Frankencity

Frankencity Emilio Garofalo Neto

Resenhas - Frankencity

1 | 2 | 3 | 4

Gabriella.Helena 04/02/2024

Um vislumbre do que ainda virá
Amei a ideia desse conto que mostra uma jornalista escrevendo uma matéria sobre um grande milionário do mundo dos negócios que resolveu construir uma cidade composta por réplicas de pedaços de famosas cidades do mundo. É genial! Mas o mais legal para mim foi ver as explicações sobre os objetivos que esse homem tem ao construir Frankencity. Só posso dizer que nos provoca reflexões sobre tudo o que ainda está por acontecer na História!

Carol 04/01/2024

Queria ter conhecido o Shlomo?
Aaaah, agora fiquei na dúvida se esse é o meu segundo ou terceiro favorito do box. Tá empatado com ?Lá onde o coração faz a curva?.

Que livro lindo! Quantas referências incríveis! E falando em referências, impossível não lembrar de ?Isto é filtro solar? (livro do mesmo autor). Aliás, todos os livros do box carregam muitas referências sobre ele, é a vida debaixo do sol acontecendo?

Nunca tinha lido algo do gênero reportagem de perfis. Amei! Shlomo destila sabedoria e criatividade, além de muito luxo, é claro kkkk mas, que bom que ele sabe que: a vida não está nessas coisas? há algo superior, há algo além!

Recomendo demais a leitura!

aperegrina.literaria 31/12/2023

O que falar? O jeito Emílio de ser, as vezes dá um nó na minha cabeça ? aí do nada vem um baita ensinamento, uma bela lição!

Um dos trechos que amei:

Tudo o que o homem cria é inferior a ele mesmo. Somos nós mesmos o que há de mais impressionante no mundo.

Rodorush 23/12/2023

Felicidade, conforto, bens materiais, realização...
A felicidade independe dos bens materiais, você pode ter ou não e ser ou não ser feliz, basicamente captei essa mensagem deste conto... mas o interessante é que a história abre margens mais interpretações que são os pontos de vista da repórter e do bilionário. Apesar de curto dá pra filosofar bastante.

Isa 16/12/2023

Mais um conto da coleção Um ano de histórias. Gostei. Me fez pensar sobre como as coisas desse mundo não satisfazem. E em como vivemos correndo atrás do vento. Conto criativo que dá pra tirar boas reflexões.

roberta 13/11/2023

Que leitura boa!
O começo é chatinho, mas depois melhoras muito, e como melhora. o jeito que o emilio usa as palavras me emociona demais! acho que esse livro alcançou um lugar especial no meu coração por me fazer me apaixonar mais pela minha profissão. quem diria que um livro aleatório de ficção me ensinaria mais sobre minha carreira do q livros acadêmicos, pelo menos no sentido do meu propósito aqui na terra.

arquitetos, engenheiros, pessoal da construção no geral cristãos leiam!!!

Lu Leal 10/11/2023

Frankencity
O livro parecido com o clássico "Frankenstein"de Mary Shelley, explorando temas semelhantes, como ética científica, as consequências das ações humanas na criação de algo novo, poder corporativo, controle social e individualismo.

Deborah Pimentel 05/10/2023

Parafraseando c.s.lewis, se encontro em mim um desejo que nada deste mundo pode satisfazer, então não fui feito pra esse mundo... É nessa linha que a história segue. O grande bilionário sabe que, apesar de poder reunir suas memórias em uma mega cidade, ela não faz jus do que ainda está por vir

SauloBtista 20/09/2023

Metapolis
Um conto que conta a história de Shlomo, um multimilionário tentando criar uma cidade amálgama de várias outras.
O conto é narrado do ponto de vista de uma jornalista em busca de escrever uma matéria sobre o protagonista, o que é uma forma interessante de contar mais sobre ele.
A discussão sobre a cidade, riquezas e o sentido da vida são bem legais, com umas boas reflexões.
O conto cria vários paralelos do Shlomo com Salomão que contribuem bastante com a história.

"Quero fazer uma cidade que sirva para lembrar a todos de que já experimentamos coisas gloriosas por aqui. Num beijo roubado numa praça, numa despedida numa esquina, num arroubo estético da linda vista de quando o Sol se põe no crepúsculo. Mas aqui não é a Metápolis de verdade. É apenas um lembrete ? enquanto desfrutamos do melhor que já fizemos ? de que deve haver uma cidade melhor num mundo melhor.?

Hosana 04/09/2023

Nada nesse mundo satisfaz o coração criado para Deus.
"Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo possa satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para um outro mundo...Se nenhum dos meus prazeres terrenos é capaz de satisfazê-lo, isso não prova que o universo é uma fraude. Provavelmente os prazeres terrenos não têm o propósito de satisfazê-lo, mas somente de despertá-lo, de sugerir a coisa real. Se for assim, tenho de tomar cuidado para, por um lado, jamais desprezar ou ser ingrato em relação a essas bênçãos terrenas, e, por outro jamais confundi-lo com outra coisa, da qual elas não passam de um tipo de cópia, ou eco, ou miragem."
-CS Lewis

Leninha 27/08/2023

Fantástico!
Imagina se Salomão vivesse nos dias atuais e tivesse a sua disposição toda a tecnologia que o nosso século pode oferecer? É praticamente sobre isso que esse conto fala, de uma maneira muito bem contada, com reflexões sinceras e profundas!

Me junto ao autor, na expectativa da cidade que ainda não foi inaugurada!

Fernanda309 24/08/2023

A cidade dos sonhos
Amei esse livro, com certeza gostaria muito de visitar uma cidade como essa. O mais intrigante da história é o quão profundo Shlomo é ao contar pra repórter do porque, é possível perceber como sonhos, passado, presente e futuro se misturam e trazem graves expectativas, como também a ideia de criar algo que remeta ao belo, e a gratidão pela corrigir oportunidade de vivenciar tal coisa. Melhor ainda, a expectativa de saber que no céu vai ser melhor do que temos.
Como sempre, cada livro do Emílio dessa coleção, arrasando e muito

Camila2103 19/08/2023

O começo parece meh mas a história se constrói maravilhosamente e nos entrega um ensaio sobre propósito. Maravilhoso!

ocamiverso 11/07/2023

Fé no melhor
Apesar de ter achado não tão entusiasta a historia, a ideia central por si só é magnífica, e de fato nos leva a refletir no melhor que vira, enquanto vivemos por ansiar isso. emílio sendo emílio!

1 | 2 | 3 | 4