Os fantasmas de Tanacura

Os fantasmas de Tanacura Oswaldo C. Almeida

Resenhas - Os fantasmas de Tanacura

Mah 24/06/2022

Triste
Adorei esse conto. Ate chorei, fiquei com mt do do garotinho. Ser tratado desse jeito só por causa da cor de cabelo dele. Amo cabelo vermelho, já fiquei com essa cor uns 2 anos. Eu odiei a irmã dele, se eu tivesse um irmão fofinho dele, iria ajudar e não condenar.

Fábbio @omeninoquele 20/10/2022minha estante
Passei tanta raiva lendo ele! Te entendo.

Ana 31/10/2021

PODE CONTER GATILHOS PARA ALGUMAS PESSOAS
Li mais pela época do ano mesmo, porém achei o conto legalzinho, não tenho muito sobre o que comentar dele.

Vinícius 04/08/2022

Ótima iniciação do universo de Tanacura
Oswaldo consegue transmitir bem a mensagem que deseja passar. Este conto é ótimo: rápido, leve, divertido e, principalmente, te faz despertar bem os sentimentos necessários, seja ódio, euforia, curiosidade ou tristeza. Sendo sincero, gostaria até mesmo que fosse um livro bem maior, cheio de mais aventuras do pequeno Rafa e dessa cidade amaldiçoada por espirais.

daleriku 21/11/2022

Não é bom
Não é ruim
Apenas não rolou.

O conto foi simples e curto, pensei que demoraria pouco tempo para terminar. Mas não. Fiquei cansada da história e dos personagens nas primeiras páginas, além de tudo ser confuso, era apenas preconceito sobre preconceito. Onde o único foco da maioria dos personagens era ser insuportável.
skuser02844 15/03/2024minha estante
Acho que o livro gira muito em torno da crítica aos fanáticos, por isso enfatiza o preconceito

KirstieS 21/03/2022

Os fantasmas pecadores
Uma história que te dá raiva, ansiedade e te deixa muito triste. É contada de uma forma fenomenal e dolorida, que te faz pensar e repensar várias questões.
O quão disposto por uma crença você é? O quão o ódio e o medo irracional moldam suas atitudes e podem te transformar em um monstro? Quão podre você tem que ser pra tratar alguém de forma cruel sem sentir remorso algum?
Nessas páginas me encontrei e me vi no pequeno Rafa. Chorei, fiquei enraivecida, indignada.
Fiquei impressionada com a escrita e em como me envolveu, como foi bem trabalhada e construída e como, no final, te deixa boquiaberto.

Canalhalascivo 12/06/2022

Sensacional
É um livro que trata temas importantes e de uma forma muito boa. A escrita do autor é gostosa e dá vontade de ler mais e mais, além de mostrar a intolerância religiosa dá aquele frio na espinha

Fábbio @omeninoquele 30/10/2022

Decepcionante!
#OMeninoLendoContos

"Hoje eu sei que o sentimento mais forte é o medo, pois só ele é capaz de transformar as pessoas em monstruosidades, levando a fazer coisas horríveis como essa."

Rafa é um garoto que gosta muito do Gasparzinho e do Halloween, e vê nessa data a oportunidade de andar livre e ser igual a todo mundo. Ele nunca teve essa experiência do Halloween, mas esse ano, o prefeito da cidade de Tanacura, onde mora, decide que haverá uma festividade em homenagem a data e Rafa fica todo entusiasmado com a oportunidade de sair pedindo doces pela vizinhança.

O garoto tem os cabelos ruivos e tem vitiligo e por conta disso sofre muito bullying na escola e ainda por cima, cresceu ouvindo em casa que por ter nascido no dia 31 de outubro e ter essas características, é filho do Diabo, um monstro e fruto do pecado e por isso é cheio de complexos. A mãe que é uma crente fervorosa em nada ajuda o filho, muito pelo contrário ela é um péssimo exemplo do que é ser mãe.

Por conta disso ela não está muito afim de deixar o Rafa e a filha mais velha, a Fê a participarem das festividades por ser uma festa do demônio. Mas acaba cedendo e os dois vão, Rafa fica na vizinhança e a Fê vai pra uma festa numa casa abandonada, onde muito tempo atrás morava "a bruxa" de Tanacura que fora morta pelos moradores queimada.

