Intensa Tahereh Mafi

Resenhas - Intensa

Michelly21 29/02/2024

Bom livro
Amo os livros da autora, esse não foi o meu favorito, mas gostei bastante.
É um livro denso, que aborda luto, amizade fracassada, perda, coração partido e uma adolescente totalmente perdida nesse turbilhão de emoções.
Não podemos esperar maturidade excessiva em uma idade que não temos bagagem emocional para lidar com tudo isso, então as atitudes da protagonista estão de acordo.
Recomendo.

Vitoria 05/12/2023

Intensa
?Intensa? é um livro que relata a vida de Shadi, uma menina iraniana vivendo nos Estados Unidos após a declaração de guerra ao Iraque. Nesse contexto, é retratado todos os percalços e preconceitos sofridos pelas comunidades locais muçulmanas e o constante estado de pânico que permeia os lares.
É um livro com camadas, ou seja, superficialmente parece que o enredo relata apenas o romance, a amizade problemática e os sentimentos sufocantes de Shadi, mas após uma análise mais profunda é perceptível que a obra se trata também da tensão política que os EUA estava inserido, nas falas preconceituosas que vão desde piadas com o hijab até as notícias inflamadas dos jornais e todo medo que persegue essas pessoas. É um livro que permite olhar o outro lado da moeda.
Em geral, eu gostei bastante, achei que poderia ser maior pois muitas questões importantes permaneceram em aberto ou foram deixadas de lado no final. Mas ainda assim é um livro bom e diferente!
Recomendo!!
Aruanito 05/12/2023minha estante
Adorei a resenha! Livro parece ser legal

PamAlvesBooks 09/11/2023

Tem todo o meu ??...
Um livro emocionante e tocante, que fala sobre uma família muçulmana nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro. A protagonista, Shadi, enfrenta muitos problemas, como o luto, a saúde mental, o preconceito e o amor. Um livro para chorar muito, e se inspirar pela força da Shadi.

saturn 18/07/2023

Lindo
Como típico da autora, a escrita é linda, fluída e emocionante. podemos nos imaginar no lugar da shadi, tudo que ela teve que enfrentar e o turbilhão de sentimentos que estava em seu coração e mente.
como todos que lêem esse livro, eu acho que ele tranquilamente poderia ter mais páginas. a escrita realmente é muito boa e te prende, mas conforme chegamos ao final, parece que as situações se resolvem sozinhas. dá pra entender o motivo, e de certa forma é uma boa escolha, mas se ele fosse um livro maior ainda seria incrível.

Aghata.Sampaio 10/03/2023

CHORAR E SORRIR
Livro muito bom, muito bem escrito. No início a leitura pode ficar um pouco confusa, entre o passado e o presente, mas logo pegamos o ritmo, e acompanhamos como o passado se desenrolou como o presente com aperto no peito.

Em algumas partes a leitura pode ficar um pouco maçante demais, trechos de monólogos e poucos diálogos mas é a densidade que a história requer. Não é um assunto pra se discutir com desleixo.

Aaaaaaah como foi um afago na alma ver a paixão do Ali e da Shadi se manifestar. "Quando você ter que ser o pai dos seus pais, quem será que se preocupa com você? " O Ali foi o único que se preocupou pela Shadi quando nem a própria família fez.

Livro muito emocionante, que dá um aperto e vontade de chorar várias vezes, mas também te faz sorrir genuinamente.

Amarillyss 09/02/2023

Queria muito ter amado esse livro
Meu conselho para quem vai ler esse livro é não ir com muita expectativa, esse foi o meu erro. Oceano entre nós é um dos meus livros preferidos e comecei a ler esse achando que seria um novo favoritado, o que não aconteceu.
Não achei o livro ruim, mas acho que a história poderia ter se desenvolvido melhor, acho que teria gostado mais se o livro fosse maior.
Fiquei na dúvida quanto a nota, mas acho que 3,5 representa bem o que esse livro foi para mim.

