O Homem do Terno Marrom

Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Karol Alencar 12/06/2021

O homem do terno marrom
A protagonista daqui resolve encarnar o Bilbo Bolseiro e sair em uma aventura.

Anne Beddingfield quer aventuras! Seu pai, um conhecido estudioso morre, porém a herança da moça não é lá grande coisa. O bom senso manda que ela consiga um emprego respeitável, talvez como acompanhante de alguma senhora idosa ou algo do tipo. Porém, ao presenciar um homem morrer em uma estação de metrô e um outro homem que se diz médico agir de maneira estranha com o corpo do morto e depois, no mesmo dia, a descoberta da morte de uma artista famosa em uma casa vazia, Anne decide que quer mesmo é investigar os casos.

Anne é uma garota muito inteligente e independente, ela está decidida a sair em busca de aventuras e luta para conseguir seu objetivo que é o de desvendar os mistérios por trás dessas mortes e encontrar o tal homem do terno marrom. Para mim, ela confia fácil demais e só com muita sorte que ela conseguiu sair viva de toda essa história.
Infelizmente, alguma coisa aconteceu e a leitura não me cativou nenhum um pouco , acho que foi toda essa trama que no fim das contas não me atraiu. O livro também tem um romance que para mim surgiu do nada e me irritou por ser tão súbito. Vou ter que falar que sim, descobri quem era o tal Coronel; na verdade, não vi grandes reviravoltas nessa história, a maior parte das surpresas eu já havia antecipado. Imaginei muito mais do que realmente ocorreu.
O Homem do Terno Marrom? não está entre os principais sucessos da escritora e o que mais atrai aos leitores é justamente seu caráter atípico. Ele pouco se assemelha às demais narrativas da Rainha do Crime e com inúmeras surpresas e reviravoltas, o gênero policial cede espaço para o romance e a aventura.

Deus me ajude nesse meu projeto de ler os livros da Ágatha em ordem cronológica,pois os primeiros tem sido só ladeira abaixo kkkkk??
CPF1964 12/06/2021minha estante
A gata triste vai entrar em depressão por sua culpa...

Karol Alencar 12/06/2021minha estante
Eu que vou entrar por culpa dela ?

CPF1964 12/06/2021minha estante
Nem o Roberto Carlos que adora "marrom" daria 1,5 estrelas.... Seu coração está muito peludo....

?????????

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Karol Alencar 12/06/2021minha estante
Olha o Mundo em caos avaliei tbm ?

Karol Alencar 12/06/2021minha estante
Tá na publicação em baixo kkkk

CPF1964 12/06/2021minha estante
Ainda bem que Victor Hugo, Dosto, Tolstoi, Bronte, etc já morreram....

CPF1964 12/06/2021minha estante
Você é mais generosa que eu. 37 favoritados. Em 200 tenho somente 3.

Tá vendo só kkkk

Sou legal ?

CPF1964 12/06/2021minha estante
Realmente. O malvado sou eu. Preciso de terapia com urgência...

Exatamente ???

Aline MSS 23/04/2023

4°Livro da autora e com um estilo diferente!
[4°LIVRO] Agatha Christie inova bastante com a historia desse livro e sai daquele formato esperado dos casos anteriores.

O livro traz a história de Anne Beddingfield, uma jovem bem astuta, q após o falecimento do pai tem q mudar os rumos de sua vida. Ela acaba presenciando a morte de um homem q cai nos trilhos do metrô e corajosamente se joga numa busca para "solucionar" o caso rumo à África do Sul.

Particularmente achei o caso bem confuso e por mais q a Anne seja uma personagem carismática e corajosa, ainda prefiro o Poirot e até msm a Tuppence (personagens dos livros anteriores).

No começo da leitura cheguei a cogitar ter baixado o e-book com defeito, pq o livro nem parecia ter sido escrito pela Agatha. Os traços investigativos foram confusos e a parte do romance ficou muito carregada. Não curti tanto, infelizmente!

