O Homem do Terno Marrom

O Homem do Terno Marrom Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Aline MSS 23/04/2023

4°Livro da autora e com um estilo diferente!
[4°LIVRO] Agatha Christie inova bastante com a historia desse livro e sai daquele formato esperado dos casos anteriores.

O livro traz a história de Anne Beddingfield, uma jovem bem astuta, q após o falecimento do pai tem q mudar os rumos de sua vida. Ela acaba presenciando a morte de um homem q cai nos trilhos do metrô e corajosamente se joga numa busca para "solucionar" o caso rumo à África do Sul.

Particularmente achei o caso bem confuso e por mais q a Anne seja uma personagem carismática e corajosa, ainda prefiro o Poirot e até msm a Tuppence (personagens dos livros anteriores).

No começo da leitura cheguei a cogitar ter baixado o e-book com defeito, pq o livro nem parecia ter sido escrito pela Agatha. Os traços investigativos foram confusos e a parte do romance ficou muito carregada. Não curti tanto, infelizmente!

Oq tem no livro:
- Personagem forte, corajosa e bem sortuda;
- O plot twist é mto previsível e isso me fez não curtir tanto a leitura, já q espero ser feita de trouxa nos livros da autora;
- Romance mto presente;
- Espionagem com descaracterização de personagem;
- Poucos personagens, mas q dá pra te deixar confuso;
- Tem mais descrições q os 3 livros anteriores;
- Racismo e machismo.

Li por e-book e recomendo o formato, já q não é um livro mto bom e não vai dar vontade de reler.
Fabio 24/04/2023minha estante
Belíssima resenha

Aline MSS 25/04/2023minha estante
Obrigada, Fábio. Tento ser sincera, msm q não goste mto do livro. ??

Fabio 25/04/2023minha estante
Mas aí que está seu segredo Aline!
A sinceridade embeleza tudo!

Aline MSS 26/04/2023minha estante
Voto com o relator.?

Anna 02/01/2022

Eu gostei MUITO
Olha, eu tive uma relação de amor e ódio com esse livro. Na verdade, ódio é uma palavra muito forte, mas, em alguns momentos do livro, ele tava muito bom, e em outros eu só queria desistir dele. Que bom que eu não fiz isso kkkkkkkkkk, esse final foi muito bom. Eu já tinha desconfiado da pessoa, mas só desconfiei lá pelo meio mesmo lkkkklkkkkk
Marcia.Cruz 02/01/2022minha estante
Agatha Christie é maravilhosa!

noni 30/09/2022minha estante
um dos melhores livros q eu já li

Alex 30/11/2022

Os criminosos que conheci
Este é o quarto livro de Agatha Christie. Estou fazendo a leitura em sequência, o que tem sido uma grata surpresa.

Nesta história de aventuras, viagens e mistério, conhecemos Anne Beddingfeld, uma jovem mulher, que acaba de perder seu pai e sai pelo mundo em busca de aventuras.

A trama é excelente, as reviravoltas mais ainda. Uma característica marcante é que os protagonistas são todos novos, mas Agatha, trouxe aqui o mesmo vilão de seu segundo romance, o "Coronel". Porém, aqui ele está muito mais desenvolvido, sua atuação é direta e tenaz. Lembra muito a inteligência e perspicácia do famoso Dr. Moriarty.

Ao final da leitura fica a satisfação de ver a evolução na escrita da autora, sua capacidade de tornar as coisas muito intrincadas. E o uso de suas experiências pessoais na confecção da trama.

Recomendo muitíssimo!
Regis 30/11/2022minha estante
Ótima resenha! Já me deixou ansiosa para o próximo ano. ?

Alex 01/12/2022minha estante
Ano que vem começa a ler? Já separei alguns títulos dela pra 2023, seguindo a enorme lista de títulos.

umbookaholic 24/05/2020

E assim começa a fase romântica da Agatha
Livro da Agatha = expectativa lá em cima

Esse é o quinto livro publicado pela autora e, aparentemente, cheguei na fase mais romântica dela e... não sei se gosto mt.

O mistério é maneiro, a protagonista é SENSACIONAL, mas, puta merda, o livro desanda completamente: um romance completamente do nada, uma enrolação insuportável (que eu achava ser impossível pra um livro de 250 pgs) e aaaaa eu só queria q acabasse
yayahmachado 16/09/2023minha estante
feliz em saber que não sou a única a pensar assim! o livro de 250 páginas que levei meses para terminar e por vezes me forçava a ler para concluir.

Coruja 03/09/2021

Publicado pela primeira vez em 1924, O Homem do Terno Marrom começou como uma serialização no The Evening News sob o título Anna, a Aventureira. Sob certos aspectos, o enredo faz lembrar o plot de O Adversário Secreto, mas, cá entre nós, não tem a mesma graça e energia da dupla formada por Tommy e Tuppence.

