A Pequena Fadette

Resenhas - A Pequena Fadette

1 | 2 | 3 | 4

Lista de Livros 01/08/2022

Lista de Livros: A pequena fadette, de George Sand
“Jamais se faz justiça quando se deixa consumir o próprio coração pelo ciúme.”
“Na roça, ninguém jamais é sábio sem ser um pouco bruxo.”
“Há quem seja feliz demais e não conheça sua sorte.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/06/a-pequena-fadette-de-george-sand.html?m=0

Grey Borges 04/12/2021

Uma leitura tão necessária
Que alegria ler esse livro. Li em um dia. Chegou e não resisti. Comecei a ler sem esperar nada e fui surpreendida. George Sand é o pseudônimo de uma autora que não poderia ter seus livros publicados no século XIX por ser mulher. A Pequena Fadette é recheado de crítica aos padrões da sociedade, à superficialidade da beleza, dualidade do ser humano e um grande amor e suas facetas.
Uma família de camponeses que tem dois filhos gêmeos que tem um amor tão lindo um pelo outro e uma cumplicidade tão sensível que é impossível não sentir-se tocado ao ler. Até que um deles se apaixona por Fadette, neta de uma bruxa da região e filha de uma mulher com péssima reputação. O que restou para Fadette? Comportar-se de forma selvagem e fazer tudo que pudesse para afastar as pessoas. Todos a ridicularizavam por sua aparência e seus modos e ninguém estava disposto a olhar para o profundo de sua alma, onde os olhos não podem alcançar. A autora foi muito perspicaz ao tocar em um ponto autobiográfico que era o fato de ela ter usado em pleno século XIX calças compridas, algo que era proibido para uma mulher. George Sand quebrou paradigmas e tornou-se uma das maiores autoras francesas.

Patty Costa 07/09/2022

Apaixonante e Acolhedor
Sabe aqueles livros que a história é toda de carinho e atenção entre os personagens? E aquela história que você torce o tempo todo para que o romance entre eles aconteça, pois não tem outra forma de ser? Você quer e precisa que o romance aconteça por ser necessário de tão fofo e amoroso o casal. Esse livro é assim. Vários momentos fofos entre nosso casal. Não que eles não tenham sofrido com as adversidades, mas ultrapassaram todas elas para viver o amor de um pelo outro.
A história começa pela do nosso mocinho, contanto que ele nasceu gêmeo e que, até o início da adolescência, nunca havia se separado do seu Besson (como se chamava gêmeo na história). Mesmo tendo nascido depois, Landry costumava ser o gêmeo de constituição mais forte, e, portanto, foi colocado para trabalhar na fazenda vizinha quando atingiu uma certa idade. O que gerou um grande aborrecimento na família quando seu irmão Sylvinet não quis aceitar a mudança, mas não teve como ir contra isso. O gêmeo por vezes fazia coisas impensadas deixando todos preocupados e foi, em um desses seus momentos, que nosso mocinho teve um encontro um tanto diferente com nossa mocinha.

Nossa fadinha Fadette, uma menina simples, que se vestia mal e andava como um menino pelos campos com um seu irmão mais novo em seu encalço, no momento que vê nosso mocinho preocupado com o desaparecimento de seu gêmeo, diz que sabe onde o mesmo está e que o informaria, mas colocou uma condição para isso: que Landry dançasse todas as músicas da festa que estava para acontecer no vilarejo com ela. A contragosto ele aceita, pois precisava encontrar o irmão.

Algumas das danças acontecem, mas ao mesmo tempo acontecem muitas outras coisas. Uma mudança de olhar, uma mudança de sentimentos.

E essas mudanças todas servirão para transformar, realmente, os personagens desse livro. Eu gostei tanto dessa história. Achei-a tão fofa. Tão significativa. A fé demonstrada por nossa fadinha. O amor pela família demonstrado por nosso mocinho. Tudo isso para combinar com uma história linda de nos deixar de coração quentinho e cheios de carinho. Vale a pena ler para saber como essa linda história termina.