Carol 28/12/2022

Tahereh e sua incrível habilidade de descrever sentimentos.
Essa é minha terceira experiência de leitura com a autora e sigo admirando a forma como ela descreve sentimentos, sensações e lugares. Essa história tem uma carga ainda mais pesada do que Oceano entre nós. Eu me senti angustiada, sufocada e impotente. Gostaria de abraçar a Shadi e dar algum tipo de conforto a ela. Aqui temos questões sobre luto, pertencimento, xenofobia. Temos flashes de uma amizade muito tóxica. Sim, muitas coisas para um livro curto mas eu consegui sentir mto do que a Shadi sentia e talvez por isso a leitura tenha sido cansativa em alguns momentos. Demorei para finalizar mas definitivamente é uma história cativante e muito delicada. É também um retrato da ignorância e da intolerância de um país que segue se julgando acima de todos. Os Estados Unidos devem muito a tantas pessoas...

maria. 14/12/2022

me destruiu.
MEU. DEUS.

eu amo Tahereh Mafi, defenderia esse livro mesmo se fosse horrível. mas, acreditem, é BOM. não. ?bom? é muito pouco. é impecável. é um dos meus livros favoritos no mundoooo

o livro segue esse tom meio sombrio, melancólico e triste. Shadi, a protagonista e narradora, é tao forte ao mesmo tempo que quer parecer vazia. essa falta de reação dela incomodou. e foi A INTENÇÃO. Shadi sofreu tanta coisa, tem tantos sentimentos guardados que parece a ponto de colapsar, mas nunca o faz

escrita de dona Tahereh é sempre poética, e ela não faria diferente nesse

o romancezinho não é a parte mais importante, mas sempre há alguma referência a ele. e que lindo. que queridos meus filhos de casalzinho, vontade de chorar só de lembrar

Zahra. NOJENTA. so isso mesmo.

a família de Shadi é tão cheia de nuances, construída com tantas camadas que não dá pra falar sobre sem dar um spoiler sem querer. leia. por favor.

gatilhos de islamofobia, terrorismo, ataques de ódio, morte, violência, depressão e automutilação

enfim. não tem muito o que dizer porque ainda tô abalada e angustiada. são esses os sentimentos que Intensa passa a cada página. e passa muito bem

Minha Velha Estante 03/12/2022

Você está preparada para uma avalache de sentimentos dos mais variados possíveis? Então vem comigo, saber mais sobre Intensa.

Shadi é uma adolescente mulçumana que mora nos Estados Unidos em uma época que pode ser considerada como uma das mais conturbadas para o seu povo. Estamos em 2003, a menos de 2 anos dos atentados do 11 de setembro e os EUA acabaram de declarar guerra ao Iraque. Um misto de xenofobia e medo toma conta das pessoas e Shadi sofre muito com isso. Além da discriminação, dos comentários preconceituosos e generalistas, ela ainda questiona alguns pontos da religião que entram em conflito com a cultura norte-americana, principalmente depois da morte do irmão que se rebelou contra as regras e morreu em um acidente de carro quando estava alcoolizado.

A vida de Shadi, que já não era fácil, vai só ladeira abaixo quando sua melhor amiga se afasta totalmente dela por suspeitar que Shadi e o irmão estejam namorando. Com uma irmã que parece odiá-la, um pai distante que está entre a vida e a morte no hospital e a mãe depressiva vivendo o luto, o objetivo de Shadi é passar despercebida para não piorar ainda mais a vida dos outros. Assim ela se sacrifica, se anula e sofre sozinha as suas dores.

Sou apaixonada pela escrita da Tahereh Mafi e Intensa superou minhas expectativas!!! O que pode parecer um livro difícil de digerir por conta de tantos conflitos se mostrou uma leitura ágil, que faz o leitor se conectar com a protagonista, entender suas dores e torcer por sua causa. Shadi tinha tudo pra se entregar ao sofrimento mas, com a ajuda de uma pessoa muito especial, vai superar o medo e encontrar o seu caminho. Intensa não é um livro de ação, na verdade, ele pode ser até lento em alguns momentos, o que eu achei necessario para poder digerir o turbilhão de emoções. Mas é um livro para você refletir, entender melhor as diferenças e se questionar para não cometer atos de xenofobia. Ah, e derramar lágrimas também!!