Anne Beddingfeld acaba de perder o pai, um antropólogo renomado, mas sem muita cabeça para as coisas práticas da vida. Depois de uma vida inteira na monotonia, Anne decide que é hora de agitar um pouco as coisas e tomar as rédeas da vida em suas mãos. Assim é que, mesmo com pouquíssimos recursos, Anne vai para Londres, por pura curiosidade se mete numa investigação de assassinato, e logo investe todos os recursos que possui numa passagem só de ida para a África.

Pelo meio do caminho ela encontrará uma confraria de criminosos, aliados, outros tantos inimigos, sofrerá algumas tentativas de assassinato, salvará rapazes aleatórios e depois será igualmente resgatada por eles e, de uma maneira geral, procederá com pouquíssimo rigor científico em suas investigações.

Embora comece como um mistério típico - quem matou a moça na casa de sir Eustace Pedler? -, o enredo se desenvolve num thriller internacional com direito a cenas em meio a um país em revolução e vai até uma aventura que me fez lembrar (acredite se quiser) de Tarzan na versão Disney. No final, a história está mais interessada em costurar um romance para Anne do que que descobrir o grande criminoso por trás de um rol imenso de crimes - que vão do roubo de diamantes ao tráfico de armas.

O livro é divertido nas idas e vindas, na jornada pitoresca e no elenco de personagens que, tenho de dizer, é muito sem noção. Sir Eustace - que tem capítulos dedicados ao seu diário -, o secretário Pagett, a entediada Suzanne, Miss Pettigrew e o reverendo Chichester, Harry, até o Coronel Race (supostamente um investigador para o MI5) têm atitudes francamente ridículas. Quanto à protagonista, Anne é impulsiva, cai em armadilhas óbvias, perde o foco mais de uma vez - embora seja capaz, ao final, de desvendar a verdade. Considerando que cresceu no interior, só com o pai, que era um daqueles tipos gênio inepto, até posso engolir um pouco da ingenuidade romântica dela. Mas só até certo ponto.

A decisão de Anne de simplesmente partir para África do Sul, sem qualquer plano para o que fazer quando chegar lá, com pouquíssimos recursos (que ela não tenta economizar em nenhum momento), e sem conhecer ninguém no caminho, não é simplesmente impulsiva: é estúpida. E isso tudo para… seguir atrás de alguém que ela sabe que não teve escrúpulos de matar uma mulher antes? E então se apaixonar à primeira vista por um homem que aparece sangrando em sua cabine, que é, potencialmente, o assassino, e que não demonstra qualquer cortesia para com ela? E cujo flerte, mais tarde, envolve ameaças de violência? Sério, mesmo?

Confesso que normalmente não sou fã de romances em que o casal se apaixona à primeira vista, mas a situação aqui é ainda mais inexplicável do que o normal desse gênero. Quando quer, Christie sabe escrever romances convincentes - lembro-me dos já citados Tommy e Tuppence -, mas eu não consegui acreditar na paixão repentina de Anne e Harry. Talvez até pelo fato de boa parte da narração ser feita em primeira pessoa por Anne, eu não consegui nem entender qual era o fascínio que a moça conseguia exercer em praticamente todos os homens com quem cruza ao longo de sua jornada.

Achei mais fácil acreditar no desenvolvimento da amizade de Anne e Suzanne que no resto dos relacionamentos.

Há problemas típicos de narrativas do período - tiradas sexistas e referências que podem ser lidas como racistas. O mistério, em si, não tem muito da complexidade que é marca registrada em seus enredos mais detetivescos. Achei que era meio óbvio quem estava por trás de tudo e acertei de primeira dessa vez. O que ainda prende é o cenário - Christie sabe nos fazer embarcar em suas jornadas, de navio, de trem, por planícies quentes, rios repletos de crocodilos - e o humor autodepreciativo que é bem típico em personagens britânicos.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/09/projeto-agatha-christie-o-homem-do.html

Michela Wakami 28/02/2023

Socorro!
Já tinha tentado ler esse livro antes, e abandonei em 50%, mas resolvi dar uma segunda chance e és que a segunda experiência não foi melhor que a primeira, foi até pior, pois dessa vez fui até o final, para ter certeza que o livro não é bom mesmo.
Nunca demorei tanto, para ler um livro da autora.
Uma história sem pé, e sem cabeça, com um romance que não convence ninguém.
Um verdadeiro fiasco!
CPF1964 02/03/2023minha estante
Se não me engano na biografia dela é citado que este livro é considerado um dos piores livros dela. Acho que o Mistério do Trem Azul também.

Michela Wakami 04/03/2023minha estante
Quem sou eu para contradizer um biógrafo da autora ?!?????

