Confinada

Confinada Triscila Oliveira

Resenhas - Confinada

Gabriela2248 02/03/2022

Confinada conta a realidade brasileira de muitas domésticas durante a pandemia, a história que parece até irreal de tão cômica acontece nas zonas mais ricas das cidades de nosso pais.

Já acompanhava a história pelo Instagram e fiquei muito feliz em saber que teria uma edição física e um final feliz para essa história, que obviamente não decepcionou sendo o que eu esperava dessa crítica social que devia ser lido por todos, se encaixando ou não na narrativa da história.

LarissaLemes 15/11/2021

Incrível!
As ilustrações são ótimas mas o que chama atenção é o quanto é uma crítica atual, as ironias doem, machucam porque são muito reais. Adorei descobrir quem era o patrocinador secreto, já quero continuação ou Os Santos em livro.

Marina 16/07/2023

Li neste fim de semana completamente influenciada por um seminário que assisti na faculdade.

Já tinha visto algumas tirinhas no IG, durante a pandemia, mas só agora entendi bem toda a história de Ju e Fran.

Achei que o livro foi brilhante ao retratar a realidade da pandemia para as diferentes classes sociais, denunciar a hipocrisia das elites, as fake news da época, os diferentes comportamentos das pessoas...

É impossível não relacionar pessoas conhecidas aos discursos políticos presentes na obra. O livro vai ser extremamente relevante pra escancarar o que foi o Brasil durante esse período. Inclusive, até o final (bem criticado por muitos no IG) foi genial. Afinal, realities voltaram a ter seu auge nesse período. Sendo um livro sobre a época da pandemia, algo assim não podia faltar.

A apresentação que eu vi na faculdade sobre o livro exaltava muitas coisas dele, mas criticava um certo maniqueísmo, pelo fato de Fran representar tudo o que há de mais desprezível na nossa sociedade, enquanto Ju é a boazinha que até recebia o dinheiro das colegas de trabalho.

Não acho que isso tenha acontecido, de fato. No livro, vemos como Ju não é uma boba santinha, mas aproveitou enquanto pôde os benefícios da casa de Fran enquanto ela estava de quarentena. Além disso, sempre bateu de frente com a chefe, para defender o que acreditava certo. Por outro lado, Fran sofria com o marido infiel, não era valorizada pela família, mesmo tentando ajudá-los e, no passado, fora ensinada a pensar e desenvolver muitos dos comportamentos preconceituosos que apresenta. E não é bolsominion! Hahahaha

Acho que os autores quiseram trazer mais profundidade às duas personagens (prova é que ambas tiveram um desfecho legal e o livro possui duas capas).

Por fim, achei poético que Clarice Lispector tenha sido mencionada numa legenda por Fran, pois fica difícil não lembrar de "A Paixão Segundo G.H.". Se em Clarice, o quarto da empregada representava uma incógnita, anos depois, temos um livro que se preocupa por trazer também a perspectiva dessa funcionária. Achei isso poderoso e extremamente relevante.

Nessa 26/05/2023

Conheci a história de Fran e Ju pelo Intagram ainda na pandemia. Fiquei maravilhada a sacada dos autores em explanar toda a podridão do povo gratiluz da época. O Covid não melhorou a humanidade, só expôs o melhor e o pior dela. O quadrinho aborda racismo , desigualdade social , política entre outros temas sociais extremamente relevantes.
Todos deveriam ler , assim que tiverem oportunidade

Angelica75 20/01/2024

Nota 4.
Acompanhei também pelo Instagram os quadrinhos de Leandro Asis. Originada de "Os Santos", "Confinada" mostra a total falta de empatia da elite brasileira com os menos abastados durante a pandemia da COVID 19 e como . Com a ajuda da escritota Triscila Oliveira, como em um spin-off, Ju é sobrinha dos protagonistas de Os Santos e trabalha como doméstica com a influencer sem noção Fran. Vemos então o abismo ente as duas realidades e enxergamos o pior: como a desigualdade social e o racismo é presente (sempre) e como é cruel.

