Nauseado Matheus Peleteiro

Resenhas - Nauseado

Gabriel Perez Torres 04/04/2024

Original e provocativo
"Nauseado" de Matheus Peleteiro é uma coletânea de contos que mergulha profundamente nas mazelas sociais, políticas e pessoais que afligem o Brasil contemporâneo. Através de uma escrita direta, o autor nos convida a uma reflexão crítica sobre a realidade brasileira, seus paradoxos e contradições. Cada conto é uma janela para as diversas facetas da sociedade, explorando temas como alienação política, des igualdade social, violência e a busca por identidade em um mundo cada vez mais fragmentado. Peleteiro emprega um estilo ágil e por vezes irônico, que captura a atenção do leitor, mantendo-o engajado do início ao fim.

Os personagens de "Nauseado" são bem construídos e multidimensionais, representando um espectro amplo de experiências humanas e sociais. Essa diversidade contribui para a riqueza narrativa do livro, permitindo que diferentes leitores encontrem ressonância em suas páginas. O uso de diálogos realistas e situações cotidianas amplifica o impacto das histórias, aproximando-as da realidade do público.

No entanto, a obra não se limita a retratar o desalento; há também momentos de resistência, amor e esperança. Esses elementos são fundamentais para equilibrar o tom do livro, oferecendo um olhar mais completo sobre a condição humana. A capacidade de Peleteiro em alternar entre o cinismo e a sensibilidade é uma das grandes forças de "Nauseado", tornando-o uma leitura instigante e relevante.

Em termos de crítica, "Nauseado" poderia beneficiar-se de uma maior exploração de soluções para os problemas apresentados. Embora a obra faça um excelente trabalho ao diagnosticar os males da sociedade brasileira, ela deixa um pouco a desejar na apresentação de caminhos possíveis para superá-los. Essa escolha pode ser intencional, visando provocar o leitor a refletir sobre sua própria participação na realidade descrita, mas ainda assim, uma perspectiva mais otimista ou solucionadora poderia enriquecer o livro.

Em suma, "Nauseado" de Matheus Peleteiro é uma leitura provocativa e esclarecedora que destaca a necessidade de compreensão e ação diante das complexidades do Brasil contemporâneo. Com sua prosa envolvente e personagens vívidos, o livro é uma contribuição valiosa para a literatura brasileira, estimulando a reflexão e o diálogo sobre questões críticas da nossa época.

Alessandra 18/03/2024

Realidade pura e simples
Os contos não são tão indigestos quanto pensei que seriam, falam realmente como o ser humano pode se comportar quando não está sendo observado.
Alguns dão teorias a quer se pensar, outros são bem fracos que passam batidos.
Para mim o que valeu do livro foi o último conto que revela uma crítica política bem desenhada e feita sobre o governo dos últimos 4 anos em plena pandemia de COVID 19.  Vê se claro que o escritor é do partido político contrário ao que está governando, mas ele foi muito claro em suas considerações, só falou a verdade.    E ler tudo, reunido em 20 páginas é um soco no estômago, passamos por tudo isso e se a gente não é uma das classes negligenciadas muitas vezes nem prestamos atenção. Foi forte, difícil e triste ver que o Brasil passou por tudo isso.
Tem uma parte específica que ele fala que as boas pessoas estão deixando o país para viver em outro e chamar esse outro de ?seu? para ter mais oportunidades que o próprio país não consegue oferecer. Me identifiquei na hora porque foi isso que fiz.
Uma pena.... porque o Brasil é muito lindo e acolhedor, triste vê-lo nas mãos de políticos corruptos !!

Rick Shandler 30/12/2023

Nauseado - Matheus Peleteiro
Há algo estranho no ar. Há um incômodo, uma inquietação. Uma náusea. Claro que isso não é de agora, essa inquietação é inerente a existência humana. Entretanto, em um mundo cada vez menor e que parece rodar cada vez mais rápido, onde uma verdadeira enxurrada de informações rodopia em nossas mentes em uma frequência frenética e tudo que um dia foi sólido agora é líquido, a náusea é um imperativo. Nauseado é um retrato destes nossos tempos estranhos.

