Clara da Luz do Mar

Clara da Luz do Mar Edwidge Danticat

Resenhas - Clara da Luz do Mar

ENEA 18/04/2024

Lindo e doloroso
Um livro bruto ao coração, porém lindo, te faz ponderar sobre as ?coincidência? da vida e refletir o quão valioso é o nosso tempo com as pessoas que amamos.
Não se deixe enganar pelas cores da capa, não é um livro fofo, cada página lida é um tapa com luva de pelica, o choque cultural (e de realidade) é presente em todo o decorrer desta obra literária, mas é um livro sobre amor no mais puro significado de amor, também não se engane ao pensar que o livro traz apenas a história de um pai (Nozias) e sua filinha (Claire Lamyè Lanmè), essas páginas estão repletas de histórias que se entrelaçam entre si, passado e presente, trazendo a tona uma trama dolorosa.
E finalmente Edwidge Danticat faz a gente terminar a leitura desta obra, mais uma vez, reflexivos.

Carla.Cerqueira 16/04/2024

Narrativa bem costurada!
O livro traz vários personagens, conectados de maneira bem coerente. A ligação entre vida e morte é intrigante e é um daqueles livros que vc não quer parar de ler. O que eu não gostei foi o final. Esperava mais. Mas não prejudica o enredo. Aconselho a leitura. Primeira autores haitiana que leio

ToniBooks 28/03/2024

Proseando word
Malgrado um certo vigor na prosa de Edwidge Danticat, "Clara da Luz do Mar" não é um daqueles livros que eu releria. A protagonista, Cleare, passa por uma série de perrengues muito parecidos com inúmeros outros conflitos comuns a qualquer romance ficcional. Não chega a ser perda de tempo, mas duas estrelas e meia falam por si.

Celia.Mattos 03/03/2024

Na pequena Ville Rose, no Haiti, o pescador Nozias cria sozinho a filha Claire, diante da pobreza e falta de perspectivas, ele decide dar sua filha para a vendedora de tecidos Gaelle, pensando em lhe proporcionar uma vida melhor.
As histórias de Nozias, Gaelle e Claire se cruzam em alguns momentos à de outros personagens, Bernard e seu sonho de ser radialista, Louise e seu programa que faz uma grave denúncia, e Max Ardin e seu filho, que se relacionam com os demais.
De narrativa lenta e simples, é um livro fácil de acompanhar, com bons personagens, mas que deixa a sensação de que falta algo. No final fiquei com mais perguntas do que gostaria sobre o que aconteceria aos personagens.

Dulcinea2 08/02/2024

Ninguém jamais vai amar você, como você ama a sua dor
A história começa com Clara, essa menina de sete anos órfã que vive uma relação com seu pai cheia de ambiguidades. Mas ela é a chave motora dessa história que vai entrelaçar vários personagens que vivem na mesma localidade e tem suas vidas conectadas por atos e sentimentos.

São oito capítulos e a história é contada na perspectiva de cada personagem, mas a autora consegue fazer isso muito bem e mesmo aqueles com pequenos momentos, tem direito aos seus desejos e a nossa torcida. Todos são muito reais.

Principalmente, ao contrário de outras histórias multinarradas, aqui você consegue se conectar com os vários personagens. Em alguns momentos senti um cansaço do texto, mas logo muda algum sentimento e a história agarra novamente.

Adorei a experiência de conhecer um pouco do Haiti por esses olhos.

Alana 27/01/2024

O Haiti e suas diásporas
Que bela surpresa, esse livro. Edwidge Danticat, escritora haitiana, entrelaça com maestria a narrativa de personagens marcados pela dor, pela perda e pela crueza das próprias vidas. A diáspora retratada pela autora é tanto territorial quanto interna, subjetiva. A leitura pode não fluir tão bem e a profundidade da trama fica mais nas entrelinhas, de maneira subentendida, mas vale a leitura.

Ariele.Carvalho 26/01/2024

Maresia
Eu senti como se uma névoa saindo do mar me arrastasse delicadamente pela cidade e pela histórias das pessoas. Foi delicado, foi mágico.
Houveram muitas coisas trágicas nesse livro, eu fui tocada por elas, mas ao mesmo tempo, essa névoa me amorteceu. A delicadeza na escrita, amenizou a dor da realidade.
Eu torci pelos personagens, ficava sempre animada ou chocada quando as vidas deles se conectavam.
Meu primeiro livro de literatura haitiana e não pretendo parar por aqui. Quero ler mais sobre o Haiti, quero ler mais Edwidge Danticat.
Clara da Luz do Mar foi como o mar: bonito e mágico, mesmo que salgado.

