Depois é Nunca

Depois é Nunca Fabrício Carpinejar

Resenhas - Depois é Nunca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rosana Miyata 01/01/2022

É o primeiro livro do Carpinejar que eu leio. Gostei bastante da escrita direta e acolhedora, como uma conversa entre amigos.

Guilherme.Oliveira 01/01/2022

O livro me tocou bastante em algumas partes. Acho que o fato de ter experimentado duas perdas inestimáveis no intervalo de um mês (nos dois últimos meses do ano) me fez ler o livro com um espinho no peito.

Carpinejar foi muito sensível em abordar alguns pontos do luto.

Ricardo Tavares 23/12/2021

Depois é nunca
Resenha da Editora BERTRAND BRASIL.
Nova obra do premiado autor Fabrício Carpinejar, Depois é nunca retrata a despedida e o luto em forma de crônicas sensíveis e emocionantes. Depois de focar na relação entre amigos, entre pais e filhos, entre marido e mulher, é chegada a hora de falar sobre aquela que é a única certeza que temos nessa vida: a morte. Em seu novo livro, Depois é nunca, Carpinejar tece envolventes e delicadas narrativas sobre o luto. Em crônicas que falam sobre o quanto não sabemos reagir ao luto, Carpinejar encontra palavras que possibilitam o fluxo nítido de pensamentos junto dos sentimentos, com a sabedoria de quem sabe mexer com a magia das palavras. Ele escreve como quem te escuta. As dores de amores perdidos, reparados, disfarçados, contidos, escondidos.Em Depois é nunca sua escrita é norteada pelo luto, pela saudade e pela esperança. Carpinejar trata dos sentimentos e das angústias de uma maneira tão única e leve que até assuntos considerados tabu, como a morte, ganham um significado especial em linguagem simples.Seus textos ponderam sobre a intuição de que a morte vai chegar, e sobre o esforço feito para evitar as duas: a intuição e a morte. As memórias guardadas do derradeiro momento em que chega a notícia da morte de alguém. A incredulidade daquilo que já aconteceu e se demora a aceitar. A gratidão pela companhia dos momentos em vida, da memória boa que resta em quem fica.Depois é nunca é uma leitura emocionante e leve que acompanha a saudade de quem perdeu alguém querido. É uma reflexão sobre a importância de não adiar afetos, afinal, depois é nunca.

Minha Opinião

Adorei ler esse livro. Junto com o livro de Ana Cláudia Quintana Arantes, A morte é um dia que vale a pena viver, Depois é nunca nos faz refletir acerca da morte e como enfrentar o luto e a perda de entes queridos.
A escrita de Carpinejar é envolvente e provoca imensa empatia. Senti uma emoção fortíssima ao ler os textos do prosador-poeta que captou com maestria a comoção provocada pela morte em nossa existência.
Recomendo muito esse livro que me provocou arrepios e lágrimas, mas no melhor dos sentidos.
Obrigado Carpinejar, por nós proporcionar esse bálsamo literário.

Jaque.Barreto 19/02/2022

Uma ótima leitura
Primeiro livro do carpinejar que leio, gostei bastante da escrita!
Falar sobre o luto é difícil.
Livro repleto de palavras fortes com uma linguagem mais informal!
Li em poucas horas.
Bastante reflexivo também!

Kerollen 01/08/2022

O luto em suas mais variadas formas. Assim resumo o primeiro livro que li do Carpinejar, que nos trás com suas belas palavras um conforto para quem vive os dias enlutados.

Indico para aqueles que sentem o peso dessa dor assim como eu. Para que de alguma forma possa haver um afago ao seu coração.

? Não pararemos de sorrir por que dói.?

Tatiana 26/03/2023

Vida e luto
Com seu jeito característico de escrever, Carpinejar vem em "pílulas" falar sobre vida, relacionamentos, morte e luto nesse livro.

Depois é nunca é isso, se deixar para depois pode ser que não tenha uma segunda oportunidade.

Suas curtas crônicas são leves, mas ao mesmo tempo profundas e nos fazem refletir sobre nossa relação com a vida, a morte e o luto, ainda falados com certo estigma, mas todos já passamos ou vamos passar com mais ou menos sofrimento. É importante falar e também aprender a viver o luto, não negá-lo.

Maisa 26/03/2023

O que temos é o AGORA
O que mais gostei nesse livro foi o fato de ser como uma conversa entre o autor e o leitor de maneira bem informal. Porém lidar com o tema morte nunca será fácil, e essa é a temática abordada, não tem como não se pegar refletindo enquanto ler que o Depois pode ser simplesmente nunca, o que temos é o AGORA.
Só não dei 5 estrelas porque achei que falta de certa forma uma profundidade em alguns capítulos; foi meu primeiro contato com o autor então achei super válida a leitura e a reflexão que ela trouxe.