Há quem se mantenha à parte da nossa realidade nauseante, ao custo de muita alienação. Há quem consiga conviver com esse incômodo, de forma resiliente. Há quem sucumba a náusea. Para todos, ler Nauseado é uma ótima experiência. Matheus Peleteiro através dos seus contos faz um verdadeiro compilado de tudo aquilo que nos incomoda e muitas vezes não sabemos nem nomear. Transitando com maestria do sério ao cômico, o autor faz um belo uso da ironia para nos mostrar que certas coisas estão tão erradas que chegam a ser piada e se não soubermos rir de nossa situação, o que nos resta é chorar.

O olhar afiado (também nauseado) de Peleteiro não deixa passar nada. Suas críticas recaem sobre diversos dos pequenos aspectos que compõem esse nosso atual mosaico tão enjoativo. Coachs, indies, hispsters, redes sociais, filosofias baratas, conspirações, sexualidade, relacionamentos, negacionismo e, claro, política. A pressão ansiogênica dos anos 20 reverbera em cada conto de o Nauseado.

Nauseado é uma inserção em nossa própria realidade. Ler Nauseado nos faz refletir sobre a sociedade que construímos nos últimos anos. Nos faz perguntar aonde vamos. Tem que ler.

Thyago57 23/05/2023

SENSACIONAL!!!
Esta obra te leva a fazer várias reflexões sobre diversos temas em que muitos de nós já vivenciamos ou até estamos vivemos e não conseguimos discernir isso por completo, ou mesmo não queremos enxergar.
Nesta, você vai vivenciar experiências completamente diferente uma da outra, vai mergulhar em fatos do nosso cotidiano e fatos já vivenciados por toda sociedade.
Em ? o Último a sair?? você será transportado por cada palavra ao ?terror dos 4 anos? e vai se impressionar com o poder de uma única alavanca.
Eu super indico, essa leitura é necessária!!!
Obrigado Matheus Peleteiro ???

Gabriela.Galler 07/11/2022

Nauseado
Gostei bastante. É um livro que trata sobre assuntos muito necessários neste momento! Engraçado como o tema se encaixa perfeitamente com o atual cenário político brasileiro. Os textos são curtos, o livro é bem tranquilo de ler.

Vale a pena ler!

Monique | @moniqueeoslivros 22/06/2022

{Leitura 32/2022 - ?? Brasil}
Nauseado - Matheus Peleteiro

Vivemos em um mundo cada vez mais virtual, e compartilhamos uma modernidade que se atualiza a cada dia. Como diria Bauman, temos relações e afetos cada vez mais líquidos.

É nesse universo contemporâneo e do nosso dia a dia que estes vinte e um contos de Matheus Peleteiro são estruturados. Personagens com redes sociais, dramas atuais e neuroses que tão bem habitam nosso mundo real. Mas com aquele toque literário.

Há, por exemplo, uma mãe que contrata os serviços de um coach para colocar o filho "nos eixos". Há amizades que incentivam um mau trabalho (simplesmente porque curtem as postagens da amiga sem lê-las). Há quem se apaixone sem conseguir tirar os olhos do próprio umbigo (ou celular). Há quem escolha estar sozinho porque não quer ouvir o outro. E há ainda aquele que se desilude totalmente com a sua vida e mata o presidente.

Esse livro deixa no leitor o gosto de náusea na boca, exatamente como o título antecipa. São coisas que fazem pensar o imediato, o que nos acontece hoje, e o que pode acontecer daqui pra frente. Questões que Sartre (com a "sua" náusea) e que Bauman (com a modernidade líquida) levantaram, e que Matheus Peleteiro costura à sua literatura.

Pequenas grandes desilusões, traduzidas em contos cotidianos. Um livro pra você pensar o mundo de hoje, com tudo o que ele tem de melhor e de pior. Afinal a complexidade é a especialidade do ser humano.

Rafael Mussolini 12/03/2022

Nauseado
Nauseado do Matheus Peleteiro (Selo Faça Ocê Mesmo, 2021) é um livro que reúne 21 contos e nos apresenta a um catálogo de náuseas ao tratar de temas como nossa relação com o planeta, bullying, manipulação, sexualidade, internet, corrupção, literatura, música e outros assuntos. A ânsia que precede a náusea e a náusea que precede o vômito vai se mostrando até mesmo em lugares que a gente não gostaria que estivessem e nos levando a uma reflexão de que até mesmo a boa vontade pode ter sua chave virada para servir a outros propósitos. Matheus é perspicaz ao fazer um retrato do Brasil atual com uma sensação de náusea que as vezes nem chega a ser dor, mas que sempre será uma reação, uma resposta, um sintoma.

