O Homem do Terno Marrom

O Homem do Terno Marrom Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Stella 21/04/2009

Melhor livro da Agatha Christie sem Poirot. Ja perdi as contas de quantas vezes reli esse livro, a história é envolvente e o livro passa muito rápido. Recomendo a leitura.

Mi 24/06/2010

Sonhos não realizados de Agatha Christie.
Adorei este livro porque acho que ele me permitiu ter um vislumbre dos sonhos e da realidade de Agatha. Enxerguei na jovem Anne, destemida, aventureira,verdadeiramente amada, quem Agatha gostaria de ter sido.A vida simples e feliz em um país exótico, despida de quaisquer convenções sociais, a história que ela gostaria de ter vivido. A mulher que já vendeu mais de 4 bilhões de livros foi publicamente traída e trocada pelo 1º marido, teve depressão profunda e, segundo alguns biógrafos, teve vontade de suicidar-se, casou-se novamente e amargou uma vida monótona até o dia de sua morte. Por isso, enxerguei na história de Anne (protagonista deste livro)todos os sonhos irrealizados, toda a melancolia de Agatha pela vida que tanto almejou, e que jamais teria. Se eu fosse Agatha, também desejaria ter tido a vida de Anne ao invés da minha própria e acho isso algo inacreditável pois quem, em sã consciência, não gostaria de ser a autora mais lida e traduzida do mundo, só perdendo o pódio para a Bíblia e para Shekespeare?

Fran RW 20/05/2012

"O Homem do Terno Marrom" - Agatha Christie
Mais Romântico que Policial

(Agatha escreveu este livro, primeiramente com o título "O Mistério da Casa do Moinho", após regressar de uma volta ao mundo que teve a África do Sul como uma das paradas. A ideia de escrevê-lo veio de Belcher, um homem de temperamento difícli com quem Agatha e seu marido Archibald viajavam. Belcher insistiu para que ela o pusesse na história, assim como a casa em que vivia, a Casa do Moinho. Foi daí que surgiu Sir Eustace Pedler).

Se não fossem as inúmeras tentativas de assassinato de que a protagonista é vítima, eu poderia jurar que estava lendo um romance propriamente dito, ou seja, sem a trama policial presente nas obras da autora.
Anne Beddingfeld, uma jovem sonhadora que decide investigar a possível ligação entre um acidente numa estação de trem e um assassinato em uma velha casa, embarca em um navio com destino a África do Sul. Durante a viagem ela faz amizades e conhece pessoas que lhe parecem suspeitas, enquanto sua vida é posta à prova várias vezes por causa de uns diamantes e de um fato aparentemente esquecido, que sem saber, Anne persegue.

Dos personagens, quase todos são adoráveis. E Sir Eustace é muito engraçado. Quando ele conta em seu diário que a única fantasia que lhe serviu para a festa foi a de ursinho, logo imaginei esta cor-de-rosa, rs, mesmo que o provável é que não fosse. A Suzanne também me fez rir em alguns momentos, assim como a própria Anne. O livro é bom, mas está longe dos melhores da autora e eu só recomendo a quem gosta de ler romance misturado com mistério e/ou é fã da autora, porque afinal os fãs vão acabar lendo de qualquer jeito. Para quem quer começar a ler Agatha Christie, é recomendável que comece por outro.

(20/02/2011)
Marcelo 08/05/2014minha estante
Ainda não terminei de ler o livro, faltam 50 páginas, mas sua resenha condiz com tudo o que li até agora. Esse livro é mais romântico que policial, sem dúvida. Talvez por isso, pelo menos até aqui, perto de seu final, achei o livro um pouco monótono. Gosto dos clássicos de investigação criminal da Agatha Christie, principalmente com Poirot. Esse fugiu um pouco do meu estilo. Mas, ainda assim, é um livro de razoável para bom.

Luiza Machado 18/12/2009

Perfeito, com destaque para as viagens feitas e a parte romântica que eu não cansava de reler. Recomendadíssimo, fascinante!
Tiago Ribeiro 15/01/2010minha estante
Tbm achei ótimo Luiza, um livro com bastante ação :D Adoro livros da Agatha assim, tal como "Por que não pediram a Evans?" esse é outro que tem muita ação (L)

Luciane 28/02/2011minha estante
Luíza, adorei também a parte romântica, foi o primeiro livro que li da Agatha Christie com romance... Perfeito mesmo!

