Intensa Tahereh Mafi

Resenhas - Intensa

tábata 25/01/2022

Para derreter os corações de pedra
Atenção! Não leia esse livro se estiver na fossa, porque se não estiver, vai ficar!
Fazia muito tempo que um livro não me fazia chorar, meu coraçãozinho de pedra é difícil. Mas Tahereh Mafi conseguiu. Que história linda sobre luto e crescer e se reencontrar. E sobre a comunidade muçulmana nos EUA. Foi uma leitura super rápida e a escrita da Mafi é maravilhosa. Valeu as lágrimas!

Lauraa Machado 29/12/2021

Maravilhoso e doloroso demais!
Esse foi um dos melhores livros que eu li esse ano, mas acho que não é para todo mundo. Ele definitivamente não é para quem está buscando um livro no mesmo estilo que A Very Large Expanse of Sea (O Oceano Entre Nós) e nem para quem precise ler algo leve e alegre. É um livro pesado em luto e dor do começo ao fim, tão intenso e sensível, que é difícil às vezes pensar claramente.

Sim, a protagonista é uma adolescente muçulmana nos Estados Unidos em 2003, então é fácil pensar que é parecido com o outro livro da autora, mas eles são tão diferentes! Shadi é bem nova, mas ela vem guardando tanta dor por meses, dor dela e de sua família, tanta culpa, ódio e luto, que dá para ver desde o começo que ela quase não aguenta mais. Eu amei demais ver como ela chega ao seu limite, as coisas que contribuem para isso e como ela lida com seus pais e sua irmã, principalmente seu pai.

Entendo quem achou o final cortado, mas para mim fez sentido. Esse livro é mais sobre a dor dela do que sobre sua vida e acontecimentos paralelos. Tenho medo de dar spoilers se for tentar explicar demais, mas é quando seu luto começa a aliviar que a história acaba e, para mim, isso fez sentido demais! Acho até que, se a história tivesse se estendido mais, teria parecido enrolação ou informação demais, porque não importa o que acontece depois de como acabou, só importa que eles chegaram naquele ponto, que ela já não está carregando tudo isso sozinha e que há esperança de dias melhores.

Honestamente, esse livro é excelente, mas ele é bem único mesmo, bem sensível, então ou você consegue se colocar no lugar dela e aceitar o livro como ele é, ou espera que ele se encaixe em moldes de outros e vai acabar um pouco frustrado.

Recomendo sim, mas somente se alguém quiser ler um livro sobre dor e esperança muito bem escrito e tocante!

Elydu 06/07/2022

Leitura intimista
Tahereh Mafi possui o dom de perfurar toda a intimidade dos seus personagens, expondo cada canto de sua mente sem o menor pudor, com a Shadi não foi diferente.
Eu já tive contato com algumas obras da autora, então não tive muita dificilcudade para me acostumar com a leitura.
Porém, mesmo com a protagonista bem construída, o livro pode se tornar entediante para alguns por se tratar, no geral, de uma exposição de sentimentos com pouquíssimos momentos de ações externas ou diálogos (tanto é que esse se torna um dos motivos para diversos conflitos mal resolvidos).
Para quem gosta de refletir e realmente se conectar com os personagens, além de algumas migalhas de romance, é o livro ideal.
Mas quem curte mais diálogos e momentos de interação vai achar bem enrolado.
Aliás, devo destacar que a história alterna entre o passado e o presente, deixando o leitor voando no início, mas, diferente do que eu achei que seria, na medida em que eu li os capítulos essa sensação não foi embora, tanto é que assim que terminei ainda tinha um monte de lacunas na minha cabeça.
Enfim, o livro tinha potencial para ser um dos meus favoritos, mas faltou um desenvolvimento melhor do enredo.

helenaslodk 14/12/2021

"Shadi significa alegria, e eu só sabia chorar".
Quem conhece a Tahereh Mafi sabe como a escrita dela é fluida e que ela sabe como nos emocionar, ainda mais com um assunto que ela possuiu propriedade.

O livro não é um romance romântico, mas sim sobre uma família despedaçada e como a cultura deles está ligada a isso. É sobre uma menina que quer ajudar os outros, mas não consegue ajudar a si mesma. Ela possuiu uma dualidade entre o bom e o ruim, principalmente envolvendo o pai.

Tem algumas questões bem complexas aqui, mas que infelizmente não são tão bem aprofundadas como eu queria. Da mesma forma, eu dou 5 estrelas. A Tahereh ainda não entendeu que a gente gosta de um final fechada, e não um aberto. Mas eu acho que é isso, na vida nem tudo vai ter um final feliz um algo conclusivo.

