Gioconda Felipe Pan
Mariane Gusmão

Resenhas - Gioconda

Will 09/04/2024

Mona???..
Uma HQ com uma história inusitada e cativante, que mesmo com uma locação e universos distantes de nós, ainda assim consegue ser muito próxima não só pelos personagens brasileiros, mas também por trazer às páginas da obra, recortes e referências de pinturas famosas que já fazem parte do imaginário coletivo.

A forma com que a história é contada, pelo olhar de quem é apenas observada no mundo real, traz um ponto de novidade, além do tempo que a obra dedica a nos apresentar cada pedaço da sua história, sem pressa e sem barrigas. A cada página você se envolve mais com o romance apresentado, e se vê no meio do livro imerso em uma história digna das melhores comédias românticas de Hollywood.

NazaSicil 01/03/2024

Essa Graphic Novel é narrada pela Mona Lisa, sim, a famosa pintura de Leonardo da Vinci, que se encontra na Salle des États, no museu do Louvre, desde 1966.

Ela vai nos contar a história de Francisco, um brasileiro que mora em Paris e desde pequeno era levado por sua mãe para visitá-la no Louvre.

A verdade é que Francisco era fascinado pela Mona Lisa, desde pequeno.

Depois que sua mãe morreu, Francisco foi trabalhar no Louvre, como faxineiro e todos os dias conversava com a pintura da Mona Lisa.

Até que um dia, encontra uma moça no metrô, muito parecida com a Mona Lisa.

A história é apaixonante e conhecer o coração puro de Francisco me fez torcer para que tudo desse certo para ele.

Exatamente como em O MENINO REI, outra Graphic Novel, dos mesmos autores, temos em GIOCONDA, um apêndice no final, muito instrutivo sobre a obra, com curiosidades sobre arte. Simplesmente, um banho cultural, bastante imersivo.

Mona Lisa também conhecida como A Gioconda, "a sorridente" é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.

Fran 12/12/2023

Uma obra de arte
Amei a história e o estilo do desenho. É super criativo e sensível, e me fez ficar encarando as páginas por vários minutos pra pegar todas as referências.
Comprei em uma feira de quadrinhos e os criadores são super gente boa, agora estou um pouco arrependida por não ter comprado as outras HQs que eles estavam vendendo

Bea Albuquerque 26/10/2023

Que experiência incrível esse livro proporcionou. O traço é lindo, possui muitas referências, é fluído e deixa o coração quentinho.

Rfgaugustin 15/10/2023

Fofo.
Lindo traço, história de deixar o coração quentinho.
Além da experiência visual ainda traz informações e curiosidades sobre a Monalisa e Leonardo.

lipelimma 02/10/2023

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐ Frases ou Citações

Vanessa647 09/08/2023

Encantador
Conheci os artistas desse HQ da Nemo na HQ em pauta, semana passada, e eles venderam tão bem o peixe que eu comprei.
Em Gioconda conhecemos Francisco, um brasileiro que é faxineiro na ala da Mona Lisa, no Louvre. E ele é apaixonado pelo quadro desde criança.
Um dia, a gerência do museu resolve trocar Francisco para a ala egípcia, e isso o leva a uma tristeza imensa. Acontece que, no metrô, ele vê uma mulher que é idêntica ao seu ideal de mulher, a Gioconda.
Aconselhado por amigos, começa a pegar o metrô no mesmo horário, até que encontra novamente a enigmática Elisa, uma mulher muito interessante, com muitos detalhes mais interessantes ainda sobre sua vida.
Os traços do Olavo são lindos, o roteiro é do Felipe e é muito intrigante. Cheguei ao final com um sorriso enigmático no rosto rs.

Letícia.Pelisson.Peres 03/08/2023

Incrível
Uma história em quadrinhos de uma leitura rápida e muito comovente.
Além de muitas ilustrações lindas e que conseguem mostrar o que está acontecendo.
Recomendo de +!!!

Armando.Edra 02/06/2023

A beleza de uma arte viva
Antes de qualquer coisa, como é bom ler mais um belíssimo quadrinho da Editora Nemo. Eu não escondo de ninguém, é minha editora favorita e tem obras que aquecem o coração.

Gioconda é mais uma delas! Uma história sobre o amor à arte, e sobre a arte do amor. Felipe Pan (Roteirista e idealizador), Olavo Costa (ilustrador) e Mariane Gusmão (colorista) conseguem dar um tom belo e cativante para uma HQ curta, porém precisa.

Não sei se é algo que só ocorreu comigo, mas, enquanto eu lia Gioconda, idealizava como seria uma adaptação em filme da obra e adorei a ideia.

Quero parabenizar também o PROAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) que financiou este projeto e inúmeros outros. Rogo, para que o mais breve possível, exista um programa tão exemplar como esse em cada estado brasileiro.

Pão 24/02/2023

Fui pego de surpresa por essa história, pois to travado num livro que estou a ponto de abandonar. Gioconda apareceu do nada pra mim, e terminei tão emocionado quanto comecei.

Belíssimo!!!

Juliana (Ju/Jubs) 12/02/2023

O que eu mais gostei foi a surra de referências. Com a biografia de Leonardo fresca na mente, foi muito divertido ler e tentar encontrar cada pista escondida.

É um quadrinho bem curto, mas conseguiu discutir muitos temas importantes, tem uma mensagem de confiança, tem representatividade, é sensível. Fico muito satisfeita de ter lido ele.

dro-nunes27 21/01/2023

Gioconda
Seria possível a arte ganhar vida ? Em Gioconda, quadrinho de Felipe Pan, Olavo Costa e Mariane Gusmão vemos a relação de Francisco. Faxineiro em uma galeria do museu do Louvre, Francisco nutre uma paixão por Mona Lisa, obra-prima do mestre Leonardo da Vinci. Um belo dia voltando do trabalho, Francisco encontra uma misteriosa moça que pode mudar seu jeito de encarar a vida e arte.

Gioconda, não é um quadrinho coberto apenas por referências e sim uma obra que trata das peculiaridades da vida, sobre não desistir dos nosso sonhos e aprender a confiar em nosso potencial. O romance abordado como base do quadrinho não é algo "fabricado", muito pelo contrário é caloroso e verdadeiro a ponto de beirar o inexplicável.

O roteiro de Felipe Pan deixa a leitura fluida, repleto de detalhes que entregam uma história que surpreende por ser leve e proporcionar uma curiosidade para entender as surpresas da vida. Além destes pontos, abro espaço para as deliciosas referências e a exploração da narrativa no traço de Olavo Costa e a na linda paleta de cores de Mariane Gusmão. Sem dúvida, uma grata surpresa!

Alessandra.Goncalv 18/01/2023

Da ficção a realidade
Trabalhar olhando a arte faz com que nós tenhamos muitos devaneios, inclusive chegando até a questionar a realidade. Em Gioconda algo nesse nível acontece, e muitos desejam ser como Francisco

Lucas Brandão 12/01/2023

Gioconda
Uma linda HQ que vai expressar arte e com ilustrações magníficas sobre um imigrante brasileiro na França, que trabalha no Museu do Louvre e é apaixonado pela Monalisa. No metrô acaba conhece uma moça cuja a vida se assemelha a de Monalisa.
Arte, traços, cores incríveis. História dinâmica e muito linda.