Marquesa 25/04/2010

O livro é uma mistura de romance policial com aventura e ainda possui um toque bastante cômico em certos personagens.
Agatha Christie nos envolve, mais uma vez, com personagens extremamente cativantes, do vilão a jovem aventureira, todos eles nos cativam e nos deixam com saudades depois do término do livro. O fato dos leitores se encantarem pelo vilão se deve ao carisma do personagem, além de ser uma tarefa díficil para uma escritora construir um vilão tão genial que nos faz até gostarmos dele.
A história é contada em primeira pessoa por dois personagens; Sir Eustace Pedler, em formato de diário e Anne Beddingfeld. A narração é dividida pela visão de cada personagem sobre a história.
A escritora não deixa de nos surpreender em nenhuma de suas histórias, O Homem do terno marrom é cheio de reviravoltas e nos surpreende do início ao fim.

Lord_Vaynard 08/08/2010

Eu considero o melhor livro da autora!

Cheio de ação, aventura e romance, com uma personagem central excepcional, foi o primeiro livro que li da Agatha, e o que mais me fascinou e me fez adorar o estilo e a própria autora.

Recomendadíssimo!
Natália 20/01/2011minha estante
Comigo foi o mesmo! Primeiro livro que li, excelente enredo, muitos detalhes, com aventura e romance, e me fez querer ler mais livros da Agatha. Show!

Brino 17/01/2015

Quarto livro publicado da autora, e por coincidência, o quarto livro dela que eu li, "O Homem do Terno Marrom" é centrado na história de Anne Beddingfeld, uma jovem sonhadora e aventureira que acaba de ficar órfã.
Em busca de aventuras, ela acaba se envolvendo demais em uma situação misteriosa presenciada por ela, por puro acaso, numa estação de trem, e parte numa jornada para juntar as peças deste quebra-cabeça, que envolve um misterioso homem de terno marrom.

Não lembro de grandes detalhes do livro, mas foi uma leitura prazerosa apesar de um pouco cansativa lá pelo meio. Apesar disso, nada que comprometa, o livro ainda é muito bom, a personagem principal é bem interessante e há bastante ação no decorrer da história.

Acho importante ressaltar que este livro é um bem diferente da grande maioria dos livros da Agatha, pois apesar de haver um caso policial a ser resolvido, o foco maior é nas aventuras da protagonista e não no suspense e mistério propriamente ditos. Além de haver uma dose significativa de romance. Não recomendo para quem não leu outros livros da Agatha ainda, porque não representa muito bem a obra dela, é um livro atípico, diferente da maioria, mas que ainda assim é muito bom e vale a pena ler.

De 1 a 10, minha nota é 8,5.

PS: Desvendei o mistério lá pela metade do livro. Foi a primeira vez em que isso aconteceu. :)

Deia 13/08/2018

Sem nenhum conhecido
Nessa história Agatha mostra uma nova faceta. Claro que há assassinatos, tramas diabólicas, mas há também uma pegada mais romântica.
Gostei muito da trama, mas não gostei muito da historia toda., me causou arrepios na nuca o machismo em algumas situações que a personagem feminina Anne passava, mas pudera na época que foi escrito, mesmo Anne se comportando como uma mulher a frente de seu tempo. A impressão que me deu foi que não parecia a Agatha que escrevia. Foi um pouco decepcionante, parecia um romance de banca.

Tata Araujo 16/02/2013

Acabei de ler o Homem do terno marrom...que livro genial,estou encantada,só demorei para ler porque estava com preguiça,mas ele é divino,não sei se vou ler outros livros da Agatha Christie ,romance policial parece não ser muito a minha praia,mas estou apaixonada por esse,só não farei resenha porque como já disse...A preguiçosa que eu sou.
Lady Nataly 08/10/2013minha estante
Estou querendo ler esse livro... Agatha é sempre espetacular em seus livros. O nome do livro, chamou muito minha atenção, e pelo que você mesmo disse deve ser uma história DIVINA :-)
Até mais Tata.

Tata Araujo 13/10/2013minha estante
Tb foi o nome que me chamou a atenção. É tão enigmático. A história é muito boa mesmo, tem romance, um pouco de suspense e muito de investigação.

Tina 14/06/2015

Divertido
De todos os livros da Agatha que eu já li, esse é de longe o mais divertido. Os personagens são ótimos, e a trama envolvente. Dei boas risadas.

Felipe 16/06/2015

Ótimo.