Fiquei bastante agoniada com algumas passagens e chorei em alguns momentos.

Minha Velha Estante 03/12/2022

Você está preparada para uma avalache de sentimentos dos mais variados possíveis? Então vem comigo, saber mais sobre Intensa.

Shadi é uma adolescente mulçumana que mora nos Estados Unidos em uma época que pode ser considerada como uma das mais conturbadas para o seu povo. Estamos em 2003, a menos de 2 anos dos atentados do 11 de setembro e os EUA acabaram de declarar guerra ao Iraque. Um misto de xenofobia e medo toma conta das pessoas e Shadi sofre muito com isso. Além da discriminação, dos comentários preconceituosos e generalistas, ela ainda questiona alguns pontos da religião que entram em conflito com a cultura norte-americana, principalmente depois da morte do irmão que se rebelou contra as regras e morreu em um acidente de carro quando estava alcoolizado.

A vida de Shadi, que já não era fácil, vai só ladeira abaixo quando sua melhor amiga se afasta totalmente dela por suspeitar que Shadi e o irmão estejam namorando. Com uma irmã que parece odiá-la, um pai distante que está entre a vida e a morte no hospital e a mãe depressiva vivendo o luto, o objetivo de Shadi é passar despercebida para não piorar ainda mais a vida dos outros. Assim ela se sacrifica, se anula e sofre sozinha as suas dores.

Sou apaixonada pela escrita da Tahereh Mafi e Intensa superou minhas expectativas!!! O que pode parecer um livro difícil de digerir por conta de tantos conflitos se mostrou uma leitura ágil, que faz o leitor se conectar com a protagonista, entender suas dores e torcer por sua causa. Shadi tinha tudo pra se entregar ao sofrimento mas, com a ajuda de uma pessoa muito especial, vai superar o medo e encontrar o seu caminho. Intensa não é um livro de ação, na verdade, ele pode ser até lento em alguns momentos, o que eu achei necessario para poder digerir o turbilhão de emoções. Mas é um livro para você refletir, entender melhor as diferenças e se questionar para não cometer atos de xenofobia. Ah, e derramar lágrimas também!!

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2022/09/intensa-tahereh-mafi.html

Fabi | @ps.leitura 21/09/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
A vida de Shadi está desmoronando, seu povo perseguido e o seu coração está partido. Seria possível encontrar esperança em meio a um cenário de guerra? É exatamente o que Tahereh Mafi mostra em Intensa.

Meses depois de os Estados Unidos declararem guerra ao Iraque, o mundo político está de ponta-cabeça.

Tempos difíceis, ainda mais para Shadi que está afogando-se em seus próprios problemas, além de lidar com a discriminação: seu irmão está morto, o seu pai está quase morrendo, sua mãe está desmoronando e ela perdeu a sua melhor amiga. Para deixar tudo ainda mais doloroso, seu coração está partido.

Ela precisa tentar sobreviver ao seu mundo cheio de ruínas enquanto trava uma batalha totalmente silenciosa. Mergulhada na própria dor e tudo que acontece, ela irá explodir.

Já li tantas obras da Tahereh Mafi que fico sempre chocada em como ela consegue abordar contextos da realidade e ainda trabalhar em outras questões que deixam o coração em muitos momentos, em pedaços.

Intensa é uma obra que aborda bastante essa questão política, de quando os Estados Unidos declarou guerra ao Iraque e como tudo seguiu após esse momento. São momentos que realmente chocam e nos faz questionar quantas pessoas/famílias sofreram com esse momento.

Mas não é só. A autora também trabalha outras questões. A gente percebe o quanto Shadi tem passado por momentos delicados e que ela precisa conseguir absorver tudo aquilo. Mas como lidar com a nossa própria dor em um cenário como esse? É muito difícil e não é à toa que chega um momento em que tudo desmorona ainda mais em sua vida.

Em alguns momentos fiquei um pouco confusa com a obra, principalmente quando a Tahereh começou a intercalar entre passado e presente. Apesar disso estar bem dividido na história, ainda assim senti que acabava "perdendo" o rumo da mesma. O que é uma pena, pois acredito muito que esse livro poderia ter sido muito, mas muito mais explorado. Há muito o que explorar nele.

Apesar da obra não ter me conquistado tanto quanto eu esperava, Intensa é um livro que aborda muitas questões importantes e ainda consegue causar um certo aperto no peito, afinal, estamos falando de relatos que mexem bastante com o mundo e muitas pessoas.