#aviajantedoslivros #APequenaFadette #GeorgeSand #ClubedeLiteraturaClássica #CLC #leitura #livro #romance #leiamais #livros #book #literatura #instalivros #amolivros #amor #clássicos #clássicosdeliteratura #amor #compaixão # #instabook #minhaestante #livroseleituras #dicadeleitura #amorporlivros #encontros #romancedeépoca #casamento #bookstagram #books #bookgram #booksgram #livrosclássicos

Lucas1028 11/07/2022

?Não me desculpo por ser feia e isso os ofende?
Que livro gostoso! A forma de escrever da autora é primorosa e MUITO fluida fazendo o livro parecer ser muito mais curto do que realmente é. Sem contar nas reflexões sobre papel feminino e beleza que são profundamente precisas e demostra a profundeza da escrita da autora.

A Pequena Fadette foi meu primeiro contato com George Sand (pseudônimo masculino da autora Aurore Dupin de Francueil) e posso dizer que entrou para minha lista de livros favoritos não só pela sua embalagem lindamente construída com uma linguagem leve e progressão sóbria, mas também pelo conteúdo com suas reflexões e mensagens que são lindamente passadas pela autora ao leitor.

Janaina Battisti 17/08/2022

?Coração quentinho?
Amei essa leitura. Um livro inocente que aquece o coração e renova a fé nas pessoas. Traz uma mensagem linda de Deus, da fé e de todas suas criações. Recomendo!

Ana_Elisa_Toledo 02/10/2022

Um livro maravilhoso, cheio de delicadeza e força de caráter. A pequena Fadete é um encanto e vê cada segundo de leitura.

_bbrcam 23/08/2023

Minha reclamação talvez seja para a edição...
E não para o livro. Primeiro que a sinopse está completamente errada e pouco diz sobre o verdadeiro conteúdo do livro. A história é um pouco arrastada no início, mas no meio eu consegui ficar bem envolvida. Porém, tive a impressão que termina abruptamente, do nada. Não é uma leitura ruim, eu realmente gostei, mas poderia ter sido bem melhor!

Sammy 23/12/2021

Primeiro livro que li do Clube de Literatura Clássica, tratando-se de qualidade estética, dispensa comentários.

Pois bem, eu não esperava um final tão conciliativo assim, muito menos esse embasamento em fé junto de outros alicerces da moral cristã. A partir do momento que a Fadette começou a ser melhor desenvolvida o livro martelou bastante essa perspectiva. Faz sentido por se tratar de um livro situado em uma locação camponesa/rural em que a fé, moral e intuitividade no geral são o que chancelam as escolhas, pensamentos e julgamentos dos indivíduos.
Esse livro é um bom exemplo literário das benesses da preservação e compreensão de algumas ações ditas cristãs como o altruísmo e a abnegação, além de tudo, ele nos apresenta o modelo idealizado de boa cristã. A Fadette que se mostra severa e inflexível em suas admoestações, mas que internamente é tão afligida e flageda quanto o alvo da repreensão, isso é uma perfeita situação análoga da ideia de mãe que fustiga seu filhos unicamente com amor e benevolência. Se isso é realmente coerente com a realidade, já não sei; tenho minhas dúvidas.

