Fantasmagoriana

Fantasmagoriana Jean-Baptiste Benoît Eyriès (Seleção)

Resenhas - Fantasmagoriana

Roberta Irds 13/09/2023

Fantasmagoriana
Esse é um dos livros mais especiais da minha estante por vários fatores. O primeiro, é claro, por ser do @seboclepsidra . Sou apaixonada pela coleção "Imaginário Gótico" e amo os livros exclusivos da literatura gótica que o sebo traz para os leitores brasileiros. Então, vocês conseguem imaginar a minha felicidade quando recebi esse livro? Foi meu primeiro recebido do Sebo Clepsidra e um dos mais especiais desse perfil!

Os contos são envolventes, acredito que eu gostei de todos eles, pois fui lendo em momentos diferentes. A melhor parte de ler livro de contos é exatamente essa liberdade de não ser uma leitura contínua, assim você pode ler no seu ritmo quando quiser. O conto "A Noiva Morta" tem uma continuação chamada "Uma Segunda História da Noiva Morta", que o Sebo Clepsidra também lançou em sua outra coleção chamada "Raridades do Conto Gótico" que reúne 24 livretos com fragmentos, contos e noveletas raras da literatura gótica britânica produzidos entre os anos de 1790 e 1840.

A edição do sebo Clepsidra possui dois contos extras, além de um ensaio da própria Mary Shelley! Eu fiquei um pouco obcecada pela Mary Shelley este ano, já tinha lido e relido Frankenstein várias vezes desde meus 14 anos, então quando eu vi que tinha um conteúdo extra da Mary Shelley eu fiquei muito feliz!

Os contos, o prefácio, os conteúdos extras e todos os detalhes fazem desse livro um item indispensável para fãs da literatura gótica, principalmente aqueles que gostam de fantasmas. A coleção "Imaginário Gótico" segue surpreendendo e ficando cada vez mais rica!

Maya 09/07/2023

Perfeição
Uma história melhor que a outra!
Um livro para ler com calma e se deliciar com cada conto. Simplesmente amei!!!

Kaio Stenio 25/04/2023

Falsis terrobius implet
Essa frase muito bem colocada no início desta coletânea, "encha seu peito de falsos terrores", diz muito sobre a ideia do livro em si, nele temos diversas histórias germânicas envolvendo fantasmas, aparições, entre outros (sim, há diferenças entre eles).

A noção de que essas histórias estão ali para causar um efeito estético e não para mudar a crença de alguém diz muito sobre o que as histórias de fantasmas estavam se tornando. Em algumas delas o sobrenatural é evidenciado racionalmente outras são mais "clássicas" nesse ponto, nos deixando sem resposta ou então com a resposta do sobrenatural simplesmente.

Li "Frankenstein" da Mary Shelley recentemente e saber da ligação dela com essas histórias foi algo bem legal de relacionar. Inclusive nessa edição maravilhosa tem um artigo dela nos apêndices. Outro bônus excelente nos apêndices é a história"O Franco-Atirador" que ao meu ver poderia facilmente ter entrado na seleção oficial e isso indica um acerto da editora.

Recomendo a todos que queiram conhecer mais do gótico e de lendas germânicas, como também mais sobre a concepção de Frankenstein e do Vampiro de Lorde Byron/Polidori.

Marcela 22/06/2022

Assustadoramente encantador
Mais uma edição primorosa da Clepsidra! Fantasmagoriana: Antologia de histórias de aparições, espectros, redivivos, fantasmas etc. Compilada e traduzida em 1812 pelo escritor e tradutor francês - Jean-Baptiste Benoît Eyriès, reúne a tradução de 8 narrativas sobrenaturais alemãs, que foram escritas por 4 escritores diferentes.
Fantasmagoriana é famosa por ter sido importante disseminadora na literatura francesa do alemão Schauerliteratur (?literatura de calafrios?) e garantiu seu legado literário por ser justamente a antologia lida na noite tempestuosa de 1816, na Vila Diodatti, por Lord Byron, Mary e Percy Shelley, John William Polidori e Claire Clairmont, resultando no concurso informal que originou o conto ?O Vampiro? e o romance Frankenstein.
A edição da Clepsidra ainda inclui 2 contos extras da edição inglesa, diversos paratextos e até um ensaio de Mary Shelley. Um livro espetacular, recheado de informações e que vai arrepiar até seu último fio de cabelo mesmo que seja por puro entretenimento fantasmagórico. Imperdível para amantes do gótico!
Meus contos preferidos da coletânea:
? O Amor Mudo (Johann Karl August Musäus)
? A Hora Fatal (Friedrich Laun)

