O homem do terno marrom

Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Julia 14/01/2023

Enemies do lovers da Agatha Christie
Mesmo o livro sendo considerado uma história de mistério, foi o mais perto de um livro da Agatha Christie que tenha um enemies to lovers. Esse livro foi surpreendente, a história é narrada por uma personagem muito bem escrita e meio maluquinha, com uma vibe meio Indiana Jones. A história me prendeu e eu fiquei realmente curiosa pra descobrir quem era o vilão, e fui realmente chocada no final do livro porque eu tinha mil e uma teorias e nenhuma foi a verdade. Eu acho que o que eu mais gostei desse livro foi a personagem principal e como você se apega a ela e quando ela fala as vezes parecia que estava conversando comigo.

Nessa 14/01/2023

Agatha sendo Agatha. Toda vez que eu achonque vou adivinhar todos os mistérios que acertamos a história, dou de cara com a parede. Minha suposição sobre o Coronel foi acertiva porém os outros mistérios do livro errei todos. Mas a graça é essa , o dia que eu acertar tudo , eu paro de lê-la.

Jaki.Land 07/01/2023

O homem do terno marrom
Sabe quando você liga as pistas e já imagina quem é o assassino? Aí acontece umas coisas que te fazem duvidar se é mesmo esse o assassino e no fim das contas você descobre que estava certa desde o começo. É um livro bom.

Ana Ponce 05/01/2023

“O Homem do Terno Marrom” tem um clima MUITO semelhante ao do livro “O Adversário Secreto”, ambos livros sendo muito trabalhados na espionagem e contraespionagem, o que reflete um pouco o clima da época e chama muito a atenção do leitor. Assim como em “O Adversário Secreto”, aqui temos uma quadrilha que realiza várias operações ilegais controlada por uma figura enigmática, “O Coronel”.

Também não temos a presença dos grandes detetives da autora, Poirot e Miss Marple, o protagonismo fica por conta de Anne Beddingfield, uma jovem inteligente e bonita, que acaba de ficar órfã, se mudando para Londres, e isso foi muito interessante de acompanhar, essa busca da Anne por liberdade e autoafirmação.

O livro é narrado em 1º pessoa por dois personagens: Anne e Sir Eustace Padler (através de trechos de seu diário, que servem também com alívios cômicos a obra), e como é comum nos livros da autora, ao longo da narrativa temos outros pequenos mistérios a serem desvendados, que desviam a atenção do leitor das pistas corretas, o que é bem característico da Agatha.

Fica então a dica de uma leitura interessante e envolvente, que embora não esteja entre os melhores que li da autora, foi uma leitura bastante satisfatória. Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Vanessa.Carvalho 01/01/2023

Sempre Agatha
Lendo em ordem cronológica e até agora esse foi o livro mais difícil para mim. Mas não deixa de ser bom. Apenas estava acostumada a dinâmica Poirot rs. Além de mistério, o livro tem um toque de romance! Gostei

Thiago 31/12/2022

História famosa com algumas falhas que atrapalham
Um livro do início da carreira de Agatha Christie, esta obra tem muitas características dessa fase da autora e da época em si, tais como a presença de espionagem, serviço secreto e a Guerra recém terminada e seus efeitos.
A história não conta com um dos tradicionais detetives de Agatha Christie, mas com dois narradores que se revezam, a protagonista Anne Beddingfeld - muito carismática e de personalidade forte, lembrando Tuppence Beresford - e Sir Eustace Pedler - um rico membro do Parlamento e personagem muito engraçado.
Apesar do título, a trama não busca revelar a identidade do "Homem do Terno Marrom", que é descoberta antes da metade do livro, mas desvendar um esquema de corrupção, roubo e espionagem internacional ao descobrir a identidade do misterioso "Coronel". Contudo, o livro peca em alguns momentos de sua condução, havendo algumas coincidências e conveniências de roteiro, além de alguns pontos inexplicáveis após a história terminada (mais não posso falar para não dar spoilers).
Destaco somente um ponto que gera estranheza, especialmente num leitor atual: o romance conta com a presença do Coronel Race, um personagem recorrente da autora e que poderia ser classificado como o detetive da história (mesmo estando muito longe de ter uma presença marcante no desenrolar da trama). Em vários momentos, comenta-se que ele é um membro do Serviço Secreto Britânico num tom quase trivial; em que realidade (tirando num filme de James Bond, o agente secreto que só usa seu codinome entre seus colegas, revelando sua verdadeira identidade a qualquer pessoa) isso aconteceria? Não faz sentido algum...
Apesar de ser uma das obras mais famosas dessa autora tão celebrada, a sensação que fiquei é que não envelheceu bem, não sendo atemporal como tantas de suas histórias.
Aline.Fazio 31/12/2022minha estante
Apesar de ser uma história divertida com um dos narradores mais carismáticos que já vi, realmente não envelheceu bem.

