Clara da Luz do Mar

Clara da Luz do Mar Edwidge Danticat

Resenhas - Clara da Luz do Mar

Bê. 11/11/2021

Uma obra de ?realismo esperançoso?.
Ariano Suassuna é dono de uma citação famosa que diz: ?Não sou nem otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso. Sou um homem da esperança. Sei que é para um futuro muito longínquo. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo todo.?

Quando terminei o livro desse mês fiquei com isso na cabeça? É como se a obra toda transbordasse esse ?realismo esperançoso? que Ariano descreveu.

É lindo ver como a autora conduz a trajetória de cada personagem com tanta humanidade, apesar do desalento, de descrever atos abomináveis, da pobreza, de tanta injustiça e desgraça.
Até personagens como Max Filho, que foi capaz de uma violência tão repugnante contra Flore, tem sua história contada com compaixão.

Na crítica feita por Luciany Aparecida, contida no posfácio da revista que acompanha o kit da TAG, tem um trecho em que ela diz ?o que a escritora haitiana faz em Clara da Luz do Mar é humanizar o que pode resultar devastador: a ação de narrar histórias de dor.? Bem, penso eu que isso resume bem a beleza que autora conseguiu construir nessa obra.

Gosto especialmente da forma como ela conduz toda a história, me lembrou a experiência que tive com O Alforje, outro título que tive contato graças à curadoria da TAG.
Esse jeito de contar histórias, com a narrativa alternando-se para mostrar as perspectivas de cada personagem, é o que possibilita e aprofunda realmente a humanização da trajetória de cada um.
Também é lindo ver como cada destino, por mais alheio que pareça ao de outro personagem, desemboca no mesmo momento.

Outro ponto que me conquistou foi a inserção da cultura haitiana em passagens que citam a crença em revenants e na prática cultural de ceder crianças para serem criadas como restaveks, que atiçou minha curiosidade para consultar o Dr. Google e me aprofundar em pesquisas sobre o Haiti. A obra transborda.

No fim disso tudo, fiquei com uma sensação de abandono, meu lado otimista desejava ver os próximos passos Claire e seus conterrâneos e que estes passos transbordassem bençãos? o que obviamente não aconteceria.
Mas o realismo esperançoso que encontrei já me bastou pra que esse livro ganhasse um cantinho cativo no meu coração (coração que este que está partido até hoje com o destino de Bernard), se bem que, se eu for ser beeeem sincera, na minha cabeça, talvez pra aplacar um pouco desse ?abandono? sentido, me convenci que Claire sempre terá um destino lindo e a justiça, a bondade e a redenção chegará a cada um que delas precisar.

Sim, a TAG conseguiu mais uma vez: experiência literária inesquecível.

Rafazlopes 13/02/2022

CHATO
Nem acredito que acabei, logo que comecei achei que seria um daqueles livros que ficam encalhados na estante para sempre! Não me entendam mal, reconheço a importância da obra, longe de ser um livro ou narrativo ruim, mas não me prendeu. História muito fragmentada..

Matheus656 09/01/2022

com base no enredo inicial, que gira em torno da história de claire, a autora edwige danticat desenvolve a narrativa de outras personagens, cujos caminhos conversam e se complementam entre si como em um mosaico.

com uma narrativa que chega a ser forte e ao mesmo tempo delicada e poética, o texto é entremeado de dor e de esperança.

gostei da maneira que a autora compôs a narrativa de ‘clara da luz do mar’, sem um personagem principal intrínseco, mas com diferentes discursos que confluem (tal qual o movimento das ondas do mar) e que se entroncam entre a atualidade e o que já aconteceu.

um texto que reforça a mensagem de que “quando o centro de tudo, na verdade, não é centro de nada”. recomendo.

