O Livro dos Dragões

O Livro dos Dragões E. Nesbit

Resenhas - O livro dos dragões

Soares 15/04/2024

Entre Asas e Escamas
O livro apresenta uma coletânea de contos que promete mergulhar o leitor no universo dos dragões, no entanto, deixa a desejar em diversos aspectos. Embora contenha algumas histórias interessantes e bem escritas, a maioria dos contos carece de originalidade e profundidade, apresentando tramas previsíveis e personagens pouco desenvolvidos. Além disso, a qualidade da escrita varia consideravelmente entre os diferentes autores, resultando em uma experiência de leitura inconsistente.

Camomila4 15/08/2023

Wish...wish
Quando eu resenho livros da wish, quase nunca resenho a história em si. Afinal, a maioria são clássicos super antigos. Então nessa resenha não vai ser diferente. Essa edição de o "Livro dos Dragões" é extremamente confortável, além que, adiciona notas de rodapé que servem de contexto histórico.

Gabriel.Oliveira 30/07/2023

Um livro que fala infantil
Esse livro, na minha humilde opinião, funciona muito melhor para crianças do que para gente velha. Isso não é um defeito em si, mas acabou tornando minha experiência de leitura (como idoso) um pouco enfadonha.

Existem algumas ideias interessantes, principalmente a esperteza da autora para incluir dragões em explicações alternativas para coisas como a existência de gatos no mundo e o clima da Inglaterra. Mas na maior parte das vezes os dragões de todos os contos são bem semelhantes: não passam de grandes monstros com vontade de engolir tudo. Isso torna o livro cansativo.

Sem contar algumas coisas absurdas que acontecem nas histórias que me fizeram pensar se alguma criança conseguiria ler sem questionar.

Recomendo para crianças que gostam de histórias antigas.

Maria14598 18/07/2023

Algumas coisas são... Meio datadas (a escritora é bem machista), mas a leitura é fofa e as histórias são bem criativas

LopesCami 14/05/2023

A primeira Daenerys
O livro é bem fofinho, a maioria dos contos são legais tem umas problemáticas, mas esses contos são de 2 séculos atrás então dá pra perdoar. É bem legalzinho pra o público mais novo, mas foi meio que um descanso de uns livros meio pesados, acho que é isso não é inovador, mas não é ruim

Rozana 07/05/2023

Sem ingenuidade
Parece um livro perfeito para ler para crianças, iniciando como cautionary tales, e sao cheios de aventuras e lições, no entanto também marcados por forte racismo e misoginia. Tendo em mente o contexto em que foi criado, é uma leitura espetacular. Com alguma adaptação, podem servir ao propósito de educação infantil.

Camila0831 07/04/2023

Volta-se mais a meninos
Divertido. O tom de história para crianças é sempre mantido e, infelizmente, volta-se mais a meninos, visto que todas as garotas mencionadas principalmente são prêmios, alvo de implicância ou simplesmente tolas.

João 14/03/2023

Não me agradou
O livro é definitivamente infantil, mas pessoalmente eu não deixaria uma criança ler por conta dos estigmas presentes nas histórias, os quatro contos do começo são baboseira pura, chatos, bobos, e fazem parte do pior tipo de fantasia que existe: a fantasia sem sentido. Os quatro últimos são mais aceitáveis, o sexto conto é muito bom. Quase abandonei o livro porém no geral não foi uma grande perda de tempo, mas também não recomendo, tem coisas melhores pra se ler. (O livro de contos de suspense da mesma autora é maravilhoso, uma atividade muito mais prazerosa)

