O Segredo do Oceano

O Segredo do Oceano Natasha Bowen
Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

Soares 18/04/2024

Curioso, mas não é meu tipo.
?O Segredo do Oceano? é uma fascinante jornada inspirada na rica mitologia africana e com um toque da clássica história da Pequena Sereia.
Simidele, uma sereia Mami Wata, tem o dever de guiar as almas para casa, mas quando salva um garoto vivo do mar, desafia um antigo decreto. Agora, enfrenta uma punição terrível enquanto tenta proteger as outras sereias e apelar ao Deus Supremo. Enquanto luta contra deuses vingativos, terras perigosas e criaturas lendárias, percebe que o destino de todas as Mami Wata e até mesmo o mundo estão em jogo.

Juliana 18/03/2024

Simidele é uma Mami wata, seria criada por Iemanjá para coletar as almas daqueles que morrem ao mar. Sua tarefa é bem objetiva, e procura da paz aqueles que se foram longe de suas casas. Até que ela encontrar um rapaz que apesar de ferido, está vivo, e Simi faz mais do que devia.

Uma estória sobre amor, resistência, fé, cultura. Quando ouvi falar do livro, fiquei muito curiosa, mas não imaginei que fosse me pegar tanto. Gostei muito. Um lindo livro. Mas fiquei curiosa com o final, achei que podia ter desenvolvido mais, gostaria de saber pelo menos um pouquinho do que aconteceria depois. Mas acho que o objetivo da autora foi alcançado.

Vivi 02/03/2024

(tentando reescrever depois de um tempo porque aparentemente minha resenha sumiu)

Esse livro demorou para me interessar. Não sei se porque não me senti imersa na história.

Tinha muitos termos ligados a mitologia africana que não foram muito bem explicados. Orixas que apareciam e também não eram explicados. Como não tenho nenhum conhecimento nesse sentido, me senti meio boiando.

Do meio pro final da história isso melhorou, uma vez que parou de surgir coisas novas.

Mas a história é interessante, me mostrou um lado da cultura africana que eu desconhecia.

Meus Anos Em Livros 15/02/2024

Eu gostei. Mas algumas coisas faltaram...
A sinopse desse livro me chamou muito a atenção quando vi pela primeira vez. E o fato de ter uma sereia negra na capa também. E quando o abri e comecei a ler as páginas, fiquei encantada em perceber que estava relacionado à cultura que depois vi ser iorubá. O fato de aqui os Deuses e seres poderosos serem Orixás me arrebatou! Ver personagens negros, com suas tranças e dreads me fez sentir muito feliz, porque não é comum encontrarmos personagens assim nos livros. Então, mergulhei na história da Simidele. Um dos pontos negativos pra mim na história e que me fizeram tirar pontos foi, primeiramente, a escrita da autora. Achei um pouco truncada e não muito fluida. Às vezes achava que não tinha entendido algo, mas era só a forma de ela escrever mesmo. Outro fato, e isso sim, foi o que mais me fez tirar pontos da história, foi o final muito abrupto. O destino dos personagens fica em aberto, não dá pra saber o que aconteceu com eles. E isso me fez muita falta. Depois de resolvido o plot principal, eu esperava um epílogo, pra me falar sobre eles... Principalmente sobre a Yinka! Gente... Eu queria muito, muito saber o que houve com ela, principalmente depois de a autora ter jogado aquilo sobre ela mais pro final da história (não vou dizer o que é pra não estragar nenhuma experiência)! Entretanto, apesar dessas pontas soltas, eu quero ler o segundo, porque gostei do universo criado ali. Recomendo demais a leitura, principalmente pra quem quer sair da mesmice e ver outros seres mágicos sendo narrados! ?

JuJoura 11/02/2024

Uma incrível imersão na miologia africana.
Interessei-me muito pela representatividade que imaginava que teria nesse livro e foi o que não faltou, sentia-me mal em ficar me lembrando que todos os personagens realmente eram negros e não brancos, tipo no caso de Issa.
Entretanto que mundo lindo, me apaixonei em conhecer cada ser que a autora nos mostrava a existência. Nossas, se eu ficava apaixonada com os seres, com os orixás eu ficava extasiada, autora soube descrever a força e poder deles, a cada descrição sentia os calafrios que Simidele sentia.
Falando em Simi, tenho que comentar dos outros como Kola, Ynka e Bem, todos eles nos cativa mesmo que alguns sejam frios por foras, todos uns amores. O crescimento deles são encantadores, a cada momento com eles percebemos o motivo de suas ações e o que motiva-os.
Em alguns momentos do livro sentir uma vaga lembrança de livros infanto-juvenil em que para o protagonista resolver algo tem que ficar sendo jogado de um canto para o outro, não acho que aqui seja um jogar sem motivos, cada coisa acontece com os seus motivos e tudo se fecha no final.
Penso que queria um maior fechamento para alguns personagens, porém a autora deixa tudo no ar de um jeito organizado para que não fique descrevendo como tudo acontece, o que termina de um jeito maravilhoso para mim.
Peguei dos plots do livros, mas não fiquei triste, um era proposital e outro a autora só deu uma dica e que pegou, pegou. E com o andar do livro a gente não precisava de algo tão grandioso nesse momento, todo o livro entregou isso no decorrer. ainda sobre o final, penso que a autora sobre pesar bem a mão em tudo que escreveu, nada é demais ou muito pouco.
Pensava em da cinco estrelas, mas alguma coisa na escrita da Natasha me fez achar o livro desgastante e pesados, o que me fizerem me sentir péssima, pois é uma criação maravilhosa, mas para meu passo de leitura, capítulos com mais de 20 páginas não me conquistam mais.

Leh 25/01/2024

Amei
É muito mais que um reconto de A Pequena Sereia. O Segredo do Oceano é riquíssimo em cultura africana e nos traz um pouco da história da escravidão lá em seus primórdios do pontos de vista daqueles que foram escravizados. Um ponto alto pra mim é que os erros que a Simi comete não são necessariamente burrice da parte dela, mas falta de informação pq dona Iemanjá deixou a desejar na hora de explicar a função da pobrezinha né.

SocorroBaptista 10/01/2024

Muito bom ler sobre uma mitologia sobre a qual quase nada sei, a não ser o que li em um dicionário de mitologia africana anos atrás. Uma coisa é ler sobre, outra coisa é sentir, por meio da literatura, como tais mitos podem afetar a vida das pessoas. Senti-me lendo uma epopeia na qual em lugar dos deuses gregos estão os deuses africanos, os orixás. Gostei bastante, e recomendo muito.

Aline Guedes 12/12/2023

??
Que história envolvente e rica! Não só os personagens são interessantes, mas todo o contexto onde eles se encontram, e a forma com tudo é apresentado para nós. A autora acertou em cheio na minha opinião ??

Gostaria que houvesse um epílogo, para amarrar algumas pontas, mas fora isso, adorei!