site: https://www.instagram.com/desleitor/

Vanessa.Benko 04/02/2022

Ninguém jamais vai amar você tanto quanto você ama sua dor
O livro começa com a premissa de contar a história de Claire Limyè Lanmè, uma garotinha de 7 anos que vive na pequena Ville Rose, no Haiti. Mas através de idas ao passado, somos apresentados a mais personagens, os quais têm suas vidas entrelaçadas por acontecimentos aleatórios.
É possível sentir na pele toda a tristeza e luta de cada personagem, poetizados através da relação com a natureza, principalmente com a potência e importância do mar em suas vidas ? na vida real e metaforicamente.
Você se envolve tanto nas histórias paralelas e percebe que nem todos podem vencer ? a vida também é sobre derrotas, escolhas egoístas e consequências trágicas do acaso. Um livro emocionante e puro, que vale a leitura.
Hugo.Salgado 04/02/2022minha estante
Vane, as suas resenhas me fazem querer ler os livros. As editoras deveriam te contratar para a divulgação dos livros publicados por eles. ??

Vanessa.Benko 05/02/2022minha estante
Ahh obrigada ?? Fico muito feliz que consigo incentivar de alguma forma a leitura!

Paula A. C. 22/12/2021

Que livro forte! E ao mesmo tempo, que escrita delicada, poética, gostosa! Foi meu primeiro contato com a autora, que já me conquistou. Pretendo ler outros títulos de Danticat em 2022. Abriu meus olhos para a literatura haitiana.

ToniBooks 28/03/2024

Proseando word
Malgrado um certo vigor na prosa de Edwidge Danticat, "Clara da Luz do Mar" não é um daqueles livros que eu releria. A protagonista, Cleare, passa por uma série de perrengues muito parecidos com inúmeros outros conflitos comuns a qualquer romance ficcional. Não chega a ser perda de tempo, mas duas estrelas e meia falam por si.

Gisa 12/11/2021

Mais uma vez sou surpreendida por um livro que em um primeiro momento, lendo a sinopse, não me interessou mas que depois me arrebatou.

A estrutura narrativa é daquelas deliciosas onde as vozes se alternam, onde somos conduzidos de personagem em personagem para ir desvendando o enredo (me lembrou O Filho de mil homens do Valter Hugo Mãe).

Conhecemos um pouquinho dos habitantes de uma cidade fictícia no Haiti, pessoas de classes diferentes com realidades diferentes, suas misérias e contradições, seus costumes e tradições, ausências, esperanças, vida e morte. Uma história de dor escrita com tanta delicadeza, que talvez se escrito de outra forma fosse insuportável.

Tanta humanidade em cada personagem que nem sei dizer. Que livro lindo, um verdadeiro presente ?

Cada um de nós é um universo.

Lobita_______ 03/07/2023

Parece que você está sendo embalado nas ondas do mar e de repente vai se enroscando nas algas, nas redes de pesca. Histórias muito reais e tristes contadas de um jeito tão bonito pela autora. Gostei muito

Rodolfo 31/01/2022

No aniversário de sete anos de Claire, seu pai decide entregá-la em adoção para uma próspera comerciante se tecido, em troca de garantia a sua filha um foto e amor. Desde a morte de sua esposa no parto de Clara, Nozias, seu pai, nunca soube como lidar com a criação da filha.
Numa última tentativa desesperadora em permanecer com seu pai, Claire decide fugir, colocando toda a cidade se Ville Rose a sua procura.
E é nessa força tarefa de procurar Claire que vamos conhecendo melhor os personagens e suas histórias dos moradores de Ville Rose, e vamos descobrindo que todos têm alguma ligação com o outro.
Assim a autora vai construindo uma trama de personagens totalmente entrelaçados ao mesmo tempo que vai inserindo o leitor no cotidiano da cultura e costumes haitianos.
Os capítulos são separados focados na história de cada personagem, dando uma sensação de conto e o foco da história está mesmo na intimidade das pessoas, visto que a história de Claire acontece somente no primeiro e último capítulo.