Beatriz 27/12/2022

Como sempre, os finais de Agatha Christie são surpreendentes? Desconfiamos de todos os personagens e aos pouquinhos ela vai os tirando de foco e quando vemos, o vilão é aquele que menos pensamos que fosse! Gosto mto desses plots! Porém achei o desenrolar desse livro mto lento, ficou cansativo em determinados momentos, poderia ser mais rápido!

Tamara Ferraz.As3Artes 27/12/2022

Não é um dos melhores livros da autora, mas vale a pena
"O Homem do Terno Marrom" não é um dos melhores livros da Agatha Christie. Ele pouco se assemelha as narrativas dos outros livros da autora. A história tem inúmeras surpresas, reviravoltas e a narrativa se divide entre 2 personagens. Mesmo assim sempre vale a pena conhecer mais uma das histórias da Rainha do Crime.

LaryShelf 26/12/2022

Dezembro - Sorte e muitas coincidências
Dezembro foi o mês de O Homem do Terno Marrom.

Algumas pessoas já tinhan me indicado o livro e como estou lendo em ordem cronológica apenas agora cheguei à ele... e não se tornou um dos meus preferidos da Agatha.

Apesar de Anne ser uma personagem divertida e carismáticas, suas descobertas de pistas estão mais ligadas à sorte do que a próprias astúcia dela, algo surpreendente para a narrativa da Agatha que sempre preza muito pela inteligência e intuição. Acho que esse foi o ponto do livro que menos me agradou já que Anne foi vítima de tantas coincidências e sortes que acabou superando a emoção do livro de vê-la sar sua inteligência para desvendar o crime.

No entanto, o romance que Agatha tentou desenvolver nesse livro foi bem mais interesante do que nos outros livros que li dela. Apesar de ainda ser uma negação nesse quesito (Anne se apaixona perdidamente pelo cara depois dele invadir o quarto dela por 5 minutos e ser um dos suspeitos!!!), dessa vez eu consegui me conectar melhor com o casal. Mas ainda bem que a Agatha foca no mistério e drama porque se fosse escrever romance...

No geral, foi uma boa leitura. Não consegui me surpreender muito com a conclusão do mistério porque o livro teve tantos outros plots e acabou ficando bem disperso, mas a história do Harry foi muito legal!

Conclusão: Livro bom, mas Poirot continu a ser meu xodó.

Ayanny 20/12/2022

17?122 Kilmorden Castla
Personagens com crise de identidade? Temos. Uma protagonista aventureira e corajosa? Com certeza. Um enemies to lovers? Na medida. Uma girafa? Também temos.
Faz uns 4 anos que li esse livro, foi no momento em que tive uma "explosão" na leitura da Agatha, lia um a trás do outro. E senti que deveria falar sobre esse ele.
O que dizer desse livro?
Acho que ele seguiu uma estrutura um pouco diferente dos livros da Agatha. Não é o maior trunfo dela como "Assassinato no Expresso do Oriente" ou "E não sobrou nenhum", mas vale muito a leitura.

Anne Beddingfield é uma protagonista corajosa, indomável e sua maior ambição é ter uma aventura.....e isso vai se concretizar.
Um dia, numa estação do metrô ela observa um homem, ele vê algo que o assusta, o sujeito cai nos trilhos e morre eletrocutado. Um homem de terno marrom verifica o corpo e foge do local deixando uma mensagem enigmática.
Quem é o morto? Quem é o homem de terno marrom? O que significa a mensagem deixada? Ela finalmente conseguiu sua aventura....então....vamos.
E claro, nosso antagonista que vive nas sombras, ele nunca aparece e prefere usar outros como peões.....o ser descrito como alguém que se contenta, e tem prazer, com jogos mentais.

