O Livro dos Dragões

O Livro dos Dragões E. Nesbit

Resenhas - O livro dos dragões

Nathy @peculiareslivros 14/03/2022

Um ótimo resgate
Eu gostei de quase todos os contos, achei a linguagem da autora bem fluida e são ótimos para serem contados para crianças e também a adultos. Recomendo a quem gosta de antologias clássicas fantásticas.

A edição, como todas da Wish, está incrível, e tem uma nota que a mim fez uma grande diferença, pois mostra que a editora é consciente do que está trazendo e quer que o leitor também tenha essa consciência. Vale muito a pena!

Léo 31/05/2022

Esse é com certeza um livro que deixarei guardado e qdo (pq alguém há de gostar) meus sobrinhos conseguirem entender essa linguagem histórica e minimamente rebuscada vou entregar para eles. Um abracinho no coração cada história, da até um quentinho!

Tonco.books 19/01/2022

E não veio ai....
O acabamento da edição é impecável como em qualquer obra da Wish. Mas a obra em si, não me agradou.
Como amante de fantasia pensei que gostaria mais, mas as histórias absurdamente infantis e beirando o racismo da época não me agradaram.
Me demorei para finalizar a leitura porquê tinha a impressão de que todos contos eram iguais, tudo bem repetitivo.

Rafael Kerr 23/01/2022minha estante

Lusca 12/12/2022

Atípico!
É um livro fora do tempo. A escritura dos contos foram feito num período onde o senso crítico não estava presente. Li conto exaltando a pele branca, outro ensinando a não questionar o "por que?", Outro que o casamento aconteceu porque o príncipe salvou a princesa o pronto, agora é minha mulher.
São contos infantis, mas fora do contexto social.caso leia, desligue o senso crítico ou vai ficar chateado em algum momento.
Fora isso, são contos fofinhos. O livro é bastante ilustrativo, dá para imaginar bem legal os dragões e as cenas.

Ciaran 17/02/2023

Menos dragões do que esperava...
Não me surpreendi em nada com a pegada de contos de fada do livro, nem com as lições de moral duvidosa que refletiam os ideais da sociedade em que foram escritas (repletas de preconceitos e machismo, muitas vezes bem descarado) e com uma estrutura que chega a ser repetitiva e até previsível quando você começa a ler muitos contos de fada europeus. É afinal, um produto de sua época. Mas se você como eu gosta de analisar essas "lições de moral", esse livro é um prato cheio pois usa e abusa da fantasia para passar aos leitores - cujo público alvo da autora em sua época eram crianças - aquilo que a sociedade europeia e ocidental via como modelo de sociedade/cidadão.
(Inclusive adoraria ressaltar que adorei algumas notas de rodapé criticando o racismo nada velado em alguns contos)

O que me surpreendeu foi que para um "livro dos dragões" o foco das histórias não é necessariamente nos dragões, e sim nos protagonistas humanos. Inclusive há contos em que o(s) dragão(ões) mal aparece(m), e por isso confesso que acabei me decepcionando muito, mesmo que não possa negar que as histórias do livro tem certo potencial, justamente pelo cunho infantil (embora não acho que leria para crianças essas histórias) e também pelo toque de contos de fada, não se prendendo muito à lógica, sendo assim bem fantasiosas e diria até "sem pé nem cabeça", com ideias interessantes em sua base.

Então, se você, como eu, buscou esse livro por causa dos dragões em si, talvez essa não seja a leitura indicada.

Camila0831 07/04/2023

Volta-se mais a meninos
Divertido. O tom de história para crianças é sempre mantido e, infelizmente, volta-se mais a meninos, visto que todas as garotas mencionadas principalmente são prêmios, alvo de implicância ou simplesmente tolas.

Kowa 19/11/2021

No que diz respeito ao acabamento, impecável. Já no quesito literário, história curtas, infantis demais, e muitas vezes repetitivas...