"A sua dor se dava por saber que não estava louco. Que os outros é que estavam ensandecidos, que o mundo inteiro estava desvairado, de cabeça para baixo, e ele não."

O que é que te causa náusea? O que é que te deixa com um nível de desconforto impossível de ignorar? Em cada um dos contos revisitamos náuseas particulares, experimentamos náuseas alheias e descobrimos algumas novas que passam a ser nossas também. Aquilo que nos causa náusea é particular e pelo olhar curioso e sarcástico de Matheus Peleteiro vamos investigando, juntos, cada forte desconforto e mal-estar na região da boca do estômago que se manifesta a cada página, a cada história. Os desconfortos são reações a vivências antigas e atuais que nos permeiam enquanto sociedade, aquelas das quais não aprendemos a falar sobre e, portanto, não chegamos perto do possível prognóstico.

Matheus fala sobre uma sociedade que quer a todo custo evitar o vômito, mas que não entende que o tratamento da náusea depende do que está causando o sintoma. Os contos revelam diversas facetas de uma sociedade doente por não entender a própria identidade, que quer se dar bem apesar de tudo e de todos, que quer amar sem refletir sobre o que é amor, que quer transar sem saber que sexo é troca, que quer ser respeitada sem doar respeito a cada pessoa que passa por sua história.

O autor vai aplicando suas provocações como quem administra um remédio e sem se preocupar com a dosagem. Peleteiro parte do grandioso ao colocar nas mãos de uma mulher o poder de exterminar a humanidade no conto intitulado “A Alavanca” até a exploração do ego das intenções artísticas no conto chamado “Os Sete pecados literários”. Em “Até o último coach” sua crítica à sociedade do empreendedorismo e do "trabalhe enquanto eles dormem" se transfigura em um serial killer de coachs, além de reflexões interessantes que esbarram na forma como usamos e vendemos nossa imagem na internet hoje.

A prosa de Matheus é questionadora e convida para conversar. Faz um chamamento para um movimento diferente do que a internet e seus algoritmos fazem hoje aos nos verem apenas como consumidores em potencial. O autor olha para a sociedade como um organismo vivo, particular e dividido que clama por uma salvação que não sabem de onde virá, como virá e que cara tem, e por isso acreditam que possa vir pelas mãos de quem fala mais alto.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/11/nauseado-de-matheus-peleteiro.html

gabriela 26/01/2022

Incrivelmente bom. As histórias juntas trazem êxtase de uma forma inexplicável. Poesia pura que te embebeda com palavras e significados profundos. Adorei a leitura

Zeka.Sixx 17/01/2022

Cada vez mais afiado
Lançado no final do ano passado, este livro de capa assustadora e impressionante é a segunda coletânea de contos de Matheus Peleteiro, depois do ótimo "Pro Inferno Com Isso" (2017).

Aqui é possível perceber que o autor mantém o seu estilo crítico, questionador, ácido, irônico e, o mais importante, extremamente divertido e prazeroso de se ler. Na verdade, não só Matheus manteve o estilo do livro anterior, como também o refinou, mostrando um amadurecimento nítido em sua escrita, mas sem perder a sua essência.

São 21 contos que falam, entre outros assuntos, sobre redes sociais (e seus inúmeros problemas), relacionamentos modernos, o mundo literário, a praga dos "coachs", a caótica situação política brasileira e a triste maneira como os brasileiros vêm se estapeando por seus políticos de estimação.

Destaco, em especial, os contos "A Síndrome do Fodido" (uma boa sátira à figura do "escritor marginal"), "Ainda Somos os Mesmos" (que trata da dificuldade que temos em nos abrir para livros, filmes e músicas contemporâneas - rolou uma identificação foda nesse), "Os Sete Pecados Literários" (outra ótima sátira aos estereótipos de escritores), "Em Busca do Defloramento Proibido" (que tem um plot twist bem surpreendente), "Conspirações" (uma ótima reflexão sobre a praga das fake news), "Juntos e Sozinhos" (sobre a ilusão das amizades virtuais) e "O Último a Sair, Por Favor, Apague a Luz e Me Deixe Aqui" (no qual o autor se vê, infelizmente, obrigado a construir uma sátira para dizer o que deveria ser o óbvio ululante para praticamente todas as pessoas).

Leitura nacional muito recomendada! É sempre um prazer quando percebemos que um autor que admiramos não só mantém o padrão de suas obras anteriores, como também consegue aperfeioçar ainda mais a sua literatura.