Fiquei revoltado enquanto fazia essa leitura. O conto todo tendo base em preconceito não faz o estilo do que gosto de ver quando leio algo sobre Halloween e os personagens são todos, tirando o Rafa, detestáveis. Ía dizer nessa resenha que o autor errou feio quando trouxe esse enredo pra dialogar com a temática, daí no fim do conto há um arremate que explica tudo o que aconteceu, mas pra mim não adiantou muito porque o ranço com esses personagens já estava criado. Mas gostei e é bem a vibe daquele livro lá que todo mundo meteu o pau.

Gostei do personagem, porque é uma criança inocente, gostei da história envolvendo a bruxa, mas achei que a construção do enredo não casou muito bem com a temática em questão, o Halloween.

Não dá pra deixar passar qualquer tipo de preconceito, temos é que aprender a aceitar as diferenças e não ver como algo dos horrores como a narrativa tenta passar.

Peguei esse conto quando estava gratuito e fui fisgado pela capa, por ter um fantasma, achei que era uma história com essa vibe mas é mais que isso. Esse conto não é dos piores, já li muita coisa ruim, mas tipo, se soubesse que era sobre isso teria passado longe. Mas te encorajo a ler, porque é bom passar raiva com personagens também.

#OsFantasmasDeTanacura #OswaldoCAlmeida #Conto #Nacional #Kindle

site: https://www.instagram.com/p/CkHG7CdPyEo/

readcaiou 13/08/2023

Misterioso e dolorido
Como um fã de 'Silent Hill', foi fácil perceber as inspirações do autor na mitologia de Tanacura (muito curiosa por sinal)

a escrita nos mostra, pelos olhos de uma criança, o quão longe o ódio de religiosos fanáticos pode chegar, numa mistura pessimista de inocência e maldade

estou ansioso pra conhecer os próximos mistérios que tanacura reserva nas continuações

Isaac 02/01/2022

#justiceforRafa
Só tenho comentários de ódio e repúdia a todos os personagens do livro e o tanto que fizeram sofrer o coitado do Rafa sério a empatia desse povo alienado na religião fez e no final comeram o preconceito com farofa.

luisa.taylors 07/10/2023

Inesperado
Comecei a ler esta obra achando que Seia apenas mais um conto de terror que tem como único objetivo me deixar com medo e tenha uma história, que embora fosse bem estruturada, fizesse de tudo para cumprir esse objetivo inicial.
Me surpreendi quando terminei o livro quase chorando. Não estava assustada, mas com nojo e raiva. Creio que este livro foi muito além de todos os contos que já li na vida, ele superou TODAS as minha expectativas! Li esse livro com um peso no coração e um desespero na mente.
Esse não é um livro de terror e suspense que tem o objetivo de te fazer ficar com medo, mas, sim, de atormentar a sua mente. O medo que é sentido, não vem de uma coisa sobrenatural ou macabro, mas sim do desespero de uma inocência sendo quebrada. Se eu pudesse descrever a minha experiência com essa obra com uma palavra seria: impotência. Pois foi dessa forma que me senti durante todo livro.

dreamer 22/10/2023

Triste, assustador e atual
Este é um conto de terror real.
Já imaginou ser uma criança "diferente" em um mundo de pessoas "perfeitas" e "certinha"? Nem queira.
Uma criança é tida por todos a sua volta como marcada pelo mal. É maltratada, ofendida e, infelizmente, não amada por ninguém (digo ninguém mesmo, então inclua familiares).
A reviravolta se dá no Halloween, quando ele decide ir fantasiado de fantasma para não ser reconhecido e assim poder curtir e pegar doces em paz. Mas essa paz é interrompida por variados acontecimentos.

Oceano 07/03/2024

Um conto mediano sobre um assunto interessante.
Os Fantasmas de Tanacura meio que aparentam servir como uma prequela da história de verdade, apresentando os personagens e o conceito desse universo. Achei que ficou incompleto no que se propôs, faltou explicar mais, mostrar mais. E também me desapontei que as partes sobrenaturais que o conto chama são bem poucas. Poderia ser mais caprichado nisso.

Ray 02/01/2024

Gostei bastante, nunca pensei que algum autor ia conseguir me fazer odiar todo mundo menos o protagonista