Everton.Paulo 15/01/2022

Manual sobre dragões. Talvez.
Com a nova série baseada em Game of Thrones prestes a sair do forno, resolvi me aventurar mais em livros de fantasia. O primeiro finalizado foi esse compilado de contos que eram publicado em uma revista na era vitoriana.
As histórias são sobre diferentes dragões e o comportamento de reinos e cidades em relação a eles. Como um monstro famoso que é, na maioria dos contos, o dragão era sempre o vilão da história, que sempre traria de alguma forma uma moral, pois os textos eram voltados a um público infantojuvenil.
A escritora viria a influenciar outros como C.S. Lewis e J.K. Rowling.
Leitura leve e numa edição muito caprichada da editora wish.

Alejandro.Jonathas 03/07/2022

Infantil, mas não diverte apenas crianças
Esse foi o primeiro livro que li dessa autora.
Apesar de não haver contato nenhum, eu gostei da sua bio: "serviu de inspiração para C. S. Lewis, Tolkien e etc..."

O livro é uma compilação de oito contos infantis com a temática de dragões.

Por se tratar de contos, as histórias são curtas, mas possuem uma profundidade muito grande. O livro é bastante divertido, podendo ser atrativo a crianças e adultos. O livro não apenas trata de uma fantasia ou de um faz de conta, ele termina sempre querendo "provar" que tudo realmente aconteceu.

Então se você gostaria de saber de onde vem os gatos, ou como os animais "adquiriram" seu tamanho, ou quem sabe ver um grifo arrumando uma casa e um dragas cozinhando, esse livro é pra você.

;-)

Rita 06/03/2022

O livro é lindo. Os contos são leves e divertidos, bons para ler para crianças.

Há a questão do racismo neles, e isso é algo que a gente deve criticar porque não cabe nos dias atuais de jeito nenhum. A própria editora coloca uma nota sobre isso, o que é louvável. Amo a Wish!

Os dragões em si são sempre vilões, diferentes da visão que temos hoje que tudo e todos têm vários lados.

Uma obra de sua época que vale a pena ser conhecida pelos fãs de fantasia que querem conhecer as bases do que temos hoje em uma edição belíssima.

Draculina 16/03/2022

Mãe dos Dragões
Particularmente achando as histórias bem simples, a leitura lhe permite fantasiar nas criaturas lendárias, com muita aventura e magia.

Gabriela Gonçalves 20/01/2023

Me decepcionei um pouco com a leitura. Pela sinopse e pelo título do livro parece que os dragões são os destaques, mas na verdade não é isso que acontece. Os dragões são mero coadjuvantes nas histórias! Tem uns contos em que eles mal aparecem. O ponto positivo da leitura é que gostei da prosa da Edith, ela conversa com o leitor e conta a história de maneira não tão engessada. Mas foi só isso que salvou um pouco essa nota que dei, não curti muito os contos.

Lili Nunes 23/01/2022

Ótimo livro infantil
Amo histórias de dragões, "como treinar seu dragão" é minha animação favorita, sem falar do 'Dracarys' (referência ao game of thrones, pra quem não sabe) ...

Mas esse livro é diferente das histórias de amizade com dragões, traz contos de dragões que querem devorar Princesinhas, destruírem cidades e até zoológicos, mas não precisam ter medo, a forma cômica e finais nada drásticos fazem dessas 8 histórias um divertido livro infantil.

Alguns contos possuem cunho racista, porém, a editora Wish alerta no rodapé as problemáticas encontradas na época e como são inaceitáveis. Isso pode até servir de ponte para você entrar em assuntos bem necessários com os pequenos que vão ouvir essas histórias.

Os contos podem ser repetitivos e bobos para quem curte uma fantasia mais adulta, mas se você quer ler para seu filho uma história de dragões, esse livro será um lindo exemplar, com ilustrações antigas, todo rosinha e com essa edição que ajuda muito no desenvolvimento da leitura.

Fantasia com dragões, princesas e bruxas, bem diferente do que conhecemos, Edith Nesbit usa sua magnífica imaginação para nos proporcionar uma experiência de leitura nostálgica e divertida.

Karina.Natalino 12/10/2022

Repetitivo
Leitura fluída, mas achei as histórias repetitivas e muitas vezes sem graça. Ganhou 3 estrelas mais pela qualidade editorial do que pelos textos....