Inês de Castro

Inês de Castro Isabel Stilwell

Resenhas - Inês de Castro

Silvia 22/10/2022

Uma força de mulher
Leitura interessante e envolvente, que narra a vida de Inês de Castro e seu amor d. Pedro...
Tudo podia ter sido tão diferente.....

Melo 12/07/2022

Inês de Castro, que depois de morta foi rainha
Inês de castro foi sempre uma figura misteriosa aos meus olhos, com a sua história de amor trágica. Foi daí que nasceu o meu interesse em conhecer melhor esta figura da história portuguesa que tinha tudo para viver uma vida feliz com o homem que amava, mas esse destino foi lhe roubado.
O início do livro pareceu demorar um pouco com assuntos que eu chamaria de triviais, apesar destes terem o seu peso no futuro da vida de Inês de Castro e de outras figuras importantes da história. São informações que ao olhar do leitor podem parecer inúteis por não se focarem tanto na personagem principal da qual se tem mais curiosidade.
Só ao meio é que começamos a entender melhor acerca do ambiente em que Inês estava envolvida, e em como a sua ingenuidade começou a desaparecer aos poucos, à medida que era inserida nos rumores das cortes, tanto a de Castela como a de Portugal.
Houveram factos neste livro que nunca sequer me haviam passado pela cabeça, nem sequer me haviam sido comentados pelas histórias populares. Sempre tinha visto Inês como uma vítima do seu destino e do amor que não escolhe pessoas. O que me apercebi ao longo da leitura, é que de facto ela foi uma vítima dessas coisas e também da beleza de que era dona e que na altura fazia toda a diferença entre a sobrevivência e a decadência. Fiquei muito revoltada também com outras figuras históricas no livro, inclusive D. Pedro. Todavia, não sei de quem realmente tive mais raiva, já que D. Afonso IV de Portugal foi sempre o rei que eu mais odiei, e João Afonso é um personagem demasiado calculista, que acaba criando tantas tramas que chegamos ao ponto de ver o quanto os homens só se preocupam em assegurar o próprio poder e esquecem-se de outras pessoas com menos capacidade de se defenderem.
Uma história bonita, com tudo o que poderia ter para nos fazer ligar à personagem e conhecê-la melhor, mesmo com os factos fictícios utilizados.

Mara 05/12/2023

Isabel Stilwell
Terminei agora a leitura de ?Inês de Castro?, excelente leitura de romance histórico. Ansiosa para ler os outros da mesma autora. Recomendo!!!