Jamilla_mickelly 23/01/2024

Clara da luz do mar não é uma leitura fácil. Dividido em oito capítulos, gatilhos. Enquanto eu lia pensava: não posso nunca presentear quase ninguém com a história de Clara.
No mais, é uma leitura lindíssima, emocionante, que te diz sem voltar que "ninguém jamais vai amar você quanto você ama a sua dor".

Leia, por sua conta e risco.

Diliane1 13/01/2024

Gostei muito da forma como a história foi contada. Em um dia tanta coisa acontece e a gente bem se dá conta. O final me decepcionou um pouco. Mas de certa forma, a história continua.

Iya Moura 18/12/2023

Bonito porém dolorido
Varias historias, girando e dançando, aos poucos entrando na mesma dança...e tudo se encerra com uma grande dança sincrozada.

Bonito como ela escolheu escrever a historia de Clara. Porém dolorida! Porem bonita rs. Mas sem ser pesado. A forma como ela conta dá mais leveza ao livro.

Lindo livro de Edwidge Danticat. Muito bem escrito!
Dani Antunes 23/12/2023minha estante
Botei na listinha!

david andriotto 30/11/2023

Chèche lavi
O entorno de Claire Limyè Lanmè Faustin é muito pobre e desigual, complexado e repleto de características em comum com o Brasil. Edwidge Danticat faz um trabalho adorável de exploração de todo este potencial.

Paulinha 10/09/2023

Como uma onda no mar
Eu gosto de livros assim, que pegam o momento da vida de alguém, e só vão relatando o que acontece, sem grandes plots.

O livro vai acontecendo em ondas, como o mar, você é levado pela história.

Acho que o mais importante aqui, é o quanto nós mostra como todo mundo está sofrendo, cada um tem suas dores, não dá para julgas os outros.

Preconceito traz muito dor, dor e sofrimento.
Vale a pena a leitura.

Larissa Benevides 05/09/2023

Clara da luz do mar - Edwidge Danticat
"Ela ao mesmo tempo tinha fome da vida e morria de medo dela."

Capa super colorida e verão, mas um livro profundo.

Como a maior parte dos livros que estou lendo esse ano, comecei sem ter lido a sinopse e sem a menor ideia do que se tratava a história do livro. Já no início a autora mostra qual será a pegada do livro, aquele que passa pela história de vários personagens que se interligam, as vezes em pequenos pontos e em outros de forma impactante, e que acabam colocando o leitor dentro da sociedade e com aquele sentimento de pertencimento.

A escrita muito envolvente, mas não espere uma história cheia de ação (apesar de ter ação o suficiente pra mim). É um desenvolvimento com personagens bem reais e que nos mostram a cultura de outro país. Relacionamentos que nos ajudam a enxergar melhor a vida de algumas pessoas próximas e até mesmo nossa própria vida.

Assuntos delicados tratados de forma respeitosa que auxiliam nesse processo de reflexão e debate de temas que ainda são importantes de serem discutido como vil3nc1a contra as mulheres e o valor da educação.

O mais mágico desse livro é como a autora consegue desenvolver bem todos os personagens, pois a história fluía para outra trajetória onde vai apresentar a vida daquele personagem em questão de forma natural e logo percebíamos a ligação com a trama principal.

Um livro cheio de emoção e real.

"Todo mundo na cidade, parecia, tinha conhecido a mãe dela. Todo mundo, menos ela."

Aline 16/07/2023

Clara da Luz do Mar
Uma história com algumas surpresas no decorrer do enredo devido as ligações inesperadas entre personagens. Cenário geograficamente limitado, do qual conseguimos visualizar e nos ambientar perfeitamente conforme descrições narradas. Uma obra haitiana bem construída e envolvente.

Lobita_______ 03/07/2023

Parece que você está sendo embalado nas ondas do mar e de repente vai se enroscando nas algas, nas redes de pesca. Histórias muito reais e tristes contadas de um jeito tão bonito pela autora. Gostei muito