Confinada

Confinada Leandro Assis...

Resenhas - Confinada

Savia 28/04/2022

Confinada é um tapa na cara de toda a sociedade, quadrinhos tão reais que por várias vezes você esquece que é ?apenas uma obra de ficção?, infelizmente a realidade de muitos brasileiros vão de encontro com a narrativa.

Nane 03/04/2022

Perfeição!
HQ que fala sobre um período histórico importantíssimo da nossa vida - Pandemia da Covid 19. História muito realista e que causa profunda indignação pelas situações vivenciadas por cada personagem.

lucianazaca 25/03/2022

Marco de uma época
"Confinada" é uma obra maravilhosa, cheia de referências contemporâneas, um verdadeiro marco de uma época (2020/21, pandemia de covid-19) que poderá ser usado pra estudos futuros, como uma fotografia do período. A história choca pelo seu realismo, mas acho que no final nos dá um tanto de esperança.
Eu só fiquei muito curiosa para saber um pouco mais sobre o fim de alguns personagens. Espero que os autores continuem desenvolvendo na tirinha semanal de Os Santos. Sou fã deles.

Ellen 19/03/2022

Não tem como ficar plena lendo essa HQ, é tanto ódio, tristeza e indignação. A desigualdade grita demais, principalmente pra quem vive essa realidade, não poderia ser mais real.
Enfim, Triscila e Leandro fizeram um trabalho incrível.

brilhinho 17/03/2022

confinada
é uma boa leitura. a pandemia nos fez refletir sobre muitos assuntos e a abrir um olhar mais crítico para algumas coisas (isso para quem tem um cérebro que pensa). o livro explora bastante essas reflexões e critica de forma muito inteligente os contrastes sociais. o desenho é maravilhoso e a atenção aos detalhes também!

Flávia 14/03/2022

Saudades da Ju
Foi a melhor e mais necessária leitura de 2020. E reler em 2022 com os extras e descobrir quem é o anjo deu até um quentinho no coração.

Pretti 04/03/2022

Libertada
De uma sentada, li todinho o quadrinho Confinada (Leandro Assis e Triscila Oliveira, Todavia, 2021). Acompanhei a produção da história pelo Instagram, então, quando decidiram publicar a história, não tive dúvidas: fui correndinho garantir o meu. E ele não me decepcionou.

Em uma narrativa extremamente contemporânea (a história começa no começo de março de 2020, com a pandemia, e segue até 2021), Leandro e Triscila exploram diversos temas, entre eles desigualdades de classe e raça, mostrando o quanto a situação extrema trazida pela pandemia serviu para intensificar ainda mais as desigualdades. A desigualdade de gênero não é um dos principais temas do quadrinho, mas fica subjacente, especialmente quando notamos que a maior parte das personagens da obra é composta por mulheres.

Em relação à linguagem, é interessante ver como o quadrinho traz para dentro da história elementos que fazem parte da nossa vida atual, como o WhatsApp, o Instagram e as videochamadas.

Muitas das situações do livro nós vimos acontecer diante dos nossos olhos nos últimos anos. Debatemos sobre elas, pensamos e ressignificamos muitas coisas. Isso, porém, não tira o impacto de vê-las ficcionalizadas e observar situações opostas sendo aproximadas (o que deixa o contraste ainda mais intenso).

Tô sendo vaga em relação à resenha, eu sei, mas não quero estragar a experiência de leitura com spoilers, e eu recomendo muitíssimo essa experiência - ela é importante para pensar o Brasil. O máximo que eu lanço aqui é que é um quadrinho com bastante parentesco com o fime "Que horas ela volta?". É tudo o que se precisa saber antes da leitura.

Recomendo!

Nota: ?????

Ju Duarte 04/03/2022

Perfeita!
Ainda bem que apoiei essa HQ no Catarse e ela foi publicada! Petfeita. Não da pra parar de ler! A critica, ironias, tudo. Amei.

Gabi Correia 02/03/2022

Confinada conta a realidade brasileira de muitas domésticas durante a pandemia, a história que parece até irreal de tão cômica acontece nas zonas mais ricas das cidades de nosso pais.

Já acompanhava a história pelo Instagram e fiquei muito feliz em saber que teria uma edição física e um final feliz para essa história, que obviamente não decepcionou sendo o que eu esperava dessa crítica social que devia ser lido por todos, se encaixando ou não na narrativa da história.

Camila.Oliveira 02/03/2022

Dedo na feridaa
Livro terminam crítica social impressionante! Vale a pena ler e ver a hopocrisia social. Os quadrinhos são tão bem desenhados! Amei

Jan 20/02/2022

Um livro extremamente atual
Amo HQs. Adoro que uma parte da história, as descrições dos personagens e locais em que a história se passa, as roupas etc, estejam em desenhos na minha frente. E o enredo da história se passa sem mais delongas. Um livro incrível, atual. Descreve todo esse ano de 2020 e 2021, como a negação da Covid, empregadas morando com as patroas, gente que nega a doença dando festas em casa, desigualdade social, racismo etc. Um livro muito atual.

Rodrigo 19/02/2022

Realidade
Cenas do cotidiano apresentadas de forma magistral pelos excelentes escritores e ilustradores.
Impossível não se identificar com tantas situações que marcaram o início da pandemia e ainda reverberam até hoje.

sasa 18/02/2022

Incrível e marcante
As ilustrações são lindas e retratam o dia a dia de uma diarista que acaba ficando confinada com uma influencer digital. No meio disso, é mostrada a forma como tratam as empregadas e o preconceito que todos ao redor evidentemente tem quanto à cor da pele destas. É um material bem forte e absurdamente real. Nota 5!

Juliana 09/02/2022

Necessário!
Eu não acompanhava a série no instagram. Às vezes aparecia um quadrinho ou outro porque todo mundo compartilhava!
Gostei bastante da história e de como mostra a realidade desigual que existia muito antes da pandemia. Em muitos momentos fiquei incomodada e com nojo da família e dos conhecidos da Fran. Acredito que seja essa a intenção.
Recomendo pra todos!