A Cidade de Vapor

A Cidade de Vapor Zafón

Resenhas - A Cidade de Vapor

Moon LH 19/04/2024

A Cidade de Vapor
Um livro de contos que reunem, se não me engano, 11 contos que envolvem os personagens de ?Cemitério dos Livros Esquecidos? que é uma serie com 4 livros (+ esse quinto de contos, totalizando 5 livros ao todo).

Essa série, apesar de ter só 5 livros, é muito longa, os livros são grandes, principalmente o quarto (Labirinto dos Espíritos) e a narrativa, o cenário e os personagens não me envolveram nem um pouco, por esse motivo eu tive uma longa e cansativa leitura arrastada, eu não via a hora de terminar essa série para ficar livre (não consigo abandonar leitura e já tinha comprado a coleção toda). Talvez não seja o livro que seja ruim, e só eu que tive uma experiência ruim com a leitura por ler ?forçado? e consequentemente sem prestar muita atenção. A maioria fala muito bem dele, mas comigo napolitano funcionou.

Confesso que to muito feliz de ter terminado essa série, agora posso voltar a leituras que me
Interessam mais.

Esse livro em específico é bem curtinho, mas mesmo assim eu consegui demorar muito tempo para termina-lo.

Isa 07/03/2024

"Aplauso só tem valor quando chega na hora certa"
Nessa coletânea de contos somos transportados para cenários recorrentes das histórias de Zafón e reencontramos personagens queridos, além de saber mais sobre o passado e construção do Cemitério dos Livros Esquecidos.

A escrita do Zafón é envolvente como um abraço, suas histórias tem aura sobrenatural cercada de mistérios, personagens melancólicos e que, na maioria das vezes, não tem o "final feliz".

Ler esse livro só me deu mais vontade de reler todos os outros livros do Zafón, que certamente merece todos os aplausos e reconhecimento pela sua obra.

Noemy.Nayara 19/02/2024

A escrita do autor como sempre é impecável, mas infelizmente não gosto desse tipo de contos curtos, então não foi um dos meus preferidos. Apesar de ter alguns contos ter "ganchos" na série cemitério dos livros esquecidos e esclarecer alguns acontecimentos como o surgimento da biblioteca dos livros esquecidos.
Mas achei que o livro trataria mais desses "ganchos" da série, mas abordou novos personagens que não consegui sentir conexão. É um livro interessante mas pouco chamativo.
Valeu a pena ler pela escrita do autor, ele sabe como nos envolver em uma história!

Greice 12/02/2024

último livro publicado com escritos inéditos do aclamado autor Carlos Ruiz Zafón.

Zafón tem um estilo muito poético de narrar, além de um vocabulário rico. O livro traz 11 contos que fala mais sobre os personagens e seus antepassados de ?O Cemitério dos Livros Esquecidos?, mostrando até mesmo como o famoso labirinto do Cemitério foi desenhado e como terminou sendo construído em Barcelona.

Uma coisa que muito me consola é saber que o corpo físico de Zafón não caminha mais sobre essa terra, mas, assim como seu Cemitério de livros, que guardam palavras que precisam ser lidas e conhecidas pelo mundo, seus livros aqui ficarão.
Eu serei uma eterna fã de Zafón ?
Léo Memória 12/02/2024minha estante
É bom como todos os outros?

Greice 12/02/2024minha estante
A pegada é a mesma, são contos bem curtos, então não dá de dizer que existe a mesma emoção quanto aos outros livros. Mas a essência do Zafón está lá em cada conto, o jeito misterioso e macabro de contar histórias de um jeito até poético né? eu gostei bastante

GAssika 20/01/2024

Perfeito
Foi muito emocionante poder ler o último livro desse autor tão maravilhoso, que mudou minha vida de leitora. Já no início, com a nota do editor já comecei a me emocionar, o que continuou acontecendo e ficando cada vez mais intenso a cada conto que pude ler nessa obra incrível. Nesse livro revisitei personagens muito queridos e conheci outros maravilhosos . Para mim, é difícil descrever as emoções que experiencio ao ler o que o Zafon escreve. Nesse livro especial deixo o destaque para o conto O príncipe do Parnaso, que é surpreendente, divertido e tem a cara de tudo que Zafon escreve.