Oq tem no livro:
- Personagem forte, corajosa e bem sortuda;
- O plot twist é mto previsível e isso me fez não curtir tanto a leitura, já q espero ser feita de trouxa nos livros da autora;
- Romance mto presente;
- Espionagem com descaracterização de personagem;
- Poucos personagens, mas q dá pra te deixar confuso;
- Tem mais descrições q os 3 livros anteriores;
- Racismo e machismo.

Li por e-book e recomendo o formato, já q não é um livro mto bom e não vai dar vontade de reler.
Fabio 24/04/2023minha estante
Belíssima resenha

Aline MSS 25/04/2023minha estante
Obrigada, Fábio. Tento ser sincera, msm q não goste mto do livro. ??

Fabio 25/04/2023minha estante
Mas aí que está seu segredo Aline!
A sinceridade embeleza tudo!

Aline MSS 26/04/2023minha estante
Voto com o relator.?

Michela Wakami 28/02/2023

Socorro!
Já tinha tentado ler esse livro antes, e abandonei em 50%, mas resolvi dar uma segunda chance e és que a segunda experiência não foi melhor que a primeira, foi até pior, pois dessa vez fui até o final, para ter certeza que o livro não é bom mesmo.
Nunca demorei tanto, para ler um livro da autora.
Uma história sem pé, e sem cabeça, com um romance que não convence ninguém.
Um verdadeiro fiasco!
CPF1964 02/03/2023minha estante
Se não me engano na biografia dela é citado que este livro é considerado um dos piores livros dela. Acho que o Mistério do Trem Azul também.

Michela Wakami 04/03/2023minha estante
Quem sou eu para contradizer um biógrafo da autora ?!?????

CPF1964 04/03/2023minha estante
Exatamente. ????

Anna 02/01/2022

Eu gostei MUITO
Olha, eu tive uma relação de amor e ódio com esse livro. Na verdade, ódio é uma palavra muito forte, mas, em alguns momentos do livro, ele tava muito bom, e em outros eu só queria desistir dele. Que bom que eu não fiz isso kkkkkkkkkk, esse final foi muito bom. Eu já tinha desconfiado da pessoa, mas só desconfiei lá pelo meio mesmo lkkkklkkkkk
Marcia.Cruz 02/01/2022minha estante
Agatha Christie é maravilhosa!

noni 30/09/2022minha estante
um dos melhores livros q eu já li

Luana 13/11/2018

Agatha Christie mais uma vez me mostrando que mesmo sem tempo e com uma leitura muito esparsada, suas histórias ainda conseguem segurar o leitor até o fim. Que delícias de personagens femininas com teor certo de sarcasmo e paixão.
Não se engane se o ritmo do livro começar a ficar lento de repente, é aí que a reviravolta acontece e os fatos surgem.
Silvestarley Oliveira 13/11/2018minha estante
? Agatha sensacional.

Luana 14/11/2018minha estante
Me impressiono como, até agora, não consegui encontrar um livro ruim dela! Haha

Mariana113 30/11/2022

Gata triste sem Poirot e Miss Marple
Dos livros que jã li da rainha do crime, adoro muito os com Poirot e Miss Marple (minha fofoqueira favorita), e quando comecei esse e vi que eles não estavam presentes fiquei com um receio, mas foi em vão, pois amei esse livro. Ele conta a historia de uma mulher que depois de uma mudança na sua vida decide viver as aventuras que queria, e por um acaso acaba esbarrando com uma enorme aventura na estação de metro. Esse livro tem perseguição, investigação, reviravoltas e até uma dose de romace.
Guilherme 30/11/2022minha estante
Eu tive esse receio quando fui conhecer Tommy e Tuppence, mas gostei muito deles também

Mariana113 30/11/2022minha estante
Simm, eu tb fiquei. Já li o inimigo secreto, não gostei tanto mas acho que foi mais pela história, mas parece que os próximos que eles aparecem são bons

MANURJ 24/02/2022

Meu livro favorito da magnífica Agatha Christie
Sou apaixonada por esse livro.. já que não faz mal algum em ter mistério e suspense com uma pitada de romance… maravilhoso! Anne é realmente uma personagem com características bem definidas e que continua após a leitura assim como vários: Coronel Race, Eustace Pedler, a querida Sra Blair e Vários…o livro te prende do início ao fim e vale a pena cada página lida! Nele não tem o carismático Detetive Hercule Poirot.
Gabi 24/02/2022minha estante
Ahh fiquei com vontade de ler agora ?

