Uma pessoa em voo:

Uma pessoa em voo: Edu Santiago

Resenhas - Uma pessoa em voo:

Luana 13/12/2023

Amei a leitura!
A história deste livro é contada a partir de dois personagens (Água Salgada e Siri Fêmea), no início é um pouco confuso por cada capítulo ser um personagem, porém, com o decorrer do livro as histórias se conectam e ,na minha experiência, houve simplesmente um "mind explosion" a respeito da história ?
Livro muito bem escrito e muito bem pensado, aconselho demais esta leitura!

Mandy 24/08/2023

Um dos melhores que já li ??
Lendo "Uma pessoa em voo" fui apresentada à Água Salgada e Siri fêmea, dois moradores da ilha do Vulcão. Enquanto Água Salgada entra em uma jornada para conhecer todas as ilhas do arquipélago junto com seus amigos, Siri Fêmea tenta lidar com seus traumas e salvar seu povo das mãos dos continentais, que a princípio, queriam trocar mercadorias, porém, com o tempo, demonstram ter intenções mais ambiciosas.

Os capítulos são intercalados entre o ponto de vista de ambos e trazem o cotidiano, a cultura e a personalidade única de cada personagem. Aliás, uma cultura rica e detalhada desde alimentação, conhecimento de plantas medicinais, vestimenta, moradia, costumes e linguagem.

Eu achei super criativo os nomes dado aos personagens e as habilidades do coração que são baseadas na natureza, principalmente, o mar. Há também bastante referências sobre a influência dos portugueses aqui no Brasil. Algo histórico e válido.

O autor soube construir muito bem a narrativa, preenchendo todas as lacunas, e revelando um plot twist incrível no final. Eu fiquei embasbacada kkk. Tem momentos fofos, vários tristes, mas também superação e amor.

Vocês vão se encantar, rir e se emocionar com Água Salgada, Siri Fêmea, Rede, Fwa?i, Patet e Cação Vermelho. Com certeza, meus favoritos.

Ana Flor 11/07/2023

Uma aventura imersiva e valorosa!
Esse livro me fez sentir todas as coisas juntas ao mesmo tempo, foi uma aventura imersiva e eletrizante! Cada ensinamento poderoso que esse livro têm, a profundidade dos acontecimentos e como a história é narrada é muito envolvente e surpreendente. Inegavelmente levarei esse livro no meu coração como um dos favoritos!

Vale muito a pena cada página lida!

Adna 09/04/2023

Admirável e tocante
Leve e gostoso, mas marcante e eu acho que vai se tornar um dos meus livros conforto. Todavia, esse livro fala tanto, tanto, tanto ao leitor que nem sei como organizar da melhor forma as ideias para descrevê-lo aqui. Vou precisar ler outra vez para absorver tudo que se passa nessas histórias dentro da história. Grata ao Edu por trazer ao mundo esta obra linda.

Milly 15/01/2023

Confesso que inicialmente o livro não me prendeu tanto porém a história do livro é interessante.
Demorei um pouco para conseguir terminar porque apesar de não ter considerado o livro ruim (achei a escrita boa e um bom desenvolvimento) não me agradou muito alguns pontos específicos.

GiGreenbriar 02/01/2023

Os capítulos do livro ficam intercalando entre a história de água salgada e siri fêmea e o que acontece no final é chocante.

Kat 23/12/2022

Água Salgada e Siri Fêmea
O livro conta a história de Água Salgada e Siri Fêmea, intercalando os capítulos entre eles e mostrando a aventura de ambos, de forma linda e emocionante.

O livro passa pela história de Água Salgada que foge de casa para se aventurar com os amigos com o desejo de conhecer todas as ilhas do arquipélago Ka'?ma'oma'o.

Água Salgada aprende grandes lições com os seus erros, além de ganhar outras habilidades do coração.

Com Siri Fêmea, vemos uma jovem lidando com os seus traumas e vivendo como nômade com seu grande amigo Rede, além de posteriormente cuidar do seu irmão recém-nascido.

Também mostra a convivência entre os ilhéus e os continentais que antes era harmoniosa até que um dos continentais mostra suas garras e começa a explorar os recursos naturais da Ilha, bem como, fazer os ilhéus de escravos - eu achei essa referência com a nossa história incrível, apesar de muito triste.

Por fim, a ambientação da história é incrível, as pessoas vivendo nas Ilhas, a conexão com o mar, natureza e os animais marinhos, a diversidade, tudo isso deixa a história ainda mais espetacular, entrou para os meus favoritos!

annacsfraccaro 30/11/2022

Tocante, reflexivo e emocionante!
Não nego que eu demorei um pouco pra entender a história, estava achando tudo meio doido e tudo mais, porém, quando eu consegui entender o que estava acontecendo foi sensacional.
A escrita é maravilhosa, poética e nem um pouco maçante.
É uma história super linda, tem um plot bem chocante.
Super indico!

Andressa 15/08/2022

Tocante
Esse livro, pra quem gosta de história, ainda mais história do Brasil, traz um que da colonização. Relembra um pouco da história, vista pelo lado dos que sofreram nas mãos dos portugueses. Recomendo a leitura.

literatilover 04/08/2022

eu era três pessoas em uma só
mas não carregava o peso das três, mas a leveza da qualidade de cada um deles."