LimaJr 07/10/2023

O que nos toca em um livro?
Alguns livros nos tocam, outros tocam um pouco e há os que não penetram em nosso coração. Já havia lido outros livros sobre o tema perdas, sofrimento e morte. O livro Histórias lindas de morrer, por exemplo, da autora que assina a orelha do livro que ora comento, me deixou com os olhos marejados várias vezes e atribuo isso ao fato se serem relatos de autêntica vivência da médica e escritora. Já o Depois é nunca, não me tocou, não sei bem a razão. Talvez por ir além da reflexão pessoal e pretender aconselhar em certos textos, sem o lastro de autêntica vivência de tantas e distintas situações de perdas, sofrimento e luto. Mas, como eu disse, não sei dizer a razão de temas que eu esperava me tocassem não terem alcançado o meu ser da forma como eu esperava.

Vanessa.Alessi 13/02/2022

Forte, mas necessário
Falar sobre luto nunca é algo fácil. Neste livro, Carpinejar conseguiu descrever o processo de luto de uma forma admirável.

Leia-o e tenho certeza que irá valorizar muito mais a sua vida e a das pessoas que ama!

O momento de amar as pessoas é agora, enquanto ainda temos o privilégio de tê-las conosco.
°Patt~Siilva° 13/02/2022minha estante
Olha, com os trechos que vc colocou, me chamou muito atenção ... tenhos em meu círculo de amizades, algumas pessoas que tem muita, mas muita dificuldad em aceitar a partida de seus entes queridos. Nunca é fácil, não gosto de f8car pensando nisso, na partida dos que amo, nem.na minha.... mas tb não dá pra simplesmente ignorar ou ter raiva de Deus, ou qualquer coisa desse tipo... Coloquei na lista dos que quero ler.

Vanessa.Alessi 14/02/2022minha estante
Exatamente isso Paty.

Sucka 18/04/2022

Para você que perdeu alguém
Esse livro é sobre dor, é sobre o luto, é sobre ler e dizer, esse é o sentimento.
Carpinejar conseguiu traduzir o que eu senti durante meu processo do luto e o que ainda sinto muitas vezes.
Por isso Esse livro deve ser lido por quem sente saudades de alguém!

"Só posso ver a dor do outro pela janela, não há como dividir o mesmo ambiente e sentimento ou querer sofrer mais do que aquele que realmente tem motivos para sofrer.
Não tenho licença para entrar no sofrimento que não é meu. No interior do interior de alguém. Ou tomá-lo como se fosse parte da minha experiência. Empatia não é dividir a dor, mas respeitar a dor, permanecer próximo caso seja chamado, mas manter o distanciamento".
Página 33 do livro.

Jessica Hellen 19/02/2023

Deixar partir também é amor. Também é respeito.
Luto e morte são temáticas que sempre prendem, sempre me trazem emoções e sensações porque já perdi muitas pessoas. A leitura fluiu e emocionou em diversos pontos, mas senti falta de profundidade em algumas partes.

Foi um bom livro e recomendaria para amigos, mas se você quiser sentir um soco no estômago e repensar toda sua existência recomendo Caitlin Doughty e Ana Claudia Quintana Arantes.

Leitura do mês de Março/23 do Clube do Livro: Quinta Página (@quintapagina).

Paulinha 05/03/2023

"O modo de enfrentar a morte é somando as partes quebradas
Nunca estamos preparados quando o assunto é morte,sempre jogamos para debaixo do tapete. Com o livro Carpineja tira o que tá debaixo do tapete,ele relata a dor do pai que perde o filho e do filho que perde o pai. É como se fosse um manual das dores que você vai sentir, do que você tem que entender para seguir em frente depois da perda,que seguir em frente e viver de maneira que não seja um sonâmbulo é uma maneira de manter a pessoa que partiu viva dentro de você.

Lara1596 13/01/2022

Resenha: Depois é nunca
?Quando uma pessoa importante vai embora, não é o fim, é apenas o momento de se acostumar a amar de um novo jeito?.

Em Depois é nunca, Capinejar nos mostra através de versos poéticos como a perda é um acontecimento único pra cada um de nós.

Um livro emocionante e tocante que nós faz refletir sobre o que ninguém (ou quase ninguém) costuma abordar: a morte.

@jana450 20/06/2023

Vale a pena!!!
Parte que mais me tocou?

Depois que se perde um filho, não há nada mais a perder. Não há mais nada a temer. Não há mais fronteiras, barreiras, dúvidas, vacilações. Não há posses ou limitações financeiras. Não há vergonha pública nem medo da loucura. Não há receio de ser sincero. Não há adiamentos. Não há meio-termo ou negociação de prazos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6