Proibida pra Mim

Proibida pra Mim Tayana Alvez

Resenhas - PROIBIDA PRA MIM

Aione 03/11/2021

Proibida pra mim é o quarto romance de Tayana Alvez e seu primeiro erótico — apesar de haver cenas sensuais nos anteriores, elas não eram suficientes para configurá-los como Hot. Publicado de maneira independente na Amazon, o livro me surpreendeu por entregar os clichês do gênero, mas também ir além deles.

Lavínia é uma mulher independente e confiante de si, mas que se envolveu em uma relação que nada tinha a ver com ela apenas para agradar os pais — eles não aceitam seu interesse exclusivo por homens muito mais velhos do que ela. O resultado é sua frustração ao ser traída em plena Nova York, situação da qual ela decide tirar algum proveito quando encontra um cara exatamente do seu número e a oportunidade de viver um final de semana inesquecível. Ciente de que nunca mais se verão, os dois se entregam aos prazeres do momento… Até se reencontrarem no Brasil, e Lavínia descobrir que Daniel é o pai de sua melhor amiga.

Com uma escrita deliciosa, Tayana Alvez entrega uma história que faz jus às suas mais de 600 páginas. Em primeiro lugar, porque é muito fácil se envolver com os personagens e cenários, de maneira que engatamos naquele tipo de leitura que não queremos parar, sentindo como se fizéssemos parte daquilo. Depois, porque cada momento é necessário para construir os dilemas, muito bem trabalhados, que explodem principalmente na segunda metade do livro. Em terceira pessoa, Proibida pra mim acertou em cheio na escolha narrativa, já que ela possibilita os diferentes pontos de vista necessários no desenvolvimento dos conflitos enfrentados pelos personagens.

Aqui, vale dizer que os pilares do enredo não estão apenas em Lavínia e Daniel, mas também em Amanda — melhor amiga de Lavínia e filha de Daniel. Mesmo que ela não seja a protagonista, ela é parte fundamental da relação de Lavínia com Daniel, então é muito importante que Tayana Alvez tenha dedicado atenção a ela também. Sem isso, seria mais difícil compreender as escolhas do casal e os anseios que permeiam a relação.

A química entre Lavínia e Daniel é inegável, e Proibida pra mim fornece um romance quente e intenso capaz não só de nos deixar com a sensação de estar pegando fogo, mas principalmente de elevar as expectativas sobre relacionamentos a um outro patamar. O amor que nasce entre os dois é tocante, especialmente por haver tanto respeito e carinho um pelo outro. Assim, o livro também oferece uma história de amor encantadora, capaz de provocar suspiros nos que buscam tramas apaixonantes.

Mas, para além da leitura deliciosa e envolvente, o que certamente me encantou foram os temas presentes na obra e como Tayana Alvez os desenvolveu. Traumas, paternidade e a difícil dinâmica de relações diversas — familiares, amorosas, de amizade — aparecem bem mesclados e trabalhados com sensibilidade. Por detrás da personalidade impetuosa e confiante de Lavínia, há uma mulher repleta de dores e inseguranças, que justificam sua posição sempre na defensiva; Daniel é um homem apaixonante, mas especialmente porque se esforça para ser assim, devido à culpa por ter sido um pai ausente. Dessa forma, todos os personagens estão sujeitos a erros e acertos, e gostei muito de ver essa humanidade. Mesmo nos momentos em que seria tão fácil julgá-los, compreendi que eram apenas pessoas limitadas a agir conforme o que era possível a elas em cada momento. Mais do que boas ou más, certas ou erradas, são pessoas lidando com suas próprias bagagens.