CPF1964 04/03/2023minha estante
Exatamente. ????

caspaeletrica 14/11/2022

7/10: A mulher de terno rosa
Uma aventura instigante, bem diferente do que Agatha geralmente escreve. É bem emocionante, embora às vezes a escrita seja bem confusa e algumas coisas sejam bem fora da realidade, o que é permitido no mundo literário mas que não me agrada muito particularmente. Uma coisa que eu gostei é que esse livro a escrita é bem direita e dinâmica, diferente do que a Agatha geralmente escreve.

É bom, não chega nem perto de ser um dos melhores da escritora, todavia, é uma aventura emocionante e dá pra quebrar o galho.

Malu 23/09/2020

Mais uma boa história da dama do crime Agatha Christie que prende o leitor.

MANURJ 24/02/2022

Meu livro favorito da magnífica Agatha Christie
Sou apaixonada por esse livro.. já que não faz mal algum em ter mistério e suspense com uma pitada de romance… maravilhoso! Anne é realmente uma personagem com características bem definidas e que continua após a leitura assim como vários: Coronel Race, Eustace Pedler, a querida Sra Blair e Vários…o livro te prende do início ao fim e vale a pena cada página lida! Nele não tem o carismático Detetive Hercule Poirot.
Gabi 24/02/2022minha estante
Ahh fiquei com vontade de ler agora ?

Spy Books Brasil 24/02/2022minha estante
Se você gosta de suspense com romance, experimente o livro mais recente da Laura Dave, The Last Thing He Told Me. Ainda não traduziram para o português, mas virá breve. Fiz uma resenha dele no meu perfil.

Tábata Kotowiski 09/02/2022

Minha segunda leitura para o Read Christie 2022 para o tema de janeiro que foi "Um livro inspirado nas viagens de Agatha".
Não achei que iria gostar tanto do livro! É uma releitura mas como li há 15 anos, é como se fosse uma nova leitura.
Adorei o ar aventureiro da protagonista. Aliás, adorei a protagonista. E me empolguei com o romance, com o flerte, com a tensão sexual, tão raro de ver nos livros da Agatha. Me diverti bastante com a leitura.

Brina 01/01/2022

...
É o primeiro livro que leio dessa autora. Achei a protagonista muito legal e o mistério interessante, porém o romance do casal não é muito cativante. Além disso, tenho a impressão de que algumas partes do texto eram um pouco machistas :/.

Alininha 17/03/2021

Altos e baixos
Difícil escrever uma resenha sobre esse livro porque para mim foi uma experiência bem diferente das leituras da Ágatha Christie que costumo ler. Romance demais, desnecessário e sem sentido. A romantização da violência e machismo me fez questionar se esse livro realmente foi escrito pela Ágatha... Sempre a achei uma mulher a frente do seu tempo, mas nesse livro ela estava no período neolítico e bem apaixonada porquê pouca coisa fez sentido pra mim.
Eu costumo ignorar o preconceito racial considerado a época que o livro foi escrito, mas teve passagens que ne incomodou demais mesmo.
A narrativa teve muitos altos e baixos e a parte alta foi apenas o início, depois apenas ladeira abaixo... A história não conseguiu me prender e fiquei com preguiça de terminar, mas terminei porquê como todo livro da Ágatha a gente TEM quem saber o que acontece no final.
Não foi uma leitura péssima, como eu disse, teve os pontos altos baixos, mas não é uma das melhores obras da autora.

NatyLia 08/11/2022

Eu gostei.???
Fui meio pega de surpresa quando percebi que estava adorando o livro e a personagem principal.
De início estava achando meio chatinho confesso, não gostava da personagem e nem conseguia ver algo nela que podia me conquistar, isso vai até pra alguns outros personagens, pensava em como seria difícil terminar a leitura se continuasse dessa forma, e então chegando perto da metade percebo o quão incrível estava sendo o livro, como já estava adorando, e totalmente entretida com os personagens, e a estória. O romance no final finalizou tudo tão bem, o vilão é divertido, o livro todo é divertido, claro com total exceção do início, e me conquistou sem que eu esperasse por isso.

resenhasdajulia 23/05/2023

Anne Beddingfield está cansada de sua vida monótona e quer muito viver uma aventura. E essa oportunidade surge depois que ela presencia uma morte na estação de metrô.

Um homem cai nos trilhos e morre eletrocutado, então, um homem com um terno marrom aparece, dizendo ser médico, examina o corpo de um jeito muito suspeito, e vai embora correndo.

Determinada a descobrir o que de fato aconteceu, e como isso tem ligação com o assassinato de uma mulher, cujo corpo foi encontrado em uma casa para alugar, Anne, ao juntar algumas pistas, decide que tem que ir à África do Sul, para desvendar o mistério.

Foi um dos meus livros favoritos da Agatha? Não. Mas confesso que pelas resenhas que li, pensei que fosse dar 1 ??, de tanto que vi falarem mal dessa história.

Mas eu me diverti muito lendo, gostei dos personagens e não achei a leitura cansativa, pelo contrário, me prendeu do início ao fim.