Spy Books Brasil 24/02/2022minha estante
Se você gosta de suspense com romance, experimente o livro mais recente da Laura Dave, The Last Thing He Told Me. Ainda não traduziram para o português, mas virá breve. Fiz uma resenha dele no meu perfil.

Suliany 09/04/2018

Emocionante!
Livro bom e diferente da Dama do Crime.
História policial, romance, aventura. Foi bom!

Anne, a protagonista, se mete em uma aventura atrás de um crime, pois, acidentalmente se vê envolvida. A história se reveza com a protagonista e com um diário de Sir Eustace, o dono da casa, aonde foi cometido o assassinato.
As passagens de Sir Eustace são bem divertidas, ele é cômico.
Adri 28/06/2018minha estante
Eu gostei desse,não está entre os melhores da autora,mas é uma boa história.

Suliany 12/07/2018minha estante
Sim Adri, Dama Christie sempre maravilhosa!

Nanda 22/03/2020

Frustrada, mas sigo como fã
Essa obra não me prendeu, não curti, li por ser fã da escritora!
Adriel Alves 22/03/2020minha estante
Parece que Agatha Christie tem altos e baixos

Nanda 22/03/2020minha estante
Adriel sim... Descobri agora, mas espero que o próximo livro que pegarei para ler dela me deixe feliz novamente

Vincent Law 10/06/2015

LIDO!
Para os fãs que adoram Harry Potter ou da autora J. K. Rowling, saiba agora que o livro O Homem do Terno Marrom se assemelham muito.

Aqui a escrita, seus variados tiques, como interromper alguém durante o diálogo etc, me pergunto se a autora lia os seus livros para escrever Hp. Acredito que sim!!!

Motivo? Bem simples, quem lembra de Peter Pettigrew? Há alguém com esse mesmo nome no livro da Agatha Christie, clamado Pettigrew. E ainda acham que a sua nova série O Chamado do Cuco não viera de algo? Ar de detetive, não é?

Aí leio essa matéria (que averiguei assim que fiz essa descoberta)

www.stylist.co.uk/life/discover-the-secret-writing-tools-of-jk-rowling-agatha-christie-and-other-authors

Será que ninguém descobriu que essa escritora lia os seus livros? Ou estou enganado? (por celular é mesmo péssimo de encontrar esses tipos de informações)
Andréa 15/07/2015minha estante
Um pouco diferente da maioria dos livros da tia Agatha, mas muito bom também.

Mahy 22/07/2015minha estante
Não sei se lia Agatha, mas leu muito Tolkien e assume ser fã de carteirinha! :P IUHASIUHAISUH

Alex 30/11/2022

Os criminosos que conheci
Este é o quarto livro de Agatha Christie. Estou fazendo a leitura em sequência, o que tem sido uma grata surpresa.

Nesta história de aventuras, viagens e mistério, conhecemos Anne Beddingfeld, uma jovem mulher, que acaba de perder seu pai e sai pelo mundo em busca de aventuras.

A trama é excelente, as reviravoltas mais ainda. Uma característica marcante é que os protagonistas são todos novos, mas Agatha, trouxe aqui o mesmo vilão de seu segundo romance, o "Coronel". Porém, aqui ele está muito mais desenvolvido, sua atuação é direta e tenaz. Lembra muito a inteligência e perspicácia do famoso Dr. Moriarty.

Ao final da leitura fica a satisfação de ver a evolução na escrita da autora, sua capacidade de tornar as coisas muito intrincadas. E o uso de suas experiências pessoais na confecção da trama.

Recomendo muitíssimo!
Regis 30/11/2022minha estante
Ótima resenha! Já me deixou ansiosa para o próximo ano. ?

Alex 01/12/2022minha estante
Ano que vem começa a ler? Já separei alguns títulos dela pra 2023, seguindo a enorme lista de títulos.