ALiCIA 26/12/2023

!!!
Colecao de mini historias do zafon! Umas melhores q as outras porem todas maravilhosas!! Adoro a escrita do zaf9n

michelyvogel 23/12/2023

Apenas leiam este livro
Sensível, sinistro, envolvente . Que livro mágico! Recomendo muito. Já havia lido A Sombra do Vento, que achei legal, mas um pouco arrastado. Mas estes contos têm ritmo, textura e impacto.

Elisabete 02/12/2023

A Cidade de Vapor, reúne onze curtíssimas histórias em que personagens e situações de obras anteriores reaparecem em momentos que trazem novas revelações ou nos explicam dúvidas que ficaram no ar em outros livros.
Então, esperem esbarar com ancestrais da família Sempere, com figuras sombrias, escritores atormentados e malditos e personagens reais como o arquiteto Gaudí e o escritor Miguel de Cervantes.

? Fica a certeza de que foi também o epílogo triste de um autor que certamente ainda nos tinha muito a encantar.
Ele faleceu no ano de 2020, em decorrência de um câncer.
Gleidson 02/12/2023minha estante
Excelente, Elisabete! ??

Elisabete 03/12/2023minha estante
Obrigada, Gleidson! ?

Luciana 20/11/2023

Uma boa leitura!
Sempre bom retornar para a obra de Zafon!
O livro traz pequenas histórias, e algumas delas, narra a criação do Cemitério dos Livros Esquecidos, o que é muito gostoso de se ler e recordar!
Uma boa leitura!

Helison.Fortunato 16/11/2023

Fazer o básico
Um autor muito aclamado, é bem-quisto por mim, entretanto acredito que nessa obra eu tenha ido com muita expectativa, e tive pouco retorno, achei um pouco cansativo, não sou um grande fã de contos.

Belbgs 06/11/2023

Foi a primeira obra de Zafón que li e nunca tinha lido um livro de contos, então, foi bem diferente para mim. É um gênero que não me agrada muito, sem contar que existem referências e personagens de outros livros, então, o ideal é ler os outros antes desse. Apesar disso, teve alguns contos que gostei, e a escrita do autor me fez ter curiosidade em ler outros livros do mesmo.

Joao Felipe 21/10/2023

Nono Livro
Uma despedida de amigo com um grande abraço, bem forte e caloroso, de um dos grandes escritores do nosso tempo e que privilegio é poder ler Carlos Ruiz Záfon, foi uma jornada incrível e repleta de bons sentimentos e muitas palavras que só um mestre poderia nós dizer.
Aqui é um fim e nele se tem muitas referências de toda a obra de Záfon, eu não indicaria pra um novo leitor, mesmo sendo um livro de contos, as lembranças dos outros livros estão vivas aqui.
Pra um novo leitor indicaria seu livro Marina, que alias é especial e um dos meus preferidos dele.

Andailson Lima 05/10/2023

Ledo Engano
A princípio, a ideia era ler A Cidade de Vapor, e não a coletânia de contos. Contudo, mesmo com o engano continuei com a leitura.

Foi o primeiro livro de contos que li. Foi uma dinâmica um pouco diferente da dos romances que leio. Porém, fácil de se adaptar.

Os contos foram bem variados, desde uns supercurtos a outros nem tanto. O meu conto preferido foi Uma Senhorita de Barcelona, teve a estória que mais me prendeu e me empolgou.

Enfim, foi uma leitura bem tranquila e fácil de se fazer. E por ser um livro de contos, a leitura é simples e rápida. Gostei.
Ray 05/10/2023minha estante
???

thiagobailao 27/08/2023

Um carinho no ??
? um homem é capaz de perdoar tudo menos que lhe digam a verdade?. Um livro de contos perfeitos para aquecer o coração dos leitores órfãos de Zafon. Um presente pós partida do nosso amado escritor.

Zeli Giovana 31/07/2023

Livro póstumo desse autor maravilhoso, é a reunião de vários contos, todos com o toque magistral do mestre. Vários desses contos tem relação com o universo do Cemitério dos Livros Esquecidos. Uma leitura prazerosa, que te transporta para esse maravilhoso mundo criado por Zafon!