Uma outra história

Uma outra história Zélia Amador de Deus; Itamar Vieira Junior...

Resenhas - Um outra história

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana 08/03/2024

Uma coleção de textos de vários autores, alguns contando suas experiências com a literatura, outros contando histórias reais acontecidas com outras pessoas, mas todas tendo como pano de fundo a importância da literatura feita por autores negros.

iamluanamello 27/02/2024

É uma boa leitura, embora eu tenha gostado mais de alguns textos do que de outros. O que realmente se sobressai é a importância dos textos, o quão necessário é darmos ouvidos às vozes negras e conhecermos suas experiências, vivências e visões de mundo. É um livro maravilhoso que todos deveriam ler.

Thimsilva 05/02/2024

Misto
Como um conjunto de textos não ficcionais, cada um com diferentes escritas/estruturas, a obra repensa o papel e o poder da literatura na liberdade de pensamento do indivíduo e sobretudo na liberdade do pensamento negro, bem como na importância das palavras para a construção da história de um povo, de uma identidade e de um mundo.

Não-ficção com certeza não é meu tipo de leitura preferido, mas esse valeu a pena. Boa leitura

Steh18 31/12/2023

Pequenos textos de grandes autores
Esse livro é um copilado de textos de grandes autores nacionais e internacionais sobre a sua experiência com a escrita, a literatura, dentre outros assuntos. Veio de brinde na caixa da TAG e eu quis le-lo para encerrar o ano. São textos para reflexão, para aprofundar alguns assuntos e conhecimentos. Vale muito a leitura.

Candido Neto 12/12/2023

Livro para permanecer sempre perto.
Livros extras, brindes, quase sempre são descartáveis, geralmente porque são nada além de um momento de distração sem pretensão com a seriedade ou profundidade.
Gostei desse.
Cinco ensaios de formatos bem diversos um dia outro. Autoridade, identidade, história, vivências, arte, literatura e política, pelo viés negro, mas não nichado ao público negro.
Nunca vou querer desapegar dessa preciosidade. É um livro para permanecer sempre perto.

Tinthia(: 10/12/2023

Tedioso
A premissa do livro é incrível, mas com textos tão fracos que fazem com que essa premissa se perca.
É uma coletânea com 6 textos escritos por pessoas negras, mas são textos que não me empolgaram. Com exceção ao conto de Edwidge Danticat, que foi sensacional!

Kácio 31/07/2023

Um livro pra compartilhar
Embora não seja um livro literário, ou seja, não seja um livro de contos e esteja mais para ensaios. Este livro é uma boa oportunidade para aqueles que se identificam com o movimento negro e gostariam de ler sobre autores negros. É uma leitura necessária e prazerosa. Isso indica que este não deve ser um livro que perdura na sua estante, mas que deve ser doado, compartilhado, entregue aos outros como um achado.

Anna.Carolina 23/07/2023

Não é que seja um livro ruim, mas não me encantou. Algumas partes foram interessantes, outras foram bem tediosas.

Josie 16/07/2023

Uma coletânea de ensaios para se ler, aprender, conhecer, refletir e explorar. Uma leitura que certamente se estenderá para além das pouco mais de 100 páginas que reúnem os ensaios e o diálogo - direto e indireto - entre os escritores.

Giulia29 09/07/2023

Uma outra história
"Ler me retira de mim mesma quando a realidade é insuportável. E, quando eu volto, percebo que é possível não só suportar como transcender"

Jana 05/07/2023

O livro tem escritores negros contando a história de vida deles com o desenvolvimento da escrita/leitura, trazendo a questão racial, e implicações do racismo em suas realidades.
Achei ok, e concluí que preferia ter lido na época que saiu.

Hügø 04/07/2023

Uma cultura dissimulada
O livro resgata uma coletânea de escritores, que dialogam sobre invisibilização da cultura preta, literatura e identidade. Em seu capítulo, Zélia ressalta a importância de uma escrita ativa, tal que a hegemonia ocidental tem cada vez mais monopolizado um domínio que pertence a todos: a escrita - Zélia também introduz os outros escritores da coletânea.

Itamar nos traz a famigerada decodificação que nós havíamos criado: a leitura. Através de orações bem construídas (que somente lendo, você compreenderá), ele aborda um valor intrínseco à leitura, onde você possui liberdade, um ambiente onde você pode se resignificar e se visualizar há 100, 200, 300 anos.

O capítulo de Djamila Ribeiro deixou a desejar, creio que além do relato da sua vida, poderia ter-se explorado alguma de suas obras, pois boa parte do que é comentado no livro, está ligado a elas.

Edwige Danticat apresentou substancialmente a dificuldade que alguém passa quando imigra para outro país - ainda mais no quadro agravante social e político no Haiti - tal como a exploração salarial sofrida por estes, como também a identidade cultural que os imigrantes carregam.

Allan e Marcelo dialogam sobre a marginalização da cultura negra, refletindo sobre o presente e o passado de como essa realidade periférica e diaspórica se desenrolou.

Da mesma maneira que Edwidge, Alain trata de uma crise identitária, na qual a imigração afeta tanto o autor quanto sua obra.

O livro traz diversos autores, que abordam assuntos pertinentes e recorrentes. No entanto, devido à brevidade do livro, o aprofundamento se tornou suscetível ao fato de ser uma coletânea (gostaria que houvesse sido contado muito mais sobre cada um desses escritores - sou ignorante a partir do momento que sei que posso pesquisar sobre cada um deles e que a ideia de uma coletânea não está centrada no aprofundamento individual de cada escritor(a))

Isabel 26/06/2023

Importante leitura
Livro curtinho, de leitura rápida, mas de reflexões importantíssimas sobre a importância da literatura e negritude, identidade, local no mundo e na sociedade.

Marcello Ramalho 14/05/2023

Parece que os contos foram organizados em ordem de qualidade. As duas últimas partes do livro - o diálogo e o último conto - são sofríveis e lamentáveis. Não contribuem em nada com a questão racial. Nota máxima para o conto da Edwidge Dandicat.

Amanda 21/03/2023

Mais um compilado incrível produzido pela TAG, com um time de autores de não ser possível botar defeito, trazendo à luz discussões extremamente necessárias. Vale muito a leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6