Foi a primeira vez que vi a Agatha lidando com um enemies to lovers.....bem.......acho que trocas de farpas e ameças conta né? E como esse é um assunto segundário no livro, eu até que gostei, por mais que eu não seja fã de romance.
O que mais dizer sobre essa obra? Personagens memoráveis? Alguns.....se você guardar a essência deles. Quem é o coronel? E o homem de terno marrom? Qual ligação dele com o coronel? Anne é boa surfando? Foi algo bom dividir em dois narradores a história? Me digam vocês.

Mafer 07/12/2022

Adorei!!
Eu já tinha visto muitas pessoas falarem que esse livro não valia a pena e que não era bom, mas decidi dar uma chance porque ele ficou na minha estante por muito tempo. Não é um livro de assassinato raiz Agatha Christie, ele se enquadra mais como suspense e mistério que envolve roubo, morte e romance. No geral, eu gostei muito da história, e a personagem principal, a Anne, é muito legal e inteligente. Basicamente, fui ler com as expectativas lá embaixo e foi uma experiência muito melhor do que eu imaginava, o livro me prendeu do começo ao fim.

Livro número 27 da minha maratona Agatha Christie.

Mariana113 30/11/2022

Gata triste sem Poirot e Miss Marple
Dos livros que jã li da rainha do crime, adoro muito os com Poirot e Miss Marple (minha fofoqueira favorita), e quando comecei esse e vi que eles não estavam presentes fiquei com um receio, mas foi em vão, pois amei esse livro. Ele conta a historia de uma mulher que depois de uma mudança na sua vida decide viver as aventuras que queria, e por um acaso acaba esbarrando com uma enorme aventura na estação de metro. Esse livro tem perseguição, investigação, reviravoltas e até uma dose de romace.
Guilherme 30/11/2022minha estante
Eu tive esse receio quando fui conhecer Tommy e Tuppence, mas gostei muito deles também

Mariana113 30/11/2022minha estante
Simm, eu tb fiquei. Já li o inimigo secreto, não gostei tanto mas acho que foi mais pela história, mas parece que os próximos que eles aparecem são bons

Alex 30/11/2022

Os criminosos que conheci
Este é o quarto livro de Agatha Christie. Estou fazendo a leitura em sequência, o que tem sido uma grata surpresa.

Nesta história de aventuras, viagens e mistério, conhecemos Anne Beddingfeld, uma jovem mulher, que acaba de perder seu pai e sai pelo mundo em busca de aventuras.

A trama é excelente, as reviravoltas mais ainda. Uma característica marcante é que os protagonistas são todos novos, mas Agatha, trouxe aqui o mesmo vilão de seu segundo romance, o "Coronel". Porém, aqui ele está muito mais desenvolvido, sua atuação é direta e tenaz. Lembra muito a inteligência e perspicácia do famoso Dr. Moriarty.

Ao final da leitura fica a satisfação de ver a evolução na escrita da autora, sua capacidade de tornar as coisas muito intrincadas. E o uso de suas experiências pessoais na confecção da trama.

Recomendo muitíssimo!
Regis 30/11/2022minha estante
Ótima resenha! Já me deixou ansiosa para o próximo ano. ?

Alex 01/12/2022minha estante
Ano que vem começa a ler? Já separei alguns títulos dela pra 2023, seguindo a enorme lista de títulos.

Nathalia 26/11/2022

Esse foi o livro dela que menos me prendeu. Mas com uma narrativa até que interessante e também não foi fácil desvendar que era o vilão só descobri mesmo no final. Mas acho que a narrativa não me prendeu, achei muito parado e quando tinha as reviravoltas parece que não tinha muito sentido.

Aline.Fazio 26/11/2022

Aventura de espionagem bem feita
Esse livro segue um padrão diferente dos demais livros da Agatha, a trama não é sobre descobrir quem é o assassino e sim uma aventura de espionagem, com um dos melhores vilão do crime que já vi! Vale destacar também que a protagonista da aventura é uma mulher que se vira muito bem sozinha, apesar de uma escolha de romanace horrível seguindo um estereotipo que não envelheceu bem.
Os capitulos são bem amarrados dando um bom ritmo a aventura, bem ao estilo de um bom filme do 007!