Não seria possível deixar de mencionar os núcleos familiares e de amizade que rodeiam Lavínia e Daniel. Com diálogos ágeis e capazes muitas vezes de provocar risos, Tayana constrói relações apaixonantes e personagens as quais é muito fácil se apegar. Talvez, minha única crítica ao livro esteja no retrato dos amigos de Amanda. Senti como se o grupo fosse mais jovem do que a verdadeira idade, seja por como se portam ou por como são tratados pelos pais. Há essa necessidade de se pontuar a maturidade precoce de Lavínia, mas tive dificuldade de vê-los como jovens adultos, enxergando muito mais adolescentes. Ao mesmo tempo, há também, como contraponto a essa crítica, o parâmetro de classes sociais: sendo esse um grupo mais abastado, o tratamento e as situações de vida são bem diferentes, por exemplo, das amigas de infância de Lavínia, mais pobres.

No fim, Proibida pra mim se tornou meu novo romance favorito de Tayana Alvez, que me surpreende a cada nova história por sua perceptível crescente maturidade como autora. É um prazer acompanhar de perto o trabalho de alguém criativa e com tantas coisas para contar, porque o resultado são sempre prazerosas horas imersas em leituras mais do que cativantes. Vale lembrar que o livro é o primeiro da série For.bi.dden, que muito em breve trará o segundo volume, protagonizado por Duda e Oliver, personagens secundários em Proibida pra mim.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/11/03/resenha-proibida-pra-mim-tayana-alvez/
Graciley 03/12/2021minha estante
Também estou amando o livro, me surpreendeu bastante até agora. Estava mesmo precisando de ler algo assim gostosinho.

Rhana.Rodrigues 23/01/2022minha estante
Alguém tem o PDF por favor?

luana 15/07/2022

amo mt age gap q raiva.
esse aqui me ganhou pelo coração e eu achei q seria pela putaria mas chegou num ponto q o relacionamento deles era tao lindo e tao puro e eles eram tão melhores e mais felizes juntos q eu comecei a ficar TRISTE pq eu sabia a merda q eles tavam enfiados e eu n tava pronta p sofrer, eu n fazia a menor ideia como eles iam sair da bosta MAS ELES SAIRAM E VIVERAM FELIZES P SEMPRE ISSO Q IMPORTA. todos os personagens sao incriveis (off a amanda meio chatonilda), as dinamicas familiares q tem sao LINDAS (chorei sim me deixa em paz) e uma coisa mt boa eh q eh mt classe media brasileira e foi massa poder me identificar nisso.

Nathy @peculiareslivros 21/11/2021

Adorei!
Esse foi um livro que fiquei ansiosa para ler desde que a autora começou a postar sobre no Instagram dela, e admito que demorei um pouco para começar pelo número de páginas, mas ainda assim me vi envolvida desde o início da leitura e me conectei demais com as personagens, que tiveram seus sentimentos e as situações muito bem trabalhadas, com consciência e sem deixar pontas soltas.

Fiquei realmente apaixonada pelo livro, mas admito que se fosse menor eu teria ficado ainda mais feliz ?

Ainda assim, estou ansiosa para ler o segundo!

Sheyla.Lucena 18/04/2022

Sem paciência...
A história e meio interresante mas eu não indicaria a quem gosta de romance, esse livro e mais um vibe jesus la sabe o aconteceu. Tem uma sequência mas não tenho interrese em ler. Não sei se foi um dos primeiros livros da autora mas e muito difícil de ler, tanto por o diálogo quanto por ela força muito as situações. Enfim não julgo quem gostou.
Char5 18/04/2023minha estante
concordo com você!! foi sofrido ler esse livro, pulei varias paginas! só não abandonei porque estava esperando uma treta que acabou nem acontecendo. a filha do daniel mais parece uma adolescente e os pais tratam ela assim, "com quem ela vai passar esse fim de semana comigo ou você?" a escritora não soube fazer os diálogos e muita das vezes nem pareciam adultos conversando. qual grupo de jovens adultos vão assistir filme depois de uma tarde toda de festa

blvckstairs 20/03/2022

eu te amo age gap + forbidden love
eu tava numa [*****] ressaca literária e esse livro me salvou muito, a escrita da autora é muito boa e me surpreendeu muito.

os personagens são bem oks, mas eu adorei demais o romance, li esse livro em menos de 1 dia de tão fácil que é a leitura, é aquele tipo de livro que não precisa muito de raciocínio. teve alguns detalhes que me incomodaram durante o livro, mas nada demais.