Luciana Luz 07/11/2021

Clara da Luz do Mar
Este foi meu primeiro contato com a escritora Edwidge Danticat e fiquei encantada. A autora consegue mostrar lados distintos da mesma cidade e de seu povo, pessoas com realidades tão diferentes se encontram de uma forma coerente e envolvente.
A pequena Ville Rose por si só é uma grande personagem. Mas, Nozias definitivamente tem o meu afeto. Um homem simples, analfabeto, que passou por tanta coisa na vida e que entende mais do amor do que muitos letrados que estão ali.

Andrea 05/01/2022

Vidas interligadas
Clara da Luz do Mar me apresentou personagens extremamente humanos o que me fez sentir diferentes sentimentos por eles no decorrer das páginas, conforme passado e presente foram se interligando, revelando fatos e personalidades.

Dividido em duas partes, Clara da Luz do Mar possui oito capítulos, onde o foco da história vai alternando de personagem, permitindo conhecer o passado de cada um e assim entender os motivos da sua situação atual. E cada final pode causar uma surpresa ou suspense do que irá ocorrer nas próximas páginas.

A vida de todos os personagens se ligam de alguma forma, o que eu achei muito interessante, pois a escrita de Edwidge Danticat passa a sensação de se estar assistindo uma novela, com reviravoltas, erros, mágoas e revanches.

Eu gostei muito do ritmo da história, a escrita fácil e fluída equilibra as situações, conseguindo dar uma dose de delicadeza mesmo em momentos que a narrativa se tornava mais pesada, revelando toda uma sensibilidade da escritora.

Além de poder conhecer um pouco da literatura haitiana - ao qual nunca havia lido nada - da sociedade, crenças, costumes e políticas de uma pequena cidade do país ao qual só conheço de reportagens dos jornais.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2022/01/clara-da-luz-do-mar.html?m=0

Pati 17/12/2021

Livro cansativo e repetitivo
Quando li a sinopse fiquei encantada, ao finalizar a leitura meus sentimento foi de decepção.
A história de Claire é contada no primeiro e no último parágrafo, os demais, são histórias de outros personagens, que até tem ligações entre si mas que não interferem em nada na história de Claire. Se não tivessem sido escritos, não fariam falta.
O livro é cansativo e repetitivo, o nome dos personagens aparecem, duas, três, quatro vezes em um único parágrafo. Sem necessidade disso.
Enfim, não gostei e não recomendo!

Zelinha.Rossi 20/11/2021

Que livro lindo e, embora bastante triste, muito delicado. A autora, de forma muito poética, trança uma intrincada rede que vai unindo os personagens que nos vão sendo apresentados e vamos, junto com eles, conhecendo um Haiti extremamente desigual. Acredito que foi meu primeiro contato com uma escritora haitiana e agradeço à Tag por essa oportunidade. Na minha opinião, esta foi uma das melhores obras enviadas esse ano pelo clube.

?Como escolher o que você vai consertar quando tanta coisa já foi destruída??

?Ninguém jamais vai amar você tanto quanto você ama sua dor?

?Ela não podia se transformar em diáspora. Ela gostava de ter seus fantasmas por perto.?

?Ela que aprendesse um dia como perdoar a ele e, no fim, a si mesma.? (E todo o trecho anterior sobre a criação dos filhos, nas páginas 173 e 174)

?Havia algo trágico em uma geração cujas esperanças haviam sido criadas e depois arruinadas repetidas vezes.?

?Como é que algumas pessoas não compreendem sua capacidade de despedaçar corações??

?Você é quem você ama, ela tinha dito a ele. Você tenta consertar aquilo que você quebrou. Mas, lembre-se, o amor é igual a querosene. Quanto mais você tem, mais você queima.?

Bruna 22/01/2022

Clara Da Luz Do Mar
Eu amo quando o livro narra a vida de vários personagens e quando percebo que tá tudo interligado de alguma forma.
O livro é breve, mas me tocou profundamente em várias partes? principalmente as partes do Nozias e da Clara. Muito bom!