O homem do terno marrom

O homem do terno marrom Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Samantha 30/06/2022

O livro conta a história de Anne, que após a morte do pai, vai a Londres, em busca de aventura. Um dia enquanto está esperando um trem, ela presencia um acidente onde o homem do terno marrom aparece e para Anne é o início de sua aventura.

vithoria 30/06/2022

O Homem do Terno Marrom foi uma surpresa muito positiva para mim.
Conta história de Anne, uma jovem que acaba de perder o pai e busca aventuras na sua vida. A aventura chega logo, quando ela presencia a morte de um homem bem na sua frente. Logo depois, acontece a morte de uma mulher que parece estar ligada com a morte anterior. Anne sai em busca de respostas viajando para a África do Sul em um navio, junto com personagens extremamente cativantes que fazem parte de toda essa investigação.
É muito mais do que um simples livro de investigação. A história me envolveu de uma forma tão grande, com personagens cativantes e um suspense viciante. Não adivinhei o plot, mas acho que não foi muito surpreendente. Mesmo assim, minha visão sobre esse livro é muito positiva.

Karla 01/06/2022

Enganada direitinho...
Dessa vez a rainha do crime me enganou direitinho. Nunca imaginei que o criminoso seria alguém que eu até me afeiçoei. Confesso que fiquei confusa com a história em alguns momentos. Mas aqui Agatha fugiu um pouco da linha que vinha seguindo nos livros anteriores e arrasou novamente.

Costa 27/05/2022

Errei em todos os meus palpites
Do início ao fim, a personalidade de Anne me agradou bastante. Seu senso de humor e sua capacidade de formular respostas rápidas, inteligentes e diretas são admiráveis. No geral, o livro foi muito bem escrito e, a estória, bem desenvolvida, mas senti falta do suspense que vi em outras obras da Agatha. Não me surpreendi com a revelação do criminoso, mas, ainda assim, errei em todos os meus palpites. Foi óbvio demais, então acabei deixando de suspeitar de quem deveria (pra variar!).

Luu 25/05/2022

Animado e divertido
Anne é uma menina órfã que sem querer acaba vendo a morte de um homem. Sua sede por aventura faz ela correr atrás de desvendar o caso. Ela então embarca em uma aventura sem perspectiva de volta para a África do Sul.

A personagem tem o ar tão jovial e animado que, mesmo quando eu não me importava com o mistério em si, continuei a ler pela narração cheia de piadas e sarcasmo. Ainda mais, o amor louco dela do final da uma piada de romance bem legal.

Além disso, foi muito interessante observar uma mistura de machismo com feminismo da Agatha Cristine: ela colocou personagem femininas fortes mas escreve trechos reforçando esteriótipos femininos. Porém, por ser um livro de 1924, não me incomodou tanto.

A história é bem agitada, só enrolando mais na metade. Recomendo pra quem quer ler uma aventura divertida sem muito drama.

MarciaCannecchia 22/05/2022

Nossa
Eu li um capítulo por dia, praticamente. Que livro maravilhoso. Eu amei cada momento. Eu amei o bandido, ele sempre foi o melhor de todos.

Estou fazendo a leitura cronologica dos livros de Agatha Christie. Este é o quarto livro, 1924.
O melhor até agora.
Sentirei saudades.

Alice 18/05/2022

Projeto Agatha Christie
O quinto livro é “O Homem do Terno Marrom”, um livro de aventura publicado em 1924 e que nos apresenta a um recorrente personagem, o Coronel Race.

O Projeto é uma iniciativa do Blog Viagem Literária para reunir leitores fãs da autora e que desejam ler ou reler a sua obra, seguindo a ordem cronológica de lançamento. Lemos juntos um livro por mês e nesse período conversamos sobre nossas impressões e compartilhamos experiências.

Quando começamos o projeto com “O Misterioso Caso de Styles” eu disse que me intrigava o estilo de escrita da autora pelas épocas, e gostaria de analisar mais a fundo. “O Homem do Terno Marrom” me deu essa oportunidade ao apresentar uma aventura a cara da época em que foi escrito.

Aqui, temos a história de Anne Beddingfeld, uma jovem que presencia um estranho acontecimento. No metrô de Londres, ela vê um homem cair nos trilhos e morrer, para logo depois ter seu corpo inspecionado por um falso médico, o homem do terno marrom cheirando a naftalina, que deixa cair um papel ao fugir. Ela retem essa pista e investe sua herança em busca de uma aventura para descobrir o que realmente aconteceu, uma investigação que a levará até a África do Sul e apresentará pessoas interessantes, como o Coronel Race.

As aventuras de Anne, escritas em 1924, são a cara desta época. Anne é uma jovem que deseja se encontrar e quem sabe um grande amor, fora da rotina esperada para as mulheres da época. E o seu espírito aventureiro a leva a um mundo exótico – a África do Sul em conflito, veja – e envolve coisas empolgantes, como diamantes, uma organização criminosa e interesses amorosos.