Henry 08/12/2022

#gratiluz, Triscila
Sem dúvidas, uma das melhores leituras do ano. Impactante, chocante. Uma verdadeira e fria denúncia ao racismo estrutural da sociedade, uma crítica dura ao negacionismo, intolerância e ao comportamento virtual.

Fui lendo e conectando com muito o que presenciei durante a pandemia (e, claro, nos dias atuais também).

As referências que a Triscila escolheu para representar os elementos que compõem a obra são geniais. Inclusive, tem um que acredito que nem todo mundo pegue (ou tenha curiosidade de pesquisar).

Recomendo pra todo mundo. É um verdadeiro tapa na cara.

Ve Domingues 19/09/2023

Um quadrinho muito inteligente e que reflete muito bem o que foi vivido durante a pandemia. Além da história inteligente, a obra é linda: com desenhos incríveis e muito bem editada.

Carol749 01/05/2023

É muito importante uma história como essa ser contada, e dar visão a situação das domésticas e negras, inclusive no momento em que foi escrito esse quadrinho.
O fato da história ser contada em paralelo entre a influencer e herdeira Fran e a doméstica cheia de sonhos Ju que sabe muito bem o lugar que quer ocupar no jundo é muito interessante.
No entanto acredito que a história coube muito melhor na mídia original na qual foi publicada que era no Instagram, ela impressa na minha opinião não funcionou muito bem, com muitos quadros por página e muito texto, que inclusive em alguns momentos dificultava bastante a legibilidade.

Rafael.Dardes 03/11/2021

Incisivo e essencial
Elevar a experiência do isolamento social frente à pandemia do COVID-19 para além da sua própria é fundamental.
Entender óticas distintas num momento onde só podíamos e conseguíamos olhar para nós mesmos é de extrema importância para que possamos manter constância social. Para que possamos estar conectados de alguma forma.
As críticas expostas na obra são contundentes e extremamente verdadeiras. Tão verdadeiras e corriqueiras que parece absurdo as mesmas terem de ser expostas; ainda assim, essa exposição se faz extremamente importante.
Uma síntese sobre duas vivências polarizadas no meio de uma mesma situação.
Recomendadíssimo.

Iza Santos 11/03/2024

Leitura Necessária
Lembrando o que foi essa pandemia para gente
E o quanto a gente precisa melhorar.
Mireille 11/03/2024minha estante
Verdade flor

Leticia 29/11/2021

Maravilhoso!!
O livro é extremamente bem ilustrado e a história é exatamente o foi a pandemia para muitos! Retrata racismo, questões de gênero, desigualdades de classe, dentre outros problemas da nossa sociedade!! Triscila e Leandro, arrasaram! Acompanhei toda a história da Confinada pelo Instagram e ter o livro foi muito muito incrível!!!

Cristina 20/11/2021

Um projeto gráfico lindo tira da das telas essa história que acompanhamos com emoção, indignação, risos, e um tremendo choque de realidade. O retrato do contraste existente na nossa sociedade, mas do que nunca escancarada durante a pandemia, produz intensas reflexões, dores, indignação e a vontade imensa de contribuir para que isso mude. A Ju é um sopro de esperança para a resistência e mudança. O traço do Leandro é perfeito. O roteiro, com participação da Triscila, é impecável. Todo mundo devia ler.

Nathalia.Martinho 27/01/2023

TAPA NA CARA
Os quadrinhos do Leandro são sensacionais...
Tive o prazer de acompanhar cada episódio pelo instagram no meio da pandemia, e é impressionante o quanto mostra a realidade do nosso país e do comportamento humano.
Fala sobre estruturas de classe, racismo, privilégio braco, meritocracia com muita inteligência e ironia. Só tenho uma coisa a reclamar, achei o desfecho corrido, e teve pontos que não tiveram fim. E portanto não deu respostas ao leitor. Acho que faltou um pouco mais!