Camila 23/10/2021

Amei
Não tenho nem palavras para descrever o que foi essa leitura. Esse livro é simplesmente maravilhoso. A Lavínia tornou-se uma das minhas protagonistas favoritas amei ela e toda sua força. Gostei bastante da Amanda e do seu amadurecimento ao longo da história. O Daniel não tenho nem o que falar, queria um desses para mim.
Não imaginava que Tayana fosse um dia escrever um calhamaço desse haha. Ansiosa para o livro da Duda.

Ps: Ketchup e Maionese na pizza não combinam.

Steph 17/01/2022

Proibida pra mim
Tive muita dificuldade de concluir esse livro.
A escrita em terceira pessoa, deixou ele muito arrastado .. e parecia que a história ia pra frente, e qua do chega no plot que tanto esperamos, que é contar sobre eles, o livro acaba. Não vemos nada depois disso, como eles lidam com o relacionamento e a família de cada um .. enfim, não curti

Ameninalarabooks 28/10/2021

Você tem um ponto!
Pra quem leu o livro, vai entender o título( hahaha amo demais)

O livro é perfeito, os diálogos são incríveis e o amadurecimento de cada personagem durante a história são sensacionais.
E o hot meu amigos? Que loucura?

Anne 22/11/2021

" [...] ninguém se basta."
Eu amei essa fic?????
Confesso que de início eu estranhei, pq como eu não leio sinopse não sabia q era romance com diferença grande de idade, por conta da Lavínia ter 23 e o Dani 41... Mas logo chegou o hot, que por sinal tem mtos e são incríveis, morria de rir como sempre kakakakak, e MDS shipei horrores.
Me identifiquei mto com a Lavínia no sentido de que: ela começou "a vida dela" mto cedo, começou a trabalhar numa multinacional com 16 e com 17 entrou pra faculdade se formando aos 21. Eu, se tudo der certo e sair como planejado, faço ano q vem o 3° e tbm o enem com 15 e, se passar, entro na facul com 16?? (me expondo aq amaram??). Ou seja, me vi mto em tudo que ela falava, dizendo que não tem saco pra se relacionar(de todos os modos) com pessoas da mesma idade, por questões de maturidade e afins, todos os meus amigos são no mínimo de 2 a 3 anos mais velhos, meus melhores amigos são quase 5 anos mais velhos que eu!! Enfim, vi mto de mim msma na Lavínia e eu amei a personalidade dela tbm, pftaa????
O Dani, confesso que cadelei dmsss. Ele é pftoo e mto neném pqpariu. Gostei mto de ver tbm, queria ressaltar, a evolução dele como pai, foi mto bonito de acompanhar.
Amei a relação deles, é como a Anita falou... ela é a CEO fria e calculista da relação enquanto ele é o "flores e arco-íris". Enfim, mta química, mta pegação, tem a dose certa de clichê, amei eles dois.
E no início do livro tem um plot twist, que vcs, como eu, forem ler sem saber de nada... VAI CAIR O UC DA BUNDA!!!! Fiquei mortificada quando soube, é um plot pfto e que vai movimentar toda a tensão do livro.
Só percebi que tinha quase 700p quando tava em 60% da leitura. É super fluída, passou voando msm e eu fiquei chocada com o tanto de coisa que eu marquei nesse livro! Oq me dxou um pouco chateada foi só que têm erros contínuos de gramática e questão de vírgula mas, fora isso, é um ótimo livro.

Vanna10 27/03/2022

Foi quase?
O começo do livro foi ótimo a ótima interação do casal, tudo muito divertido e bem feito. O meio também foi legal o que me pegou mesmo foi o final.

Não ? concordei ? com algumas atitudes dos personagens apesar de compreender, acho que poderia ter sido regido de outra maneira.

