Beatriz

Beatriz Marília Ramos

Resenhas - Beatriz

01/04/2024

Um bom livro
"Beatriz" é um romance que segue a jornada de uma mulher após o término de seu casamento. Decidindo transformar sua dor em arte, Beatriz, uma escritora, decide narrar sua experiência através de suas palavras. O livro mescla elementos cômicos e dramáticos, proporcionando uma intensa exploração emocional da protagonista. A história oferece uma reflexão sobre relacionamentos, superação e autoconhecimento e luto,tornando-se uma leitura cativante e emocionante.

Juliane.Cristina 09/10/2022

Um livro surpreendente
Beatriz é uma escritora de sucesso que é abandonada pelo marido, a quem amava intensamente (ela o chama de Cretino), como está com extrema dificuldade de lidar com a situação ela se isola na antiga casa dos avós e decide narrar sua história em um gravador para posteriormente transformar tudo em livro autobiográfico.
Nesses dias de isolamento, acaba percebendo que não estava sozinha, pois, o antigo amigo de seu irmão gêmeo Bernardo tbm está na casa e decide acompanha-la, ouvi-la e ajudar ela a lidar com a situação, nesse ínterim ela traça muitos diálogos com ele e consigo mesma revelando e relembrando várias situações importantes de sua vida e mostrando a nós leitores como é explorar a própria mente.
Eu amei a escrita do livro, é fluida e sabe prender, a Beatriz sabe fazer ótimas descrições e ser cômica em boa parte do tempo, é uma personagem super real que não tem medo de falar dos seus defeitos, inseguranças, qualidades e vulnerabilidades. A maneira como ela desenvolve uma narrativa que explora a própria psique é digna de aplausos e o livro tem um plot twist incrível, que nos deixa de queixo caído.
Para quem tem dificuldades de lidar com o luto, saiba que esse livro possui gatilhos pra isso.
Mas enfim, é uma obra brasileira riquíssima e super válida que da pra ler rapidinho e te tirar da ressaca literária (caso se encontre nessa situação).

Caroline Vital 30/08/2022

Bem legal
Para passar o tempo mesmo. É bem curtinho, e muito engraçado! Chorei de rir e de tristeza.

Adoro a escrita da MFG Ramos. Leve e bem escrito.

Marrenta_literaria 25/08/2022

Um livro emocionante sobre luto
#marrentaresenhando

Beatriz | @mfg_ramos | Kindle unlimited |4,5??

Beatriz é uma escritora de sucesso, conhecida pelos seus romances sensuais no estilo romance de banca, ela leva uma vida feliz ao lado do marido pelo qual é completamente apaixonada, no seu mais novo livro ela decidi fazer um romance autobiográfico.

E é através desse biografia que vamos conhecer sua história, o livro se divide em 7 capítulos nomeados de dias, ao decorrer desses 7 dias Beatriz nos conta sua história, mais precisamente como ela foi abandonada pelo marido, o Cretino.

Beatriz acaba de ser abandonada pelo marido e para esquecê-lo ela decidi se afastar de todos em busca de se reencontrar, durante esses 7 dias ela passa em uma casa que pertence ao seu irmão Bernardo, mais ao contrário do que ela esperava ela não ficará sozinha, pois acaba encontrando o cabeça lá.

??mesmo esse livro que nasce no exato momento em que ele morre na minha vida, gira em torno dele.?

O cabeça, também conhecido como o amigo do irmão dela e o irmão da amiga dela(Sei que parece confuso mais na história, faz total sentido), é uma pessoa extremamente importante nessa história e será quem vai ajudar a Beatriz a entender o porque de seu marido tê-la abandonado.

?O livro começa despretensiosamente e aos poucos vai ganhando força, o foco aqui não são em muitos persongens é tanto que alguns nem são nomeados, a história gira em torno da Beatriz.

?No começo eu achei um pouco confuso essa forma de escrita, mais conforme fui avançando me peguei completamente envolvida com a história, e quando veio o plot eu fiquei de queixo caído.

?Foi algo que eu não esperava e que não tinha passado pela minha cabeça, gostei muito de como a autora conduziu a história, pois ela foi me preparando a cada página para o desfecho, é uma história emocionante e sensível, mesmo sendo um livro curto acredito que a autora conseguiu entregar tudo e me deixou bem reflexiva.

?mais um favoritado da autora e que eu indico de olhos fechados, aproveite que ele está disponível no Kindle unlimited e é um livro curtinho, da pra ler tranquilamente uma sentada.

O que acharam? Leriam?

Emilly1172 06/08/2022

Foi bom
Li anteriormente um romance de época da autora e achei ótimo, com essa novela não foi diferente, mas foi um pouco lento e se arrastou um pouco pra mim. A escrita da autora é bem cativante, no final tem um boa reviravolta, demorei alguns minutos pra me localizar mas adorei a forma que ela trouxe o luto para a história e como Beatriz li dar com ele.

Camila 07/07/2022

Sem você
Que leitura incrível!!!!
Com um enredo envolvente, cativante e surpreendente... Uma leitura fluida e bem rápida!
O livro conta a história de Beatriz e sua trajetória de superação...
Infelizmente não posso falar muito mais do que isso porque posso acabar soltando algum spoiler...
Super indico para aqueles que gostam de um bom drama, com uma pitada de humor e muito bem escrito... No entanto, se prepare porque eu derramei muuuuitaaaas lágrima...
Indico ler as notas porque são muito importantes para a leitura e para se conectar com a personagem principal!
Marília Ramos 10/07/2022minha estante
Obrigada, querida!