Taiany Araujo 16/02/2013

Acabei de ler o Homem do terno marrom...que livro genial,estou encantada,só demorei para ler porque estava com preguiça,mas ele é divino,não sei se vou ler outros livros da Agatha Christie ,romance policial parece não ser muito a minha praia,mas estou apaixonada por esse,só não farei resenha porque como já disse...A preguiçosa que eu sou.
Lady Nataly 08/10/2013minha estante
Estou querendo ler esse livro... Agatha é sempre espetacular em seus livros. O nome do livro, chamou muito minha atenção, e pelo que você mesmo disse deve ser uma história DIVINA :-)
Até mais Tata.

Taiany Araujo 13/10/2013minha estante
Tb foi o nome que me chamou a atenção. É tão enigmático. A história é muito boa mesmo, tem romance, um pouco de suspense e muito de investigação.

umbookaholic 24/05/2020

E assim começa a fase romântica da Agatha
Livro da Agatha = expectativa lá em cima

Esse é o quinto livro publicado pela autora e, aparentemente, cheguei na fase mais romântica dela e... não sei se gosto mt.

O mistério é maneiro, a protagonista é SENSACIONAL, mas, puta merda, o livro desanda completamente: um romance completamente do nada, uma enrolação insuportável (que eu achava ser impossível pra um livro de 250 pgs) e aaaaa eu só queria q acabasse
yayahmachado 16/09/2023minha estante
feliz em saber que não sou a única a pensar assim! o livro de 250 páginas que levei meses para terminar e por vezes me forçava a ler para concluir.

_yagohebling 12/09/2020

Un pouco diferente sem o Poirot, mas com as mesmas características clássicas da Agatha, um pouco mais confuso do que o normal, mas igualmente surpreendente em relação ao "vilão".
Lord 14/09/2020minha estante
brow beleza? como faço resenha do livro?

Fran RW 20/05/2012

"O Homem do Terno Marrom" - Agatha Christie
Mais Romântico que Policial

(Agatha escreveu este livro, primeiramente com o título "O Mistério da Casa do Moinho", após regressar de uma volta ao mundo que teve a África do Sul como uma das paradas. A ideia de escrevê-lo veio de Belcher, um homem de temperamento difícli com quem Agatha e seu marido Archibald viajavam. Belcher insistiu para que ela o pusesse na história, assim como a casa em que vivia, a Casa do Moinho. Foi daí que surgiu Sir Eustace Pedler).

Se não fossem as inúmeras tentativas de assassinato de que a protagonista é vítima, eu poderia jurar que estava lendo um romance propriamente dito, ou seja, sem a trama policial presente nas obras da autora.
Anne Beddingfeld, uma jovem sonhadora que decide investigar a possível ligação entre um acidente numa estação de trem e um assassinato em uma velha casa, embarca em um navio com destino a África do Sul. Durante a viagem ela faz amizades e conhece pessoas que lhe parecem suspeitas, enquanto sua vida é posta à prova várias vezes por causa de uns diamantes e de um fato aparentemente esquecido, que sem saber, Anne persegue.

Dos personagens, quase todos são adoráveis. E Sir Eustace é muito engraçado. Quando ele conta em seu diário que a única fantasia que lhe serviu para a festa foi a de ursinho, logo imaginei esta cor-de-rosa, rs, mesmo que o provável é que não fosse. A Suzanne também me fez rir em alguns momentos, assim como a própria Anne. O livro é bom, mas está longe dos melhores da autora e eu só recomendo a quem gosta de ler romance misturado com mistério e/ou é fã da autora, porque afinal os fãs vão acabar lendo de qualquer jeito. Para quem quer começar a ler Agatha Christie, é recomendável que comece por outro.

(20/02/2011)
Marcelo 08/05/2014minha estante
Ainda não terminei de ler o livro, faltam 50 páginas, mas sua resenha condiz com tudo o que li até agora. Esse livro é mais romântico que policial, sem dúvida. Talvez por isso, pelo menos até aqui, perto de seu final, achei o livro um pouco monótono. Gosto dos clássicos de investigação criminal da Agatha Christie, principalmente com Poirot. Esse fugiu um pouco do meu estilo. Mas, ainda assim, é um livro de razoável para bom.