Gárgula 16/02/2022

Fantasmagoriana, de Jean-Baptiste Benoît Eyriès
A obra que foi lida em Diodati
Ler Fantasmagoriana, de Jean-Baptiste Benoît Eyriès, publicação colaborativa das Editoras Clepsidra e Aetia, foi incrível de inúmeras maneiras. A obra é importante historicamente pelo fato de ter sido o livro lido durante a famosa noite em Villa Diodati, por Lord Byron, Percy Shelley, Mary Godwin (depois Mary Shelley) e sua irmã Claire Clairmont, assim como por John William Polidori. Desta leitura se embriona o nascimento de Frankenstein e de O Vampiro.

Com tradução de Sabrine Ferreira da Costa, Felipe Vale da Silva e Carlos Primati, o livro traz a proposta compilada em 1812 pelo marselhês Jean-Baptiste Benoît Eyriès. Ele pretendia dar ao público francês uma amostra do que acontecia na literatura alemã de fantasmas da época.

Uma edição que amplia a original
A coletânea definida por Eyriès reune oito histórias alemães em dois tomos, dos autores Johann Karl August Musäus, Johann August Apel, Friedrich Laun e Heinrich Clauren.

Entretanto, além dos contos originais, estão reunidos alguns outros que você vai encontrar nos Apêndices. Vale falar da noveleta O Franco Atirador, de Johann August Apel que é inegavelmente excelente. Leitura da melhor qualidade.

A Coleção Imaginário Gótico e seus paratextos sensacionais
Se podemos deixar como marca da coleção (e até mesmo uma preocupação editorial) são seus paratextos. Neste quarto volume não poderia ser diferente e temos o prefácio do próprio Cid Vale Ferreira. Depois das histórias temos mini bios dos autores alemães.

Nos Apêndices temos alguns textos muito interessantes como Sobre ‘O franco-atirador’, por Felipe Vale da Silva, além de alguns outros como Sobre fantasmas, ensaio da própria Mary Shelley. O querido Carlos Primati, que já é uma figura recorrente nas obras da coleção, traz suas análises sempre surpreendentes e tangenciando o cinema.

Ao final, uma galeria de imagens enriquece ainda mais a experiência do leitor. Não deixe de ler nenhum dos textos extras, pois todos trazem informações valiosas, não apenas da época, assim como detalhes das histórias em contextos únicos.

Apenas um livro ou uma excelente bifurcação literária?
Impossível não estar atento ao trabalho incansável que alguns editores vêm fazendo em prol da disseminação da literatura gótica. Precisamos então olhar o trabalho editorial de nomes como Felipe Vale da Silva e Cid Vale Ferreira.

Os dois criaram a Coleção Imaginário Gótico, uma série que se você ainda não conhece, precisa certamente conhecer. Seus títulos já passaram aqui pelo blog e você pode ler todas as nossas resenhas em primeira mão, clicando aqui.

Ademais, ao terminar de ler este livro, percebi que a escolha de cada obra está longe de ser aleatória. Na verdade, aos poucos, com muita qualidade e trabalho árduo – uma verdadeira arqueologia literária – eles vão construindo um enorme mapa da literatura da época.

Por isso, perceber isso foi mágico em vários sentidos. Com esta epifania, era como se todos os caminhos levassem à Fantasmagoriana, ao mesmo tempo que dela saem tantos outros, como Frankenstein por exemplo. Inclusive, no momento da publicação desta resenha, a criação de Mary Shelley está em financiamento coletivo no Catarse.