Joyce Silva 14/06/2022

O rapidinho que me tirou o ar!
Eu amei demais o livro! Super curto, mas tão arrebatador!
Amei saber sobre a vida da Beatriz, e me identifiquei demais com muitos pensamentos!
Um livro delicioso pra ler durante a tarde (li nesse friozinho de SP).
Por amar Santos, ver a autora mencionando trouxe grande nostalgia pra mim.
Amei por ter o fluxo de consciência, tenho uma queda por esse tipo de escrita.
Obrigada por ter feito desse livro um curador de ressaca e grande presente de leitura em um ano tão difícil pra mim!
Marília Ramos 30/06/2022minha estante
Obrigada, Joy! Bom demais saber que o livro fez bem pra você. Beijos

Ana 08/06/2022

Seu marido a deixou. Beatriz está desesperada e não quer ver ninguém nem ser consolada. Mecanicamente volta pra casa dos avós onde passou sua infância pra ficar sozinha e tentar entender seus sentimentos. Um antigo amigo aparece por lá. Achei a escrita muito interessante e envolvente. Num fluxo de consciência vamos mergulhando na mente de Beatriz e conhecendo sua história.

Fernanda Bacci 07/06/2022

Com gostinho de Quero Mais!
Eu, que nunca fiz uma resenha por aqui com 4 ou mais estrelas fiquei pensando algum motivo para não dar 5 estrelas para esse livro
Não sei se é a TPM, meu momento de vida ou se comecei a ler com expectativa normal?mas o único defeito é que ele é curto demais! Hahah

Nossa, amei esse livro! Super fluído, dá pra ler em um fim de semana. Reflexivo quando acaba e surpreendente

Me identifiquei muito com a Beatriz, adoro esse sarcasmo escrachado. Fazendo piadinhas da própria desgraça, sou eu na vida. Parecia minha melhor amiga conversando comigo

Dei bastante risada e no Plot eu não acreditei, voltei e li novamente umas 2 vezes pra ver se era aquilo mesmo, não podia acreditar?e era mesmo
Nossa, tudo fez sentido

Chorei dando risada, me emocionei bastante e depois que acabou me impactou de uma forma, ainda não superei ele (terminei ontem)

Estou Refletindo sobre ele ainda?não posso falar muito mais que teria spoiler

É isso, simplesmente amei!
Agora quero ler mais livros da autora

Nanna 01/06/2022

No final me ganhou
Eu comecei o livro e fui achando legal, diferente de qualquer coisa que já tivesse lido...

Começo foi engraçado, a personagem interage bastante com o leitor e a gente se sente parte, a sensação que tive era de que era uma amiga contando algo, tentado aliviar a dor de uma separação fazendo piada consigo mesma e eu fui lendo. Dado momento eu comecei a cansar, nada tava indo a lugar nenhum mas como tento ser o tipo de amiga que é boa ouvinte, e sentia que a personagem (que eu já encarava como uma amiga) precisava falar e desabafar... Ela tava sofrendo... E eu tinha que ouvir o que ela tinha a dizer, msm que no primeiro momento não fizesse sentido ou eu não me importasse com o que elas estava contando (pq da a sensação de que ela se perde e se distrai as vezes...) Mas continuei lá, ouvindo (lendo), mas pronta a dar lá minhas 3 estrelas.
Até que, a história sofre uma reviravolta (sim, em um livro tão curto), daí a gente lembra de muitas coisas que considerávamos nada a ver, fazendo sentido depois dessa reviravolta.
Aí finalmente a gente percebe o quão importante foi ouvir (ler) tudo, até as partes que não pareciam interessantes pq no final tudo faz sentido e eu achei genial.

Inspirações Literárias 31/05/2022

Um presente da literatura nacional
Mais um "brasileirinho"!

Viva a literatura nacional!

Uma leitura fluída com um enredo que surpreende!

Monique355 28/05/2022

É um livro bem diferente de tudo que já li. Gostei da forma como a história se constrói e do modo que a autora cria a narrativa. Gostei muito de Beatriz e achei o final bem surpreendente. Vale a leitura.

Indira 18/05/2022

Um livro de leitura fluída que em alguns momentos te faz rir muito com as divagações da personagem do meio para o fim a história fica mais densa e vc acaba entendendo tudo com muita facilidade.

vtrraquel 13/05/2022

sabe aquela história de "eu não sabia que precisava ler esse livro até ler"? é exatamente o que aconteceu comigo em relação a esse livro.

Com escrita fluída e informal, a autora conta a estória da Beatriz, de maneira sensível e divertida. O desfecho inesperado me deixou muitas vezes com sentimento de "MEU DEUS MEU DEUS MEU DEUS" e, quando percebi eu tava chorando!!!

Senti que estava conversando com um amiga e às notas de rodapé ajudaram muito pra que isso acontecesse. (aliás, eu amei a ideia.)

xxxxx

"Eu o abraço mais forte porque sei que ele vai ceder. Eu venci. Ou, talvez, devesse dizer que a loucura, doce e enganosa, mas ainda assim doce, venceu. Não posso pensar nisso agora. Tenho tempo. Terei toda ajuda das pessoas que me amam. Aprenderei a lidar com isso quando for a hora, quando estiver mais forte. Não titubeio ao lhe dar minha resposta mais honesta:
? No máximo nove, meu amor."
Thaíssa Pereira 13/05/2022minha estante
Olá,eu criei um Instagram literário e ficaria muito feliz em ter você por lá! Se puder seguir ficarei grata @livros.por.thai muito obrigada!! Boas leituras ?