Eu não sei nem como começar a falar dessa obra, mas acho que com certeza é uma das leituras mais marcantes da minha vida. Senti cada capítulo, senti empatia por cada tristeza já que me identifiquei de muitas formas com a Siri Fêmea e sabia a semelhança da história com o passado do Brasil. Tanto que a cada capítulo eu desejava um final feliz porque não sabia o que seria de mim relendo o fim que nossa nação teve.

Nunca li um livro que explorasse tão bem o seu próprio universo, cada ilha, cada cultura, cada povo, mesmo que fictício, foi TÃO bem representado e descrito, eu amei ler cada coisa nova que o Água Salgada descobria.

Eu não esperava o final que teve, e quase fiquei com raiva quando cheguei no penúltimo capítulo, mas fui lendo e apreciando esse final que não poderia ser melhor. Eu facilmente tornaria esse livro leitura obrigatória e já recomendei para amigos, assim que concluí.

Comprei quando estava gratuito na Amazon sem muita pretensão, achando até que não ia gostar, só porque tava de graça mesmo, e não me arrependo.

Anne 26/06/2022

Uma pessoa em voo ?
Resenha do livro: Uma pessoa em voo. Segundo leitura do clube: Amigos de Parágrafos.

O começo do livro não me prendeu da forma como eu gostaria, devo admitir. Não estava com tanto tempo disponível, o que só fez com que eu demorasse mais tempo para concluir a leitura.
Com o decorrer do livro, fui começando a me interessar mais, a criar teorias sobre o que poderia acontecer, mas não me encantei totalmente pelo livro...até o final.
O final foi realmente surpreendente, muito bom e intrigante, prendeu a minha leitura de uma forma muito boa e que deu um gás pra terminar o livro.
No geral foi uma leitura gostosa e com um enredo muito interessante, recomendo.

Gabriela Gramas 18/05/2022

Nessa história vamos conhecer um povo não muito diferente dos índios, antes da “civilização” chegar ao Brasil. Esse povo vive num arquipélago longe de tudo, vivem da natureza e a defendem como se fosse da sua própria raça.

Teremos dois personagens principais nessa obra, Água salgada e Siri fêmea. Os dois são muito teimosos e carismáticos ao mesmo tempo, mas com algo em comum, muita garra e força de vontade para correr atrás do que realmente acredita e quer fazer.

Quando a civilização do continente chega nas ilhas do povo do arquipélago, algumas o aceitam sem problema algum e outros ficam com o pé atrás. Chegam com presentes de boa fé, querendo conhecer a cultura daquele povo e tudo que eles acreditam. Mas alguns não caem naquele papo fingido e bondoso do povo do continente, muitos resistem e se mantém firme no que acreditam.

No decorrer do livro vamos ter capítulos intercalados contando um pouco da história de Água salgada e Siri fêmea.

Água salgada é um jovem sonhador que decide reunir alguns dos melhores meninos de sua vila, para embarcar numa aventura pelo oceano conhecendo algumas ilhas. O que ele não esperava é que o destino tinha algo reservado para sua aventura.

Já Siri fêmea possui uma jornada muito diferente do que ela jamais imaginou ter, o destino faz com que ela vá de contra tudo que temeu sua vida toda.

É uma história muito envolvente que fala sobre amizades, recomeços e verdades. A narrativa do autor é super leve e envolvente, o livro nos prende muito rápido na história.

P.S: eu amei os nomes que o Edu deu a todos os personagens, bem criativo.

juju; 15/05/2022

?Nem tudo se precisa cobrar riquezas.?
Uau, que livro!

Queria começar dizendo que se você gosta de história, mais precisamente da matéria sobre colonização e descobrimento, esse livro é para você.

Água salgada é uma criança gananciosa que faz de tudo por seus sonhos e para realizá-los. Siri Fêmea é alguém com traumas que enfrenta diversos problemas no seu dia a dia, tantos internos(traumas) tantos externos(mundanos). E a conexão entre eles parece impossível, mas é surpreendente.

Nesse livro você parece ser transportado diretamente para sua apostila e, de uma maneira indescritível, vive as mais maravilhosas e tristes aventuras enquanto acompanha o crescimento e o amadurecimento dos personagens.

Confesso que no início, por hoje não ser tão ligada a fantasia, achei que não gostaria. Entretanto, fui surpreendida diversas vezes e com certeza esse livro se tornou um dos meus favoritos.

Obs: para quem precisa de livros para enem ou vestibulares, esse livro traz temas como desmatamento e preconceito/xenofobia.

Sabs 23/01/2022

uma história de lindo quadros
AAAAAAAA eu adorei esse livro!! Primeiro palmas para a escrita que é tão bonitinha e poética que consegue descrever cada cena como uma pintura na minha cabeça. Quase da pra sentir o cheiro do mar e ouvir o barulho das crianças tramando suas aventuras...

Personagens cativantes e eu AMEI os nomes delas porque exprimem bem mais o que cada um é e eu achei isso lindo!! Eu seria amiga de alguns deles facilmente, dei risadas em muitas cenas.

Mas toda a comparação de história e realidade que é o ponto eu acho, algo que ao longo da leitura me fez pensar muitas vezes em "aha né quem diria..." ou "TÍPICO EU SABIA".

Um dia gostaria de desenhar essa história.