Confinada

Confinada Triscila Oliveira

Resenhas - Confinada

Thammy 04/12/2021

Necessário!
Um documento histórico sobre a vivência na pandemia e a falta de escrúpulos do ser humano em meio a uma crise sanitária sem precedentes no Brasil e no mundo. A desigualdade social, as ilusões da internet, o racismo, o capitalismo em seu estado puro... tudo é retratado com maestria e de uma maneira muito objetiva e pungente. É o Brasil de 2020/2021 nítido e dúbio: por um lado escancarado em sua desumanidade e, por outro, na batalha diária pela sobrevivência em meio às injustiças. Deveria estar em todas as escolas brasileiras para ensinar lições fundamentais sobre civilidade, empatia, justiça e igualdade. Recomendadíssimo!

Pietra276 08/11/2021

Pretos no topo né?
Essa obra surgida na pandemia, é de extrema importância e merece todo o sucesso. Não tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento pela internet, mas conseguir ler nessa edição linda. Com ilustrações maravilhosas somos inseridos numa chocante e dura realidade brasileira: a diferença de classe e o racismo estrutural. Incrível dms, vou indicar para todos!!
ps: tomar no c* Fran escrota.

Luciana Luz 22/11/2021

Confinada
Acompanhei Confinada ainda no Instagram, desde a primeira tirinha. Essa ideia genial do Leandro e Triscila precisava mesmo sair da tela e ganhar o papel. Merece ganhar o mundo, na verdade.
Que Brasil mais transparente e cru temos aqui. Uma realidade que envergonha e revolta. Mas, espero que também desperte!

danilo_barbosa 20/11/2021

A vida sem retoques
Mesclar palavras e imagens para criar uma obra atual, mordaz, recheadas de verdades e crítica social é para pouc0s. E de forma tão bem sucedida como Leandro Assis e Triscila Martins fizeram em Confinada é algo que dever ser notado, compartilhado e aplaudido.
Transformar a nossa realidade em quadrinhos, com todos seus abismos, hipocrisias e falta de noção de muitos… É isso que ambos nos mostram sem retoques ou atenuações.
Mediando o ponto de vista entre a privilegiada Fran – filha de fazendeiros, digital influencer de renome, branca, classe A, com um casamento de aparências e sem filhos – e a Ju, que trabalha como diarista para a primeira, negra, moradora da comunidade, e que tem de abandonar a mãe a filha para viver com a patroa na pandemia para pagar as contas da família, os autores colocam expostos mais do que o costumeiro duelo de classes, mas evidencia os contrastes do nosso país, em uma dissecação visceral, que poderia ser tragicômica, se não fosse tão real na vida de muitos.
O isolamento devido ao Covid-19 ganha novos contornos, pinceladas e críticas. O preconceito, a intolerância e o negacionismo estampam as páginas, incomodando aos leitores conscientes que sabem que cada situação faz parte da rotina de milhares. Ficamos a nos revoltar com as atitudes e ansiar por mudanças que só nós podemos nos responsabilizar em dar o primeiro passo.
Me peguei rindo, chorando, e com um nó na garganta de incredulidade que demorou a se dissipar. O racismo estrutural, a banalidade da elite que oprime e se acha com razão, e a morte banalizada pelo sistema governamental deixam tudo no tom certo, de um jeito que é impossível de quem o lê se manter de olhos fechados.
É impossível não odiar Fran e seus xiliques, ao mesmo tempo que nota o seu vazio existencial. Assim como admirar Ju e sua consciência para consigo mesma e os outros, disposta a mudar a vida conforme os dias passam ao lado da patroa, trancadas naquele apartamento gigante, transformando naquele microuniverso um retrato de suas existências – e porque não das nossas?

DominicSReynaldo 19/06/2022

Recomendo
Eu tive o prazer de acompanhar o lançamento online da série Confinada e depois ganhar a edição física, e digo, não funcional tão bem no papel e ou shorts não adaptaram os quadros pra leitura contínua.
A história é maravilhosa, claro que ela pega os extremos, mas mesmo sem viver 100% daquela situação, você se identifica com as violências sofridas.

Fernandohorse 16/11/2021

Leitura fundamental
Confinada é um retrato tão real do nosso mundo que já nasceu um clássico, leitura fundamental aos amantes de quadrinhos.