Greice21 20/02/2023

Dragões
Em " O livro dos dragões* , _Nesbit_ apresenta em 8 contos, ilustres dragões, sua natureza imperiosa , e os percalços frente aos humanos.
?Os dragões são considerados criaturas místicas , e por muito tempo foram ou continuam sendo atrelados há várias civilizações . Vistos como seres aterrorizantes , os dragões também simbolizam sabedoria, força, poder, proteção e riqueza.Num misto de fantasia o livro te carrega, você lê, e cada página se vê dentro da história. Você volta a ser criança. São contos breves, com personagens sucintos e bem construídos. Fugindo a realidade, um dos contos que mais gostei foi o de um livro em que se deve ter cuidado ao abrir, pois a fera ilustrada, sem mais de longas salta página a fora. E que loucura imaginar a possibilidade de viver em uma terra em que um porquinho da índia é maior que um elefante.?
Entre um mini zoológico, um dragão de gelo...cuidado! Um dragão pode estar escondido em seu porão ?...mas uma dica valiosa: ele adora leite e pão. E para fechar com chave de ouro - que me fez lembrar Shrek? - a nobre princesa trancafiada em uma torre, guardada por um terrível dragão aguarda o dia em que seu verdadeiro amor, valente e principalmente sábio a salvará.

Ciaran 17/02/2023

Menos dragões do que esperava...
Não me surpreendi em nada com a pegada de contos de fada do livro, nem com as lições de moral duvidosa que refletiam os ideais da sociedade em que foram escritas (repletas de preconceitos e machismo, muitas vezes bem descarado) e com uma estrutura que chega a ser repetitiva e até previsível quando você começa a ler muitos contos de fada europeus. É afinal, um produto de sua época. Mas se você como eu gosta de analisar essas "lições de moral", esse livro é um prato cheio pois usa e abusa da fantasia para passar aos leitores - cujo público alvo da autora em sua época eram crianças - aquilo que a sociedade europeia e ocidental via como modelo de sociedade/cidadão.
(Inclusive adoraria ressaltar que adorei algumas notas de rodapé criticando o racismo nada velado em alguns contos)

O que me surpreendeu foi que para um "livro dos dragões" o foco das histórias não é necessariamente nos dragões, e sim nos protagonistas humanos. Inclusive há contos em que o(s) dragão(ões) mal aparece(m), e por isso confesso que acabei me decepcionando muito, mesmo que não possa negar que as histórias do livro tem certo potencial, justamente pelo cunho infantil (embora não acho que leria para crianças essas histórias) e também pelo toque de contos de fada, não se prendendo muito à lógica, sendo assim bem fantasiosas e diria até "sem pé nem cabeça", com ideias interessantes em sua base.

Então, se você, como eu, buscou esse livro por causa dos dragões em si, talvez essa não seja a leitura indicada.

Gabriela Gonçalves 20/01/2023

Me decepcionei um pouco com a leitura. Pela sinopse e pelo título do livro parece que os dragões são os destaques, mas na verdade não é isso que acontece. Os dragões são mero coadjuvantes nas histórias! Tem uns contos em que eles mal aparecem. O ponto positivo da leitura é que gostei da prosa da Edith, ela conversa com o leitor e conta a história de maneira não tão engessada. Mas foi só isso que salvou um pouco essa nota que dei, não curti muito os contos.

Eduardo.Anjos 29/12/2022

É bom, maaas...
Eu esperava mais sobre os dragões nesse livro. Contudo, todos os oito contos tem morais muito interessantes. Usar dragões como metáforas para dar certas lições foi uma jogada e tanto da aurora.

Lusca 12/12/2022

Atípico!
É um livro fora do tempo. A escritura dos contos foram feito num período onde o senso crítico não estava presente. Li conto exaltando a pele branca, outro ensinando a não questionar o "por que?", Outro que o casamento aconteceu porque o príncipe salvou a princesa o pronto, agora é minha mulher.
São contos infantis, mas fora do contexto social.caso leia, desligue o senso crítico ou vai ficar chateado em algum momento.
Fora isso, são contos fofinhos. O livro é bastante ilustrativo, dá para imaginar bem legal os dragões e as cenas.

Anny Ways 11/12/2022

Interessante
O livro contém contos envolventes, rápidos de ler e sempre com o famoso "final feliz", mesmo que isso envolva algumas suposições meio estranhas por conta da autora (principalmente em relação ao último conto).
Pode ser estereótipo da época? Inocência da autora? Claro. Mesmo assim, são narrativas envolventes, bem escritas e eu recomendo a leitura desse tesouro que é a edição da editora Wish (com ilustrações e um projeto gráfico maravilhoso).