Isso é a cara de filmes de aventuras antigos e muito refletem costumes e devaneios da época. Diamantes como os bens mais valiosos e preciosos, a África do Sul como o exótico estrangeiro a ser desbravado, e a noção do “dinheiro não importa, mas sim a aventura”, desde que essa aventura no final possa trazer amor e mais dinheiro.

Ora, é muito fácil para mim em 2022 ler e analisar esse livro com os olhos da minha época. Agora, se eu analisar o livro com o olhar de 1920, consigo ver uma história interessante e envolvente. E eu não consigo deixar de pensar na minha avó.

Resenha completa no Blog Viagem Literária

site: http://www.viagemliteraria.com.br/2022/04/o-homem-do-terno-marrom-agatha-christie.html

Well.Machado 05/05/2022

Ótimo livro, mesmo não sendo um dos melhores!
A leitura desse livro foi ótima pra mim, não curto tanto tramas que vão mais pro lado de espionagem mas esse me agradou bastante! Agatha mais uma vez foi genial e conduziu muito bem a história toda, adorei a trama e gostei muito de algumas revelações na parte final. Gostei muito do toque de romance e achei que caiu muito bem. O que mais gostei foi da surpresa do "homem do terno marrom" acabar se tornando o mocinho e não o vilão da história. E a Anne foi uma ótima protagonista e super carismática e amei acompanhar as aventuras dela, mesmo que as vezes a ingenuidade dela as vezes me fizesse passar raiva hahaha mas ela era jovem e faz parte! O ponto forte do livro foi sem dúvidas a ambientação com as maravilhosas paisagens africanas, que foram descritas de uma forma incrível! E as partes da viagem no navio também foram minhas favoritas! Agatha mais uma vez foi incrível numa trama envolvendo um cenário exótico, por isso os livros que envolvem viagens são sempre os meus favoritos da rainha do crime!

mirai0 01/05/2022

Mar, 2019
Vejo muita gente falando que não gosta desse livro e eu gosteimuito na epoca que eu limas acho que hoje não seria taaão assimkkk mas a protagonista é bem legal e gostei desse jeito da historia ser contada! Quando eu reler eu falo mais aqui :)
Ps: eu e a minha pessimamania de imaginar os personagens da Agatha bonitões que usam oculos não ajudam muito durante a leitura '_' k

cheledrum 29/04/2022

Agatha é sempre Agatha.
Não consigo ser tão boazinha a ponto de não me incomodar com algumas visões machistas (sim, já ouvi falar em anacronismo), mas não deixa de ser um ótimo suspense (apesar de partes de romances me desagradarem rs)

Wendy 28/04/2022

Interessante
Confesso que eu gosto mais dos livros da Agatha onde o Poirot é o investigador, mas esse livro até que foi uma grata surpresa.

No começo ele parece bem confuso, com umas histórias meio truncadas pelo caminho, dá uma vontade imensa de desistir, mas depois vai se pegando o ritmo da leitura e flui bem.

Eu já esperava pelo resultado de ser a pessoa de quem eu desconfiava, mas a trama que liga tudo e todos eu não esperava mesmo.

É um livro bom, mas não sei se em alguns anos eu voltaria a ler, como já fiz com outros da Agatha.

Helena.Salgado 28/04/2022

#partiuÁfrica !
Mai uma vela avebtura da Agatha Christie que nos trabsporta para a África, para acompanhar Anne Beddingfeld. Anne se envolve em uma aventura que fez ela se questionar até que ponto ela queria viver uma vida emocionante e cheia de ação. Ao sair da Inglaterra e perseguir um possível furo jornalístico pelo continente Africano, Anne faz novos amigos, vive uma gistória de amor, e aproveita a vuda mhor do que nunca!

analupbrito 28/04/2022

Um romance em meio ao caos
? Anne tem a vida transformada após a morte do pai, sem dinheiro acaba sendo ajudada por um casal conhecido, porém acaba presenciando um acidente que leva ela a uma jornada ainda mais intrigante. Atenta sempre aos mínimos detalhes acaba percebendo que havia algo na história e segue a pista que um suposto médico deixou cair na cena do acidente. Porém, ela não esperava que isso teria ligação a um assassinato ocorrido em uma mansão no mesmo dia. Em meios a muitos mistérios e perigos, Anne também se apaixona e tem que separar os sentimentos da razão, para que permaneça viva.
?? Um dos livros de Agatha que mais me surpreendeu, não apenas pelo desenrolar da história que mais uma vez me pegou, mas também pelo romance a flor da pele vivido pela protagonista, algo bem jovial, que ainda não havia visto em seus livros.