Contra o sistema da corrupção

Contra o sistema da corrupção Sérgio Fernando Moro

Resenhas - Contra o sistema da corrupção

Condé 01/02/2024

A visão do juíz a visão do ministro e do cidadão
Leitura interessante, leve onde podemos aprender bastante sobre os procedimentos jurídicos. Ouvimos brevemente a história particular do autor, sua mentalidade combativa e seus ideias. O livro faz um apanhado de um importante momento histórico que vivemos desde o início da operação lava jato, seu desenrolar e seu epílogo. Caminhamos por governos e instituições é apresentado o lado e visão de um operador do direito, onde explica o porque de algumas atitudes, por exemplo da policia federal de realizar as batidas as 6am, porque este horário normalmente todos estão em casa. Comenta bastidores do governo Bolsonaro, suas discussões e apresenta seu motivo pela saída. Também no livro moro se defende das acusações recebidas de parcialidade no seu julgamento de algumas réus da lava jato. Essa é a sua opinião pessoal nesse tema que é seu tendão de Aquiles devemos refletir com parcimônia.
Moro é técnico em algumas explicações de sua divergência de opinião com o STF. O livro em suma é bom é interessante nos apresenta a voz de um dos lados de todo esse momento histórico que com certeza irá reverberar por muito tempo nos anais da história política judicial brasileira.

sairaff 30/01/2024

Sergio Moro, ex-juiz e ex-ministro, traz em sua obra, ?Contra o sistema de corrupção? algumas de suas vivências e pontos de vista acerca de momentos históricos na política do Brasil. Ele deixa bem claro durante seu livro que lutou incessantemente contra esse sistema de corrupção, no entanto, diversas situações fugiam de seu controle. O ex-ministro traz, também, alguns relatos ?por trás dos bastidores? do governo de Jair Bolsonaro.

Fabio 08/01/2024

Bom livro para entender os bastidores de um governo
É uma ótima leitura para conhecer melhor como funcionou, em detalhes, a operação lava jato e como se dão os jogos de poder dentro de um governo. Em muitos momentos os interesses pessoais podem ser colocados à frente dos interesses da nação. Única questão é que a leitura acaba se tornando bastante cansativa e pesada para quem não é da área do direito pelo uso excessivo de termos específicos da área.

Luiz.Guilherme 02/09/2023

Fracasso
Como dito Sérgio Moro fez toda sua bibliografia em cima da sua candidatura à presidência da república e que de forma inconsequente abandonou ela? com a desculpa mais chula possível! Eu comprei o livro com a intenção de me conectar com o autor e tive bons momentos de leitura, mas são poucos comparados com os tempos de sono e angústia com a pouco falta de senso crítico em volta de sua própria carreira e tendo em vista que eu, O Admirava como magistrado e como ser humano, mas depois das eleições presidenciais, o mesmo que ia lutar contra o sistema se deitou para o mesmo! Enfim, gastei 50 reais numa leitura longa e sonolenta que em vez de ser mais incisiva, se tornou uma passada de pano para a vergonha e a deslealdade.

Bruno.Moraes 22/08/2023

Livro extremamente importante, rico em informações e ideias que são explicados de maneira simples e fácil de entender.
Independentemente do que as pessoas acham sobre o Sergio Moro (se o acham um vilão ou herói), seria interessante ler esse livro.
Expõe e explica bastante coisa sobre como funciona nosso sistema jurídico e político, principalmente sobre a corrupção sistêmica. As ideias do autor vão muito além da "esquerda" e "direita", pois infelizmente a corrupção já contaminou todos os lados.

skuser02844 16/05/2023

Excelente leitura
Leitura obrigatória para quem busca compreender as nuances da operação lava jato, bem como conhecer outros pontos da vida de Sergio Moro, livro que elucida diversas polêmicas levantadas ao longo dos anos, vale muito a pena.

Elielson.Goulart 12/05/2023

Para entender o que realmente aconteceu!
Livro imparcial que se propõe apenas a relatar os fatos. Posicionamento do autor extremamente neutro !!! Recomendo quem for ler que, após cada capítulo, ir fazer uma visita no YouTube e pesquisar pelo assunto lido, não ter preguiça de assistir o depoimento/julgamento do Lula e a declaração sobre seu próprio pedido de demissão do governo Bolsonaro.