Que coroa cadela, minha nossa senhora queria ele pra mim.

naluiza 28/03/2022

gostei, mas...
É um livro gostosinho de se ler MAS tem muitos pontos negativos: Desnecessariamente longo demais, o que acaba tornando a leitura arrastada.
O fato de quase tudo ser sobre a Amanda e não sobre o casal principal. Por conta disso eu até esquecia que a guria na verdade tem 24 e não 13 anos.
Muitas cenas que poderiam ser descartadas, que só estavam ali pra ocupar espaço. Então, o livro acaba ficando chato em vários momentos.
O final me decepcionou um pouco. O drama(necessário para qualquer reta final) acabou sendo arrastado por muito tempo.
Os traumas da Lavínia não serem aprofundados me incomodou.

Mas num geral é um livro bom. O casal é bem interessante, o Dani é o meu mais novo sonho de princesa (kkk). E o fato de a história se passar no Brasil tornou tudo mais íntimo, e eu particularmente achei bem legal.
Não é um livro que eu recomende caso vc queira uma leitura rápida e fluída, maaaas, recomendo se vc estiver afim de aumentar as suas expectativas de homem perfeito KKKKK

Faragao 06/03/2023

Romance com caras mais velhos não é pra mim
Tentei, mas não consegui me prender nesse romance com diferença de idade.
Aqui, vamos encontrar Lavínia, que numa viagem pra NY, acaba conhecendo Daniel; eles tem uma noite de pegação, mas voltando pro Rio, Lavínia descobre que ele é o pai da sua melhor amiga.
Esse romance proibido dura uma eternidade e acho que isso que deixou o livro um pouco maçante, você fica naquela expectativa deles conversarem com a Amanda (filha do Daniel, bff da Lavínia), mas nunca acontece. Eu já estava em 91% do livro e nada!
Fora isso, achei bacana a autora trabalhar o relacionamento entre pai e filha, fora outras temáticas que o livro aborda (sexualidade, separação, valorização no mercado de trabalho).
Pra mim, não fez sentido aquela história ?triste? da Lavínia a ponto de bloquear ela pro amor, achei fraca e sem sentido.
Enfim, um livro bem mais ou menos.

elyreading 15/04/2022

Eu esperava tanto do livro, mas me decepcionei em vários pontos, a história é enorme e poderia ter se desenvolvido mais, sem contar que tem vários erros de português e vários capítulos começavam e terminavam sem sentido, me causou ressaca literária e o final me deixou com vazio de ?esperava mais?

Anelise Cristine 23/01/2023

Você tem um ponto."
Me surpreendi com a leitura, principalmente porque não é o meu tipo favorito de leitura. Mas resolvi dar uma chance (mesmo assustada com a quantidade de páginas), mas o livro é tão leve e fluido que nem vi as 645 páginas passar.

A história em si é gostosa de acompanhar. Mas não me conectei com Amanda de forma alguma e as vezes a achava insuportável. Este livro tem um ponto pela Lavínia ser uma mulher negra, ganhou meu coração em todas as formas, mas não posso mentir em dizer que muitas vezes Lavínia não me irritou, porque as vezes me irritava e muito. A personagem principal tem uma personalidade forte, mas em alguns momentos passou dos limites, o que não afeta a minha opinião sobre o livro: eu amei. Pelo histórico de Amanda ser bem imatura, achei que ela foi extremamente madura com tudo o que ocorreu e me surpreendi muito com a construção da personagem.

Amei porque um livro que não é da minha zona de conforto me prendeu, me envolveu e agora eu quero ler diversos outros desta escritora, que por sinal, está de parabéns. Inclusive, já procurando o segundo livro desta saga.

De verdade, tudo que eu puder ler de Tayana Alvez eu farei o possível para ler. É uma forma de escrita que te deixa confortável com a fluidez. NUNCA fui fã de livros de CEO (ou com a temática deste), mas esse, me surpreendeu de todas as formas.

Importante; Estou procurando os livros "proibidos de esquecer." E "Proibida de amar." Mas não encontro para comprar, espero encontrar estes livros para ontem, quero ler e manter a frequência de leitura com os livros desta excelente escritora.