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2022/09/intensa-tahereh-mafi.html

Iacomini1 28/11/2022

Intensa
Tahereh mais uma vez entregando um livro muito bom, ela tem um dom de descrever os sentimentos e pensamentos de seus personagens que vc sente que está lendo um diário de alguém que realmente existe.
Se você não e muito fã de ?livros parados? esse talvez n seja pra vc. Não é um livro que vai ter algo acontecendo a todo momento, a autora escreve sobre questões políticas e os momentos delicados que Shadi tem passado com sua família e como está sendo difícil pra ela lidar com aquilo tudo.
Não me conquistou tanto igual eu esperava mas gostei muito do que li.

rayanemadeiro 25/09/2022

A história de Shadi é superação!
Não é o tipo de livro que costumo ler, mas a história me chamou bastante atenção. É um livro curto, de leitura rápida, parece uma espécie de diário, como se pudéssemos ler o desabafo que Shadi não consegue fazer, mas no fim, ficamos felizes em vê-la superar!

Fabi | @ps.leitura 21/09/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
A vida de Shadi está desmoronando, seu povo perseguido e o seu coração está partido. Seria possível encontrar esperança em meio a um cenário de guerra? É exatamente o que Tahereh Mafi mostra em Intensa.

Meses depois de os Estados Unidos declararem guerra ao Iraque, o mundo político está de ponta-cabeça.

Tempos difíceis, ainda mais para Shadi que está afogando-se em seus próprios problemas, além de lidar com a discriminação: seu irmão está morto, o seu pai está quase morrendo, sua mãe está desmoronando e ela perdeu a sua melhor amiga. Para deixar tudo ainda mais doloroso, seu coração está partido.

Ela precisa tentar sobreviver ao seu mundo cheio de ruínas enquanto trava uma batalha totalmente silenciosa. Mergulhada na própria dor e tudo que acontece, ela irá explodir.

Já li tantas obras da Tahereh Mafi que fico sempre chocada em como ela consegue abordar contextos da realidade e ainda trabalhar em outras questões que deixam o coração em muitos momentos, em pedaços.

Intensa é uma obra que aborda bastante essa questão política, de quando os Estados Unidos declarou guerra ao Iraque e como tudo seguiu após esse momento. São momentos que realmente chocam e nos faz questionar quantas pessoas/famílias sofreram com esse momento.

Mas não é só. A autora também trabalha outras questões. A gente percebe o quanto Shadi tem passado por momentos delicados e que ela precisa conseguir absorver tudo aquilo. Mas como lidar com a nossa própria dor em um cenário como esse? É muito difícil e não é à toa que chega um momento em que tudo desmorona ainda mais em sua vida.

Em alguns momentos fiquei um pouco confusa com a obra, principalmente quando a Tahereh começou a intercalar entre passado e presente. Apesar disso estar bem dividido na história, ainda assim senti que acabava "perdendo" o rumo da mesma. O que é uma pena, pois acredito muito que esse livro poderia ter sido muito, mas muito mais explorado. Há muito o que explorar nele.

Apesar da obra não ter me conquistado tanto quanto eu esperava, Intensa é um livro que aborda muitas questões importantes e ainda consegue causar um certo aperto no peito, afinal, estamos falando de relatos que mexem bastante com o mundo e muitas pessoas.

Essa é uma obra que vai mostrar uma família muçulmana após momentos traumáticos, mas também uma menina lidando com questões de identidade, luto, saúde mental e preconceito. Uma menina em busca da sua felicidade após tantos acontecimentos tristes em sua jornada.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/09/resenha-intensa-de-tahereh-mafi.html