Era Uma Vez no Contestado

Era Uma Vez no Contestado Thiago Meister Carneiro

Resenhas - Era Uma Vez no Contestado

analimajp 07/02/2024

Ficção histórica banhada a sangue
Uma ficção histórica sobre um dos conflitos mais sangrentos do Brasil.
Os fatos narrados pelo autor seguem entre 1912 e 1916, entre Santa Catarina e o Paraná, mais precisamente em uma cidadezinha chamada Canoinhas.

Claro que eu ao finalizar o livro, fui pesquisar um pouco sobre esse conflito e simplesmente não existe uma contagem ou pelo menos uma base de mort0s, dezenas de milhares de pessoas perderam suas vidas.

Mas qual foi o estopim para essa guerra?
Foi uma revolta liderada por camponeses pobres, em sua maioria descendentes de imigrantes europeus, contra a exploração das companhias madeireiras, a concentração de terras e as injustiças sociais. Ou seja, desde que Brasil é Brasil, as mesmas lutas são travadas.

Quando na sinopse, o autor falou que teria na história inspiração em Dan Brown e que traria um artefato religioso para o enredo, fiquei curiosa em como ele faria para incluir tal artefato a narrativa. A lança do destino, é usada em várias produções, seja ela cinematográfica ou em livros.
(Quem é fã de Constantine conhece a tal lança.)

Mas o Thiago não trouxe apenas isso, ele incluiu a religiosidade de um povo, suas superstições e lendas e isso tudo transformou a trama por completo. Eu considero uma ficção histórica com elementos de realismo fantástico.

Outra coisa que me chamou a atenção, foi o fato da narrativa me trazer a memória de quando eu lia livros de faroeste de banca. Eu adorava aqueles livros e essa história me trouxe essa nostalgia.

Uma história regada a muito sangue, dor e luta de um povo pelo seu pedacinho de terra.
O final deu um sabor ?