Luciane 28/02/2011

Adorei!!
Adorei este livro da Agatha Christie... Além do suspense, teve um pouco de romance.
Livro do grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Rose 04/01/2012

ste 4º livro da autora foi lançado em 1924, eu já tinha lido quando fazia faculdade, mas confesso que não lembrava mais da história. Aqui conhecemos Anne Beddingfeld, uma jovem filha de um antropólogo que ao morrer deixou Anne sem mais ninguém e com uma grande vontade de aventurar-se. Decidida a aproveitar a vida e envolvida de uma certa forma com dois assassinatos, ela usa o pouco dinheiro que lhe restou e embarca em um navio rumo à África do Sul para descobrir quem é o "Homem do Terno Marrom", o chefe de um grupo de criminosos ladrões de diamentes.
Em uma história que todos são suspeitos, Anne consegue descobrir a verdade e ainda encontrar o seu grande amor.
Uma curiosidade neste livro é o fato da narração ser feita pela Anne e pelo Sir Eustace Pedle, ou seja você vai sentindo e conhecendo os fatos através do ponto de vista deles. Não é o meu preferido da AC, mas mesmo assim, a leitura pões nossos neurônios para funcionar.

Ana Paula 31/08/2016

Anne Beddingfeld é filha de um famoso antropólogo. Depois da morte de seu pai, recebe a herança e investe todo o capital, com o objetivo de viver uma grande aventura: descobrir o chefe de um grupo de criminosos, ladrões de diamantes. Faz uma viagem de navio para a África do Sul, durante a qual se desenrola a maior parte dos fatos: os inocentes parecem suspeitos, os suspeitos parecem inocentes. Mas a intrépida heroína não se acovarda e persegue seus objetivos até o fim.

leila.goncalves 15/07/2018

A Casa Do Moinho
Em 1924, após retornar de uma viagem ao redor do mundo, Agatha Christie se inspirou na África do Sul para escrever seu quarto romance. Inicialmente intitulado "A Casa do Moinho", a narrativa chegou às livrarias com outro nome, "O Homem do Terno Marrom", sem dúvida, uma escolha mais sugestiva.

Essa alteração não agradou ao chefe do marido da escritora, Major Belcher, que não só tinha encomendado o título rejeitado (vivia num local com esse nome) como convocara a escritora para incluí-lo na história. Homem de temperamento difícil, ele serviu de inspiração para o hilário e irascível Sir Eustace Pedler e comenta-se que Mrs. Christie ficou satisfeitíssima com o resultado.

O Coronel Race, agente do Serviço Secreto Britânico e amigo de Poirot, é quem assume a função de detetive. Contudo, ele tem uma participação um tanto quanto discreta e para quem pretende conhecê-lo melhor, indico três livros; "Morte no Nilo", "Um Brinde de Cianureto" e "Cartas na Mesa".

Na realidade, quem rouba a atenção é Ann Beddingfield, filha de um famoso antropólogo. Após a morte do pai, sem parentes e com umas poucas de libras no bolso, ela resolve deixar a cidadezinha onde vivia e ir viver em Londres, deixando para trás uma insípida rotina em busca de uma vida repleta de aventuras. Porém, o que ela não suspeita é que acabará metida num caso de alcance internacional, arriscando sua própria segurança.

Aliás, seus problemas começam, quando ela presencia a morte de um homem, eletrocutado ao cair nos trilhos do metrô. Um estranho bilhete que estava com a vítima vem parar nas suas mãos, ligando esse acidente ao assassinato de uma bela mulher numa velha casa desabitada. Quando a polícia decide não dar ouvidos às suas suspeitas, Ann resolve investigar as duas mortes, tendo que enfrentar um dos mais intrigantes vilãos criados por Agatha Christie.

Quanto a narrativa, boa parte do livro transcorre durante uma viagem de navio rumo à Cidade do Cabo e com inúmeras personagens, atenção aos nomes para não perder o fio da meada. Curiosamente, Agatha Christie optou por dois narradores: Ann e trechos do diário de Pedler que com algumas passagens hilárias, conquista a todos com seu carisma.

"O Homem do Terno Marrom" não está entre os principais sucessos da escritora e o que mais atrai aos leitores é justamente seu caráter atípico. Ele pouco se assemelha as demais narrativas da Rainha do Crime e com inúmeras surpresas e reviravoltas, o gênero policial cede espaço para o romance e a aventura. Enfim, se você está disposto a arriscar, aposte na sonhadora Ann Beddingfield, você irá passar horas agradáveis ao seu lado.