preto-e-branco com capa marmorizada que vinha desde a 1º edição e as ilustrações (gradativamente abandonadas na edição de 20 Anos, ou 4º edição) e entra um trabalho primoroso com modelos, fotografias e fotomontagens. Pessoalmente achei essa estética menos impactante e verossímil, mas é especialmente exuberante. Visualmente isso troca o contexto do horror gótico, melancólico e depressivo por uma atmosfera de horror pessoal, agressivo e, digamos, sensual. O volume de informação é praticamente o mesmo das edições anteriores, mas a diagramação espalha essa informação, deixando o livro mais corpulento. É um livro bonito, vistoso, pesado, muito bem feito e resistente o suficiente para várias idas e vindas atrás de regras, detalhes, consultas, leituras e releituras.