Literalmente.Eu 20/09/2022

Descobri esse livro na biblioteca foi maravilhoso eu amo ver as postagens da Triscila, e ler elas em um livro foi incrível

Camila.Oliveira 02/03/2022

Dedo na feridaa
Livro terminam crítica social impressionante! Vale a pena ler e ver a hopocrisia social. Os quadrinhos são tão bem desenhados! Amei

Mari 24/06/2022

Do Instagram para o papel

Confinada conta a história de uma empregada que aceita ficar a quarentena com a patroa porque precisava do salário.

Lá no início da pandemia vi muitas pessoas negando a doença, se aglomerando e defendendo aquela coisa que está na presidência. Assim como alguns personagens (ricos) desse livro.
Muitos diziam que as pessoas sairiam melhores dessa pandemia, mais humanos.
2 anos se passaram e nada disso aconteceu.

Recomendo a Hq.

samanta 18/02/2022

Incrível e marcante
As ilustrações são lindas e retratam o dia a dia de uma diarista que acaba ficando confinada com uma influencer digital. No meio disso, é mostrada a forma como tratam as empregadas e o preconceito que todos ao redor evidentemente tem quanto à cor da pele destas. É um material bem forte e absurdamente real. Nota 5!

Wacs 15/11/2021

Confinada sendo perfeita em todos os detalhes
Acompanhei o desenrolar do retrato da pandemia no Brasil pelo Instagram do autor. Achava perfeito o modo como ele fazia as críticas ao governo e a sociedade de maneira que , em cada personagem que aparecia a gente conseguia reconhecer alguém da nossa realidade. Uma história afiada, ácida,uma verdadeira amostra do nosso país nesse período de pandemia, governado por um animal incapaz e povoado por um bando de gente ignorante e burra que apertou 17 nas urnas. Boa parte disso é culpa de vocês!

Ana Carolina Andrade 20/11/2021

O tapa na cara de que muita gente precisa
Acompanhei essa história no IG do Leandro Assis e sempre ficava sedenta por mais. Essa história é extremamente necessária e explode a bolha em que a gente vive.
Fiquei muito feliz quando vi que a história viraria livro, especialmente quando soube que o livro iria responder os pontos em aberto da HQ.
Achei que o desfecho foi um pouco corrido, mas, por favor, leiam essa história *essencial*.

Vaneza | @garotado330 21/11/2021

Conheci os quadrinhos no Instagram e não poderia deixar de ter essa história em casa. Lendo o livro, percebi que esse trabalho ficará como um registro impecável do que foi a pandemia no Brasil. A história é marcada majoritariamente por discussões sobre racismo e desigualdade social, sabe aquela história de "não entendeu? Quer que eu desenhe?"? É o que eu senti enquanto relia a história. Em sua maioria vemos o assunto ser abordado de forma muito direta, com situações do cotidiano brasileiro. Mas se você lê atento para as entrelinhas, consegue perceber que tudo é feito e pensado com muita eficácia para reforçar as mensagens. Como por exemplo a antiga senzala na fazenda dos pais da Fran ser um local de paz e reflexão para a mesma.

Karine 02/12/2021

Um tapa na cara da sociedade
Mas assim, aquele tapa necessário, um tapa que diz: REAGE! Que te faz acordar pra deprimente realidade do Brasil. Acompanhei a evolução dos quadrinhos no Instagram ainda na série Os Santos e depois quando a Triscila e o Leandro começaram a série Confinada, e não pude deixar de comprar o exemplar pra mim quando foi anunciado a publicação impressa, e não me arrependo nem por um minuto.
Confinada é um leitura fácil, em forma de quadrinhos e tirinhas, mas que mexe com você de forma profunda, te faz pensar sobre muita coisa.
Ficou pra mim o questionamento: Eu faço pelo menos o mínimo pra lutar contra essa realidade do Brasil?

Anna Paula 04/12/2021

Retrato do seu tempo
Acompanhei a história no instagram e não pude deixar de participar da campanha do catarse para que esse livro existisse fisicamente como uma prova fiel da sociedade que vivemos e das profundas marcas dessa pandemia. Não sei como será o futuro, mas quero esse livro aqui para não esquecer desse momento da história, para poder lembrar quem vier depois de miqm (filhos ou não) de como foi tudo isso.
Uma crítica social excelente, obra prima em quadrinhos.