O Livro Perdido

O Livro Perdido Margarita Surnaite

Resenhas - O Livro Perdido

Daniel 13/08/2023

Gostei bastante da história e achei o final interessante. No geral também gostei do fato do livro nos mostrar o quanto estamos desconectados da realidade por estarmos excessivamente conectados em outras coisas, e o quanto a leitura pode restabelecer conexões perdidas.

Lêeninha 22/03/2022

Perfeito
Com uma linguagem simples e ilustrações maravilhosas, O livro perdido encanta a todos, de qualquer idade.

Camila Faria 14/01/2022

Um coelho que vive rodeado pelos livros, mas que não consegue encontrar graça neles: essa é a premissa de O Livro Perdido, escrito e ilustrado pela autora lituana Margarita Surnaite e publicado por aqui pelo selo Milk Shakespeare da Faro Editorial.

O traço da Margarita é essa coisa linda que você pode perceber já pela capa ~ e foi isso que me conquistou mesmo antes de ver as ilustrações por dentro. O livro trabalha com textos super curtos, mas é repleto de belas imagens que complementam e ampliam o poder da narrativa. O formato bem grandão (25,5 x 24 cm) também ajuda a valorizar cada cena.

O coelhinho Lucas começa a história sem entender porque todos amam tanto os livros. Ele prefere videogames e outras brincadeiras ~ como tantas crianças que a gente conhece, certo? ;)

Até que ele encontra um livro perdido na rua. Quem será que o perdeu? Como ele veio parar aqui? Esse mistério desperta nele a vontade de encontrar o seu dono e, então, ele parte numa aventura pela sua cidade, onde encontra pouca (ou quase nenhuma) boa vontade dos moradores. As pessoas estavam tão distraídas, que não lhe deram atenção. Quando tudo parecia perdido… ele conhece uma menina que vai mudar tudo para melhor, inclusive a sua ideia a respeito dos livros!

Um aspecto da história que eu achei BEM bacana é que o coelhinho Lucas recorre ao livro perdido somente quando se sente decepcionado e triste. Como ele não tem o costume da leitura, não lhe ocorre LER o livro que encontrou, ele só pensa em devolvê-lo para o devido dono. Porém, quando ele se sente invisível diante de todos, o livro funciona como uma espécie de distração, uma maneira de tirar a sua mente de um lugar ruim ~ e é justamente quando ele se entrega ao poder da narrativa, que a menina aparece.

Em outras palavras, O Livro Perdido fala sobre o poder das histórias e sua capacidade de unir as pessoas e mostra que o amor pelos livros pode surgir de muitas maneiras. Realmente adorável.

site: https://naomemandeflores.com/o-livro-perdido/

"Ana Paula" 29/10/2021

Mais um livro infantil lindo demais lançado pela Faro Editorial. O Livro Perdido é uma fábula gostosa de ler, cheia de aprendizado que vai incentivar os pequenos na leitura e também na amizade.

Com ilustrações lindas, coloridas e chamativas, a história nos apresenta a Lucas, um coelhinho que, diferentemente de todos os moradores de sua cidade, amam ler. Ele não sabe o que os demais veem de tão magnifico em um livro, até que ele encontra um livro perdido e sai em busca de seu dono.

Eu li esse livro para minha filha de um ano e 4 meses e ela adorou. Apontava as coisas que mais lhe chamava a atenção e ao final da leitura, quis que eu abrisse o livro novamente para ela ver as ilustrações. Ela ainda não entende, mas é assim que o amor pela leitura começa: Apresentando um mundo de cores e letras!

Eu estou encantada com o carinho e a atenção que a Faro Editorial está dedicando a esse selo e aos livros infantis. No meu instagram (@analivrosdeelite) tem um reels mostrando um pouco do livro e vcs podem ver o quanto de amor e carinho foi dedicado a essa obra.

Como um todo, super indico a leitura, tanto para crianças quanto para adultos. Ler para uma criança é a forma mais linda de demonstrar amor.

site: https://www.livrosdeelite.com.br/2021/10/resenha-o-livro-perdido-margarita.html?m=1

@gataleitora 26/10/2021

" O que os livros tem de especial?"
Lucas gostava muito de brincar e não entendia porque todo mundo a sua volta amava tanto ler até o dia em que ele se perdeu para finalmente se encontrar.

Com uma narrativa simples e gráficos hiper fofos, Margarita Sunaite mostra a importância de tirar o olho do celular e olhar para o outro. Ver além e perceber a maravilha que é contar, descobrir novas histórias e fazer novos amigos.

O que mais amo num livro infantil é quando o autor me dá a chance de recontar a história usando apenas os desenhos e esse permite várias possibilidades pois o final vem com os quadrinhos sem falas e em sequência permitindo aos adultos e crianças viajar na imaginação.

site: https://www.instagram.com/p/CVfnshmFQDr/