CAcera3 20/04/2022

Misticismo e moralismo
Esse livro foi escrito por uma grande autora francesa. George Sand é um pseudônimo para Amandine Dupin, considerada a maior de sua época.
Logo no início do livro ela nos apresenta o sentimento angustiado com a situação na França e nos diz que irá contar uma doce história para acalentar os corações aflitos, pois a arte é sua força.
A história começa e somos apresentados a família Barbeau, pessoas do campo que mesmo não sendo ricas possuem uma situação financeira estável e prestígio na região em que moram. O casal já possui muitos filhos, porém a esposa, ainda ciente de sua condição de engravidar mais uma vez, abençoa a família com dois Bessons; nome usado para os gêmeos naquele lugar e época, uma palavra em desuso na francês atual.
Havia muitos mitos a respeito dos bessons, porém contrariando a muitos deles, Sylvinet e Landry cresceram espertos, saudáveis e bonitos. Contudo, tão unidos quanto se era temido.
Demora um pouco até que a personagem que dá nome ao livro apareça na história. A pequena Fadette é uma jovenzinha neta de um tipo de curandeira da região e ela tem um irmão doente. Eles não são respeitados onde vivem e seus comportamentos rebeldes pioram ainda mais sua situação.
Certo dia os bessons se encontram em um grande perigo e quem os ajuda é justamente a nossa protagonista. A partir daí o jovem Landry se vê em dívida com ela. Há um desenrolar na história que constrói uma relação muito forte entre esses três personagens e que nos deixa ávidos pela história.
Dentro dessa narrativa encontramos uma pitada de misticismo, bruxaria, religiosidade, críticas sociais e uma personagem feminina forte que não está dentro dos padrões.
Apesar de ser um romance doce e agradabilíssimo de ler ele deixa bastante críticas sociais ao longo da história. Uma delícia de ler.

Lilian 23/02/2022

Não conhecia o livro e me surpreendi, trata-se de uma história leve e muito bonita! Vale muito a pena a leitura.

Wesley.Rodrigues 30/12/2023

Que história interessante, a escrita da autora muito boa, é como se fosse um conto folclórico, a história dos irmãos, de como a Fadette foi vencendo a desconfiança de todos, a ambientação, tudo muito bem feito, não esperava pelo final, mas gostei muito.

Emille Dias 02/01/2022

Primeiro livro do Clube de Literatura Clássica
É uma leitura encantadora!
George Sand soube construir muito bem cenário e ambientação, assim como o enredo da história, e então conseguiu tecer com louvor críticas, ensinamentos e reflexões, no geral ligados ao papel da mulher, preconceitos sociais e aos valores da fé cristã.

Por mais que tenha uma linguagem permeada de floreios e vocabulário não tão habitual, que exige um nível maior de atenção do leitor, ainda assim é fluído e rápido de ler. O ritmo da história e a forma em que é contada também lembra um conto de fadas, em que a própria autora afirma ter sido influenciada pelos contos de Charles Perrault.

Entretanto, em alguns momentos, senti um certo incômodo diante dos personagens ?bonzinhos? demais. Todos eram morais, respeitosos e justos. Quando não, eram o oposto extremo. As relações mantidas entre eles também seguiam os mesmos preceitos, e a ideia do amor é construída em torno do amor puro, inocente e eterno.

O final fechou bem o ciclo da história e me foi bem satisfatório. No mais, é um livro que com certeza indico a leitura! Foram inúmeras os sentimentos e sensações despertados ao longo da leitura. É um verdadeiro deleite.

Carla.Maciel 02/01/2022

Muito fofo
Gostei bastante não costumo ler coisas leves, mas essa leitura foi muito gratificante me apaixonei pela Fadette.
Tem seus defeitos por ser um romance de época, precisar do apoio dos pais, a obediência de Ladri.
Mas é bom para relaxar, ler algo diferente, nunca teria encontrado esse livro sozinha.

Celia.Mattos 21/04/2024

Num pequeno vilarejo na França do século XIX, somos apresentados aos gêmeos Sylvinet e Landry, de uma família simples mas de posses. Os meninos crescem muito apegados um ao outro, mesmo sendo de temperamentos quase opostos. Quando Landry passa a trabalhar fora de casa, se separando um pouco do irmão, a personalidade ciumenta de Sylvinet se expõe, e quanto mais o irmão conhece outras pessoas e evolui, mais seu gêmeo recua em si mesmo.
Nesse momento surge em cena a pequena Fadette, jovem que foi abandonada pela mãe, criada pela avó, e cercada de maus tratos e preconceitos. A relação de Fadette com Landry e a reação que isso causa em Sylvinet, traz mudanças para o destino de todos.
Narrativa simples, que traz reflexões sobre família, superstições e preconceitos sociais. Fácil de acompanhar e se apaixonar pelos personagens, depois de uma sequência de livros com histórias pesadas e intensas, foi uma ótima leitura leve e fofa.

1 | 2 | 3 | 4