Considerações finais
Facilmente você pode iniciar sua viagem gótica por qualquer um dos títulos da coleção. Saiba que cada livro acaba apontando para outro, formando um enorme mapa literário. Escolha seu ponto de partida, sabendo que está prestes a iniciar uma viagem inegavelmente incrível.

Some ao marco que a Coleção Imaginário Gótico atinge, o trabalho de resgate que vem sendo executado em outras obras, como os folhetos da Série Raridades do Conto Gótico e outros livros da Editora Clepsidra, como as obras de Lord Byron. Certamente hoje temos acesso aos mais importantes títulos da literatura gótica e sim, devemos isto aos editores destas editoras maravilhosas.

Aposte sempre no trabalho de editoras independentes como a Clepsidra e a Aetia. Assim como elas, muitas outras promovem um trabalho único e sério. Dessa maneira, tenho orgulho de dizer que nosso blog reúne resenhas da grande maioria dos títulos destas editoras.

Você já conhecia este título? Me conta nos comentários.

site: https://cantodogargula.com.br/2022/01/18/fantasmagoriana-de-jean-baptiste-benoit-eyries/

Juliane.Sturm 16/11/2021

Uma outra visão sobre fantasmas
Fantasmagoriana, antologia francesa publicada em 1812, foi compilada por Jean-Baptiste Benoît Eyrès como uma amostra da prosa alemã de temática fantasmagórica.

São 8 contos escritos por 4 autores: Johann August Apel, Friedrich Laun, Johann Musäus e Heinrich Clauren.
O que dizer desta viagem no tempo? Assombrosa e espetacular!

Além da excentricidade de cada autor, é também possível ter um panorama diferente da visão de contos fantasmagóricos - alguns narrando aparições,  redivivos, outros, espectros e fantasmas.

Esta edição está incrível: além do prefácio por Cid Vale, explicando sobre a edição e os tomos, ainda tem uma galeria de imagens sobre a trajetória cultural do Fantasmagoriana que acrescenta absurdamente à leitura.

Sem contar com o apêndice (que é um capítulo à parte e muuuito apaixonante), com mais algumas narrativas fantasmagóricas e exclusivas. Incluem a tradução do "Franco-Atirador" de August Apel (1810), uma apresentação de Felipe Vale sobre esta narrativa, o conto inédito "A tempestade" de Sarah Elizabeth Utterson (1813), uma reflexão de Cid Vale sobre esta narrativa, a tradução de "Sobre fantasmas" de Mary Shelley (1824) e para finalizar uma reflexão deste ensaio por Carlos Primati.

Em suma: um livro de tirar o fôlego, envolvente, de leitura magnética e que mostra várias vertentes aos quais influenciaram diretamente Lord Byron, Mary e Percy Shelley,  John Polidori e Claire Clairmont. Parabéns pela edição Clepsidra!? Mandaram muito bem!??

#ACriatura #Fantasmagoriana #jeanbaptistebenoîteyriès #imaginariogotico #maryshelley #lordbyron #percyshelley #johnpolidori #claireclairmont #seboclepsidra

Mandark 09/11/2021

Marcante.
Em uma edição primorosa do Sebo Clepsidra, finalmente tenho em mãos uma obra que, por muito tempo, ocupou meu imaginário. Fantasmagoriana, uma antologia que reunie algumas histórias alemãs de Fantasmas, fez parte de uma memorável noite para a história da literatura: o concurso de histórias de Fantasmas proposto por Lorde Byron na Vila Diodati, em 1816. Com 8 contos, que seguem uma estrutura e uma ordem muito bem definida, a obra encanta pelas narrativas acessíveis e envolventes. Os extras ao final são um presente e acrescentam novos contos e contextualizam a obra ao apresentar seus autores e a diversas formas em que a obra original se espalhou pelo mundo, com diferentes traduções e organizações. Uma leitura valiosa e marcante, que produz fortes impressões pra quem já é fã dos grandes clássicos de terror, principalmente o Frankenstein, da Mary Shelley! Recomendadíssimo.