Matheus Felipe 21/05/2022

Era uma vez um anticorrupto... fim.
Este livro é, até certo ponto, uma autobiografia de Sergio Moro. E eu precisava lê-lo. Quando Moro se colocou como alternativa na política brasileira, seu discurso era totalmente clichê, com frases prontas que parecia tê-las adquirido por meio daqueles pseudointelectuais da internet. Por isso, eu precisava saber quem era, de fato, Sergio Moro. Durante a leitura, eu confirmei o que já suspeitava: Moro não é político. Mas isso não é um defeito. Pelo contrário. Moro tem uma carreira sólida, norteada por princípios e pelo enfrentamento ao sistema de corrupção. Navegou, ainda que contra a maré, em busca de justiça e fez um trabalho excepcional por onde passou. Apesar disso, é difícil lutar contra a corrupção e impunidade em um país em que o sistema judiciário é tão falho, garantindo a liberdade de agentes corruptos que ceifam, todos os dias, a nossa esperança. Afinal, corrupção mata. Notamos que Moro é um homem de honra, que, em um mundo perfeito, seria um ótimo governante. O problema, porém, é que o nosso mundo é imperfeito, e Moro parece desconhecer isso. Para ele, vivemos em um paraíso. Tanto que foi ingênuo o suficiente para embarcar no governo Bolsonaro e, em seguida, pedir exoneração, ao perceber que o mundo político é duro e que seus anseios não foram atendidos. Bem, ele era um excelente jurista, um excelente ser humano, mas não sabia nada de política. Isso lhe custou muito. Quem sabe com o tempo, com mais experiência e mais preparação, ele venha a ser uma alternativa viável para a presidência da república. Fala-se, enquanto escrevo essa resenha, que irá disputar o Senado. Torço para que dê certo. Um homem como ele certamente irá produzir bons frutos por onde passar. Resta saber se irá remar, mais uma vez, sozinho. Ademais, é uma leitura interessante, para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre como funciona a corrupção no Brasil, e sobre por que é tão difícil combatê-la. Engana-se quem acha que é por acaso que nossa justiça vai tão mal nesse aspecto. Pelo contrário, existe um esforço de todos os lados para que a impunidade prevaleça, e Moro nos mostra isso. Por fim, vale destacar que, embora eu não veja em Moro, no momento, a melhor opção para assumir um cargo tão importante como a presidência da república, não o vejo como um mau-caráter, como afirmam seus principais desafetos, Bolsonaro, Ciro e Lula. Eu o vejo como um juiz que largou a magistratura com o intuito de fazer algo maior pelo país e que, infelizmente, não deu certo. Ainda assim, torço para que, um dia, ele possa ter novamente a oportunidade de pôr em prática as suas ideias e, mais que isso, vê-las sendo concretizadas.

thsotto 14/02/2022

Muito bom!
Inicialmente, acho triste no mundo em que vivemos ter que defender das coisas que faz porque são as corretas de se fazer. Hoje, tudo tem que ser justificado e mesmo assim, gera muito atrito, por vezes sem querer, como pode ocorrer agora.

Basicamente a história conta como Sérgio Moro chegou a magistratura, casos importantes que atuou, em especial na operação Laja Jato, posteriormente, como Ministro no governo Bolsonaro e sua saída. Não é uma leitura monótona, chata, muito pelo ao contrário, conforme as coisas vão acontecendo e os assuntos são desenvolvidos, da mais curiosidade pra saber o que vem depois, por mais, que grande parte da história, muitos já ouviram falar, mas os detalhes, forma de contar, fazem total diferença.

Existiram diversas passagens com frases marcantes que me fizeram refletir bastante e no fim, diante dessa história, posso concluir, que sejamos quem fomos, estamos sempre lutando por que achamos justo e certo, nunca iremos agradar a todos com nossas ações, mas nem por isso, vamos deixar de continuar, e isso, Sérgio Moro demonstra a todo momento quando se refere à corrupção.

Embora seja sobre um cenário político, o livro é imparcial e não trás uma posição concreta sobre o assunto. Vale muito a leitura pra quem tem curiosidades sobre esses casos marcantes para o Brasil, na qual Sérgio Moro estava inserido e sobre algumas verdades políticas que ocorrem aqui ?

Danielle.Duca 29/01/2022

Era uma vez um pavão ingênuo, que queria salvar o Brasil da corrupção e da criminalidade. Ele acreditava que passar p imprensa todos os detalhes de um processo era importante p a sociedade acompanhar e ser vigilante com casos semelhantes? Mas qd essa mesma imprensa divulgou conteúdos seus? Aí ele passou a sofrer de amnésia.
Foi enganado e humilhado pelo ?chefe? que acreditava ter os mesmos princípios que ele (e pior que são bem parecidos)
O fim a gente sabe !

Carlos Kelsen 10/01/2022

Vale a pena a leitura?
Iniciei a leitura com a impressão de que conheceria apenas a origem e o desenrolar da operação Lava Jato, sob a ótica do seu principal integrante.

No entanto, os capítulos trouxeram muito mais do que isso?

Foi possível conhecer a origem do autor, os primeiros passos profissionais, além de conceitos, princípios, acontecimentos políticos e jurídicos (antes, durante e após a Operação Lava Jato) e, em especial, alguns conselhos que, pelo menos para mim, serviram e irão continuar servindo para importantes reflexões.

Afinal, ainda tenho esperança que o nosso país evoluirá.
Esther 11/01/2022minha estante
Tb vou querer ler?

Cah. 09/01/2022

Por mais Sérgios Moro no mundo!
Eu não gosto de política, acho um assunto chato.

O Sérgio Moro, desde que tomei conhecimento dele como juiz, eu passei a admirá-lo, e minha admiração por ele só aumentou após ler esse livro. Ele como Ministro, ele esteve o tempo todo nadando contra a correnteza, o mundo político brasileiro, é nojento. E o que só reforçou minha opinião ao ler o livro.

" Nunca se renda aos males da corrupção ou do desespero. Acima de tudo, não há vitória se, ao longo do caminho, você perder a sua alma.?