Essa é uma obra que vai mostrar uma família muçulmana após momentos traumáticos, mas também uma menina lidando com questões de identidade, luto, saúde mental e preconceito. Uma menina em busca da sua felicidade após tantos acontecimentos tristes em sua jornada.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/09/resenha-intensa-de-tahereh-mafi.html

Vitoria 05/12/2023

Intensa
?Intensa? é um livro que relata a vida de Shadi, uma menina iraniana vivendo nos Estados Unidos após a declaração de guerra ao Iraque. Nesse contexto, é retratado todos os percalços e preconceitos sofridos pelas comunidades locais muçulmanas e o constante estado de pânico que permeia os lares.
É um livro com camadas, ou seja, superficialmente parece que o enredo relata apenas o romance, a amizade problemática e os sentimentos sufocantes de Shadi, mas após uma análise mais profunda é perceptível que a obra se trata também da tensão política que os EUA estava inserido, nas falas preconceituosas que vão desde piadas com o hijab até as notícias inflamadas dos jornais e todo medo que persegue essas pessoas. É um livro que permite olhar o outro lado da moeda.
Em geral, eu gostei bastante, achei que poderia ser maior pois muitas questões importantes permaneceram em aberto ou foram deixadas de lado no final. Mas ainda assim é um livro bom e diferente!
Recomendo!!
Aruanito 05/12/2023minha estante
Adorei a resenha! Livro parece ser legal

Iacomini1 28/11/2022

Intensa
Tahereh mais uma vez entregando um livro muito bom, ela tem um dom de descrever os sentimentos e pensamentos de seus personagens que vc sente que está lendo um diário de alguém que realmente existe.
Se você não e muito fã de ?livros parados? esse talvez n seja pra vc. Não é um livro que vai ter algo acontecendo a todo momento, a autora escreve sobre questões políticas e os momentos delicados que Shadi tem passado com sua família e como está sendo difícil pra ela lidar com aquilo tudo.
Não me conquistou tanto igual eu esperava mas gostei muito do que li.

Duda 24/02/2022

É O SEGUNDO livro dela que não tem final, o final é aberto e nossa por deus o livro é perfeito mais deixa muito a desejar com seus finais extremamente abertos, parece que a história acabou no meio, quando as coisas começam a acontecer.

Joi Coimbra 11/12/2021

Eu quero que você seja feliz.
Comecei que ler Tahereh neste ano e desde então me encantei. Seus livros são fluídos, objetivos, personagens bem desenvolvidos.

Quando vi esse lançamento no Brasil fiquei curiosa pra ler. Gostei. Mas esperava mais.
Acho que poderia ser mais profundo e desenvolvido, a estória é muito mais que um romance, é um drama familiar com uma filha intensa, adolescente, sofrendo muito precisando de ajuda e acolhimento.

Anninha Bia 29/12/2021

Muito Triste
Esse é um livro onde a tristeza transborda da personagem. Shadi vive uma dor intensa, guarda tudo para si e a leitura é o vislumbre de sua alma cansada. Passei a história toda esperando seu fortalecimento, que nunca veio de verdade?

MARTA CARVALHO 11/04/2022

As crises existenciais juvenis aliadas ao peso da intolerância religiosa e somados aos problemas familiares geram uma bomba psicológica pesada, podendo levar até a uma depressão.
O uso do "hijab", que já causava estranheza pela falta de conhecimento, após a tragédia de 11 de setembro nos EUA, acaba tornando-se foco de disseminação de ódio às mulheres muçulmanas, fazendo com quê algumas abandonassem o islamismo por medo de retaliações.
No meio desse tumulto está a jovem Shadi quê, além de enfrentar a indiferença e chacota dos ignorantes de sua religião, perde a ligação com sua única "amiga" sem nem mesmo saber o porquê e passa pelo luto e a dissolução do seu meio familiar após a morte do irmão, tudo isso em proporções gigantes devido à intensidade com quê ela leva todas essas questões.
O livro aborda assuntos interessantes e fortes, mas pende um pouco para o fatalismo egocêntrico juvenil, onde tudo toma proporções exageradas e fatalístas. Personagens citados perderam-se no caminho sem nenhuma importância, o romance abordado, que poderia ser um ponto leve da estória, acabou gerando mais complexidade, enfim, ao final ficou tudo sem conclusão, deixando em aberto à visão do leitor. No geral o livro é interessante, a escrita da autora é instigante e vale dar uma conferida, mas sem muita expectativa.